Depois do seu discurso nas Nações Unidas, a atriz Emma Watson foi ameaçada com a divulgação na internet de fotografias em que supostamente aparece nua, à semelhança do que aconteceu com celebridades como Kate Upton e Jennifer Lawrence. A ameaça foi feita através da criação de um site chamado “Emma és a próxima”, onde era possível ver uma fotografia da atriz a chorar e um relógio em contagem decrescente.

Mas, ao que tudo indica, a ameaça era falsa. Com o final da contagem decrescente, o relógio foi retirado e substituído por uma ligação a outro site, o rantic.com, que alegadamente pertence a uma empresa chamada Rantic Marketing, especializada em criar conteúdos virais. Ao entrar na página, é possível ver o logotipo do fórum 4Chan, onde as fotografias das celebridades foram inicialmente publicadas, seguido da mensagem “Fechem o 4Chan”.

4chan

Mensagem na página da Rantic Marketing.

Na mesma página, é ainda possível ler uma carta dirigida ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apelando ao fecho do fórum. “Caro Barack Obama, fomos contratados por relações públicas de celebridades para chamar a sua atenção para esta questão repugnante”, pode ler-se na carta. “A recente publicação de nus de celebridades nos últimos dois meses tem sido uma invasão de privacidade e uma clara indicação de que a internet PRECISA de ser censurada. Cada gosto no Facebook, partilha e referência no Twitter conta como uma assinatura social — e será um passo em frente no sentido de fechar o www.4chan.org“.

Mas, ao que parece, a empresa não existe. Segundo a Business Insider, não só é muito pouco provável que existam de facto fotografias de Emma Watson para serem divulgadas, como o site rantic.com parece ser uma “partida”, criada para desacreditar os membros do 4Chan. A página terá sido criada por um grupo de “brincalhões” da internet, chamados Social Vevo, cujo objetivo é capitalizar as tendências da internet, de modo a ganharem mais visualizações, adiantou o jornal The Guardian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR