Antigamente fechávamo-nos num quarto para discutir assuntos que mais ninguém podia ouvir e que até tínhamos alguma vergonha em partilhar com os melhores amigos. Depois fomos crescendo e fomos retraindo os impulsos de dizer aquilo que pensamos. Hoje podemos voltar aos ‘quartos’ e dizer aquilo pensamos sem sermos julgados por isso. Há uma nova aplicação que permite navegar no Facebook de maneira anónima e entrar assim em grupos de discussão. É bom ou mau?

Conta o Telegraph que a aplicação foi lançada ontem: chama-se “room”, é basicamente um grupo no Facebook cujo desenho é composto por fotografias e mensagens sobre o tema escolhido pelo administrador. Os restantes utilizadores podem juntar-se e escrever de maneira anónima, à semelhança de redes sociais mais antigas. Talvez em reposta ao vários grupos que insistentemente pede “queremos um botão para mudar a cor do Facebook”, dentro dos ‘quartos’ será possível modificar as cores, os ícones e as capas de acordo com o gosto de ‘quem lá dorme’. Os primeiros utilizadores já os criaram para beat-boxing, parkour e receitas.

Josh Miller, gestor de produção da aplicação já defendeu a sua ideia: “Há muitas situações em que tu não queres que os outros saibam quem tu és, e isso não quer dizer que seja por esquema menos sérios. Queremos dar às pessoas a flexibilidade que elas querem.” Para já, a aplicação só existe para o sistema operativo IOS mas brevemente será lançada em versão Android e desktop.

Esta aplicação marca o ponto de viragem no Facebook e depois da iniciativa os números subiram para mil milhões de contas. Chris Cox, chefe de produção, diz que esta medida serve para dar uma sensação de segurança aos utilizadores: “Primeiro, faz parte do que torna o Facebook especial, pela diferenciação das outras redes sociais que não são hipótese às pessoas de viajarem sob pseudónimo ou anonimato. Depois é o mecanismo principal que temos para defender pessoas do mal verdadeiro.” Claro, também será por o novo concorrente Ello – rede social para onde andam a fugir os adolescentes – convidar os utilizadores a inventar um nome para começar a navegar.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR