760kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Militares

Ministério da Defesa

Protesto militar nas ruas "não é aceitável"

Associações representantivas de militares admitiram protestos na rua. Ministra da Defesa responde que quem defende o país "não pode ser fonte de insegurança e de desestabilização".
Guerra na Ucrânia

NATO inicia maior exercício desde a guerra fria

Maior exercício militar da NATO começou esta quarta-feira nos EUA. Objetivo é verificar a capacidade da Aliança para mobilizar e transportar rapidamente tropas norte-americanas.
Taiwan

Taiwan deteta 24 aviões militares chineses

As autoridades detetaram 24 aviões e cinco navios chineses ao redor da ilha. Onze aviões atravessaram a linha mediana “e entraram na Zona de Identificação de Defesa Aérea do sudoeste e do norte”.
Coreia do Norte

Seul retalia "cem vezes mais" se Pyongyang atacar

“Se a Coreia do Norte nos provocar, retaliaremos cem vezes mais”, referiu Yoon Suk-yeol. Já Kim Jong-un afirmou que “se a Coreia do Sul violar espaço aéreo ou mar, será considerada uma provocação”.
Japão

Japão lança satélite para detetar mísseis

Foguetão lançado faz parte do trabalho de reconhecimento de Tóquio para reforçar capacidade militar. Esta política rompe com o princípio do pós-guerra de um país exclusivamente dedicado à autodefesa.
Venezuela

Venezuela responde à chegada de navio britânico

Em resposta à chegada de um navio de guerra britânico à Guiana para participar em treinos conjuntos com o país, a Venezuela continuou com exercícios militares.
Moçambique

Estado Islâmico mata nove militares

Depois de ter reivindicado um ataque a 9 de dezembro, o Estado Islâmico volta a reivindicar outro ocorrido esta semana, segundo informação avançada pelo grupo terrorista. Morreram nove militares.
Militares

Novo sistema para apoiar deficientes militares

O Governo aprovou a criação do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio a Deficientes Militares. Ministério garante que não serão limitados "os direitos e os benefícios dos deficientes militares".
António Costa

Forças nacionais no exterior reforçam voz do país

Na mensagem de Natal às forças de segurança e militares no estrangeiro, António Costa salienta o papel destas missões no prestígio de Portugal e no reforço da "voz ativa" no mundo.
Moçambique

Portugal quer continuidade da missão em Moçambique

A ministra da Defesa, Helena Carreiras, defendeu em Maputo a continuidade da missão de treino da União Europeia em Moçambique, considerando fundamental a consolidação do trabalho já realizado.
Venezuela

Maduro vê "mensagem do além" em acidente na Guiana

Um helicóptero da Guiana dado como desaparecido caiu, provocando a morte de cinco militares. Presidente da Venezuela vê no acidente "uma mensagem do além", no contexto da disputa entre os dois países.
Japão

Avião militar dos EUA cai perto de ilha japonesa

O avião militar dirigia-se para a base norte-americana de Kadena, e despenhou-se por volta das 6h47 (hora de Lisboa), com oito pessoas a bordo ao largo da costa de Yakushima, a sudoeste do Japão.
Médicos

Sindicato fala em discriminação de médicos civis

Sindicato apela à ministra da Justiça que resolva discriminação a que estão sujeitos os 14 médicos civis dos estabelecimentos de saúde militar e pede abertura de concursos de forma regular.
Militares

Sargentos defendem retroativos a janeiro de 2022

A Associação Nacional de Sargentos afirmou que o suplemento da condição militar deve ser pago com retroativos a janeiro de 2022. O aumento do suplemento de 30 para 100 euros foi aprovado pelo Governo.
Guerra na Ucrânia

NATO. 160 militares portugueses vão para Roménia

160 portugueses partem para a Roménia, no âmbito de uma missão da NATO. Militares vão participar em exercícios de teste para aprofundar "laços da Aliança Atlântica face ao conflito" na Ucrânia.
Noticiário

6h. Israel diz ter encontrado esconderijo do Hamas

Revelação depois de Israel continuar a acusar o Hamas de usar os hospitais de Gaza como cobertura. Ainda neste jornal, José Luís Carneiro, que quer esclarecimentos da PGR sobre Operação Influencer.
Coreia do Norte

Pyongyang consegue espiar bases militares dos EUA

A Coreia do Norte obteve fotografias tiradas pelo satélite espião que lançou a bordo de um foguetão espacial. As imagens são de bases militares dos Estados Unidos na ilha de Guam, no Oceano Pacífico.
Noticiário

2h. Oficializado cessar-fogo em Gaza

O governo isrealita votou a favor de um acordo para um cessar-fogo temporário com o Hamas. O grupo islâmico confirma a pausa.
Desporto

Jogos Olímpicos. Campo com 5000 militares em Paris

Christophe Abad revelou que vai ser instalado um campo com 5.000 militares, no centro de Paris, durante os Jogos Olímpicos do próximo ano, para assegurarem a segurança do evento.
Orçamento do Estado

Suplemento da condição militar terá retroativos

Ministra da Defesa anunciou que o reforço da componente fixa do suplemento da condição militar, cujo aumento é de 70 euros, terá retroativos a janeiro de 2023.
PCP

PCP pede atualização do sistema redistributivo

PCP quer que promoções tenham "efeito retroativo" e que o Governo proceda à atualização do sistema redistributivo dos militares das Forças Armadas e dos respetivos subsídios.
São Paulo

Militares detidos após metralhadoras desaparecerem

Quase 500 militares estão detidos há uma semana na base militar de Barueri, no estado de São Paulo, enquanto o desaparecimento de 21 metralhadoras desta base está a ser investigado.
Força Aérea

Força Aérea. O duro alerta ao Governo e o recuo

Num memorando enviado à tutela é referido que as funções e tarefas a mais, aliadas à drástica redução de pessoal, levam a uma maior “probabilidade de erro humano”: "Missão está em risco".
O Domínio da Guerra

"Ocidente está sob fogo cerrado, é bom que acorde"

O major-general Arnaut Moreira aponta os perigos do conflito entre Israel e o Hamas para o Ocidente. Sobre a guerra na Ucrânia, explica que Odessa "pode estar para lá dos objetivos da federação russa"
Força Aérea

Força Aérea perdeu 1.133 efetivos desde 2013

A Força Aérea perdeu 1.133 militares entre 2013 e 2022, prevendo que mais 198 deixem o ramo no ano corrente, justificando como principal causa a "remuneração inadequada".
Emissão Especial

"Pessoas fingiram-se mortas para despistar Hamas"

A jornalista Beatriz Ferreira fala sobre ataque ao festival de música em Israel. Revela que as imagens "não refletem a dimensão do que aconteceu" e que há mais de 100 reféns, entre civis e militares.
Noticiário

13h. 80 portugueses assinalam presença em Israel

80 portugueses, entre turistas e residentes, contactaram o Gabinete de Emergência Consular para assinalar presença em Israel. Duas portuguesas relatam momento dos ataques.
Militares

Combatentes querem recuperar cemitérios em Angola

A Liga dos Combatentes ofereceu-se para reabilitar dois cemitérios em Luanda e procurar honrar a memória dos militares portugueses que caíram ao serviço das Forças Armadas Portuguesas no último século
Austrália

Austrália vai reforçar militarmente 

As brigadas de infantaria vão ser convertidas em brigadas de combate especializadas, que terão, entre outras características, capacidades anfíbias e de vigilância aérea.
Defesa

1.568 militares em missões internacionais

Portugal enviou 1.568 militares em missões internacionais nos primeiros seis meses do ano. 37% da participação do país localizou-se no leste da Europa — devido ao conflito na Ucrânia.
Noticiário

21h. GNR. 4 militares acusados de homicídio

O despacho refere que os militares utilizaram um recurso letal quando poderiam ter utilizado outros meios para conseguirem que a vítima se entregasse voluntariamente.
Coreia do Norte

Coreia do Norte expulsa soldado americano

O regime de Pyongyang decidiu expulsar o soldado americano que tinha entrado ilegalmente no país após ser detido na Coreia do Sul e condenado a voltar aos EUA para um processo disciplinar.
Militares

Filipinas anunciam exercícios militares com os EUA

As manobras militares, que se realizam anualmente, concebidas para reforçar as capacidades de combate das forças navais, vão incluir exercícios antissubmarinos e de guerra eletrónica.
Níger

EUA estão a avaliar presença militar no Níger

"Não alterámos significativamente o posicionamento das nossas forças [no Níger]. Queremos realmente uma solução diplomática, um resultado pacífico", diz secretário da Defesa norte-americano.
Conflitos

República Dominicana reforça fronteira com Haiti

A República Dominicana aumentou a presença de forças militares na fronteira com o Haiti por opor-se à construção de um canal para transferir as águas do rio, alegando que viola acordos bilaterais.
Militares

Equação impossível: melhores FA com pior Governo

As redundâncias nos sistemas militares, a burocracia desnecessária e a optimização no emprego dos recursos humanos não pode ficar-se pelos estudos do Ministério da Defesa pagos aos boys do partido.
Myanmar

Myanmar. Ataque bombista provoca 5 mortos

Desde o golpe de 2021 que há confrontos entre os militares e combatentes que se opõe ao exército no poder. Ainda nenhuma organização reclamou a autoria do ataque contra as forças leais ao exército.
África

Gabão. Militares anunciam o fim de instituições

Depois das presidenciais de sábado, uma dúzia de soldados gaboneses anunciaram o golpe através de um comunicado de imprensa lido no Gabon 24, um canal de televisão detido pela Presidência do país.
Brasil

General brasileiro repudia desvios militares

Em alusão à participação de militares nos ataque às sedes dos Três Poderes, Tomás Paiva, Chefe do Exército brasileiro, diz que os "desvios de conduta" nas Forças Armadas são "repudiados e corrigidos".
Direto ao Assunto

Forças Armadas. PS discorda de ministra? "Não"

Diogo Leão coordenador do GPPS na comissão da defesa rejeita divergências com a ministra na contratação de militares estrangeiros e afirma que "o partido não está aberto para revisão constitucional".
Resposta Pronta

Recrutar imigrantes é "ideia estapafúrdia"

António Mota, Presidente da Associação dos Oficiais das Forças Armadas, diz que o impasse entre PS e Ministra da Defesa é um "ponto de fuga" e pode colocar em causa a soberania nacional. 

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.