O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, iniciou hoje a sua primeira visita ao Afeganistão, a menos de dois meses do fim da missão de combate da coligação internacional, informou, em comunicado, a aliança.

Stoltenberg deve encontrar-se com o Presidente afegão, Ashraf Ghani, bem como com o chefe do Executivo, Abdullah Abdullah.

Depois do fim da missão de combate da Força Internacional de Assistência para a Segurança (ISAF), prevista para o final de dezembro, a NATO vai manter a sua presença no Afeganistão em 2015 com uma nova missão, reduzida, de assistência e formação.

Segundo o comunicado, Stoltenberg encontrar-se-á também com o general John Campbell, comandante da ISAF, assim como com outros altos dirigentes da força, o alto-representante civil da NATO, Maurits Jochems, e com membros da sociedade civil afegã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também está programada uma visita aos soldados dos vários países da NATO atualmente destacados no Afeganistão, segundo a aliança que não facultou, porém, mais detalhes, como a data.

Stoltenberg, ex-primeiro-ministro social-democrata da Noruega, substituiu no cargo o dinamarquês Anders Fogh Rasmussen em setembro.

Pouco depois de chegar ao poder, o Presidente afegão, Ashraf Ghani, assinou com os Estados Unidos e a NATO acordos para a manutenção de tropas estrangeiras no país no quadro da nova missão.

Assim, no próximo ano, 12 500 soldados estrangeiros, dos quais 9800 norte-americanos, deverão manter-se no Afeganistão, uma pequena fração dos 140 mil militares que ali estavam destacados no auge da missão de combate, em 2011.