240kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Nigéria

Nigéria

Youtube fecha canal de pastor e abre polémica

A página, que tinha mais de 1,8 milhões de seguidores e 600 milhões de visualizações, foi encerrada depois de uma queixa da associação OpenSociety, que denunciou discursos de ódio e homofóbicos.
Nigéria

Crianças na Nigéria estão sem acesso à educação

A atividade continuada pelos grupos insurgentes "provocou o encerramento de centenas de escolas, com consequências desastrosas para a juventude, numa região onde a insegurança já é extrema".
Nigéria

Reclusos escapam de uma prisão na Nigéria 

"A prisão de Owerri (...) foi atacada por pistoleiros não identificados que libertaram à força 1.844 reclusos", disse o porta-voz do Serviço Prisional Nigeriano. Situação já está controlada.
Escócia

Escócia vai devolver à Nigéria escultura saqueada 

Peça tinha sido adquirida pela universidade em 1957, num leilão, mas a sua origem remonta ao saqueamento da cidade de Benim, na Nigéria, em 1897. "Outros devem fazer o mesmo", diz ministro nigeriano.
Nigéria

Nigéria enfrenta mais um ataque a uma escola

Um número ainda indeterminado de alunos e professores foram raptados de uma escola primária do estado de Kaduna. Este é o sexto ataque ou tentativa de ataque a uma escola em menos de três meses.
Coronavírus

Covid-19. Médico recebe primeira vacina na Nigéria

A Nigéria deu esta sexta-feira início à campanha de vacinação. O país recebeu esta semana o primeiro lote financiado pela Covax: 4 milhões de doses. O país quer vacinar 70% da população em dois anos.
Refugiados

ONU alerta para fluxo de refugiados para o Níger

Mais de 7.660 refugiados já fugiram da Nigéria para Maradi, cidade no vizinho Níger, após nova onda de violência terrorista. Mas têm novos perigos no Níger: "Mortes terríveis, raptos e pilhagens".
Nigéria

Jovens raptadas na Nigéria foram libertadas 

245
As 317 jovens sequestradas da Escola Secundária de Ciências do governo nigeriano, no estado de Zamfara, já foram libertadas. Foi o quarto ataque a escolas em menos de três meses.
Estado Islâmico

Instalações da ONU na Nigéria atacadas

Insurgentes do Estado Islâmico atacaram esta segunda-feira as instalações das Nações Unidas em Dikwa, dando seguimento aos ataques massivos no noroeste e centro da Nigéria nos últimos meses.
Comércio

Okonjo-Iweala assume liderança da OMC 

A nova líder, cuja nomeação foi conhecida no dia 15 de fevereiro, anunciou dois objetivos: melhorar o acesso dos países pobres às vacinas contra a Covid-19 e resistir às tendências protecionistas.
Nigéria

UE pede libertação de 317 alunas sequestradas

A União Europeia pediu a libertação "imediata e incondicional" das 317 alunas de uma escola pública no noroeste da Nigéria que foram sequestradas na sexta-feira.
Nigéria

Guterres pede libertação de alunas raptadas

145
Guterres condenou, através do seu porta-voz, "nos termos mais fortes" o sequestro das 317 raparigas numa escola em Zamfara, no noroeste nigeriano e exige "libertação imediata e incondicional".
Nigéria

Mais de 300 raparigas raptadas na Nigéria 

Dezenas de homens armados invadiram os dormitórios de uma escola feminina no leste da Nigéria durante a noite e raptaram um "grande número" de raparigas, disse um professor: 300 estão desaparecidas.
Nigéria

Nigéria. Centenas de alunos raptados em escola

Os "bandidos entraram num colégio do governo de Kagara e raptaram centenas de estudantes e os seus professores", afirmou um responsável local. 344 alunos foram raptados e um foi abatido a tiro.
Relações Internacionais

Nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala vai liderar a OMC 

A nigeriana Okonjo-Iweala será a primeira mulher a liderar a Organização Mundial do Comércio até, pelo menos, 2025. A decisão foi tomada na reunião especial do Conselho Geral.
Construção

Mota-Engil assina maior contrato de sempre 

Contrato prevê a construção de uma infraestrutura ferroviária na Nigéria. Está avaliado em 1,48 mil milhões de euros (1,82 mil milhões de dólares) e exigiu "uma preparação e organização ímpares".
Nigéria

Covid-19. Nigéria enfrenta nova vaga mais mortal

Com praias cheias durante o dias, e festas animadas durante a noite, Lagos, a capital económica da Nigéria, está perto de enfrentar uma segunda vaga de Covid-19, mais contagiosa e mortal.
Nigéria

Jihadistas do Boko Haram matam 17 em dois ataques

145
Pelo menos 17 pessoas morreram em dois ataques do grupo terrorista islâmico Boko Haram no nordeste da Nigéria, na véspera do Natal, disseram testemunhas e fontes da segurança.
Terrorismo

Nigéria. 11 mortos em ataque do BoKo Haram

321
Os 'jihadistas' do Boko Haram também saquearam um hospital e raptaram um padre antes de atearem fogo à unidade de saúde e à igreja da aldeia, de acordo com o líder das milícias locais.
Coronavírus

