O porta-voz do PSD, Marco António Costa, manifestou esta segunda-feira “moderada satisfação” pelos dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o PIB, afirmando que “a evolução do crescimento” da economia portuguesa “está no caminho certo”.

“Os números agora conhecidos comprovam esse sentido de crescimento da nossa economia e o facto de a economia estar a revelar-se robusta sob o ponto de vista do seu crescimento”, afirmou, em declarações aos jornalistas, no Porto, Marco António Costa.

O INE reviu hoje o crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre deste ano, que foi revisto em baixa face à estimativa rápida (de 0,6% para 0,3%), mas aumentou 0,9% do PIB face a igual período de 2013, com o novo Sistema Europeu de Contas (SEC2010).

Segundo Marco António Costa, tendo em conta que os dados do INE foram projetados de acordo com um novo sistema estatístico, o PSD tem sempre “uma atitude de moderação relativamente a esta matéria” e torna-se importante “observar nos trimestres seguintes o comportamento do investimento”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estes sinais da economia são motivos para estarmos atentos mas também confiantes para o futuro”, sustentou o social-democrata.

O responsável lembrou que em novembro o Governo estimava em 0,8% o crescimento do PIB, tendo retificado esse valor para 1% no Orçamento Retificativo.

“O que temos [agora] é exatamente o ponto do meio, disse, “sinal que temos confiança, de que a evolução do crescimento do PIB está no caminho certo”.

O porta-voz considerou ainda que, nestes dados sobre o PIB, “há um contributo relativamente positivo das exportações”.

O INE também divulgou hoje que as exportações aumentaram 1,5% e as importações 4,9% no trimestre terminado em julho, face ao período homólogo, motivando um aumento do défice da balança comercial para 527 milhões de euros.

 

Lusa/Fim