Rádio Observador

Lisboa

Galerias romanas da Rua da Prata abrem gratuitamente por três dias

2.092

Chegou o momento pelo qual milhares esperam todos os anos. Depois de os bombeiros retirarem a água e instalarem luz provisória, as ruínas romanas transformam-se num autêntico museu.

A visita é curta mas permite saber mais sobre património escondido

©CML

Autor
  • Sara Otto Coelho
Mais sobre

As Galerias Romanas escondidas sob a Rua da Prata só se abrem ao público um, no máximo dois fins de semana por ano. A oportunidade de visitar construções romanas com quase 2000 anos chega nos dias 26, 27 e 28 de setembro.

Situadas sob o cruzamento da Rua da Prata com a Rua da Conceição, em plena baixa de Lisboa, as Galerias Romanas estão habitualmente inundadas. Para que portugueses e turistas as possam visitar, é preciso que os bombeiros retirem a água, façam instalações de luz e transformem as Galerias numa exposição a céu aberto. Associando-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património, as visitas são feitas em grupo e orientadas por técnicos do Museu da Cidade.

Descobertas em 1771, durante a reconstrução da cidade de Lisboa, na sequência do grande terramoto de 1755, o arqueólogo António Marques calcula que estas Galerias tenham sido construídas no século I.

As visitas guiadas são de entrada livre, basta aparecer no nº 77 da Rua da Conceição esta sexta, sábado ou domingo entre as 10h00 e as 17h30 (horário da última entrada). Prepare-se para enfrentar longas filas de espera, pois a afluência é sempre elevada.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Segurança Social

A dívida implícita de Portugal

José Marques

Nos últimos 40 anos, período no qual se deu a maioria da acumulação desta dívida implícita, houve uma acumulação média, silenciosa, de dívida equivalente a mais de 10% do PIB por ano.

Trabalho

Ficção coletiva, diz Nadim /premium

Laurinda Alves

Começar reuniões a horas e aprender a dizer mais coisas em menos minutos é uma estratégia que permite inverter a tendência atual para ficarmos mais tempo do que é preciso no local de trabalho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)