África CDC: nova variante do vírus na Nigéria

O África CDC diz que é preciso mais tempo e investigar mais, mas que variante da Nigéria parece ser diferente das novas variantes detetadas no Reino Unido e África do Sul.
Nigéria

Nigéria. Libertados estudantes raptados no sábado

As crianças foram raptadas no sábado à noite perto da aldeia de Baure, quando regressavam com os professores de uma cerimónia religiosa, e foram resgatas este domingo por um grupo de autodefesa.
Boko Haram

Boko Haram. Alguns estudantes foram libertados

Centenas de menores foram raptados na Nigéria durante a madrugada de sábado por uma milícia que, alegadamente, tem fidelidade ao grupo jihadista Boko Haram. Esta quinta-feira alguns foram libertados.
Boko Haram

Boko Haram divulga vídeo de estudantes raptados

263
Centenas de menores foram raptados na região norte da Nigéria, na madrugada de sábado, por homens armados. Grupo jihadista Boko Haram estará por detrás do rapto.
Nigéria

Boko Haram diz que raptou mais de 333 adolescentes

O grupo extremista Boko Haram reivindicou o rapto de pelo menos 333 adolescentes do um liceu em Katsina, no noroeste da Nigéria. Mais de uma centena de homens armados atacaram na madrugada de sábado.
Boko Haram

Pelo menos 27 pessoas morreram no Níger

Pelo menos 27 pessoas foram mortas durante a noite de sábado num ataque do grupo 'jihadista' Boko Haram na região de Diffa, no sudeste do Níger, perto da Nigéria.
Crime

Grupo ataca escola na Nigéria. 400 desaparecidos

3594
Um grupo armado invadiu uma escola secundária em Katsina, Nigéria. Cerca de 400 estudantes desaparecidos. O episódio lembra o ataque do Boko Haram em 2014, que criou o movimento Bring Back Our Girls.
Estados Unidos da América

Nigéria na '"lista negra" dos EUA

Grupo radical xiita, "Movimento Islâmico na Nigéria" é habitualmente reprimido violentamente pelas autoridades. Clima de tensão pode levar a sanções por parte dos EUA.
Nigéria

Nigéria. Guterres e UE condenam violência policial

As Nações Unidas e a União Europeia condenaram a brutalidade policial na Nigéria e exigiram a responsabilização dos autores da repressão de terça-feira que causou vários feridos e mortos em Lagos.
Nigéria

Nigéria. Autoridades atiram sobre manifestantes

A ação da polícia terá sido realizada para o cumprimento do recolher obrigatório decretado para acalmar o movimento de contestação popular na Nigéria.
Nigéria

Milhares de jovens protestam na Nigéria

Milhares de jovens nigerianos saíram à rua para mais um dia de manifestações contra a violência policial em várias cidades. Lagos, a capital económica, tem várias estradas bloqueadas.
Nigéria

Oito mortos e dez feridos graves na Nigéria

Oito pessoas morreram no passado domingo em consequência do desmoronamento de um edifício de três andares em construção em Lagos, a capital económica da Nigéria.
Nigéria

Ataques no centro da Nigéria fazem 22 mortos

Num primeiro ataque, várias dezenas de assaltantes de motos tentaram raptar residentes para exigir resgates. No segundo, criminosos tentaram roubar um banco. No total, 19 milicianos morreram.
Terrorismo

Estado Islâmico faz centenas de reféns na Nigéria

Centenas de civis nigerianos foram feitos reféns por supostos combatentes do Estado Islâmico na África Ocidental (Iswap), que invadiram na terça-feira à noite uma cidade no nordeste da Nigéria.
Futebol

Dono do Feirense também tem uma casa de apostas

504
O Público escreve que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional tem permitido a inscrição do Feirense apesar das irregularidades. Liga pode ser investigada por mentir à FPF sobre incompatibilide.
Nigéria

Desabamento de edifício na Nigéria faz dois mortos

Um prédio desabou na cidade de Lagos, na Nigéria, tendo morrido um adulto e uma criança. Outras oito pessoas foram resgatadas dos escombros do edifício.
Nigéria

Nigéria. 9 soldados mortos em ataque jihadista

Combatentes identificados como membros do grupo jihadista Boko Haram abriram fogo e lançaram granadas sobre um comboio civil de 100 veículos, protegido pelo exército nigeriano.
Coronavírus

Nigéria garante que não vai pedir alívio da dívida

Isto inverte a decisão de março, quando a Nigéria entrou em contacto com credores bilaterais e multilaterais para tentar adiar o pagamento da dívida devido à pressão financeira colocada pela pandemia.
Nigéria

42 mortos em ataques rebeldes na Nigéria

351
Pelo menos 42 pessoas foram mortas no sábado em ataques realizados por rebeldes do Boko Haram no nordeste da Nigéria, anunciaram hoje ativistas locais.
Boko Haram

Presos do Boko Haram encontrados mortos nas celas 

Elementos do Boko Haram feitos prisioneiros durante uma operação das forças armadas do Chade foram encontrados mortos nas suas celas na quinta-feira.
Coronavírus

Cara de campanha pelo isolamento detida em festa

120
A atriz nigeriana Funke Akindele-Bello, que foi cara de uma campanha apoiada pelo governo a favor do confinamento, foi detida por dar uma festa em casa. Os convidados viviam lá "há meses", garante.
Nigéria

Nigéria: 50 pessoas morreram num ataque armado

220
Cerca de 100 homens armados atacaram três aldeias do distrito de Igabi, disparando contra os moradores, saqueando e incendiando casas. Os homens são suspeitos de vários roubos e sequestros de gado.
Nigéria

Nigéria. Polícia encontra 24 bebés num armazém

186
O armazém onde se encontravam os bebés e as adolescentes foi descoberto durante uma operação em que se investigavam atividades ilícitas no centro da cidade. Os bebés estavam frágeis e desnutridos.
Nigéria

Nigéria. Grupo radical terá matado 30 pessoas

Pelo menos 30 pessoas foram mortas a cerca de 20 quilómetros da capital do estado nigeriano de Borno. Atacantes fazem alegadamente parte do grupo radical islâmico Boko Haram.
Estados Unidos da América

EUA devolvem 308 milhões de dólares à Nigéria

Os 308 milhões de dólares vão ser utilizados pela Autoridade Soberana Independente Nigeriana para três projetos de infraestruturas em zonas económicas estratégicas no país.
Riqueza

Aliko Dangote continua o mais rico de África

A fortuna de Aliko Dangote terminou o ano de 2019 com mais 3,8 mil milhões de euros. A sua fortuna, que construiu na área do cimento, conta agora com cerca de 13,4 mil milhões de euros.
Estado Islâmico

Estado Islâmico rapta 14 pessoas na Nigéria

216
Terroristas do Estado islâmico simularam um controlo do exército na estrada para sequestrar 14 pessoas, entre elas um dois trabalhadores da Cruz Vermelha e um sargento do exército e família.
Boko Haram

Libertados mil suspeitos de ligação ao Boko Haram

Os detidos foram libertados depois de terem sido considerados ilibados da alegada ligação ao grupo terrorista Boko Haram. As 983 pessoas foram entregues às autoridades para "reabilitação e integração"
Mundo

Nigéria. Pelo menos 10 militares mortos em ataque 

Um comboio militar nigeriano foi emboscado pelo Boko Haram e o tiroteio, que durou uma hora, matou pelo menos 10 soldados e feriu nove. Doze estão desaparecidos. Nove dos jihadistas também morreram.
Mundo

Escravos libertados de centro de detenção ilegal

Aconteceu na Nigéria. Mais de 250 escravos, entre homens, mulheres e crianças foram libertados de um centro de detenção "correcional". Estavam algemados e acorrentados em autênticas masmorras.
Energia Renovável

EDP tem 500 mil euros para projetos na Nigéria

A EDP lança esta quinta-feira a segunda fase do A2E, o concurso procura projetos para implementar energias renováveis, agora na Nigéria, e tem ainda 12 milhões para adquirir empresas do setor.
Terrorismo

65 mortes. Portugal condenou ataque de Boko Haram

Portugal condena “firmemente o ataque terrorista” do Boko Haram contra um cortejo fúnebre na Nigéria que fez pelo menos 65 mortos no passado sábado, referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Boko Haram

Nigéria. 65 mortos em ataque do Boko Haram

235
Vítimas são homens que regressavam de uma cerimónia fúnebre. Um primeiro balanço indicava que o ataque tinha provocado 23 mortos, mas dezenas de corpos foram depois descobertos.
Boko Haram

Dez anos do jihadismo de Boko Haram

101
Desde 2009, o número de vítimas mortais provocadas pelo grupo cujo nome significa "a educação ocidental é blasfémia" ultrapassou os 30.000. A ONU diz que os ataques provocaram 2 milhões de deslocados.
Nigéria

Pelo menos 37 mortos em ataques na Nigéria

Vários homens armados atacaram nos últimos dias três aldeias no noroeste da Nigéria, no estado de Sokoto, matando pelo menos 37 pessoas.
Petróleo

Doze mortos em explosão de oleoduto na Nigéria

A explosão, que aconteceu na zona de Ijegun, na capital económica da Nigéria, causou doze mortos, duas dezenas de feridos e ainda destruiu mais de 30 veículos.
Terrorismo

Atentado suicida matou 30 pessoas na Nigéria

160
Três bombistas suicidas fizeram-se explodir no domingo à tarde em frente a um centro de retransmissão de futebol, no nordeste da Nigéria, provocando 30 mortos e mais de 40 feridos.
Nigéria

Nigéria quer 100 milhões de pessoas fora pobreza

135
O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, prometeu retirar 100 milhões de pessoas da pobreza e melhorar a segurança do país, que sofre devido ao terrorismo jihadista do Boko Haram.
Nigéria

Nigéria. Mulher diz que serpente engoliu dinheiro

1640
Philomina Chieshe, funcionária pública, foi acusada de desvio de fundos. Para explicar o desaparecimento de 90 mil euros dos cofres públicos, disse que o dinheiro foi engolido por uma serpente.
Nigéria

Nigéria. 9 mortos em ataques de grupo jihadista 

O grupo, fortemente armado, atacou a localidade de Molai. baleou seis civis e incendiou ainda casas. Na localidade de Konduga, o mesmo grupo assassinou violentamente dois fazendeiros.
Nigéria

