Catalunha

Catalunha

A vida quase incógnita de Puigdemont em Berlim

Carles Puigdemont vive em Berlim desde o princípio do mês e já confessou que quer "procurar alguma normalidade". O ex-presidente catalão anda sempre acompanhado de seguranças e do amigo empresário.
Espanha

Marcelo ouve "Grândola" de independentistas

802
Os independentistas catalães receberam Marcelo Rebelo de Sousa com "Grândola, Vila Morena" no parlamento espanhol. O Presidente da República sorriu e cantou também. Veja o vídeo.
Catalunha

Investir Puigdemont "é uma possibilidade"

O presidente do parlamento catalão, Roger Torrent, afirmou esta segunda-feira que investir Carles Puigdemont "é uma possibilidade que está sobre a mesa", porque é o "presidente legítimo" da Catalunha.
Catalunha

Marcelo não fala sobre política interna de Espanha

Presidente da República sublinhou em Madrid que Portugal não fala sobre questões políticas internas de Espanha, como a questão catalã, e espera que o país vizinho faça o mesmo.
Catalunha

Banderas criticado depois de falar sobre Catalunha

O ator e realizador Antonio Banderas foi criticado depois de questionar os 900 feridos que resultaram dos confrontos no dia do referendo da Catalunha. Admitiu ser contra a independência da região.
Catalunha

Supremo nega investidura de candidato preso

O juiz Pablo Llarena não autorizou o pedido de deslocação de Jordi Sànchez, que se encontra preso, ou a sua participação por videoconferência na sua sessão de investidura na Catalunha.
Catalunha

Puigdemont. Reunião de espanhóis e alemães 

As autoridades vão debater novas provas associadas às acusações de rebelião e sedição. Não está excluída a hipótese de recorrer a tribunais europeus.
Justiça

Os coitadinhos

As acusações do BE e PCP de que as justiças espanhola e brasileiras mostram evidente politização e motivação ideológica servem um só propósito: descredibilizar a lei, a ordem e a justiça portuguesas.
Catalunha

Detida a coordenadora dos Comités de Defesa

A coordenadora dos autodenominados Comités de Defesa da República da Catalunha foi detida. Vai ser presente a tribunal depois de denúncias do Ministério Público por rebelião e terrorismo.
Catalunha

Puigdemont. Supremo admite apelar a tribunal da UE

Supremo ainda tem esperança de que seja possível extraditar o líder independentista Carles Puigdemont. E admite pedir aclaração ao Tribunal Europeu para usar a seu favor.
Política

A morte do bom senso

203
Prefiro o o uso reflectido e ponderado do discernimento visando o equilíbrio das decisões, mesmo que isso seja, permitam-me a expressão, “uma seca”, que não venda, que não receba likes ou partilhas.
Catalunha

Catalunha. Investidura de Sanchez será sexta-feira

Roger Torrent acredita que depois da resolução das Nações Unidas a pedirem a Espanha para respeitarem direitos políticos, que o tribunal vai deixar sair provisoriamente da cadeia para ser investido.
Catalunha

Puigdemont não renuncia ao mandato de deputado

O ex-presidente catalão, que saiu na sexta-feira da prisão alemã de Neumünster, sublinhou a necessidade de "mediação internacional" para o conflito na Catalunha. Rajoy diz respeitar tribunais.
Catalunha

É hora negociar de igual para igual

O deputado regional da Catalunha Jordi Sànchez, detido na capital espanhola, em Madrid, disse que "se aproxima a hora da negociação", "de igual para igual".
Catalunha

Puigdemont já saiu em liberdade

O ex-presidente da região autónoma da Catalunha já saiu em liberdade depois de ter pagado a fiança de 75 mil euros. Carles Puigdemont escreveu no Twitter que se dirige agora para Berlim.
Lisboa

"Liberdade para os presos políticos catalães"

Políticos e politólogos portugueses juntam-se assim a deputados da Catalunha para participarem na sessão pública "Liberdade para os presos políticos catalães" que decorre em Lisboa.
Catalunha

