As Galerias Romanas escondidas sob a Rua da Prata só se abrem ao público um, no máximo dois fins de semana por ano. A oportunidade de visitar construções romanas com quase 2000 anos chega nos dias 26, 27 e 28 de setembro.

Situadas sob o cruzamento da Rua da Prata com a Rua da Conceição, em plena baixa de Lisboa, as Galerias Romanas estão habitualmente inundadas. Para que portugueses e turistas as possam visitar, é preciso que os bombeiros retirem a água, façam instalações de luz e transformem as Galerias numa exposição a céu aberto. Associando-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património, as visitas são feitas em grupo e orientadas por técnicos do Museu da Cidade.

Descobertas em 1771, durante a reconstrução da cidade de Lisboa, na sequência do grande terramoto de 1755, o arqueólogo António Marques calcula que estas Galerias tenham sido construídas no século I.

As visitas guiadas são de entrada livre, basta aparecer no nº 77 da Rua da Conceição esta sexta, sábado ou domingo entre as 10h00 e as 17h30 (horário da última entrada). Prepare-se para enfrentar longas filas de espera, pois a afluência é sempre elevada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR