A pediatra Maria do Céu Machado demitiu-se das funções de diretora clínica dos hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, em Lisboa, confirmou a própria à agência Lusa.

Miguel Oliveira da Silva, atual presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, vai ser agora o próximo diretor clínico de todo o Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), que congrega os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente. O próprio professor de ética médica, bioética e filosofia da ciência na Faculdade de Medicina de Lisboa confirmou esta quinta-feira ao Expresso que vai ocupar o cargo, ontem deixado livre por Maria do Céu Machado.

Insustentável, diz a demissionária

“Não me parece sustentável continuar como diretora clínica na conjuntura atual deste hospital”, declarou à Lusa Maria do Céu Machado.

Maria do Céu Machado desempenhava funções de diretora clínica desde fevereiro de 2013, acumulando com a direção do departamento de pediatria, onde vai permanecer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A demissão do cargo de diretora clínica foi apresentada na quarta-feira, por carta, ao ministro da Saúde, Paulo Macedo.

Quanto aos 20 meses que passou na direção clínica do Cento Hospitalar Norte, a pediatra considera uma “experiência boa, excelente”.

“Fizemos uma evolução positiva no Centro Hospitalar. Houve várias alterações e acho que o Centro Hospitalar evoluiu de uma forma muito positiva”, declarou à Lusa, sublinhando a solução encontrada para o Pulido Valente, que está hoje definido como um centro de pneumologia, cirurgia torácica e de medicina interna.