Puigdemont deixado em liberdade

2.584
Carles Puigdemont foi deixado em liberdade sob fiança. Não há crime de rebelião, considera o supremo tribunal, que contraria assim o parecer da procuradoria do estado de Schleswig-Holstein.
Catalunha

Ex-chefe dos Mossos d'Esquadra acusado de sedição

O antigo chefe da polícia regional da Catalunha vai responder por crimes de sedição e associação criminosa. Josep Trapero estava em funções quando decorreu o referendo pela independência da Catalunha.
Catalunha

Catalunha. Protestos levam a reforço da segurança

As forças da ordem da Catalunha anunciaram esta quarta-feira o reforço da proteção de edifícios governamentais e de figuras políticas e judiciais, após manifestações independentistas com distúrbios.
Catalunha

Procuradoria alemã pede extradição de Puigdemont

111
A procuradoria de Schleswig-Holstein pediu esta terça-feira a extradição de Carles Puigdemont, detido na Alemanha desde 25 de março, para Espanha. Ministério Público acredita haver perigo de fuga.
Catalunha

Justiça alemã decide extradição de Puigdemont

Até ao final da semana as instituições judiciais alemãs vão decidir se aceitam o pedido de extradição de Carles Puigdemont para Espanha. O ex-presidente da Catalunha foi detido a 25 de março.
Espanha

Irmã de Carme Chacón recorda ex-ministra espanhola

Quase um ano depois da sua morte, a irmã de Carme Chacón recordou a antiga ministra da Defesa, que se tornou um ícone em Espanha, e falou de como teria reagido à crise na Catalunha.
Alemanha

Extradição de Puigdemont decidida na terça-feira

A Procuradoria alemã ainda está a analisar a ordem de detenção e extradição do ex-presidente da Generalitat da Catalunha emitida por Espanha e espera poder apresentar uma decisão na terça-feira.
Catalunha

Puigdemont diz que não vai desistir

121
Carles Puigdemont afirmou através da plataforma da rede social Twitter que não irá desistir, nem renunciar ou retirar-se perante a "atuação ilegítima de quem perdeu nas urnas".
Catalunha

A vida de Puigdemont na maior prisão da Alemanha

104
Pode mandar cartas e usar o Skype, mas só terá duas horas de visitas pessoais por mês. Puigdemont está detido na maior prisão da Alemanha, ao lado de burlões e criminosos sexuais. Até maio.
Catalunha

Detidas três pessoas que viajavam com Puigdemont

Foram detidas três pessoas que viajavam com Carles Puigdemont aquando da sua detenção: dois Mossos d'Esquadra e um historiador. Podem ter cometido o crime de encobrimento.
Catalunha

Clara Ponsatí entregou-se às autoridades escocesas

A ex-conselheira do Governo catalão entregou-se numa esquadra de Edimburgo, na Escócia. Tribunal escocês decidiu não extraditar Clara Ponsatí e vai deixá-la em liberdade, sob pagamento de fiança.
Catalunha

Parlamento catalão exige liberdade de Puigdemont

A maioria independentista aprovou uma moção onde era pedida a libertação de Carles Puigdemont e dos restantes dirigentes políticos em prisão preventiva. Ciudadanos denunciam "barbaridade".
Catalunha

Suíça rejeita extraditar Anna Gabriel para Espanha

756
A Suíça recusou deter e extraditar a ex-deputada independentista, após pedido do Tribunal Supremo espanhol. Suíços rejeitam a ordem por Anna Gabriel ser suspeita de crime político e não público.
Catalunha

Puigdemont "não se renderá", diz advogado

O advogado de Carles Puigdemont diz que o ex-presidente do Governo catalão "não se renderá", apela à unidade dos soberanistas e afirma que confia na justiça alemã.
Catalunha

O que pode fazer a justiça alemã a Puigdemont?

A justiça alemã tem 60 dias para decidir se extradita ou não o ex-presidente catalão. Lei alemã prevê crime semelhante ao de rebelião, mas apenas se implicar "violência ou ameaça de violência".
Europol

Mulher mais procurada escondeu-se em Portugal

170
Tania Varela, a mulher mais procurada pela Europol, esteve escondida em Portugal durante parte do tempo em que esteve em fuga. Foi detida na Catalunha, enquanto passeava a filha. Vai ficar na prisão.
Catalunha

Investigados polícias que viajavam com Puigdemont

Polícia Nacional abriu uma investigação aos dois Mossos d'Esquadra que conduziram o carro onde viajava Carles Puigdemont. Restantes passageiros podem também ser investigados.
Catalunha

Quem seguia no carro de Carles Puigdemont?