Niger. 55 mortos em explosão de tanque de camião

O camião capotou e derramou combustível. O tanque explodiu e vitimou 55 habitantes que tentavam recolher o material. Há ainda 37 feridos graves e o número de mortos pode aumentar.
Nigéria

Dois mortos e 4 turistas raptados na Nigeria

388
Duas pessoas, uma das quais um britânico que trabalhava em ajuda humanitária, foram mortas, e quatro turistas raptados, por homens armados no norte da Nigéria, anunciou a polícia.
Camarões

Onze civis mortos durante ataque do Boko Haram

Onze civis foram mortos durante um ataque perpetrado na última noite na região do Extremo Norte dos Camarões por jihadistas nigerianos do Boko Haram.
Nigéria

Colapso de escola na Nigéria causou 20 mortos

O novo balanço diz que 20 pessoas morreram, na maioria crianças, na sequência do colapso de um edifício de três andares onde funcionava uma escola primária. Outras 43 foram retiradas dos escombros.
Boko Haram

Boko Haram. Mais de 30 militantes mortos no Níger

Trinta e três militantes do grupo 'jihadista' Boko Haram morreram nos últimos quatro dias numa operação do exército do Níger na região sudeste do país, junto ao lago Chade.
Atualidade

Nigéria. O resgate das crianças soterradas

Um edifício de três andares desabou esta quarta-feira, em Lagos, na Nigéria. No último piso funcionava uma escola primária. Já foram resgatadas dezenas de crianças - não se sabe se com vida.
Nigéria

Nigéria. Muhammadu Buhari reeleito Presidente

Muhammadu Buhari vai continuar na presidência do país. Apesar de ainda faltar apurar os resultados de um Estado, Buhari ganhou com uma margem de milhões de votos sobre o rival Atiku Abubakar.
Nigéria

Nigerianos elegem Presidente e deputados

A Nigéria tem este sábado eleições para eleger o presidente do país, o vice-presidente e também os representantes das duas câmaras do Parlamento, a Assembleia Nacional e o Senado.
Eleições

Nigéria. PR exige ação extrema contra fraude

Muhammadu Buhari quer tratamento sem piedade a tentativas de fraude nas eleições gerais, adiadas uma semana. Adiamento aconteceu a poucas horas da abertura das urnas no passado sábado.
Justiça

Nigéria. Presidente do Supremo Tribunal afastado

Decisão do Presidente deriva de "ordem do Tribunal do Código de Conduta", onde Walter Samuel Onnoghen estava a ser julgado por não ter declarado várias contas bancárias com dólares, euros e libras.
Boko Haram

Mais de 30 mil nigerianos fugiram do Boko Haram

Mais de 30 mil nigerianos fugiram do Boko Haram e refugiaram-se em Maiduguri, capital do estado de Borno, devido ao agravamento dos combates entre o exército e o grupo jihadista.
Atualidade

Jornalistas presos por reportagem sobre Boko Haram

Dois jornalistas nigerianos do Daily Trust foram detidos por militares por terem divulgado informações sobre conflitos com Boko Haram. Exército nega avanço do grupo terrorista a Norte da Nigéria.
Nigéria

Cabelo de Miss África começou a arder durante gala

342
A modelo Dorcas Kasinde foi eleita Miss África 2018 na passada sexta-feira em Cross River, na Nigéria. Durante a coroação, o seu cabelo pegou fogo causando um momento de grande tensão.
Guiné-Bissau

Eleições. Bissau recebe apoio de missão da Nigéria

A missão da Nigéria tem em vista o trabalho de "transferência de competências" na consolidação dos dados do recenseamento eleitoral e na produção de listas provisórias e cadernos eleitorais.
Nigéria

Clone? "Sou mesmo eu", diz o Presidente da Nigéria

Muhammadu Buhari nega acusações de ter sido substituído por um impostor, depois de ter tido problemas de saúde. Rumor circula nas redes sociais há vários meses.
Nigéria

Boko Haram mata 44 soldados e 9 agricultores

O grupo de rebeldes extremistas Boko Haram matou 44 soldados em ataques numa base militar e nove agricultores no nordeste da Nigéria, desde o fim-de-semana, numa nova demonstração de força.
Nigéria

Pelo menos 20 mortos em naufrágio na Nigéria

Até agora, os serviços de resgate recuperaram 18 corpos e cerca de 20 motos que também transportaram a embarcação.
Nigéria

Quase mil crianças-soldado libertadas na Nigéria

1286
Um grupo de segurança local da Nigéria libertou, esta sexta-feira, 833 crianças recrutadas pelo grupo jihadista Boko Haram para as usar em conflitos armados, anunciou o UNICEF.
Conflitos

Mais de 50 mortos em confrontos com Boko Haram

Pelo menos 48 islamitas e oito soldados do Chade morreram esta quarta-feira na região do Lago Chade em confrontos com jihadistas do Boko Haram. A violência deste grupo extremista está a aumentar.
Nigéria

Navio com pavilhão suíço é atacado na Nigéria

Um navio com pavilhão suíço foi atacado no sábado por piratas ao largo da Nigéria e 12 tripulantes foram sequestrados.
Nigéria

Cólera. 31 mortes na Nigéria

Um surto de cólera no nordeste da Nigéria provocou 31 mortos entre 5 e 17 de setembro, segundo o ministério da Saúde do estado de Borno, que assinala ainda a existência de 1.533 casos suspeitos.
Inundações

Chuvas na Nigéria provocam 100 mortos

As autoridades nigerianas afirmaram que 100 pessoas morreram devido às inundações provocadas pelas chuvas fortes que se fizeram sentir no país nos últimos dias.
Boko Haram

48 morreram em ataque do Boko Haram na Nigéria

Pelo menos 48 soldados morreram no ataque do grupo extremista Boko Haram, na quinta-feira, contra uma base militar no nordeste da Nigéria, segundo um novo balanço divulgado por uma fonte militar.
Nigéria

Boko Haram mata pelo menos 30 soldados na Nigéria

O grupo extremista Boko Haram matou pelo menos 30 soldados na quinta-feira durante um ataque contra uma base militar no nordeste da Nigéria, indicaram hoje fontes militares.
Trabalho

Recrutamento. Moçambique fecha agência clandestina

A Inspeção-Geral do Trabalho de Moçambique encerrou uma agência clandestina de recrutamento de mão-de-obra em Maputo, que se preparava para enviar 12 jovens moçambicanos para a Nigéria.
Nigéria

Nigéria. Entrada no Parlamento foi bloqueada

Os deputados da Nigéria foram impedidos de entrar no Parlamento por elementos das forças de segurança do Estado. Depois de a situação ser resolvida, o chefe de segurança foi despedido.
Itália

Racismo. Ataque com ovos a atleta gera discussão

115
Daisy Osakue teve de ser operada ao olho esquerdo depois de ter sido atingida com ovos quando se dirigia para a sua casa nos subúrbios de Turim.
Atualidade

Selecionador da Nigéria gravado a aceitar suborno

O selecionador nigeriano, Salisu Yusuf, foi apanhado a receber cerca de 900 euros de uma repórter infiltrada. O caso de Yusuf aconteceu num momento em que o futebol africano está sob investigação.
Mota-Engil

Mota-Engil entra na Nigéria

A Mota-Engil África e a Shoreline celebraram esta terça-feira um acordo para a constituição de uma parceria para operar na Nigéria, assinalando a entrada do grupo português naquele mercado.
Nações Unidas

Nigéria entrega 183 crianças resgatadas à ONU

O Exército da Nigéria entregou à ONU 183 crianças suspeitas de pertencerem à organização jihadista Boko Haram, resgatadas em vários Estados do nordeste do país.
Boko Haram

Ataque do Boko Haram mata dez soldados

Grupo jihadista atacou posições do exército nigeriano, matando dez soldados e ferindo outros três. Quatro homens estão desaparecidos.
Nigéria

Violência na Nigéria coloca Presidente sob pressão

A pressão sobre o Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, está a intensificar-se com vários apelos para que restabeleça a ordem ou se demita, depois da morte de mais de 200 pessoas no fim de semana.
Mundial 2018

Messi marca 100º golo desta edição do Mundial

O argentino Lionel Messi marcou o 100.º golo do Mundial de futebol de 2018, ao inaugurar o marcador face à Nigéria, em São Petersburgo, em encontro da terceira jornada do Grupo D.
Direitos das Mulheres

Os países mais perigosos do mundo para as mulheres

Na ranking que é liderado pela Índia, os Estados Unidos surgem como o décimo país mais perigoso do mundo para as mulheres. A lista inclui também o Afeganistão, a Síria, a Somália e a Arábia Saudita.
Nigéria

Pelo menos, 86 mortos em ataque na Nigéria

Pelo menos 86 pessoas foram mortas num ataque de criadores de gado nómadas contra fazendeiros no centro da Nigéria, região afetada por uma vaga de violência entre comunidades.
Atualidade

Os golos da Nigéria contra a Islândia em 3D

Uma receção de luxo e uma finta ao guarda-redes. Ahmed Musa fez dois golos contra a Islândia e colocou a Nigéria no 2.º lugar do grupo D.
Boko Haram

Exército diz que resgatou mil pessoas sequestradas

Os sequestros perpetrados pelo Boko Haram são frequentes na Nigéria. Exército nigeriano afirma que resgatou mil pessoas que estavam em campos de treino do grupo.
UNICEF

Boko Haram raptou mais de mil crianças desde 2013

Unicef diz que o grupo radical já sequestrou mais de mil crianças desde 2013, altura em que 276 raparigas foram raptadas em Chibok. No mês de fevereiro foram raptadas mais 110 raparigas em Dapchi.
Nigéria

Resgatados 149 sequestrados pelo Boko Haram

Foram resgatadas 95 crianças e 44 mulheres que tinham sido raptadas pelo Boko Haram, na Nigéria. As operações de resgate realizaram-se no sábado e foram abatidos 3 membros da organização.
Nigéria

Pelo menos 18 mortos em ataque do Boko Haram

As autoridades locais disseram que até ao momento encontraram "18 cadáveres em dois quarteirões" da periferia de Maiduguri. 84 pessoas ficaram feridas. Os ataques aconteceram no domingo.
Nigéria

