O mau tempo regressa em força na segunda-feira. Todos os distritos do continente estarão sob aviso amarelo, a segunda situação meteorológica de risco de uma escala de quatro. Para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já prevê a ocorrência de aguaceiros por vezes fortes nos distritos de Viana do Castelo e Braga, situação meteorológica que se estenderá a toda a região norte a partir das 12h00 de segunda-feira.

As condições evoluirão para aguaceiros até às primeiras horas da madrugada de terça-feira.

Na orla, as ondas de noroeste poderão atingir entre quatro a cinco metros e o vento soprará de sudoeste, também nas terras altas.

A partir das 15h00 de segunda-feira, os distritos do centro litoral serão atingidos pelos períodos de chuva forte e vento igualmente de sudoeste, enquanto a previsão do agravamento do tempo no interior ocorrerá no final da tarde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos distritos de Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal, o IPMA prevê que a chuva forte e o vento de sudoeste ocorram a partir das 18h00. No litoral esperam-se ondas até cinco metros.

O agravamento das condições climatéricas nos distritos de Beja, Évora e Faro, também com chuva forte e vento a soprar do mesmo quadrante, está previsto para os primeiros minutos de terça-feira.

Na segunda-feira, os arquipélagos da Madeira e dos Açores mantêm-se sem situação meteorológica de risco.

Viana do Castelo e Braga já estão este domingo em aviso amarelo

Para este domingo o IPMA já prevê chuva forte nos distritos de Viana do Castelo e Braga, os únicos sob aviso amarelo. A previsão do IPMA para o Minho e Douro Litoral, com céu geralmente muito nublado e vento em geral fraco de oeste, é válida desde as 10h00 até às 15h59 deste domingo.

O céu vai apresentar-se igualmente com grande nebulosidade na região centro do continente, com ondas de noroeste, de dois a três metros de altura.

No Porto, o mercúrio nos termómetros subirá até aos 18 graus celsius. Lisboa terá 20 graus e Faro 24.

Na Madeira, mantêm-se este domingo os períodos de céu muito nublado, com aguaceiros fraco no Funchal e em especial na vertente norte da ilha.

A temperatura máxima na Madeira não deverá rondar entre 20 e 24 graus.

Nos Açores, os três grupos, com temperatura máxima entre 20 e 22 graus, apresentarão períodos de céu muito nublado, com boas abertas e vento oeste, bonançoso a moderado.