Aphex Twin vai lançar este mês o seu sexto álbum de originais. Richard David James é um artista de culto, pela música que já fez mas também porque acrescenta ao talento o silêncio: há 13 anos que não publica um álbum. Músico com múltiplas faces, produz uma eletrónica ambiente e por vezes tão experimental que chega a ser agressiva. Mas foi também essa originalidade criativa que fez dele um dos nomes fundamentais dos anos 1990 e “Selected Ambient Works 85-92” (LP de estreia) está entre os discos mais importantes da década.

Richard James é Aphex Twin, mas também AFX, Power-Pill e The Dice Man, três dos seus heterónimos. É com nomes assim que se tem desmultiplicado em diversas compilações e colaborações ao longo destes anos. Regressa agora em nome próprio com o sexto álbum, “Syro”. A expetativa é grande e para apimentar a espera dos fãs, a Warp vai sortear bilhetes para audições prévias do novo disco. Os locais ainda não estão definidos, mas a Billboard anunciou que são sete as cidades que vão receber o evento: Londres, Paris, Nova Iorque, Los Angeles, Toronto, Bruxelas e Utrecht. E já agora, o artista esclarece que a música de “Syro” que já se encontra na internet (nomeadamente no YouTube) é falsa.

Aphex Twin é um nome underground de primeira linha, a tal ponto que as primeiras notícias acerca deste novo disco surgiram pelo TOR — a “deep web”, fora do alcance dos motores de busca. E também foi adensando o mistério com jogadas de marketing. Em meados de agosto este balão foi visto em Londres:

https://twitter.com/heyjackcooper/status/500597847084257281

A música ainda não se conhece, mas a capa já foi apresentada. É esteticamente estranha, começa por ser enigmática mas depois de explicada o seu significado é caricato: revela a distribuição de cada cêntimo que o consumidor paga por cada cópia do disco. “Syro” sai dia 22 de setembro em formato digital mas também, claro, numa edição especial: um vinil triplo limitado a 200 cópias à venda por 300 euros. Mas não vai ser chegar e comprar, ele será sorteado por quem se inscrever até dia 23. Boa sorte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

FINAL MASTER SYRO DIGIPAK.indd

Enquanto não chega “Syro”, recordamos um dos “clássicos” de 1999:

Para ouvir a discografia completa de Aphex Twin, visite a página do artista no Spotify.