“Património, sempre uma descoberta”. É este o mote deste ano das Jornadas Europeias do Património, que decorrem entre 26 e 28 de setembro. Entre visitas guiadas, exposições, conferências e espetáculos, há cerca de 500 atividades para aproveitar de forma gratuita, em 130 concelhos do país.

Em Braga, por exemplo, é possível admirar os azulejos dos espaços arqueológicos do monumento Fonte do Ídolo e do Domus da Escola Velha da Sé. As visitas guiadas acontecem no sábado às 10h15 e 14h15.

No Porto, é possível fazer uma visita noturna ao Parque de Serralves, entre as 21h30 e as 23h00. Sob as estrelas, um grupo de 35 pessoas vai poder descobrir um ambiente diferente. A visita é gratuita, mediante levantamento de bilhete disponível no dia a partir das 21h00. Na Escadaria da Igreja do Bonfim vão estar tunas académicas a dar música a quem quiser ouvir, sábado às 21h30. E que tal um peddy-paper? O ponto de partida é o Terreiro da Sé, domingo, às 15h00. Em pequenos grupos, os participantes vão andar pelas ruas com olhos de detetive à procura de pistas até à Ribeira, passando pela Casa do Infante.

D. Inês de Castro, eterno amor do rei D. Pedro, foi assassinada em Santa Clara. Coimbra presta-lhe homenagem este domingo, às 18h00, com uma recriação histórica sobre D. Inês no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. É necessária marcação prévia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Lisboa, a visita guiada às Galerias Romanas da Rua da Prata promete ser uma das atrações principais, mas não faltam opções. A Assembleia da República, por exemplo, convida o público a entrar e a vestir trajes e adereços, de modo a recriarem a história do edifício. As portas do Palácio de São Bento abrem-se sábado e domingo, das 10h às 17h.

Em Sintra, oferecem-se visitas guiadas à Quinta da Regaleira e viagens no centenário elétrico que liga à Praia das Maçãs. Segundo uma nota da câmara, na sexta-feira a Quinta da Regaleira abre-se para três visitas guiadas às 10h30, 14h30 e 15h30. As visitas são gratuitas, mas dependem de marcação prévia até ao dia anterior. As viagens no centenário elétrico de Sintra, que liga a vila Estefânea à Praia das Maçãs, decorrem no sábado, com partidas às 10h00, 11h:00, 13h00, 15h00 e 17h00.

Que tal uma visita guiada a um navio histórico? E se a visita incluir também a ida a um palácio do século XIX e a um museu construído num edifício que alberga fornos do biscoito da época dos descobrimentos? São estas a proposta de Almada, sendo possível reservar almoço, mediante pagamento.

Em Faro vai ser feita a projeção do filme “Metrópolis”, de Fritz Lang, acompanhada ao piano por Luís Conceição, numa “sala” muito especial: as Ruínas Romanas de Milreu. Para ver na sexta-feira, às 16h00.

O programa completo é extenso e pode ser consultado, por concelho, no site oficial das Jornadas do Património.