O jovem, de 22 anos, da equipa Anicolor, gastou 4:50.57 horas para chegar ao título, deixando a 2.58 minutos Samuel Magalhães (Liberty Seguros). O bronze nos ficou para Ricardo Ferreira (Rádio Popular), que chegou a 4.19 do vencedor.

Depois do segundo lugar na Taça de Portugal sub-23, da vitória na mesma categoria no Grande Prémio Abimota e do triunfo no Troféu Ibérico, Joaquim Silva tem mais um motivo para festejar.

O jovem penafidelense arrancou isolado a 77,5 quilómetros da a chegada e manteve-se na frente até ao final.

“Só depois da última subida, quando me apercebi que estava a ganhar alguma vantagem, comecei a acreditar na vitória e que apenas uma avaria me podia parar. O percurso era duro, favorecia-me, mas 90 por cento do triunfo é da minha equipa”, defendeu.

Os Campeonatos Nacionais de Estrada terminam domingo, com a categoria Elite, que faz a prova em linha entre o Sabugal e a Aldeia Histórica de Sortelha, no total de 201 quilómetros.

Ao todo são cinco voltas, com 33,5 quilómetros cada, para descobrir o sucessor de Joni Brandão, estando a partida e a chegada marcadas na Avenida 25 de Abril, no Sabugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR