“Hoje é um dia histórico”, disse o arcebispo de Canterbury, Justin Welby. Vinte anos depois de ter aprovado que as mulheres também podem ser padres, a Igreja de Inglaterra votou favoravelmente a hipótese de uma mulher poder ser bispo. A votação foi realizada pelas três câmaras que compõem o órgão executivo da Igreja Anglicana – Bispos, Clero, Laicos – após cinco horas de debate em York, no norte de Inglaterra. No final, Justin Welby acrescentou que “o dia de hoje marca o início de uma grande aventura de busca de um florescimento mútuo, mesmo que em alguns pontos exista discórdia”.

Na votação, os Bispos contabilizaram 37 votos a favor, dois contra e uma abstenção. O Clero contou com 162 votos a favor, 25 contra e quatro abstenções. Quanto aos Laicos votaram 152 votos a favor, 45 contra e cinco abstenções. Segundo o arcebispo de Canterbury a primeira mulher bispo pode ser consagrada em Novembro, e Welby até afirmou que a sua sucessora seja uma mulher.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e todas as forças políticas consideraram que esta decisão introduz a igualdade de género nas mais altas hierarquias eclesiásticas.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR