265kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Catalunha

Catalunha

Indultos de Sánchez para "assegurar estabilidade" /premium

Maioria dos espanhóis é contra, mas Sánchez está disposto a arriscar para garantir estabilidade a curto prazo. ERC recusa via unilateral para a independência, abrindo brechas no bloco independentista.
Catalunha

Partidos independentistas chegam a acordo

As eleições aconteceram em fevereiro e o prazo para a formação de governo está prestes a expirar. ERC e JxC chegaram a acordo para para viabilziar a investidura de Pere Aragonès (ERC).
Catalunha

Tribunal rejeita recurso de condenado por sedição

Jordi Turull é um dos políticos catalães condenados por sedição, em 2019, depois do referendo à independência. Foi condenado a 12 anos. Tribunal considerou que a pena não tinha sido desproporcional.
Catalunha

Catalunha: investidura falha pela segunda vez

Braço de ferro entre independentistas continua — esquerda defende via mais institucional, partido de Puigdemont insiste num Conselho da República. Se não houver governo até 26 maio, há novas eleições.
Ciclismo

115.ª vitória de Sagan, Almeida mantém 7.º lugar

Peter Sagan venceu a penúltima etapa da Volta à Catalunha e alcançou a 115.ª vitória da carreira. João Almeida foi oitavo mas não ganhou tempo e mantém-se em 7.º na classificação geral.
Ciclismo

Rui Costa atropelado por moto na Volta à Catalunha

O ciclista português Rui Costa foi forçado a abandonar a primeira etapa da Volta à Catalunha depois de ter sido atropelado por uma moto da corrida, que também atingiu o atleta belga Pieter Serry.
Espanha

Independentista catalã preside parlamento regional

Laura Borràs foi eleita a presidente do parlamento da Catalunha. Pertence ao partido Juntos pela Catalunha (3º mais votado). Acordo foi conseguido com a também pró-independência ERC (2º mais votado).
Parlamento Europeu

Puigdemont recorre de levantamento de imunidade

106
Foi levantada a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. Puigdemont vai recorrer.
Catalunha

Eu digo “Não” a todo o Terrorismo /premium

O apelo de Hasél à violência e a recuperação do terrorismo são de enorme gravidade, puníveis na lei, que só a ignorância histórica ou o enviesamento político fazem por minimizar, confundir ou falsear.
Catalunha

Independentistas manifestam-se em Barcelona

Protesto convocado pela Assembleia Nacional Catalã reuniu cerca de 3.000 manifestantes na principal cidade da Catalunha para exigir um Governo independentista.
Manifestações

Pablo Hasél. Concentrações em Lisboa e Porto

5396
Mais de 100 pessoas concentraram-se à frente do Consulado de Espanha, em Lisboa, para apoiar o rapper catalão Pablo Hasél. No Porto, meia centena de pessoas protestaram na Praça D. João I.
Extrema Esquerda

A revolução em marcha /premium

494
Um dia, talvez muita gente se espante de que, no meio da revolução em curso, tantas boas almas tenham andado a perder o sono por causa da “extrema-direita”.
Catalunha

Vandalismo e violência em Espanha

133
Esta semana de violência não deixa de ser um bom "cautionary tale" para cenários sombrios de futuros governos progressistas de coligação entre a ala pedronunista do PS e a esquerda bloquista.
Resposta Pronta

Barcelona. É só à noite que o protesto sai à rua

Na capital catalã, os manifestantes saem à rua só depois do recolher obrigatório. Pedem a libertação de Pablo Hasél e entram em confronto com a polícia. O relato de dois residentes em Barcelona.
Protestos

Protestos em Barcelona contra prisão de rapper

330
Milhares de pessoas manifestaram-se em Madrid e Barcelona pela liberdade do rapper Pablo Hasél, que foi detido por injúrias à Coroa e ao Estado. Houve violentos confrontos entre a polícia e os manifestantes.
Morte

Poeta catalão Joan Margarit morre aos 82 anos 

O "poeta querido" da Catalunha recebeu diversos prémios ao longo da sua vida, o mais recente foi o Cervantes em 2019. Defendeu a língua catalã e considerava-se "um poeta catalão mas também espanhol".
Espanha