Nigéria. Colegiais raptadas já regressaram

Mais de uma centena de colegiais nigerianas raptadas em fevereiro pelo grupo terrorista Boko Haram regressaram às suas famílias, depois de esta semana terem sido libertadas.
Boko Haram

Boko Haram devolveu 100 alunas que tinha raptado

Cerca de 100 alunas raptadas a 19 de fevereiro por militantes islamitas do Boko Haram em Dapchi foram entregues à escola pelos raptores, disseram fontes familiares.
Arte

"Mona Lisa Africana" vendida em leilão

105
"Tutu", de Ben Enwonwu, esteve perdido durante mais de 40 anos e foi encontrado recentemente num apartamento "modesto" em Londres. Os donos não sabiam que o quadro valia mais de um milhão de libras.
Nigéria

Nigéria. 110 raparigas raptadas pelo Boko Haram

216
110 raparigas estão desaparecidas depois de um novo rapto do grupo jihadista Boko Haram. Desde 2009, os terroristas já mataram 20.000 pessoas e obrigaram 2 milhões a sair das suas casas.
Nigéria

Dezenas de desaparecidos em ataque do Boko Haram

Um ataque do grupo 'jihadista' feito há dois dias a uma escola feminina resultou no desaparecimento, até agora, de 50 meninas, anunciaram as autoridades.
Nigéria

Nigéria. 19 mortos e 70 feridos em atentado

As explosões ocorreram na sexta-feira ao início da noite em Konduga, a cerca de 35 quilómetros a sudeste da capital do estado de Borno, num mercado informal de peixe que serve também como restaurante.
Guerra

As piores nações em guerra para se ser criança

Um relatório da organização Save the Children divulgado esta quinta-feira indica que seis das 10 piores nações para se ser criança em zona de guerra são africanas.
Nigéria

Membro do Boko Haram condenado a 15 anos

Um elemento do grupo jihadista nigeriano Boko Haram foi condenado a 15 anos de prisão pela participação no rapto de centenas de raparigas em 2014, num liceu em Chibok, nordeste da Nigéria.
Amnistia Internacional

Nigéria. Estratégia para conter violência é ilegal

A Nigéria é cenário de violentos confrontos que só este mês fizeram 168 mortos. As autoridades têm levado a cabo raides aéreos sobre vilas e aldeias para tentar conter a violência intercomunitária.
Petrolíferas

ENI e Shell vão a tribunal por alegada corrupção

As companhias petrolíferas ENI e Shell vão responder num tribunal de Milão, a partir de 5 de março, por suspeitas de corrupção na atribuição de um contrato relativo a um bloco 'offshore' na Nigéria.
Nigéria

Emboscada na Nigéria matou quatro pessoas

435
Uma emboscada no nordeste da Nigéria matou quatro pessoas que estavam ligadas ao Programa Alimentar Mundial (PAM)das Nações Unidas, avança a Reuters.
Papa Francisco

Papa pede libertação de seis freiras na Nigéria

O papa pediu este domingo a libertação de seis freiras raptadas há cerca de um mês de um convento na Nigéria, um apelo partilhado com os bispos daquele país africano.
Petróleo

Petróleo. Produção angolana cai 100 mil barris/dia

A produção petrolífera angolana caiu mais de 100 mil barris por dia. Com estes números, a Nigéria volta a substituir Angola como maior produtor de petróleo africano.
Conflitos

Africanos deslocados devido aos conflitos

De acordo com o relatório, 75% das deslocações feitas devem-se aos conflitos existentes. República Democrática do Congo (RDC), Nigéria e Sudão do Sul estão entre os países onde mais ocorre o fenómeno.
Nigéria

Marcelo manifesta pesar pela morte de português

Marcelo Rebelo de Sousa manifestou o seu pesar pela morte de José Machado na Nigéria. O português tinha sido raptado no estado de Kogi na sequência de um tiroteio.
Rapto

Português raptado na Nigéria encontrado morto

104
O cidadão português que tinha sido raptado na Nigéria no final de outubro foi encontrado morto, confirmou ao Observador fonte da secretaria de Estado das Comunidades.
Nigéria

Nigéria. Amnistia pede investigação de petrolífera

A Amnistia Internacional pede que Nigéria, Reino Unido e Holanda investiguem o envolvimentos da petrolífera Shell em grandes atrocidades como assassínios, violações e tortura, cometidas em Ogoniland.
Terrorismo

Nigéria: atentado suicida faz 50 mortos

Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria. O ataque ainda não foi reivindicado, mas suspeitas apontam para o grupo extremista islâmico Boko Haram.
OPEP

Angola com aumento da produção petrolífera

A produção petrolífera angolana aumentou fortemente em outubro, reaproximando-se da líder Nigéria, mas 'furando' o limite acordado com a OPEP.
Rapto

Português raptado na Nigéria depois de tiroteio

Um cidadão português foi raptado no Estado de Kogi, na Nigéria, na sequência de um tiroteio iniciado por um grupo de 15 homens armados. Dois polícias morreram.
Nigéria

Nigéria quer mais cooperação com Bissau

O embaixador da Nigéria na Guiné-Bissau, Adeyemi Ambrose Afolohan, defendeu, numa audiência com o primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, um fortalecimento da cooperação.
Mundial 2018

Nigéria apurada para o Mundial2018

A Nigéria é a primeira seleção africana qualificada para o Mundial2018, após derrotar a Zâmbia por 1-0.
Boko Haram

Boko Haram fez quase 400 mortos desde abril

Quase 400 pessoas morreram desde abril até agora nas mãos do grupo extremista Boko Haram, contabiliza a Amnistia Internacional. É mais do dobro que durante os cinco meses anteriores.
Boko Haram

Nigéria reforça companha contra o Boko Haram

Muhammadu Buhari, disse esta segunda-feira que o governo de Abuja vai reforçar a campanha contra os extremistas islâmicos no norte do país.
Nigéria

Nigéria. 28 mortos em ataque suicida

Três mulheres fizeram-se explodir num mercado junto a um campo de deslocados na Nigéria. Pelo menos 28 pessoas morreram e 82 ficaram feridas.
Petróleo

Nigéria ultrapassa Angola na produção petrolífera

A produção petrolífera angolana registou em junho um aumento, mas continua atrás da Nigéria, segundo a OPEP. Desde o início do ano que o petróleo angolano têm estado à volta dos 50 dólares por barril.
África

Arranca combate à criminalidade no Golfo da Guiné

As operações da rede inter-regional de combate à criminalidade marítima no Golfo da Guiné arrancaram oficialmente esta quinta-feira, num programa de 9,2 milhões de euros que envolve 19 países.
Mundo

Hope, o caso do menino feiticeiro que Anja salvou

2348
Tinha dois anos quando a família o acusou de bruxaria e o abandonou. Estava às portas da morte quando Anja Lovén o descobriu. Um ano e meio depois, a dinamarquesa conta a história desse resgate.
Nigéria

Nigéria. Uma das raptadas recusa ser libertada

Uma das 200 adolescentes nigerianas de Chibok, raptadas pelo grupo radical Boko Haram, recusou ser libertada numa troca de prisioneiros com o grupo 'jihadista' nigeriano.
Nigéria

Libertadas pelo Boko Haram estão com as famílias

165
As 82 jovens libertadas no sábado pelo grupo extremista Boko Haram reencontraram-se hoje em Abuja, capital da Nigéria, com as respetivas famílias, depois de terem passado três anos em cativeiro.
Boko Haram

Boko Haram. 62 raparigas libertadas na Nigéria

142
O Boko Haram libertou 62 das 276 raparigas que tinha raptado em 2014 na escola de Chibok. O governo nigeriano admitiu que libertou terroristas em troca da libertação das menores.
Nigéria

Libertadas dezenas de jovens raptadas na Nigéria

602
Dezenas de raparigas raptadas há três anos na Nigéria pelo grupo extremista Boko Haram foram libertadas. Não se sabe o número exato, mas algumas fontes falam em pelo menos 80 estudantes libertadas.
Nigéria

Nigéria. Seis mortos em atentado suicida

Pelo menos seis pessoas morreram quando quatro raparigas se fizeram explodir nos subúrbios da cidade nigeriana de Maiduguri, informaram as autoridades do país.
Boko Haram

633 milhões para Nigéria e vítimas do Boko Haram

Uma conferência de doadores para as vítimas do grupo 'jihadista' Boko Haram na Nigéria e países próximos terminou esta sexta-feira, em Oslo, com a promessa de 633 milhões de euros de 14 países.
Nigéria

Morreu o polígamo que deixou 130 viúvas

1347
Morreu Mohammed Bello Abubakar, aos 93 anos, um dos polígamos mais conhecidos da Nigéria. Para trás, deixou 130 viúvas e 203 filhos. Morreu em casa, por "doença não especificada".
Terrorismo

Boko Haram ataca campo de refugiados

A organização terrorista Boko Haram atacou um campo de refugiados na Nigéria, dias depois da força aérea nigeriana ter bombardeado o mesmo campo por engano, num incidente que pode ter feito 170 mortos
Nigéria

Campo de refugiados bombardeado por engano

104
A Força Aérea da Nigéria confirmou ter bombardeado, "acidentalmente", um campo de refugiados, uma centena de civis e trabalhadores humanitários, matando e ferindo um número indeterminado.
Terrorismo

Nigéria mata 10 terroristas do Boko Haram

Exército nigeriano matou dez terroristas do Boko Haram numa contra-ofensiva realizada no Estado de Borno, um dos mais fustigados no país pelos jihadistas.
Nigéria

Menina de 10 anos faz-se explodir na Nigéria

Uma rapariga de 10 anos fez-se explodir no sábado à noite numa tentativa de atentado que causou vários feridos, um dos quais em estado grave, em Maiduguri, no nordeste da Nigéria.
Petróleo

Angola alcança Nigéria na produção de petróleo

Angola aumentou a produção de petróleo de outubro para novembro em 124,8 mil barris diários, alcançando a Nigéria na liderança dos produtores de crude em África.
Nigéria

