O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta segunda-feira um aviso amarelo para os grupos ocidental e central dos Açores devido à previsão de chuva e agitação marítima com ondas que podem chegar aos sete metros.

De acordo com o IPMA, as ilhas de Corvo e Flores (grupo ocidental) e S. Jorge, Faial, Pico, Graciosa e Terceira (grupo central) vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de precipitação forte e agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste de seis a sete metros.

O aviso amarelo para a precipitação vai estar em vigor entre as 17h00 de hoje e as 02h00 de terça-feira e para a agitação marítima entre as 08h00 e as 23h00 de terça-feira.

Sob aviso amarelo estão também todos os distritos do continente devido à previsão de chuva por vezes forte.

De acordo com o IPMA, os 18 distritos do continente vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Beja, Setúbal e Faro por causa do vento forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora entre as 12 e as 21h00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR