Apesar de os rumores em contrário, e do que a FIFA anunciou, Jennifer Lopez confirmou a sua presença na cerimónia de abertura do Campeonato do Mundo de 2014. A cantora sobe ao relvado esta quinta-feira, em São Paulo, ao lado de Pitbull e da pop star brasileira Cláudia Leitte. E o que vai o trio cantar? Nada mais, nada menos, do que a música oficial do evento, We Are One (Olé Olá).
A presença foi garantida à revista People por um representante da cantora. “Ela vai lá estar. A Jennifer sempre quis participar nas cerimónias de abertura do campeonato mundial”. O mesmo acrescentou que a artista não tenciona desapontar os fãs, muito menos os adeptos do desporto onde a bola é rainha. Lopez vai cantar o hino oficial da FIFA antes do primeiro jogo da competição, disputado entre o Brasil e a Croácia, a acontecer às 17h00 (hora local).
A canção desta edição está, no entanto, envolta em polémica e terá desiludido muitos brasileiros. Os argumentos? Que é demasiado genérica, tendo em conta o estilo popular e nacional do Bossa Nova, e que tem por base artistas estrangeiros a cantar, sobretudo em inglês e em espanhol.
Há quatro anos o cenário foi bem diferente, com a colombiana Shakira a dar vida aos ritmos mexidos da canção Waka Waka (This time of Africa). Estávamos em 2010 e na África do Sul. Cerca de 1.500 performers fizeram a festa, que contou também com as participações do presidente sul-africano Jacob Zuma e de Desmond Tutu. Segundo o Globo, foi a primeira vez que a abertura de um campeonato do mundo foi feita num evento à parte, um dia antes do primeiro jogo.
Já na Alemanha, a dupla Pelé e Claudia Schiffer fizeram furor quando, em 2010, ambos se apoderaram da cobiçada taça em pleno campo. Mas não foram os únicos a reclamar por atenção: 150 ex-campeões mundiais estiveram presentes. Nesse ano, a Itália seria vencedora, eliminando a França na última partida.
Em 1998, o estádio Stade de France foi transformado num jardim mágico. Nele, a canção La Copa de la Vida esteve ao comando das cordas vocais de Ricky Martin. O single ajudou o artista a lançar a sua carreira internacional. Quase 20 anos depois, Martin regressa ao “palcos” do mundial. Não para interpretar o hino oficial, mas para cantar Vida, escrita pelo americano Elijah King, que ganhou o concurso SuperSong 2014.
Na história das cerimónias de abertura também se contam lacunas. É o caso daquela nos Estados Unidos, corria o ano de 1994. Além de Oprah Winfrey ter caído enquanto fazia o que faz de melhor, apresentar, Diana Ross falhou num penálti que, ao que parece, seria difícil não dar em golo. No evento que marcou o final do campeonato foi a vez de Whitney Houston subir ao palco.
Em 2014, a 20º cerimónia será realizada no estádio Arena Corinthians e terá uma duração de 25 minutos. Como vai decorrer em pleno dia, não está previsto qualquer fogo de artifício, mas a capoeira (artes marciais que combinam elementos de dança, acrobática e música) já reservou lugar de destaque.