A lista de presentes para o próximo Natal acaba de ganhar um forte candidato. A Samsung anunciou para o lançamento do Galaxy Note 4 no mercado português para 24 de outubro. Com o preço sugerido de 700 euros com contrato e 800 euros livre de operador, a empresa apresenta a nova geração da S Pen, a famosa caneta tátil do Samsung Note, uma das maiores apostas de escrita digital no mercado dos telemóveis e tablets.

“Esta é uma prova de futuro da marca. Temos um compromisso com a inovação focado nas necessidades do consumidor e queremos que a simplicidade da vida esteja na palma da mão”, explica Tiago Flores, diretor de marketing de produto da Samsung Portugal, em conferência de imprensa.

De fato, a nova S Pen traz uma novidade importante: a sensibilidade duplicou de 1.024 para 2.048 níveis. Esta melhoria técnica traduz-se numa aproximação cada vez maior à caligrafia da caneta analógica. “De acordo com a força ou pressão que se aplica sobre o ecrã, a sensação de escrita no papel é mais real. A ideia é transportar a antiga cultura em torno da caneta e do bloco de papel para o mundo digital”, explica Tiago Flores.

O Galaxy Note 4 traz o menu Air Command de maneira imediata já no ecrã principal, reunindo as principais funcionalidades do dispositivo associadas à S Pen, como o Action Memo, o Ecrã de Escrita (Screen Write), a Seleção de Imagens (Image Clip) e a Escolha Inteligente (Smart Select), que permite que o utilizador crie conteúdo com mais facilidade ao poder arrastar, destacar e colar textos e conteúdo de diferentes fontes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E que tal tirar a foto de um slide numa apresentação de negócios ou de um quadro numa sala de aula e convertê-la numa imagem editável, pronta para receber anotações com a caneta no S Note? Agora também é possível, com o Snap Note.

Segundo Tiago Flores, todas estas mudanças são respostas a pedidos do público. “Muitos clientes questionavam-se sobre a visibilidade da família Galaxy Note durante o seu lançamento e no final mostraram-se fiéis ao produto, e já passaram da segunda para a terceira geração do Note. Esperamos agora que passem também para o novo modelo”, até porque este se adapta ao perfil do cliente que é bastante dinâmico, “a pessoa que no fim de semana está a fazer algo relacionado com o trabalho e que, durante o trabalho, está a resolver alguma questão pessoal”.

Para o mercado português, a Samsung realizou parcerias com editores locais para disponibilizar conteúdos de meios de comunicação social e acesso a aplicações de modo gratuito, durante um período que pode chegar a até 12 meses.

A escrita digital fica cada vez mais real

Uma das principais novidades do Galaxy Note 4 é a parceria com a Montblanc, famosa marca alemã de canetas e produtos de luxo. Foram criados dois modelos de caneta, a e-Starwalker e a Pix Pen, que têm as mesmas funcionalidades da S-Pen, mas com o desenho típico da empresa alemã.

“Oferecemos dois modelos com a mesmas funcionalidades do S-Pen, mas com a ergonomia e o desenho tradicionais da marca Montblanc, dando mais valor ao consumidor e à experiencia”, afirma Nuno Teixeira, brand management da Montblanc Portugal. As canetas digitais da marca podem ter diferentes espessuras, simulando os diferentes tipos de canetas da marca. Sobre a importância desta associação, Nuno explica: “Esta parceria começou pela Montblanc ter passado mais de 100 anos dedicada à escrita [tradicional] e agora à escrita digital, para acompanhar a necessidade dos clientes e o desenvolvimento digital”.

A e-Starwalker e a Pix Pen estarão disponíveis no mercado português a partir do final de outubro com os preços sugeridos de 425 e 285 euros, respetivamente. Também estarão à venda capas de proteção para telemóvel com o desenho da marca alemã.

A reinventar as tarefas diárias

Conforme o Observador já havia adiantado no evento mundial da Samsung em setembro (IFA em Berlim), o Galaxy Note 4 mantém a base em imitação de cabedal, melhorada por uma moldura de metal, com um peso de 176 gramas e quatro cores disponíveis: preto, branco, ouro e rosa.

O ecrã de 5,7 polegadas, de tecnologia QHD com resolução 2560×1440, permite a experiência multijanela como um computador de mesa. “Smartphones com ecrãs de mais de cinco polegadas já não são mais uma novidade, é um dado adquirido. Entendemos que cada vez há mais consumo de conteúdos de longa duração e oferecer uma boa resolução é importante para satisfazer as necessidades dos clientes”, assegura Tiago Flores.

Outra melhoria diz respeito à qualidade da fotografia. O Galaxy Note 4 tem uma câmara de base com resolução de 16 MP e frontal de 3,7 MP, mas com mais 60% de sensibilidade à luz para melhorar a qualidade tanto das videochamadas quanto das selfies. O novo modelo também conta com um estabilizador ótico para fotografia e vídeo, para reduzir as distorções causadas no momento em que as mãos pressionam o obturador e gravação em 4K.

https://www.youtube.com/watch?v=Tv7C4e8thv0