Eleições na Catalunha: um exemplo e duas cautelas

O exemplo do Québec pode servir de modelo para olhar para os resultados históricos das eleições de domingo passado na Catalunha e o renovado debate sobre a questão da autodeterminação.
Espanha

As eleições catalãs: frustração e impasse

O impasse político catalão não é apenas o resultado destas eleições: radica num problema de fundo para os nacionalistas: como conseguir separar pacificamente a mais rica região espanhola de Espanha?
Catalunha

Eleições catalãs. Filas e infetados a votar

A participação eleitoral de 53% foi um recorde negativo na história democrática da Catalunha. Ainda assim, eleitores Covid positivos puderam esperar (muito) para poder votar presencialmente.
Catalunha

Catalunha. Independentistas com maioria absoluta

500
Com 99% dos votos contados, os socialistas catalães ganharam em votos, mas com os mesmos 33 assentos da ERC. Ciutadans com "queda monumental" e Vox entra em força no Parlament (com 11 deputados).
Comentário

Catalunha "Relação PSOE/Podemos pode ser alterada"

Professor do ISCSP acredita que resultado das eleições na Catalunha pode ter influência no governo central. "As relações dos três partidos da direita também está em causa nestas eleições"
Noticiário

11h. Catalunha. Relação PSOE/Podemos em causa

Marcos Farias Ferreira defende que todos os partidos "têm muito a ganhar e muito a perder". Votantes divididos em três faixas horárias para evitar contágios por Covid-19
Catalunha

Eleições na Catalunha com fraca afluência

Afluência às urnas está a ser menor que a registada em 2017, cai quase 12 pontos percentuais. Há horas para franjas diferentes da população votarem e final do dia reservado para quem está infetado.
Catalunha

Catalunha. António Costa apoia Salvador Illa 

O primeiro ministro português expressa "todo o apoio" aos socialistas catalães e ao ex-ministro da Saúde de Espanha Salvador Illa, para as eleições de domingo em Catalunha, Espanha.
Catalunha

Catalunha adia eleições para 30 de maio

A Catalunha vai adiar as eleições para 30 de maio, devido à terceira vaga da pandemia. A nova data foi proposta pelo executivo independentista da comunidade autónoma.
Catalunha

Puigdemont financiado por criptomoeda

Cabaní mudou-se para a Bélgica no início de 2018 e registou-se como informático na denominada Casa de la República, a residência belga de Puigdemont.
Catalunha

Detidos por desvio de fundos para Puigdemont

Entre os detidos estão quatro pessoas próximas do antigo presidente independentista do governo catalão Carles Puigdemont, suspeitos de desviarem fundos para financiar as suas despesas na Bélgica.
Espanha

Espanha absolve dirigentes da polícia da Catalunha

A Audiência Nacional decidiu que os dirigentes não tinham apoiado o referendo ilegal de autodeterminação organizado pelo governo independentista da Catalunha em 2017.
Catalunha

Catalunha. Presidente prevê eleições antecipadas

Roger Torrent anunciou esta feira a realização de eleições antecipadas em fevereiro se os políticos não saírem do impasse atual. Os independentistas não são favoráveis.
Catalunha

Quim Torra. Líderes condenam decisão

Os partidos e movimentos independentistas da Catalunha condenaram o afastamento de cargos públicos do presidente do governo regional, Quim Torra, por ordem do Supremo Tribunal.
Catalunha

Quim Torra. Supremo espanhol confirma afastamento

Em causa está um crime de desobediência que aconteceu durante as eleições de abril de 2019, quando o presidente da Generalitat recusou retirar cartazes que pediam a libertação de presos políticos
MotoGP

Miguel Oliveira "motivado" para GP da Catalunha

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) garantiu estar "motivado" para o Grande Prémio da Catalunha, oitava prova do Mundial de MotoGP, que se disputa no domingo, em Barcelona.
Espanha

"A Catalunha não reconhece nem quer ter um rei"

106
O Parlamento catalão aprovou uma resolução na qual declara que "a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei", rotulando a monarquia de "criminosa".
Bélgica

Bélgica rejeita extraditar separatista catalão

Lluis Puig vive na Bélgica desde que fugiu, juntamente com o antigo presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, e outros dirigentes catalães em outubro de 2017, para evitarem ser presos.
Liberdade Religiosa

