A explosão de uma bomba numa estação rodoviária no estado de Bauchi, no norte da Nigéria, causou a morte de cinco pessoas e ferimentos noutras 12, disse hoje a polícia, confirmando relatos de testemunhas.

“Por volta das 21h45 de quarta-feira mesma hora em Lisboa) foi registada a explosão de uma bomba (…) na cidade de Azare”, disse o porta-voz da polícia Mohammed Haruna said.

“Cinco pessoas carbonizadas e impossíveis de reconhecer foram declaradas mortas, enquanto outras 12 apresentam vários graus de ferimentos”.

A explosão aconteceu numa região que já tinha sido alvo do grupo extremista Boko Haram e segundo a agência de notícias France Press pode pôr em causa um cessar-fogo entre o Governo da Nigéria e os islamitas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Estado de Bauchi é uma das regiões mais afetadas pelos ataques do Boko Haram na Nigéria.

O Exército e a presidência nigerianos anunciaram na sexta-feira que tinham concluído um acordo com o grupo islamita armado, que previa nomeadamente a libertação de 219 raparigas, desparecidas desde que foram raptadas em abril passado, quando estavam na escola.

O anúncio de cessar-fogo foi no entanto posto em causa logo no fim de semana por testemunhas, que disseram que o grupo fez ataques mortíferos a nordeste do país.