Muhammadu Buhari quer tratamento sem piedade a tentativas de fraude nas eleições gerais, adiadas uma semana. Adiamento aconteceu a poucas horas da abertura das urnas no passado sábado.
Decisão do Presidente deriva de "ordem do Tribunal do Código de Conduta", onde Walter Samuel Onnoghen estava a ser julgado por não ter declarado várias contas bancárias com dólares, euros e libras.
Mais de 30 mil nigerianos fugiram do Boko Haram e refugiaram-se em Maiduguri, capital do estado de Borno, devido ao agravamento dos combates entre o exército e o grupo jihadista.
Dois jornalistas nigerianos do Daily Trust foram detidos por militares por terem divulgado informações sobre conflitos com Boko Haram. Exército nega avanço do grupo terrorista a Norte da Nigéria.
A modelo Dorcas Kasinde foi eleita Miss África 2018 na passada sexta-feira em Cross River, na Nigéria. Durante a coroação, o seu cabelo pegou fogo causando um momento de grande tensão.
A missão da Nigéria tem em vista o trabalho de "transferência de competências" na consolidação dos dados do recenseamento eleitoral e na produção de listas provisórias e cadernos eleitorais.
Muhammadu Buhari nega acusações de ter sido substituído por um impostor, depois de ter tido problemas de saúde. Rumor circula nas redes sociais há vários meses.
O grupo de rebeldes extremistas Boko Haram matou 44 soldados em ataques numa base militar e nove agricultores no nordeste da Nigéria, desde o fim-de-semana, numa nova demonstração de força.
Um grupo de segurança local da Nigéria libertou, esta sexta-feira, 833 crianças recrutadas pelo grupo jihadista Boko Haram para as usar em conflitos armados, anunciou o UNICEF.
Pelo menos 48 islamitas e oito soldados do Chade morreram esta quarta-feira na região do Lago Chade em confrontos com jihadistas do Boko Haram. A violência deste grupo extremista está a aumentar.
Um surto de cólera no nordeste da Nigéria provocou 31 mortos entre 5 e 17 de setembro, segundo o ministério da Saúde do estado de Borno, que assinala ainda a existência de 1.533 casos suspeitos.
As autoridades nigerianas afirmaram que 100 pessoas morreram devido às inundações provocadas pelas chuvas fortes que se fizeram sentir no país nos últimos dias.
Pelo menos 48 soldados morreram no ataque do grupo extremista Boko Haram, na quinta-feira, contra uma base militar no nordeste da Nigéria, segundo um novo balanço divulgado por uma fonte militar.
O grupo extremista Boko Haram matou pelo menos 30 soldados na quinta-feira durante um ataque contra uma base militar no nordeste da Nigéria, indicaram hoje fontes militares.
A Inspeção-Geral do Trabalho de Moçambique encerrou uma agência clandestina de recrutamento de mão-de-obra em Maputo, que se preparava para enviar 12 jovens moçambicanos para a Nigéria.
Os deputados da Nigéria foram impedidos de entrar no Parlamento por elementos das forças de segurança do Estado. Depois de a situação ser resolvida, o chefe de segurança foi despedido.
O selecionador nigeriano, Salisu Yusuf, foi apanhado a receber cerca de 900 euros de uma repórter infiltrada. O caso de Yusuf aconteceu num momento em que o futebol africano está sob investigação.
A Mota-Engil África e a Shoreline celebraram esta terça-feira um acordo para a constituição de uma parceria para operar na Nigéria, assinalando a entrada do grupo português naquele mercado.
O Exército da Nigéria entregou à ONU 183 crianças suspeitas de pertencerem à organização jihadista Boko Haram, resgatadas em vários Estados do nordeste do país.
A pressão sobre o Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, está a intensificar-se com vários apelos para que restabeleça a ordem ou se demita, depois da morte de mais de 200 pessoas no fim de semana.
O argentino Lionel Messi marcou o 100.º golo do Mundial de futebol de 2018, ao inaugurar o marcador face à Nigéria, em São Petersburgo, em encontro da terceira jornada do Grupo D.
Na ranking que é liderado pela Índia, os Estados Unidos surgem como o décimo país mais perigoso do mundo para as mulheres. A lista inclui também o Afeganistão, a Síria, a Somália e a Arábia Saudita.
Pelo menos 86 pessoas foram mortas num ataque de criadores de gado nómadas contra fazendeiros no centro da Nigéria, região afetada por uma vaga de violência entre comunidades.
Os sequestros perpetrados pelo Boko Haram são frequentes na Nigéria. Exército nigeriano afirma que resgatou mil pessoas que estavam em campos de treino do grupo.
Unicef diz que o grupo radical já sequestrou mais de mil crianças desde 2013, altura em que 276 raparigas foram raptadas em Chibok. No mês de fevereiro foram raptadas mais 110 raparigas em Dapchi.
Foram resgatadas 95 crianças e 44 mulheres que tinham sido raptadas pelo Boko Haram, na Nigéria. As operações de resgate realizaram-se no sábado e foram abatidos 3 membros da organização.