Vinham de Helsínquia e já tinham percorrido mais de 1.500 km em dois dias. No carro onde seguia o ex-presidente catalão iam ainda dois motoristas, um professor e um empresário e amigo de longa data.
Catalunha

Manifestantes bloqueiam estradas na Catalunha

As manifestações contra a detenção de Puigdemont na Alemanha levaram ao bloqueio de várias estradas. Os protestos na Catalunha já provocaram, desde sexta-feira, mais de 100 feridos.
Catalunha

ONU confirma queixa de Puigdemont 

O Comité dos Direitos Humanos da ONU registou uma queixa do líder independentista da Catalunha, Carles Puigdemont, para fazer reconhecer a violação dos seus direitos pela Espanha.
Catalunha

Protesto em Lisboa pela libertação de Puigdemont

321
Várias dezenas de pessoas concentraram-se junto em Lisboa para exigir a "libertação dos presos políticos" da Catalunha, considerando que existe uma "judicialização" dos acontecimentos.
Catalunha

Catalunha. O silêncio de Rajoy quer dizer o quê?

156
Perante o desaire independentista, Rajoy mantém o silêncio. Ao Observador, um politólogo diz que esta é a sua estratégia preferida: "Não fazer nem dizer nada." Até porque tem outros problemas.
Espanha

Como os espiões espanhóis apanharam Puidgemont

Os agentes do CNI (Centro Nacional de Informações) instalaram um geolocalizador no carro de Carles Puigdemont e conseguiram assim segui-lo até à Alemanha. O ex-presidente catalão fica para já detido.
Catalunha

Tribunal prolonga detenção de Puigdemont

Carles Puigdemont foi ouvido durante a tarde por um juiz alemão que decidiu prolongar a custódia judicial de Carles Puigdemont na Alemanha. Pedido de extradição pode levar pelo menos 10 dias.
Catalunha

Puigdemont foi seguido por espiões do CNI

408
O ex-presidente catalão já estava a ser vigiado desde sexta-feira. Mais de uma dezena de espiões seguiram Puigdemont desde a Finlândia à Alemanha, onde acabou por ser detido.
Catalunha

Independentista catalã vai entregar-se à polícia

A ex-conselheira do Governo Regional da Catalunha Clara Ponsati, alvo de um mandado de captura europeu, está a tomar medidas para se entregar às autoridades da Escócia, onde está exilada.
Catalunha

Fotogaleria. Protestos invadem Barcelona

Milhares de pessoas saíram em protesto nas ruas de Barcelona contra a detenção de Carles Puigdemont, o que já levou à intervenção da polícia e à detenção de nove pessoas.
Catalunha

Foi o "pior" sítio para Puigdemont ser detido

938
O catalão refugiou-se na Bélgica, onde não há crime de sedição, para tentar fugir à justiça espanhola mas acabou por ser detido num país que prevê pena perpétua por crime idêntico.
Catalunha

Alejandro Valverde vence Volta à Catalunha

O espanhol Alejandro Valverde (Movistar) conquistou pela terceira vez a Volta à Catalunha em bicicleta, após a sétima e última etapa, em Barcelona, ganha pelo britânico Simon Yates.
Catalunha

Puigdemont considera pedir asilo na Alemanha

1.148
Carles Puigdemont foi detido quando tentava atravessar a fronteira da Alemanha com a Dinamarca. Foi transportado para uma prisão alemã e vai ser ouvido em tribunal esta segunda-feira.
Catalunha

Puigdemont. "São reféns de Estado repressor"

O ex-presidente do Governo Regional da Catalunha Carles Puigdemont afirmou que vai "lutar até ao fim" por todos aqueles que considera "reféns de um Estado repressor" e pela "liberdade na Catalunha".
País Basco

"Tenho a memória cheia de imagens de cadáveres"

