439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Bens de Consumo

Economia

INE. "Redução abrupta" na confiança do consumidor

Com a guerra na Ucrânia e a subida dos preços dos combustíveis e de vários outros produtos, o índice de confiança do consumidor teve uma "queda abrupta" em março.
Guerra na Ucrânia

Ajuda? Pouco nos podem ajudar

Vivemos em estado de economia de guerra. E os governos pouco nos vão poder ajudar. Se a paz não chegar rapidamente, vamos viver tempos muito difíceis.
Legislativas 2022

Buzinão contra o preço dos combustíveis

A Associação Democrática de Utentes da 25 de Abril convocou o protesto para exigir que no debate entre os líderes do PS e do PSD, se fale sobre este tema que "tem estado arredado dos debates".
Agricultura

Fenapecuária. Aumento de preços é "inevitável"

A Fenapecuária desafiou o Governo a assumir que é importante defender e promover a soberania alimentar de Portugal e a usar todas as ferramentas ao seu dispor para concretizar esse objetivo.
Protestos

Produtores de leite e carne anunciam marcha lenta

O preço base pago ao produtor por litro de leite na ilha Terceira é de 25 cêntimos (já depois do aumento), valor que, segundo os produtores, não acompanha a inflação registada nos fatores de produção.
Energia

Custo da energia já afeta preço de farinhas e pão

O setor da distribuição está a fazer "todos os esforços" para continuar a ser "muito eficiente" do ponto de vista da logística e transporte. "Não vão faltar produtos", assegurou Gonçalo Lobo Xavier.
Guiné-Bissau

UE quer ajudar Guiné-Bissau a valorizar a manga

As organizações Coajoq, cooperativa agrícola, e Kafo, federação camponesa, vão passar a aproveitar produtos como caju, laranja e manga que não são consumidas para produzir etanol e álcool sanitário.
Agricultura

Confagri alerta para escasez de bens alimentares

A Confagri alertou para uma "possível escassez de bens alimentares nacionais nas 'prateleiras'", face ao abandono da produção de muitos produtores, bem como do plano estratégico da PAC.
GNR

Apreendidas nove toneladas de bivalves em Olhão

A GNR diz que os bivalves apreendidos "não dispunham do tamanho mínimo para poderem ser comercializados" e foram apanhados por indivíduos "sem licença para a zona de captura".
Bens de Consumo

Garantias de 3 anos nos bens em 2022

O decreto-lei, que está em consulta pelo conselho do consumo, vai incluir o aumento da garantia para três, o aumento do prazo de devolução por defeito ou avaria para 30 dias e o apoio à manutenção.
Preços

Agricultura. Preço dos produtos pode vir a subir 

Confederação dos Agricultores de Portugal avisa que a subida dos custos de produção devido à pandemia pode refletir-se nos preços. Ainda assim, a Política Agrícola Comum foi uma "almofada de socorro".
Comércio Online

Feira do queijo de Seia online acaba a 13 de abril

A feira do queijo de Seia, que este ano decorre 'online' por causa da pandemia, foi prolongada até ao dia 13 de abril, devido "ao elevado sucesso de vendas".
Economia

Vendas a retalho caem em Portugal

A subida homóloga em ambas as zonas é acompanhada na comparação mensal, sendo que face a setembro, o volume das vendas a retalho avançou 1,5% tanto na zona euro quanto na UE.
Comércio

Castro Daire dá vales de 10% no comércio local

A autarquia de Castro Daire aprovou os vales de desconto para a população. O presidente da Câmara Municipal diz que quem comprar na autarquia "ganha 10% daquilo que gasta nas suas compras".
Economia

Preço do gás natural recuou mais em Portugal

O preço do gás natural recuou ligeiramente na média da UE entre janeiro e junho, face ao mesmo período de 2019, com Portugal a apresentar o nono mais alto: 6,4 euros por 100 kWh, segundo a Eurostat.
Economia

Compras por Multibanco recuam 12% em novembro

Relativamente às compras 'online', os dados da plataforma SIBS Analytics apontam um crescimento de 32% para o mesmo período e em comparação com o ano passado.
Banco Alimentar Contra a Fome

Projeto de estudantes quer angariar mais dadores

Os alunos universitários conseguiram identificar o perfil do potencial doador e as freguesias portuguesas onde há menos potenciais dadores a contribuírem para o Banco Alimentar.
Economia

O consumo espirrou. Irá o país constipar-se? 

