Hanx Writer é o nome da aplicação lançada pelo ator norte-americano Tom Hanks para iPad. Imita uma máquina de escrever, com todos os barulhos e erros tipográficos à mistura, e tornou-se uma das mais populares na AppStore desde que foi lançada na semana passada. O amor do ator pela máquina de escrever justificou a criação desta ferramenta.

“Eu escrevo sem me preocupar com as rasuras, ou acrescentar XXXX no final das palavras, sintaxe esquisita ou má ortografia, porque o toque e o som de máquina de escrever me satisfaz mais do que qualquer outra forma de escrita – até agora”, pode ler-se na introdução da Hanx Writer, que é grátis na loja da Apple – sendo necessário apenas pagar complementos como diferentes tipos de letra ou cores. Hanks contratou uma equipa de informáticos para desenvolver esta ferramenta, mas a introdução é sua:

fotografia 1

Há muito que o ator professa o seu amor pela máquina de escrever, a nostalgia do barulho característico de dactilografar. Em 2013 escreveu mesmo um artigo para o The New York Times em defesa da máquina de escrever onde admite usar a sua todos os dias: “As minha cartas e as minhas notas de agradecimento, listas e inícios de histórias são coisas confusas, mas criá-las [na máquina de escrever] dá-me mais prazer do que a maior parte das minhas tarefas diárias”, confessou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para o ator, como sugere no artigo, “se usarmos o iPad para fazer uma lista, ninguém se vai lembrar”, mas se for utilizada uma máquina de escrever “Triumph, Voss ou Cole Steel”, o mundo vai saber que se tem uma “agenda”. Até agora. O ator está tão entusiasmado com a aplicação que os seus últimos tweets são todos relativos à Hanx, enumerando os seus benefícios e assegurando num tom irónico que há duas eras, uma antes e uma depois da sua aplicação.

A Hanx Writer simula a máquina de escrever ao pormenor:

Começa-se a escrever no topo, como numa máquina de escrever verdadeira

Quando se carrega nas letras desta aplicação, o som é o característico de uma máquina de escrever e quando se termina uma linha é-se brindado com um ding. A aplicação serve para escrever documentos no iPad e os conteúdos podem ficar armazenados (sendo possível editá-los e alterá-los através do touch screen) ou enviar diretamente o que se escreveu para o e-mail. Desde segunda-feira é número um na lista das aplicações com mais downloads na AppStore.