764kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Hospital de Santa Maria

Hospital de Santa Maria

Santa Maria. Heliporto recebe 1º voo em dois anos

Pilotos do INEM assumiram responsabilidade pelas manobras de aterragem e descolagem. Heliporto continua sem autorização do regulador da aviação civil para operar voos.
Noticiário

9h. Morreu ferido em incêndio no Santa Maria

Idoso estava internado na enfermaria da unidade hospitalar onde houve um incêndio. Causas estão a ser apuradas. Ainda neste jornal, protesto de agricultores condiciona o trânsito em Bragança.
Hospital de Santa Maria

Morreu o doente ferido em incêndio no Santa Maria 

Doente que tinha ficado ferido em foco de incêndio no Hospital de Santa Maria morreu na madrugada desta quinta-feira. Hospital manifesta profundo pesar pela morte e vai assumir custos do funeral.
Noticiário

12h. Taxa de Desemprego volta a aumentar em 2023

Fixou-se em 6,5%, duas décimas abaixo do que previa o Governo, mas mais quatro décimas do que em 2022. Ainda neste jornal, uma pessoa ficou ferida num incêndio na enfermaria do Hospital Santa Maria.
Hospital de Santa Maria

Incêndio no Hospital de Santa Maria faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida num incêndio que ocorreu de madrugada em enfermaria do Hospital de Santa Maria, que foi extinto pelos profissionais de serviço. As causas já estão sob investigação.
Serviço Nacional de Saúde

HSM: Urgências totais só com 100 médicos

Diretor da urgência do Hospital de Santa Maria diz que seriam necessários "cerca de 100 médicos" para uma urgência com todas as especialidades, mas garante ser "praticamente impossível".
Serviço Nacional de Saúde

Hospital de Santa Maria retoma cirurgias adiadas

Diretor clínico adjunto explicou que, com a situação dos internamentos "a ficar aliviada, hospital vai "voltar a atividade normal relacionada com a continuidade" das cirgurgias, prioritárias e não só.
Noticiário

1h. Novos detalhes sobre caso das gémeas 

Notícia avançada pela TVI. Ainda neste jornal, António Guterres "confia que Israel vai cumprir" a decisão do Tribunal Internacional de Justiça.
Hospital de Santa Maria

Caso das gémeas. Marcelo recebeu vários e-mails

Comunicações reveladas mostram que Nuno Rebelo de Sousa esteve diretamente envolvido nas tentativas de ajudar gémeas e indicam que terá tido conversas com pai paralelas aos e-mails.
Hospital de Santa Maria

Gémeas. Belém omitiu origem da informação em carta

Carta que menciona o caso das gémeas luso-brasileiras saiu da Presidência sem a identificação da fonte da informação. À TVI, Belém diz que omissão foi deliberada para evitar "tratamento diferenciado".
Saúde

Ana Paula Martins: do Santa Maria ao Parlamento

No final de um ano marcado pela tensão na Obstetrícia e pelo caso das gémeas, Ana Paula Martins renunciou ao cargo de presidente do Santa Maria. Agora, vai ser deputada e, quem sabe, ministra.
Hospital de Santa Maria

Santa Maria reduz cirurgias para internar doentes

Diretor clínico adiantou que “foi necessário aumentar a capacidade de internamento” para doentes de maior idade com gripe A e com infeções respiratórias, reduzindo as cirurgias não urgentes.
Hospitais

Urgência no Beatriz Ângelo com 15 horas de espera 

O tempo médio de espera para doentes urgentes é de 15 horas e 32 minutos no Beatriz Ângelo, nove horas e 48 minutos no hospital de Viseu, e seis horas e 29 minutos no Hospital Santa Maria.
Hospitais

Beatriz Ângelo e Santa Maria com 7 horas de espera

Em ambos os hospitais Beatriz Ângelo e Santa Maria, o tempo de espera para doentes urgentes encontra-se acima das 7 horas. Beatriz Ângelo com 54 doentes a aguardar atendimento e Santa Maria com 19.
Serviço Nacional de Saúde

Urgência do Amadora-Sintra com 10 horas de espera

No Hospital Amadora-Sintra encontram-se 27 doentes urgentes com um tempo médio de espera de 10 horas e 9 minutos. Nos casos muito urgentes têm de aguardar 3 horas e 23 minutos pelo atendimento.
Hospital de Santa Maria

Gémeas. Chega acusa ministra da Justiça de mentir

O líder do Chega acusou Catarina Sarmento e Castro de mentir na Assembleia da República. Segundo Ventura, a ministra sabe que houve uma terceira mão para que o processo andasse mais rápido.
Hospital de Santa Maria

Gémeas. Temido e Lacerda Sales autorizados a falar

A comissão parlamentar da Transparência autorizou a antiga ministra Marta Temida e o ex-secretário de Estado António Lacerda Sales a prestarem depoimentos à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde.
Hospitais