Nem só de pão vive o homem

Para os crentes, o culto não é menos essencial do que as necessidades materiais. O Estado (laico) não pode ignorar isso. E não o ignora nos seus ordenamentos jurídicos.
Espanha

Governo da Catalunha pede ao rei que abdique

186
Na sequência do anúncio da saída do rei emérito do país, Quim Torra instou Filipe VI a abdicar do trono e Pedro Sánchez a explicar se "ocultou a saída de um possível corrupto para o estrangeiro".
Coronavírus

Catalunha fecha discotecas e restringe bares /premium

557
Em Córdoba, perto de 100 pessoas terão ficado infetadas em discoteca. Há 15 surtos em Espanha relacionados com lazer noturno. Na Catalunha foram detetados mais 1.493 casos de infeção nas últimas 24h.
Catalunha

Catalunha. Acusação pede 41 anos para terroristas

O Ministério Público espanhol pede 41 anos de prisão para dois membros de célula terrorista e oito para um terceiro elemento. Arguidos são responsáveis pelos ataques em Barcelona e Tarragona em 2017.
Catalunha

Independentistas catalães contra visita do Rei 

Várias centenas de independentistas catalães protestaram contra a visita que o rei de Espanha, Felipe VI, está a realizar àquela região. Lema da manifestação foi "A Catalunha não tem rei".
Catalunha

Smartphone de líder catalão alegadamente espiado

Uma investigação do El País e do The Guardian revela que Roger Torrent, presidente do parlamento da Catalunha, teve o smartphone comprometido por um software que só é vendido a governos de países.
Coronavírus

Catalunha. Uso de máscara passa a ser obrigatório

O uso de máscara vai passar a ser obrigatório na Catalunha em todas as ocasiões. A medida foi aprovada esta quarta-feira pela Proteção Civil da Catalunha e entra em vigor na próxima quinta-feira.
Coronavírus

Catalunha confina 200.000 pessoas

283
Ficam restringidas as entradas e saídas da zona afetada e estão proibidas concentrações com mais de 10 pessoas em espaços privados e públicos, entre outras medidas.
Catalunha

Independentistas presos perto da semi-liberdade

Por decisão das prisões catalãs, os políticos presos podem sair da prisão durante o dia da prisão e regressar à noite. Aos fins de semana podem dormir em casa. Falta apenas a aprovação da Generalitat.
Coronavírus

Novo estado de emergência abana base de Sánchez

Oriol Junqueras, líder dos independentistas da ERC, notou com desagrado que o PSOE recorreu aos unionistas do Ciudadanos para prolongar estado de emergência. "Tem que se decidir", disse em entrevista.
Coronavírus

O (ex-)líder apanhado fora de casa e alcoolizado

Álex Pastor, catalão que liderava município de Badalona, fugiu ao confinamento, conduziu alcoolizado e agrediu agentes na detenção. Sem a confiança do PSC, a demissão, na prisão, tornou-se inevitável.
Coronavírus

Catalunha desaconselha ventiladores em idosos

3971
O Governo catalão emitiu diretrizes direcionadas aos profissionais de saúde sobre como atuar perante os casos mais críticos. Hospitalização é desaconselhada; ventiladores só para menores de 80 anos.
Coronavírus

Na Catalunha, o coronavírus já é arma de arremesso

Quim Torra, que está infetado, deu uma entrevista à BBC onde acusa o Governo de Espanha de negligenciar a Catalunha. Ministra da Defesa chama-o de desleal, acusa-o de mentir e avisa: "Não vale tudo".
Catalunha

Catalão Quim Torra elogia Carles Puigdemont

O presidente do Governo regional da Catalunha, Quim Torra, manifestou "emoção, em França, ao dar "as boas-vindas a casa" ao ex-presidente separatista catalão Carles Puigdemont nesta cidade francesa.
Catalunha

Espanha. Governos discutem futuro da Catalunha

Governo espanhol quer discutir alterações ao atual estatuto autonómico da Catalunha, dentro do respeito pela Constituição de Espanha. Já o da Catalunha pede o "fim da repressão, amnistia e reparação".
Catalunha

Governos espanhol e catalão reúnem-se em fevereiro

A reunião foi marcada depois de o governo catalão ter criticado o chefe de governo espanhol por fazer uma proposta de data de reunião através dos "media", "sem ter chegado a um acordo antes".
Catalunha

Diálogo formal sobre Catalunha começa em fevereiro

Nesta reunião os separatistas querem discutir os passos a dar até à independência da região e a libertação dos "presos políticos". O governo espanhol quer aprovar alterações ao Estatuto da Catalunha.
Catalunha

Quim Torra vai convocar eleições antecipadas

Torra prometeu nova ida às urnas assim que for aprovado o orçamento regional. A decisão surge depois de aliados independentistas terem cumprido ordem do Supremo para inabilitar Torra como deputado.
Catalunha

Puigdemont pede ajuda para pagar referendo

232
A justiça espanhola exige que Puigdemont e outros 19 líderes catalães paguem os custos do referendo de outubro e devolvam aos cofres do executivo catalão os 4,1 milhões de euros.
Catalunha

PE inicia processo de imunidade de Puigdemont

Carles Puigdemont e Toni Comín vivem na Bélgica desde 2017, quando fugiram de um mandado de captura das autoridades, que os queria julgar pelo seu envolvimento na tentativa separatista catalã.
Catalunha

Espanha. Supremo recusa imunidade a Junqueras

O político independentista catalão vai continuar a cumprir pena de prisão, decidiu o tribunal, que considerou ainda desnecessário pedir ao Parlamento Europeu o levantamento da sua imunidade.
Espanha

O que Sánchez teve de ceder para formar governo /premium

Com 120 deputados, Pedro Sánchez teve de fazer o que recusou em julho: negociar. Deu ministérios ao Podemos e fez cedências à Catalunha. Os 7 acordos dão uma maioria à justa e fragilizam o governo.
Pedro Sánchez

Sánchez sintonizado com Iglesias, Catalunha a mais

Troca de elogios e até um abraço no Congresso, mas a Catalunha não deixa de incomodar o acordo para governar em Espanha e ocupou grande parte da sessão de investidura, da esquerda à direita.
Catalunha

Presidente da Catalunha recusa abandonar cargo

Quim Torra foi destituído de deputado, mas recusa abandonar o cargo de presidente do governo catalão, como manda a lei. Bandeira de Espanha foi retirada do edifício da Generalitat.
Catalunha

Suspenso mandado de detenção europeu de Puidgemont

168
A Bélgica suspendeu o mandado de detenção europeu de Puidgemont e Comín por serem eurodeputados e, por isso, gozarem de imunidade.
Catalunha

O “Acórdão Junqueras”

O principal beneficiado da nova doutrina fixada pelo TJUE não será Oriol Junqueras, que lhe deu motivo, mas sim Carles Puigdemont, que continua “a monte” pela Europa.
Catalunha

Junqueras pede ao Supremo a sua libertação

A defesa do independentista catalão toma posição depois de o Tribunal de Justiça da UE ter reconhecido a imunidade a Oriol Junqueras. "O seu assento parlamentar não pode continuar vazio", escreveu.
Política

Catalunha. Tribunal condena Quim Torra

O presidente da Generalitat catalã foi condenado a ano e meio de interdição do exercício de cargos públicos e ao pagamento de 30 mil euros por não ter mandado retirar os laços amarelos.
Espanha

Tribunal de Justiça da UE dá razão a Junqueras

116
O Tribunal de Justiça da União Europeia considera que Espanha violou as leis mantendo o independentista catão Oriol Junqueras preso preventivamente impedindo a sua tomada de posse como eurodeputado.
Barcelona

Barcelona. 55 feridos em protesto junto a estádio

Movimento "Tsunami Democràtic" convocou protestos para o Camp Nou, onde o FC Barcelona e o Real Madrid se defrontaram esta tarde. Pelo menos 55 pessoas ficaram feridas.
Pedro Sánchez

PM espanhol e líder catalão não falavam há um ano

Pedro Sanchez e Quim Torra falaram ao telefone e combinaram uma reunião. Sanchez foi convidado para formar governo mas, sem apoio, anunciou três rondas de conversações.
Espanha

Puigdemont pede adiamento sobre extradição

É preciso esclarecer se Puigdemont e Comín estão protegidos pela imunidade parlamentar, segundo os advogados, que entendem que decisões sobre pedidos de extradição devem ser adiadas.
Catalunha

"Para os portugueses, Puigdemont parece cobarde"