Nigéria: duplo atentado suicida em mercado

118
Duas pessoas fizeram-se explodir num mercado da Nigéria. O ataque terrorista terá feito pelo menos três vítimas mortais e 17 feridos.
Nigéria

Nigéria. Queda do teto de igreja faz 160 mortos

O balanço de mortos após o colapso do teto de uma igreja na capital do estado de Akwa Ibom, no sul da Nigéria, subiu para 160 pessoas, disse hoje uma fonte médica nigeriana.
Nigéria

Nigéria precisa de mil milhões para combater crise

O Plano de Ação Humanitário de 2017 visa mais de mil milhões de dólares e deve responder às necessidades urgentes de alimentação, habitação, saúde, água, saneamento e educação.
Ajuda Humanitária

Boko Haram bloqueia ajuda humanitária a refugiados

A ameaça do grupo islâmico radical Boko Haram está a comprometer os esforços para fazer chegar ajuda a milhares de refugiados nigerianos a viver em condições sub-humanas no norte dos Camarões.
Nações Unidas

75 mil crianças podem morrer de fome na Nigéria

A ONU estima que cerca de 400 mil crianças precisam de assistência e 75 mil crianças possam morrer de fome nos próximos meses, à medida que a crise humanitária na Nigéria se alastra.
UNICEF

Boko Haram: há milhões de crianças deslocadas

Anos de violência do grupo extremista Boko Haram na bacia do Lago Chade agravaram uma crise humanitária que já obrigou à deslocação de 1,4 milhões de crianças, sustenta a UNICEF.
Boko Haram

Boko Haram faz emboscada a escolta humanitária

O grupo extremista do Boko Haram fez uma emboscada a um grupo de pessoas que estavam protegidas por forças militares, na Nigéria, ferindo três civis e dois soldados.
Boko Haram

240 mil crianças com desnutrição aguda na Nigéria

Mais de 240 mil crianças sofrem de desnutrição aguda e elevado risco de morte na Nigéria, em resultado do conflito com o grupo 'jihadista' Boko Haram, alertou a UNICEF.
Nigéria

Encontrados 34 cadáveres de migrantes no Níger

Dos 34 cadáveres de migrantes encontrados, 20 eram de crianças. Fontes policiais nigerianas informam que o grupo de migrantes tentava atravessar o deserto nigeriano em direção à Argélia.
Boko Haram

Boko Haram mata 32 soldados em Níger

O grupo terrorista atacou uma posição da força de cooperação do exército de Níger e do exército nigeriano. Ataque aconteceu na cidade de Bosso, junto à fronteira da Nigéria.
Poluição

Sabe onde fica a cidade mais poluída do mundo?

A OMS revelou que a cidade mais poluída do mundo não fica na Índia nem na China, mas num país africano que tem ainda outras três cidades no "ranking".
Nigéria

Resgatada segunda menina raptada pelo Boko Haram

O exército nigeriano voltou a resgatar uma das meninas que foram raptadas pelo Boko Haram em 2014. Dois anos depois, é apenas a segunda a ter essa sorte. Falta localizar 217 raparigas.
Boko Haram

Boko Haram. Encontrada menina raptada há 2 anos

204
Amina Ali foi encontrada por um grupo de vigilância numa floresta junto à fronteira da Nigéria com os Camarões. Foi uma das meninas raptadas pelo Boko Haram em Chibok, em abril de 2014.
Boko Haram

Criança atropelada por comitiva norte-americana

A comitiva em que seguia Samantha Power, embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas, atropelou mortalmente uma criança nos Camarões.
Boko Haram

Prova de vida. Vídeo mostra meninas raptadas

O grupo extremista islâmico divulgou um vídeo como "prova de vida" de cerca de 15 raparigas pertencentes ao grupo das 219 que foram raptadas em Chibok, na Nigéria, em abril de 2014.
Boko Haram

Boko Haram raptou 500 pessoas em Damask

No final de 2014 o grupo terrorista Boko Haram raptou 500 mulheres e crianças na cidade de Damask, depois de ter raptado 276 alunas em abril. O governo nigeriano encobriu ambos os raptos.
Mundo

Hope. A história do menino salvo de morrer à fome

5283
A família abandonou-o porque pensava estar perante um bruxo. A fotografia do seu resgate correu mundo. Dois meses depois, a história tem um final feliz.
Boko Haram

Boko Haram: 20.000 mortos só no Estado de Borno

A revolta do grupo radical Boko Haram no Estado de Borno (nordeste da Nigéria) terá matado cerca de 20.000 pessoas.
Boko Haram

Camarões condenam à morte 89 suspeitos Boko Haram

Os Camarões condenaram à morte 89 presumíveis membros do grupo extremista Boko Haram por "terrorismo", desde o início de 2015, indicou esta sexta-feira uma fonte judicial.
Nigéria

Atentado a mesquita faz 22 mortos

Ataque bombista a mesquita em Maiduguri, na Nigéria, faz 22 mortos. Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital.
Nigéria

Ex-Chefe militar acusado de roubar 20 milhões

Marshall Aex Badeh, antigo Chefe de Defesa nigeriano, é acusado de roubar 20 milhões de dólares às forças armadas. Este é apenas um caso de corrupção no meio de muitos outros que assolam o país.
A página está a demorar muito tempo.