Urgência no Beatriz Ângelo com 13 horas de espera

No Beatriz Ângelo encontram-se 54 doentes urgentes com um tempo médio de espera de 13 horas e 39 minutos. E 8 pessoas aguardam com pulseira laranja com um tempo de espera de 4 horas e 27 minutos.
Serviço Nacional de Saúde

Urgência do Amadora-Sintra com 11 horas de espera

No Amadora-Sintra encontram-se 48 pessoas a aguardar atendimento e o tempo de espera ultrapassa as 11 horas para doentes urgentes. No Beatriz Ângelo ultrapassa as 8 horas com 52 em lista de espera.
Hospital de Santa Maria

Grávidas do Santa Maria encaminhadas para Loures

Os obstetras do Santa Maria vão reforçar as escalas da urgência de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo, até final de março, aos fins de semana. Médicos não terão sido ainda informados.
Noticiário

18h. Urgências. 7 horas de espera no Sta. Maria

Mantêm-se os constrangimentos nos serviços de urgência neste primeiro dia do ano. Ainda neste jornal, o Governo japonês ainda está a avaliar a extensão dos estragos causados pelo terramoto.
Noticiário

12h. Urgências do Santa Maria com menos afluência 

Há cerca de 140 doentes na Urgência do Santa Maria e, por isso, a situação no Hospital continua complicada. Ainda neste jornal, os tempos de espera para consultas de psicologia e psiquiatria.
Noticiário

12h. Diretor clínico do Santa Maria rejeita "caos"

Logo pela manhã, mais de 40 pessoas aguardavam internamento no maior hospital do país. Rui Tato Marinho rejeita um cenário de caos, mas admite que há um surto de gripe A.
Noticiário

7h. Gouveia e Melo volta a fechar a porta a Belém

Chefe do Estado-Maior da Armada recusa pensar em eleições, apesar de reconhecer favoritismo nas sondagens. E ainda, por causa da gripe, há cerca de 100 doentes internados no Hospital de Santa Maria.
Semáforo Político

A memória de Lacerda e crónica de uma AD anunciada

Vermelho para respostas pouco esclarecedoras de Lacerda Sales. Revelam "excesso de informalidade" na forma como se ocupam cargos políticos. Amarelo para a AD. "É uma boia de salvação para CDS".
Noticiário

16h. Obstetras acusam DE-SNS de fingir preocupação

Nuno Clode alerta para uma situação altamente angustiante para as grávidas, porque a partir de dia 1 o Santa Maria deixa de as transferir para o São Francisco Xavier e ainda não há alternativa.
Noticiário

15h. Gémeas: IL pede mais explicações a Sales

Rodrigo Saraiva lamenta que sé agora Sales tenha prestado esclarecimentoa pedidos pelo Parlamento. Ainda, no conflito no Médio Oriente, morreu mais um refém do Hamas.
Hospital de Santa Maria

São já oito os obstetras que deixaram Santa Maria

Já são oito os obstetras que deixaram o Hospital Santa Maria o que "está a causar a maior das perturbações naquilo que era a garantia de reforçar as equipas do Hospital São Francisco Xavier".
Noticiário

7h. Lacerda Sales confirma reunião com filho de PR

Ex-secretário de Estado negou estar envolvido, disse que não se lembrava, mas, agora, confirma encontro com filho de Marcelo Rebelo de Sousa. E, 20 mil mortos em Gaza desde o início da guerra.
Hospital de Santa Maria

Gémeas. Lacerda soube através de filho de Marcelo

Ex-secretário de Estado confirma que teve duas reuniões com o filho do Presidente da República e que foi Nuno Rebelo de Sousa quem lhe falou pela primeira vez do caso das gémeas luso-brasileiras. 
Hospital de Santa Maria

Gémeas. Chega quer ouvir ministra da Justiça

PS chumbou requerimentos do Chega e Iniciativa Liberal para ouvir diversos intervenientes no caso das gémeas. Rui Rocha acusa PS de chumbar tudo o que é incómodo.
Noticiário

13h. PS chumba audição a Nuno Rebelo de Sousa

O filho do Presidente da República é suspeito de ter metido uma "cunha" para o tratamento das gémeas luso-brasileiras. Ainda, tribunal em Londres determina congelamento dos bens de Isabel dos Santos.
Ministério da Saúde

Gémeas. "Tratamento foi decidido pelos médicos"

O ministro da Saúde garantiu a independência dos médicos na decisão de tratar as gémeas luso-brasileiras no Hospital de Santa Maria. E recusou "interferir" na inspeção da IGAS.
Igreja Católica

"Cunhas que salvam crianças não fazem mal"

Bispo de Leiria-Fátima diz ser "totalmente contra cunhas" mas considera que caso das crianças luso-brasileiras não "enferma o SNS". "Se isso é ser corrupto, então eu também quero ser corrupto".
Hospital de Santa Maria

Caso das gémeas: Chega quer ouvir funcionário

O Chega afirmou que quer ouvir o funcionário do Ministério da Saúde que terá marcado a primeira consulta das gémeas luso-brasileiras no Hospital de Santa Maria, no parlamento.
Noticiário

