O presidente da FIFA, Joseph Blatter, afirmou na quarta-feira aos membros do congresso do organismo estar pronto para os “acompanhar no futuro”, adiantando que o seu mandato termina em 2015, mas a sua missão “não está acabada”.
“Sinto-me bem. O meu mandato vai terminar a 29 de maio de 2015, mas a minha missão não está acabada. Juntos, construiremos uma nova FIFA. Temos um orçamento para 2014/18 e vocês decidirão em quem votar em 2015, mas estou pronto para vos acompanhar no futuro”, disse o líder da FIFA, no cargo desde 1998.
No Congresso de São Paulo, Blatter esperou pelo discurso de encerramento para anunciar a recandidatura a um quinto mandato, aos 78 anos, depois de, na abertura, não ter assumido a recandidatura, falando apenas numa “liderança forte” para a FIFA.
Em 2011, aquando da sua reeleição, o dirigente afirmou que seria o seu último mandato, mas, após uma digressão, na passada semana, pelas seis confederações do futebol mundial, deixou no ar a possibilidade de se recandidatar, agora confirmada.
O francês Jerôme Champanhe, de 55 anos, ex-vice secretário-geral da FIFA, também já declarou oficialmente ser candidato à liderança do organismo, com o nome de Michel Platini, presidente da UEFA, a ser tido também como potencial concorrente.