A saúde do mercado automóvel voltou: os portugueses aumentaram as compras de automóveis ligeiros em 38,3% nos primeiros nove meses de 2014. No entanto, uma subida do preço dos combustíveis espera os compradores dentro de pouco mais de três meses. Quem deseja comprar agora um carro, que escolha deve fazer?

Para os vários segmentos automóveis, desde os citadinos aos carros de luxo, o Observador fez as contas. Os cálculos descobriram os veículos ligeiros de passageiros mais económicos na soma do preço de compra e das despesas de combustíveis.

Assumiu-se um percurso médio diário de 30 quilómetros, um horizonte temporal equivalente à idade média dos automóveis ligeiros (pouco superior a dez anos) e os preços atuais da gasolina 95 e do gasóleo acrescidos do impacto do aumento do imposto sobre os produtos petrolíferos esperado para 2015.

Os preços e as informações sobre os 1.862 automóveis analisados pelo Observador foram obtidos junto do Guia do Automóvel e dos fabricantes, enquanto os preços atuais dos combustíveis foram obtidos junto da Direção-Geral de Energia e Geologia. Não foram analisados os automóveis elétricos e híbridos nem os que trabalham a gás de petróleo liquefeito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Citadino

Kia Picanto 1.0 LX

Kia Picanto

É a opção mais racional para muitos. O Kia Picanto é o carro que menos despesa dá. Além de consumir pouco (em média, 4,2 litros por 100 quilómetros, segundo o fabricante), é um dos mais baratos. A versão LX de cinco portas e mil centímetros cúbicos a gasolina custa agora 9.380 euros, sem equipamento opcional. O Smart fortwo coupé 61cv pure mhd é o concorrente mais próximo na economia global.

Utilitários

Hyundai i20 1.1 CRDi Blue One FL

Apesar de ter cinco lugares, o Kia Picanto é pequeno. Quem desejar um automóvel um pouco maior, deve procurar a versão a diesel do Hyundai i20. A versão a gasóleo fica 1.680 euros mais cara que a opção mais barata a gasolina, mas o consumo de combustível é muito inferior (consumo combinado de 3,2 litros por 100 quilómetros). O Dacia Logan 1.5 dCi é o que mais se aproxima em termos de poupança de longo prazo. Preço atual? 14.180 euros.

Pequenos familiares

Mazda 3 1.5 SkyActiv-G 100cv Essence

Mazda 3
Está longe de ser um dos mais poupados na hora de atestar – o consumo combinado é de 5,1 litros por 100 quilómetros -, mas o Mazda 3 é de longe um dos mais baratos quando se visita o salão de exposição – o preço de venda ao público começa nos 18.200 euros. O Ford Focus 1.0 EcoBoost, também a gasolina, é a segunda escolha nesta área.

Familiares médios

Skoda Octavia 1.2 TSI 86cv Active

Skoda Octavia

A Skoda dá cartas nos segmentos dos familiares médios e grandes ao nível da economia para as famílias. No nível médio, Octavia vence nos carros poupados nas suas várias motorizações. A escolha do motor a gasolina 1.2 é a mais inteligente para quem quer gastar menos. Custa 19.091 euros. Mas seguem-se a opção 1.6 a diesel e a versão 1.4 a gasolina. Só depois surge o Hyundai i40 1.7 CRD.

Grandes familiares

Skoda Superb 1.6 TDI 105cv GreenLine Active

Superb GreenLine

O construtor automóvel checo coloca-se na primeira posição dos grandes familiares com o Superb, através da versão GreenLine, que tem um preço de venda ao público de 28.342 euros. É um caso único neste segmento: a segunda opção mais económica, o Volvo S80, custa mais 47% e o consumo combinado é 7% superior.

Luxo 

Jaguar XJ 3.0 D SWB Luxury

Jaguar XJ

Se o que procura no mercado é um carro mais luxuoso, então opte por um Jaguar XJ, na versão três litros a gasóleo. Nesta gama, em que todos os veículos custam mais de 100 mil euros, o consumo de combustível é o que menos interessa. Este é o mais barato do grupo, seguido do Porsche Panamera Diesel 250 Tiptronic. O modelo em causa custa 101.990 euros.

Descapotáveis 

Smart fortwo cabrio 71cv pure mhd

smart fortwo Cabriolet

Se quer conduzir com os cabelos ao vento, não há carro mais económico que o Smart fortwo cabrio. Tem um preço de 13.244 euros. O concorrente mais direto é o Fiat 500C 1.3 Multijet 16v 95 S&S Pop Star.

Coupés 

Renault Mégane Coupé Energy 1.5 dCi

Renault Megane Coupé

Nos automóveis coupé, a Renault lidera com o Mégane. Os preços começam nos 26.700 euros, mas a surpresa está no consumo: 3,5 litros de gasóleo por 100 quilómetros. A segunda melhor escolha, o Citroën DS4 1.6 HDi 90, gasta 4,4 litros para percorrer o mesmo caminho.

Monovolumes 

Nissan Note 1.2 80 Visia

Nissan Note

A versão 1.2 a gasolina do Nissan Note fica praticamente ao mesmo nível na poupança de longo prazo do Note 1.5 a gasóleo. O preço é de 14.790 euros. Fora da marca japonesa, quem fica mais bem classificado é o Dacia Lodgy que usa o mesmo motor 1.5 dCi do Note.

Carrinhas 

Dacia Logan MCV TCe 90cv ECO2 Pack

Dacia Logan MVC

O preço da Dacia Logan MCV começa ligeiramente abaixo dos dez mil euros, colocando-a claramente no topo da lista das carrinhas mais económicas. A versão a gasolina deve ser a primeira escolha para quem quer poupar na próxima década a percorrer uma média de 30 quilómetros por dia. Só depois da Logan MCV a gasóleo é que surge a Renault Clio Sport Tourer Energy TCe 90.

SUV & todo-o-terreno 

Citroën C4 Cactus 1.2 Pure Tech 82 CVM Live

Citroën C4 Cactus

Da fábrica da PSA Peugeot Citroën, nos arredores de Madrid, chega o líder da poupança nos segmentos dos veículos utilitários desportivos e dos todo-o-terreno: o Citroën C4 Cactus, com preços a partir de 20 mil euros. A maior concorrência em termos de economia para as famílias é do Peugeot 2008, primeiro na versão 1.2 VTi e, depois, 1.4 HDi.