16h. Bastonário dos Médicos denuncia pressões

Para transformar o inquérito ao tratamento numa investigação direta a Lacerda Sales. E ainda neste jornal, alguns problemas na votação em Lisboa para as eleições no PS.
Hospital de Santa Maria

Gémeas. Mãe diz que não conhece filho de Marcelo

A mãe das gémeas que receberam tratamento para atrofia muscular espinhal no Santa Maria diz ter pedido ajuda indireta a várias pessoas e não conhecer ou ser amiga do filho do Presidente.
Hospital de Santa Maria

Caso das gémeas. Assessora de Marcelo em silêncio

Não se sabe quem ou que serviço da unidade hospitalar foi contactado por Maria João Ruela ou que informações foram pedidas em concreto. Assessora para os Assuntos Sociais recusa comentar o caso.
Hospital de Santa Maria

Gémeas. PR diz ter respeitado a ética e o direito

O Presidente da República considerou ter respeitado "escrupulosamente, quer a ética, quer o direito" no caso das gémeas luso-brasileiras e reiterou que "filho de presidente não é presidente".
Noticiário

19h. Gémeas. Marcelo diz que respeitou "ética"

O Presidente da República considera ter respeitado "escrupulosamente, quer a ética, quer o direito" no caso das gémeas luso-brasileiras e reitera que "filho de presidente não é presidente".
Hospital de Santa Maria

“Estranho o boato” sobre processo a Lacerda Sales

Carlos Cortes considerou “estranho o boato” sobre processo disciplinar a António Lacerda Sales e garantiu que não existe “nenhum processo, nem nunca houve a intenção de existir”.
Noticiário

17h. PS diz que não vai compactuar com circo

Eurico Brilhante Dias diz que o PS que não vai compactuar com um "circo" na sequência do caso das gémeas luso-brasileiras, e por isso vai voltar a chumbar as audições a Lacerda Sales e Marta Temido.
Noticiário

16h. Marcelo diz que não tem mais que esclarecer

Agora é tempo de "investigar". Ainda neste jornal, o PS a dizer que Marcelo fez uma autocrítica ao responder a Costa sobre a demissão e reportagem de buscas em Lisboa por uma mulher desaparecida.
Noticiário

12h. Lacerda Sales nega contacto com o Santa Maria

O ex-Governante diz que não interferiu no agendamento a pirmeira consulta das gémeas luso-brasileiras que sofrem de atrofia muscular espinhal. Ainda neste jornal, a inflação voltou a baixar.
Explicador

"É tempo de ouvir quem representou os portugueses"

Vitalino Canas (PS) critica o "informalismo do processo" que revela os problemas da administração pública. Miguel Pinto Luz (PSD) garante que as "responsabilidades éticas não podem ser descuradas".
Hospital de Santa Maria

Sondagem. Caso das gémeas afeta imagem de Marcelo

A maioria dos inquiridos numa sondagem revelada pelo DN considera que Marcelo foi pouco esclarecedor e esteve mal na gestão do caso das gémeas. Um terço acredita que não tem condições para continuar.
360º

O telefonema de Sales para marcar a consulta

A auditoria do Hospital de Santa Maria indica que terá sido o próprio Lacerda Sales a telefonar para marcar a consulta para as gémeas. As possíveis consequências legais e o desmentido do próprio.
Noticiário

7h. Santa Maria."Não falei com PR", diz ex-diretor

Luís Pinheiro revela que soube do caso das gémeas em novembro de 2021, através da diretora do departamento de pediatria do hospital. Atuação de ex-secretário de Estado pode configurar crime.
Noticiário

6h. Gémeas. Ex-diretor clínico nega contacto de PR

Diz ter sabido do caso em 2021, através da diretora do departamento de pediatria. Jurista Saragoça da Matta diz que, caso Larcerda Sales esteja envolvido, pode vir a beneficiar da Lei da Amnistia.
Noticiário

2h. Lacerda "pode vir a beneficiar da amnistia"

O jurista aponta que, por isso, o inquérito da Ordem dos Médicos não deve continuar. O ex-diretor clínico do Santa Maria Luís Pinheiro nega ter tido qualquer contacto no caso das gémeas.
Hospital de Santa Maria

Os detalhes da auditoria ao caso das gémeas

Auditoria revela que Lacerda Sales pediu consulta via telefone. Já o acordo com a farmacêutica que produz o Zolgensma prevê "risco partilhado", mas SNS desconhece evolução clínica das gémeas.
Hospital de Santa Maria

Os silêncios e as omissões prejudicam a democracia

É sempre um triste espectáculo quando representantes eleitos se desdobram em manobras para evitar o esclarecimento público. Com as suas ambiguidades, Lacerda Sales continua a denegrir as instituições.
Hospital de Santa Maria

Ex-diretor clínico nega ter sido contactado por PR

Luís Pinheiro rejeitou qualquer contacto da Presidência da República junto da direção clínica sobre gémeas e garante que "tutela não marcou consultas", fez a "sinalização de uma situação clínica".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.