Poderá ser mais um para o armário lá de casa. Ou para o museu que tem, na Madeira. Não se sabe, mas está na corrida. E só mais dois o acompanham, por enquanto. Cristiano Ronaldo, graças aos 31 golos que, na época passada, distribuiu pelas balizas da La Liga, é um de três nomeados para o prémio de Melhor Avançado do campeonato espanhol. Até se percebe: nas 30 partidas em que apareceu no relvado, para jogar, o português só não marcou em seis encontros. E num deles, no último, só esteve nove minutos em campo.

Ao todo, nos 2540 minutos em que contabilizou nas pernas em 2013/14, na liga espanhola, Ronaldo disparou 216 remates à baliza adversária — o que lhe dá uma eficácia de 14,3%, pelo número de bolas pontapeadas por si que deram golos ao Real Madrid. Além dos golos, dos pés do português saíram também nove passes que terminarem em outros a marcarem. No mesmo dia em que a Liga de Futebol Profissional espanhola colocou Ronaldo entre os finalistas, uma votação do Daily Telegraph, diário inglês, elegeu o português como o 6.º melhor jogador de sempre da Premier League (de 1992 até hoje).

O capitão da seleção nacional está na luta contra um homem que, se vencer, terá de se enfiar num avião ou de receber o prémio por correio, em casa. Diego Costa, de 26 anos, hoje avançado do Chelsea, por vontade de José Mourinho e pelo poder dos cofres do clube inglês, é um dos homens que concorre com Cristiano Ronaldo pelo prémio. O hispano-brasileiro — que esta semana se estreou a marcar pela seleção espanhola, contra o Luxemburgo –, marcou 27 golos com o Atlético de Madrid na temporada transata.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Resta o último participante nesta corrida. É mexicano, vive no País Basco e chama-se Carlos Vela. É o mais novo dos três (tem 25 anos) e também o que menos tempo esteve sentado à mesa com os golos. Marcou 16, mas, lá está, fê-lo pela Real Sociedad, equipa de San Sebástian que terminou no sétimo lugar do campeonato, enquanto o Atlético foi campeão e o Real fechou o pódio.

https://www.youtube.com/watch?v=i-AnygJnHnk

Os nomeados para melhor avançado da liga espanhola 2013/14 juntam-se aos finalistas nas categorias de melhor guarda-redes (Keylor Navas, pelo Levante, Willy Caballero, que estava no Málaga, e Thibaut Courtois, então no Atlético de Madrid), melhor defesa (Sérgio Ramos, do Real Madrid, Filipe Luís e Miranda, ambos pelo que fizeram no Atlético), melhor médio (Gabi, do Atlético, Luka Modric, do Real, e Sergio Busquets, do Barcelona) e melhor médio ofensivo (Andrés Iniesta, do Barça, Ivan Rakitic, então no Sevilha, e Koke, do Atlético).

Os vencedores das várias categorias serão anunciados na Gala dos Prémios LFP 2014, que se realiza a 27 de outubro. E qual a maior surpresa no meio de tudo isto? Lionel Messi, cujo nome não consta em qualquer das categorias mencionadas. A razão, ninguém sabe. Certos são os números e esses não enganam — na época passada, o craque argentino marcou 28 golos na liga espanhola e passou 11 vezes a bola para outros fazerem o mesmo. Pelos vistos, não chegou.