A sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol arranca na sexta-feira com um “clássico” em Alvalade, com Sporting e FC Porto a procurar não se afastarem muito do rival Benfica, neste arranque de campeonato.

Ambas as formações jogarão na terça-feira seguinte para a Liga dos Campeões, pelo que optaram por antecipar o compromisso da Liga, para melhor preparar a receção ao Chelsea – o Sporting – e a deslocação à Ucrânia – o FC Porto.

O Benfica, que já lidera isolado a Liga, vai no sábado até ao campo do Estoril, dia em que o Rio Ave joga no estádio Axa contra o Sporting de Braga. Também aqui a ronda europeia ditou a mudança de data dos jogos, para dar mais tempo a Benfica, Estoril e Rio Ave.

Em Alvalade, o FC Porto da era Pinto da Costa não se costuma dar mal, com uma maioria de vitórias sobre os “leões”. Mas não foi assim na época passada, quando os agora pupilos de Marco Silva se impuseram por 1-0.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de um início de campeonato com poucos golos, a equipa de verde e branco “arrasou” em Barcelos, ganhando por 4-0, de novo com o regressado Nani a ser determinante na manobra ofensiva.

Depois de uma ronda francamente positiva, Marco Silva poderá ficar tentado a repetir a linha, incluindo João Mário, que protagonizou contra os “galos” uma bela estreia a titular.

Uma vitória em casa sobre um dos “ódios de estimação” sportinguista, o clube de Pinto da Costa, é desejada pelos adeptos, que deverão lotar Alvalade, e motivar a equipa para a complicadíssima receção ao Chelsea, para a “Champions”.

O FC Porto começou bem em todas as frentes, este ano, só quebrando o ritmo na última jornada, ao consentir um “nulo” em casa com o Boavista.

Mais uma vez, esperam-se mudanças no “onze” do “Dragão”, não para “castigar” quem falhou contra o Boavista, mas simplesmente porque a rotação tem sido uma imagem de marca do técnico espanhol Lopetegui.

Mudança forçada, de qualquer maneira, será a da dupla de centrais, já que Maicon foi expulso contra os “axadrezados” e terá mesmo de ver o jogo da bancada. Com Martins Indi aparentemente de pedra e cal, para os jogos grandes, a opção poderá passar por Marcano, que alinhou na última ronda.

Recuperado de luxação no ombro, que o manteve afastado três semanas, Oliver Torres volta também a ser opção para a formação portista.

O FC Porto partilha o segundo lugar da prova, com 11 pontos, a dois dos “encarnados”, e o Sporting é sexto, com nove pontos.

Quando entrar em campo, no sábado, o Benfica até poderá continuar em primeiro, situação que se verificará em caso de vitória do Sporting ou empate.

Os últimos jogos do Benfica não foram fáceis, mas é consensual que a equipa mostrou “garra”, primeiro na tentativa de anular a desvantagem com o Zenit, em inferioridade numérica, e depois a virar o resultado ante o Moreirense, na Luz.

Talisca, lesionado, pode falhar o jogo na Amoreira, juntando-se na lista de indisponíveis a Fejsa, Ruben Amorim, Sílvio e Jara.

Em contrapartida, é de esperar que Jorge Jesus chame, com hipótese de entrada no jogo, Jonas. Derley e Pizzi, até agora pouco utilizados, poderão ter a sua oportunidade.

O Benfica comanda, com 13 pontos, e o Estoril segue em 11.º, com cinco pontos.

Em ligeira quebra, depois de um arranque de época fulgurante, o Rio Ave vai ao reduto do Sporting de Braga, um terreno sempre difícil para qualquer um.

Apesar do grande investimento feito este ano, o Sporting de Braga não está a corresponder e é apenas oitavo, com oito pontos. Os vilacondenses estão em quarto, com 10.

Programa da sexta jornada:

  • Sexta-feira, 26 set:

Sporting – FC Porto, 20:30 (SportTV)

  • Sábado, 27 set:

Estoril – Benfica, 18:30 (SportTV)

Sporting de Braga – Rio Ave 20:30 (SportTV)

  • Domingo, 28 set:

Boavista – Gil Vicente, 16:00

Marítimo – Vitória Guimarães, 16:00 (SportTV)

Moreirense – Penafiel, 16:00

Arouca – Académica, 16:00

Vitória Setúbal – Nacional, 18:00 (SportTV)

  • Segunda-feira, 29 set:

Paços de Ferreira – Belenenses, 20:00 (SportTV)