Jimmy Wayne, mais conhecido por Jimi Jamison, vocalista da banda de rock Survivor, que causou furor nos anos 1980, morreu aos 63 anos, devido a um ataque cardíaco. A notícia foi avançada pelo jornal Los Angeles Times.

Nascido no Mississipi e criado em Memphis, Jamison tinha só 13 anos quando pela primeira vez subiu a um palco.

Nos anos 1970, foi vocalista bandas de rock Target e Cobra, e foi fez back vocals para inúmeras bandas como os ZZ Top e Joe Walsh. Quando o primeiro vocalista da banda Survivor, Dave Bickler, deixou a banda devido a problemas de voz, muitos tentaram ocupar aquele lugar. Mas foi Jamison que conseguiu ocupar aquele espaço ao lado do guitarrista Frankie Sullivan, o teclista Jim Peterik, o baixista Stephen Ellin e o baterista Marc Droubay.

Apesar de Jamison ter-se juntado aos Survivor em 1983, o performer carismático, como é descrito pelo Huffington Post, iria deixar e voltar muitas vezes a banda ao longo das décadas. Quando existia harmonia entre os elementos da banda, a música do grupo brilhava.

O primeira música da banda com a voz de Jamison foi “The Moment of Truh” (Momento da verdade, em português), uma faixa que ficou muito conhecida na rádio e foi a banda sonora do filme “Karate Kid”. E o albúm de estreia também não ficou atrás: “Vital Signs”, lançado em 1984, foi platina e incluía algumas baladas como “I Can’t Hold Back”, “High On You” e “The Search Is Over.”

“Sou melhor nas baladas”, disse Jamison, ao LA Times, em 1985, recorda o jornal. ” Gosto de cantar mais do que qualquer outra coisa, mas não tinha muitas hipóteses antes. Queria cantar mais baladas. Estar neste grupo é a coisa certa para mim.”

O maior sucesso dos Survivor, “Eye of the Tiger”, vendeu 2.5 milhões de cópias, esteve no topo da Billboard e tornou-se o hino do filme Rocky III – foi lançado dois anos antes de Jamison ter-se juntado à banda.

Contudo, nos 30 anos seguintes, Jimi interpretou esta música milhares de vezes, para o delírio dos fãs. Jamison também gravou “Burning Heart”, uma música que serviu de banda sonora no filme Rocky IV.

Quando os Survivor separaram-se, Jamison tentou uma carreia a solo. Lançou dois albúns, “When Love Comes Down” (1991) e “Empires” (1999). Cantou “I’m Always Here”, música que tornou-se música da Marés Vivas.

Em 2011, voltou a reunir a banda e a dar concertos. Jimi Jamison deu o seu último concerto no sábado à noite em Morgan Hill, na Califórnia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR