805kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nigéria

Boko Haram

Boko Haram mantém em cativeiro 89 nigerianas

De um total de 276 raparigas raptadas pelo grupo extremista Boko Haram em 2014 numa escola em Chibok, 89 continuam desaparecidas.
África

Cerca de 60 raptadas em novo ataque na Nigéria

Homens armados terão ido "de casa em casa", segundo testemunhas, e raptado os residentes de uma aldeia no distrito de Kajuru. Bandos criminosos na Nigéria raptam em massa para obterem um resgate.
Nigéria

Seis mortos em confrontos na Nigéria

Dos seis mortos, quatro são polícias. Os assaltantes, que estão em fuga, são suspeitos de serem membros do Movimento Popular Indígena do Biafra (IPOB), que defende um Estado para a etnia Igbo.
Nigéria

Rio Delta: ONG defende responsabilização da Shell

ONG exige que empresa "recupere" a terra e "limpe" a água, argumentando que há pessoas prejudicadas pela poluição causada, inclusive "crianças que, muitas vezes, não vão à escola".
Nigéria

Grupo de homens armados sequestra 30 mulheres

Grupo agrediu cerca de 70 mulheres, residentes na localidade de Dandume, quando estavam a regressar do município de Sabuwa. Três mulheres morreram na sequência do ataque.
Fact Check

Imagens mostram massacre na Nigéria?

Publicação viral alega que imagens mostram resultado de massacre contra população católica na Nigéria no final de 2023
Aviação

TAAG vai reforçar ligação com a Nigéria em janeiro

A rota Luanda — Lagos possui cinco frequências semanais. A medida terá impacto positivo no fomento das trocas comerciais e mobilidade entre a Angola e a Nigéria — uma das maiores economias de África.
Nigéria

Nigéria: Ataque provoca pelo menos 140 mortos

No estado do Plateau, no centro-norte da Nigéria, foram mortas pelo menos 140 pessoas por homens armados ao longo de três dias. Ataques visaram 17 comunidades.
Nigéria

Exército nigeriano mata 85 pessoas por engano

Militares nigerianos tinham como objetivo atingir terroristas mas acabaram por atacar civis. O número de mortos pode ainda subir consideravelmente.
Nigéria

60 jihadistas do Boko Haram mortos em ataque aéreo

O exército nigeriano matou, na sexta-feira, pelo menos, 60 membros do grupo jihadista Boko Haram, num ataque aéreo contra as suas posições no estado de Borno (nordeste).
Nigéria

Nigéria planeia aderir ao BRICS e G20 

O ministro dos Negócios Estrangeiros nigeriano confirmou esta quarta-feira o desejo de "alinhamento múltiplo" com as instituições, tendo como objetivo a afirmação da liderança do país no continente.
Energia

Nigéria fornece gás à Alemanha por 450 milhões

Nigéria comprometeu-se a fornecer gás à Alemanha, que investirá mais de 450 milhões de euros no país africano, para projetos de energias renováveis. Primeiras entregas de gás devem sair em 2026.
Desporto

Mundial2026. Nigéria sem vencer no apuramento

Depois de empatar em casa com o Lesoto (1-1), na quinta-feira, no arranque do apuramento, a equipa nigeriana não foi além de novo empate, com o mesmo resultado, frente ao Zimbabué, de Baltemar Brito.
Futebol

Rui Vitória goleia na qualificação para o Mundial

Egito, de Rui Vitória, goleia o Jibuti por 6-0, enquanto a Nigéria, de José Peseiro, empatou por 1-1 com o Lesoto. Togo, do português Paulo Duarte, empatou também por um golo com o Sudão.
Nigéria

Nigéria está sem energia elétrica em todo o país

A interrupção afetou todos os 36 estados da Nigéria e a capital, Abuja. A rede entrou em colapso várias vezes e ainda não se sabe exatamente quando será restabelecido o fornecimento de energia.
Nigéria

Nigéria. Oposição volta a contestar resultados

O Partido Democrático Popular vai recorrer de decisão do tribunal após ser rejeitado um pedido de contestação dos resultados das eleições de fevereiro, marcadas por irregularidades nos votos.
Níger

Níger. Diplomacia "é a melhor via a seguir"

Presidente da Nigéria e outros países da CEDEAO "preferem uma resolução por via diplomática, por meios pacíficos" da crise no Níger. Porta-voz presidencial diz que "todas as vidas humanas contam".
Nigéria

Autoridades impoêm recolher obrigatório

Para combater a explosão de violência na Nigéria, o governador do estado do Plateau, Caleb Mutfwang, impôs uma proibição total de circulação na área "até novo aviso".
Nigéria

Nigéria: 5 mortos e 11 feridos em ataque jihadista

Cinco pessoas foram mortas e 11 ficaram feridas, em Damboa, nordeste da Nigéria, num presumível ataque jihadista, adiantaram à AFP dois comandantes de uma milícia antijihadista local.
Três Toques

Futuro de Peseiro está nas mãos de um "referendo"

Abel Ferreira e Luís Castro estão de costas voltadas? Os números imparáveis do futebol Árabe e o caso insólito sobre o futuro de José Peseiro, que está nas mãos dos adeptos.
Nigéria

Músico libertado sob fiança inicia digressão

Seun Kuti estava detido há mais de uma semana, depois de ter sido apanhado alegadamente a agredir um agente da polícia em Lagos, o centro económico da Nigéria.
Nigéria

ONU pede ajuda para evitar "catástrofe" de fome

"Taxas extremamente altas de desnutrição aguda e mortalidade" fazem soar alarmes e ONU faz apelo para que haja efetivamente uma ajuda para o povo da Nigéria.
Fact Check

Papa rejeita cumprimentar cardeal da Nigéria?