As autoridades locais disseram que até ao momento encontraram "18 cadáveres em dois quarteirões" da periferia de Maiduguri. 84 pessoas ficaram feridas. Os ataques aconteceram no domingo.
Mais de uma centena de colegiais nigerianas raptadas em fevereiro pelo grupo terrorista Boko Haram regressaram às suas famílias, depois de esta semana terem sido libertadas.
Cerca de 100 alunas raptadas a 19 de fevereiro por militantes islamitas do Boko Haram em Dapchi foram entregues à escola pelos raptores, disseram fontes familiares.
"Tutu", de Ben Enwonwu, esteve perdido durante mais de 40 anos e foi encontrado recentemente num apartamento "modesto" em Londres. Os donos não sabiam que o quadro valia mais de um milhão de libras.
110 raparigas estão desaparecidas depois de um novo rapto do grupo jihadista Boko Haram. Desde 2009, os terroristas já mataram 20.000 pessoas e obrigaram 2 milhões a sair das suas casas.
Um ataque do grupo 'jihadista' feito há dois dias a uma escola feminina resultou no desaparecimento, até agora, de 50 meninas, anunciaram as autoridades.
As explosões ocorreram na sexta-feira ao início da noite em Konduga, a cerca de 35 quilómetros a sudeste da capital do estado de Borno, num mercado informal de peixe que serve também como restaurante.
Um relatório da organização Save the Children divulgado esta quinta-feira indica que seis das 10 piores nações para se ser criança em zona de guerra são africanas.
Um elemento do grupo jihadista nigeriano Boko Haram foi condenado a 15 anos de prisão pela participação no rapto de centenas de raparigas em 2014, num liceu em Chibok, nordeste da Nigéria.
A Nigéria é cenário de violentos confrontos que só este mês fizeram 168 mortos. As autoridades têm levado a cabo raides aéreos sobre vilas e aldeias para tentar conter a violência intercomunitária.
As companhias petrolíferas ENI e Shell vão responder num tribunal de Milão, a partir de 5 de março, por suspeitas de corrupção na atribuição de um contrato relativo a um bloco 'offshore' na Nigéria.
O papa pediu este domingo a libertação de seis freiras raptadas há cerca de um mês de um convento na Nigéria, um apelo partilhado com os bispos daquele país africano.
A produção petrolífera angolana caiu mais de 100 mil barris por dia. Com estes números, a Nigéria volta a substituir Angola como maior produtor de petróleo africano.
De acordo com o relatório, 75% das deslocações feitas devem-se aos conflitos existentes. República Democrática do Congo (RDC), Nigéria e Sudão do Sul estão entre os países onde mais ocorre o fenómeno.
Marcelo Rebelo de Sousa manifestou o seu pesar pela morte de José Machado na Nigéria. O português tinha sido raptado no estado de Kogi na sequência de um tiroteio.
O cidadão português que tinha sido raptado na Nigéria no final de outubro foi encontrado morto, confirmou ao Observador fonte da secretaria de Estado das Comunidades.
A Amnistia Internacional pede que Nigéria, Reino Unido e Holanda investiguem o envolvimentos da petrolífera Shell em grandes atrocidades como assassínios, violações e tortura, cometidas em Ogoniland.
Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria. O ataque ainda não foi reivindicado, mas suspeitas apontam para o grupo extremista islâmico Boko Haram.
Um cidadão português foi raptado no Estado de Kogi, na Nigéria, na sequência de um tiroteio iniciado por um grupo de 15 homens armados. Dois polícias morreram.
O embaixador da Nigéria na Guiné-Bissau, Adeyemi Ambrose Afolohan, defendeu, numa audiência com o primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, um fortalecimento da cooperação.
Quase 400 pessoas morreram desde abril até agora nas mãos do grupo extremista Boko Haram, contabiliza a Amnistia Internacional. É mais do dobro que durante os cinco meses anteriores.
A produção petrolífera angolana registou em junho um aumento, mas continua atrás da Nigéria, segundo a OPEP. Desde o início do ano que o petróleo angolano têm estado à volta dos 50 dólares por barril.
As operações da rede inter-regional de combate à criminalidade marítima no Golfo da Guiné arrancaram oficialmente esta quinta-feira, num programa de 9,2 milhões de euros que envolve 19 países.
Tinha dois anos quando a família o acusou de bruxaria e o abandonou. Estava às portas da morte quando Anja Lovén o descobriu. Um ano e meio depois, a dinamarquesa conta a história desse resgate.
Uma das 200 adolescentes nigerianas de Chibok, raptadas pelo grupo radical Boko Haram, recusou ser libertada numa troca de prisioneiros com o grupo 'jihadista' nigeriano.
As 82 jovens libertadas no sábado pelo grupo extremista Boko Haram reencontraram-se hoje em Abuja, capital da Nigéria, com as respetivas famílias, depois de terem passado três anos em cativeiro.
O Boko Haram libertou 62 das 276 raparigas que tinha raptado em 2014 na escola de Chibok. O governo nigeriano admitiu que libertou terroristas em troca da libertação das menores.
Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.
Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.