O diabo não chegou, mas os indicadores apontam para que esteja a caminho. Vem sob a forma de recessão económica e chegará ao consumo, atirando milhares de portugueses para a pobreza.
Coronavírus

Mesmo fechados em casa, portugueses gastaram mais

Em pleno confinamento, o mercado dos bens de grande consumo cresceu 6%. Os dados são dos últimos dias do estado de emergência, semana em que os portugueses gastaram 182 milhões de euros.
Bens de Consumo

Produtos DOP ou IGP alcançam dobro do preço 

O vinho português de origem certificada correspondeu a 91% deste mercado. Em 2017 rendeu 1,676 mil milhões de euros. Ainda assim, maior parte de produtos certificados são agrícolas.
ASAE

Lisboa. ASAE alerta para falso inspetor

A ASAE diz que o inspetor atua, por norma, via telemóvel, em restaurantes e bares. Exige dinheiro através de transferência bancária para pagar multas falsas.
Universidades

UNI+i impulsiona empresas de Portugal e Espanha

UNI+i é um projeto entre Portugal e Espanha e é dirigido a empresas de setores agroalimentares, ambiente, ciências da vida e da saúde ou tecnológico e que querem potenciar os seus negócios.
Economia

Atividade económica até dezembro estabiliza

O indicador de atividade económica estabilizou nos 2,1 pontos em dezembro e o indicador de clima económico, disponível até janeiro, baixou para 2,1 pontos, dos 2,2 pontos registados em dezembro.
Comércio

Vendas a retalho crescem em novembro na UE

As vendas a retalho aumentaram quer na comparação homóloga quer em cadeia, com Portugal a crescer acima da média. Eslovénia, Roménia e Lituânia foram os países que registaram maior crescimento.
Bens de Consumo

Taxa de poupança desce para 4% no 3.º trimestre

A taxa de poupança das famílias desceu para 4% do rendimento disponível no terceiro trimestre, menos 0,5 pontos percentuais que no trimestre anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Pesca

Armadores satisfeitos com aumentos na pesca

O aumento na possibilidade de pesca para 2019 traduziu-se em 131 mil toneladas. Contudo, a Associação dos Armadores salientou que o setor também precisa de apoios e de uma reformulação da legislação.
Cabo Verde

Dez restaurantes encerram por presença de pragas

Os 10 restaurantes encerraram nos dois principais centros urbanos, por falta de condições de higiene e presença de pragas, como ratos e baratas. Sete fecharam na cidade da Praia e três no Mindelo.
Cultura

Défice da balança comercial cultural agrava-se

Segundo dados estatísticos anuais da Cultura compilados pelo INE, em 2017 o valor das exportações de bens culturais portugueses registou um aumento de 33,7% em relação a 2016.
Bens de Consumo

Vendas a retalho. Portugal com 2.ª subida mensal

As vendas a retalho aumentaram, em outubro, na zona euro e na União Europeia (UE), quer face a setembro quer em termos homólogos, com Portugal a registar a segundo subida mensal (2,3%).
Comércio Externo

Indústria pecuária portuguesa duplica exportações

Suinicultores têm "praticamente fechado" um acordo com a China, que lhes permite começar a crescer, três anos após a maior crise, anunciou a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultura.
Bens de Consumo

Primeira mulher à frente da Pepsi sai do cargo

A CEO, primeira mulher e primeira não-americana a liderar a PepsiCo, abandona o cargo ao fim de 12 anos. Sucessor será o espanhol Ramón Laguarta.
Bens de Consumo

Colheita de mel atrasada na Serra da Lousã

A colheita do mel certificado da Serra da Lousã está atrasada um mês e deverá ser a pior das últimas décadas, disse a entidade responsável pela gestão da Denominação de Origem Protegida.
Bens de Consumo

Lucros da Nestlé cresceram 19% no 1.º semestre

O aumento resultou principalmente de receitas de vendas de negócios, impostos mais baixos e melhor atividade operacional, disse a empresa com sede em Vevey, na Suíça.
Organização Mundial de Saúde

OMS propõe redução de consumo de gorduras

OMS propõe a redução do consumo individual de gorduras saturadas (leite, manteiga, carne, entre outros) para menos de 10% e de gorduras 'trans' (óleo vegetal, peixe, entre outros) para menos de 1%.
Venezuela

Venezuela. 728 protestos só em março

Os venezuelanos realizaram 728 protestos durante o mês de março, pela falta de dinheiro em notas nos bancos, eletricidade, gás, água, transporte e pela escassez de alimentos e medicamentos
Ílhavo

ASAE apreende quase 14 toneladas de bacalhau

Foram apreendidas 14 toneladas de bacalhau numa empresa em Ílhavo. Parte dele tinha sido "congelado depois de ter sido adquirido no seu estado fresco" para ser escalado e salgado sem documentação.
Bens de Consumo

Brinquedos na lista dos produtos mais perigosos

Os brinquedos foram os produtos com o maior número de notificações (29%) no sistema de alerta rápido para os produtos perigosos, em 2017, segundo um relatório divulgado pela Comissão Europeia.
Moçambique

Moçambique retira produtos sem rótulo em português

Moçambique ameaçar retirar os produtos sem rótulo em português a partir de 31 de março. A ação quer sensibilizar os comerciantes para a necessidade de a informação estar na língua oficial.
Marcas

Lucro da Nestlé desceu 15,8% em 2017

A queda no lucro da Nestlé deve-se principalmente a uma desvalorização extraordinária do valor da divisão da Nestlé Skincare, que reflete as atuais perspetivas de negócios.
Venezuela

Maduro ordena preços justos para produtos básicos

Maduro disse, na mensagem anual, que convocou os industriais e agro-industriais para uma reunião, que se vai realizar ainda esta terça-feira para falar sobre a lei dos preços.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.