111
"Pátria" foi o livro do ano 2017 em Espanha e conta a história de duas famílias que se afastam quando a ETA se mete no caminho. "Violência gera violência", diz Fernando Aramburu ao Observador.
Catalunha

Investidura não vai ser votada

O presidente do Parlamento da Catalunha, Roger Torrent, decidiu manter o plenário, mas optou por não votar a investidura de Jordi Turull. Discute-se a situação política da Catalunha.
Catalunha

Prisão preventiva para independentistas

Juíz decide decretar prisão preventiva a Jordi Turull e outros quatro políticos independentistas, aceitando argumentos de perigo de reincidir no crime e risco de fuga. Turull não poderá ser investido.
Catalunha

Supremo espanhol processa Puigdemont por rebelião

124
Carles Puigdemont e outros 12 membros do antigo Governo catalão foram processados por rebelião pelo Supremo Tribunal. A decisão surge no dia seguinte à investidura falhada de Jordi Turull.
Catalunha

Separatista Marta Rovira abandona Espanha

Marta Rovira, independentista, faltou à audiência desta manhã no Supremo Tribunal em Madrid e anunciou que abandona o território espanhol, segundo uma carta que escreveu aos militantes do seu partido.
Catalunha

Catalunha. CUP frustra investidura de Turull

Abstenção da extrema-esquerda deve levar a nova votação no sábado para investir (terceiro) candidato do JxC e da ERC, Jordi Turull. Mas o candidato pode ser detido entretanto.
Espanha

Avalancha nos Pirenéus faz dois mortos e um ferido

Duas pessoas morreram e uma terceira ficou gravemente ferida numa avalancha no Vale de Aran, nos Pirenéus, anunciou o serviço de bombeiros da Catalunha.
Catalunha

Jordi Turull proposto como novo líder da Catalunha

O antigo conselheiro catalão é o nome proposto por Roger Torrent depois da renúncia de Jordi Sánchez. Decisão sobre liberdade de Turull sai sexta, a votação no parlamento é esta quinta-feira.
Catalunha

Jordi Sánchez renuncia a presidência da Catalunha

O número dois do Juntos Pela Catalunha tomou a decisão por não ter autorização para sair da prisão e ir à sessão de investidura. Decisão abre caminho a governo independentista nos "próximos dias".
Ciclismo

Volta à Catalunha. Alejandro Valverde na liderança

Alejandro Valverde venceu a segunda etapa da Volta à Catalunha, comprovando assim o seu favoritismo na conquista da prova. Os dois portugueses em prova terminaram com o mesmo tempo do vencedor.
Catalunha

Catalunha. Caução de 100 mil euros para Forn sair?

O Ministério Público espanhol pediu ao Supremo Tribunal para libertar Joaquim Forn sob uma fiança de 100.000 euros. O ex-conselheiro do Interior catalão está detido desde 2 de novembro.
Catalunha

Puigdemont: "Não teria suspendido independência"

Carles Puigdemont diz que só suspendeu a declaração de independência da Catalunha por sugestão de Madrid, mas que "lamentavelmente, era uma armadilha".
Catalunha

"Na Catalunha havia um clima de pré-guerra civil"

O escritor Javier Cercas diz ao Observador que a crise catalã é "uma autêntica barbaridade". Fala também do último livro, onde encara a sua "pior herança": um tio-avô que combateu por Franco.
Catalunha

MP espanhol estuda extradição de Puigdemont

Ex-presidente do governo catalão planeia ir até Genebra, este domingo, para participar em eventos sobre Direitos Humanos. MAI espanhol vai consultar Suíça para sobre possível detenção e extradição.
Catalunha

Supremo nega pedido de Jordi Sánchez

O Supremo Tribunal espanhol respondeu negativamente ao pedido de Jordi Sánchez para ser libertado ou autorizado a deslocar-se ao parlamento catalão para ser investido presidente do Governo regional.
Catalunha

Presidente do Parlamento também propõe Sànchez

Carles Puigdemont tinha indicado o nome do ex-presidente da Assembleia Nacional Catalã a semana passada para presidente da Generalitat. Agora é seguido pelo presidente do Parlamento.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)