Publicação enganadora. Vídeo é verdadeiro, mas surge descontextualizado. Papa Francisco rejeita habitualmente ser cumprimentado com beijo no anel e tem boa relação com cardeal nigeriano Arinze.
Nigéria

Libertadas 74 pessoas na Nigéria, após pagamento

A maioria dos prisioneiros eram crianças e foram libertados depois do pagamento de um resgate de seis milhões de nairas, o equivalente a cerca de 12 mil euros.
Malária

Nigéria aprova vacina da Oxford contra malária

A vacina contra a malária, desenvolvida pela Universidade de Oxford, foi aprovada pela Nigéria, país que partilha o maior fardo do mundo da doença. A vacina possui 75% de eficácia.
Nigéria

Nigéria. Atiradores mataram pelo menos 46 pessoas

Um grupo de atiradores abriu fogo numa aldeia na Nigéria. As autoridades locais encontraram 46 cadáveres e suspeitam de que possam existir desaparecidos.
Tráfico Humano

Político nigeriano acusado de tráfico de órgãos

Senador nigeriado terá, com a ajuda da mulher e do médico, convencido um jovem de 21 anos a ir para Londres para doar um rim à filha. Em troca, terá oferecido dinheiro e promessa de trabalho.
Nigéria

Nigéria. Resultados das presidenciais contestados

Seis estados da Nigéria alegam irregularidades registadas nas eleições presidenciais de 25 de fevereiro, afirmando que a contagem "não foi realizada de acordo com as cláusulas obrigatórias".
Ajuda Humanitária

ONU pede 1,2 milhões para assistência na Nigéria

Plano de Resposta Humanitária abrange meio milhão de pessoas. "A crise humanitária e de proteção em larga escala não mostra sinais de diminuir", afirmou o representante da ONU.
Mundo

Nigéria. Unicef pede medidas para o combate a fome

Fundo das Nações Unidas para a Infância alertou em comunicado que a insegurança alimentar na Nigéria que afeta atualmente cerca de 17 milhões de pessoa continuará a subir de forma alarmante.
Nigéria

31 passageiros na Nigéria raptados após ataque

"Os atacantes raptaram 32 pessoas, enquanto muitas outras ficaram feridas. Chegaram em carros, mas levaram as vítimas a pé para uma floresta", responsável da estação de combóios.
Nigéria

Ataque de homens armados faz 38 mortos na Nigéria

"Voltaram a lançar o terror sobre o nosso povo. Eles atacaram [a cidade de] Kaura no domingo à noite e mataram 38 pessoas inocentes", porta-voz do Sindicato do Povo Kaduna do Sul.
Arte

Um dos bronzes roubados do Benim está em Portugal

O Digital Benin nasceu em novembro para fornecer informação sobre os objetos de arte roubados pelos britânicos durante a "expedição punitiva" de 1897 e enviados para a Europa. Um está em Lisboa.
Nigéria

Homens armados matam 19 pessoas e sequestram 90

Na quarta-feira à noite, homens armados mataram 19 pessoas e sequestraram outras 60, na sua maioria mulheres. O ataque ocorreu em duas cidades do noroeste da Nigéria.
Nigéria

20 mulheres mortas por bruxaria na Nigéria

"Ali Ngulde, o comandante do grupo terrorista, acusou as mulheres de bruxaria e mandou cortar-lhes a garganta", disse Muhammad Goni, comandante da Força Tarefa Conjunta Civil.
Nigéria

Nigéria. Mais de 20 mulheres mortas por feitiçaria

As fontes dizem que cerca de 40 mulheres foram detidas na semana passada em Ahraza, perto da cidade de Gwoza, no estado de Borno, por ordem do líder fundamentalista Ali Guyile.
Nigéria

Nigéria. 18 mortes em incidentes violentos

Dezoito pessoas morreram em incidentes violentos entre pastores nómadas e agricultores no Estado central da Nigéria de Benue, disse um funcionário local à AFP.
Fact Check

Nigéria é o maior fornecedor de gás e petróleo?

Numa publicação partilhada no Facebook lê-se que a Nigéria é o principal fornecedor do gás natural e do petróleo que chegam a Portugal, mas a informação é enganadora.
Noticiário

1h. EUA ordenam saída de funcionários da Nigéria

Em causa está o risco elevado de ataques terroristas. Associação Amigos da Grande Idade critica forma como os mais velhos são tratados em Portugal.
Terrorismo

Nigéria. Portugal alerta para risco de viagens

Alerta do Ministério dos Negócios Estrangeiros surge numa altura em que o nordeste da Nigéria tem sido palco de violência levada a cabo por movimentos extremistas islâmicos, como o Boko Haram.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar

19 MAIO 2024 - SEDE OBSERVADOR

Atos de vandalismo não nos calarão.

Apoie o jornalismo que há 10 anos se pauta pela liberdade de expressão e o nunca vergar por qualquer tipo de intimidação.

Assine 1 ano / 29,90€

MELHOR PREÇO DO ANO