199
Em entrevista ao La Vanguardia, Lobo Antunes fala de Puigdemont e lembra Adolfo Suárez. Escritor volta a falar de um "país ibérico": "faria muito sentido que nos uníssemos todos."
PSOE

PSOE apresenta queixa a PS sobre moção

O Partido Socialista Operário Espanhol vai enviar uma "queixa formal" ao PS português para expressar a sua inquietação face à moção aprovada pelo PS. A Catalunha já agradeceu solidariedade.
Espanha

PSOE e ERC sentam-se para negociar

Os socialistas espanhóis sentam-se esta quarta-feira com os independentistas da ERC na esperança de terem apoio para o governo de coligação com o Podemos. ERC aborda negociação com exigências vagas.
Catalunha

Catalunha. Presidente reconhece ter desobedecido

"Sim, desobedeci. Mas era impossível cumprir uma ordem ilegal. Todos os membros deste tribunal sabem que se tratou de uma ordem ilegal", disse o presidente do governo catalão.
Catalunha

Catalunha. Quim Torra começa a ser julgado

Quim Torra começou esta segunda-feira a ser julgado por desobediência, por se ter recusado a retirar os símbolos separatistas dos edifícios públicos durante as eleições legislativas de abril passado.
Catalunha

Puigdemont. Independência "seria devastadora"

131
Numa troca de mensagens em outubro de 2017, quando ainda era presidente da Generalitat, Puigdemont reconhecia que declarar independência da Catalunha "seria devastador".
Espanha

Recomeçar do zero /premium

Caminho só há um. Resta saber se Sánchez, com o seu baixo calculismo, terá imaginação para avançar no sentido não de um banal «bloco central» à portuguesa mas sim de uma operação de salvação nacional.
Atualidade

Espanha. Protestos seguem para fronteira basca

O protesto foi convocado pelo "Tsunami Democrático", movimento que tem coordenado ações de desobediência civil na Catalunha. O grupo bloqueou estação de Girona e move-se para a fronteira do País Basco
Espanha

Independentistas votam moção de autodeterminação

A moção sobre o direito à autodeterminação recebeu os votos favoráveis dos três partidos independentistas. PSC, Ciudadanos e PPC recusaram-se a votar.
Catalunha

Polícia desaloja independentistas da autoestrada

Os manifestantes independentistas catalães expulsos da autoestrada AP-7 que liga Espanha a França pelos Mossos d'Esquadra voltaram a reagrupar-se na povoação de Salt.
Espanha

"Pedro Sánchez é responsável pela subida do Vox" /premium

Ao Observador, o conselheiro de Ação Exterior da Catalunha culpa Sánchez pela explosão do Vox. Sobre o Tsunami Democràtic, que cortou a fronteira com França, defende o direito à manifestação.
Espanha

Estrada que liga França e Espanha continua cortada

113
O movimento Tsunami Democrático cortou a estrada AP7 junto à fronteira entre a Catalunha e a França. O objetivo dos independentistas é "forçar a Espanha a negociar".
Catalunha

Manifestantes em Barcelona já dispersaram

Começaram por ser centenas de pessoas. Tentaram baralhar a polícia por estarem sempre em movimento. Mas foram sempre bloqueados e acabaram por dispersar.
Catalunha

Pedro Sánchez está nervoso (e tem razão para isso) /premium

O PSOE viu na repetição eleitoral uma hipótese, mas pode estar prestes a perder essa aposta. Após uma campanha difícil, nada é garantido e os apoiantes desesperam: "Está tudo muito complicado…”.
Catalunha

Torra insiste em referendo na Catalunha

Em entrevista à Lusa, Joaquim Torra diz que vai insistir num referendo sobre a "autodeterminação" na Catalunha. Sobre as eleições espanholas, afirma que a campanha foi "muito curta".
Espanha

O independentismo fez das vidas deles um pesadelo /premium

Fernando não pôde ir às aulas porque um grupo independentista se barricou na faculdade. Mariajo perdeu grande parte do seu negócio como guia turística — e está farta de que lhe chamem "facha".
Catalunha

Orgulho e preconceito num comício do Vox /premium

273
O Vox surpreende e já vai em 3.º nas sondagens. Por uma razão: Catalunha. Mas é exatamente ali que o partido de Abascal tem as piores boas-vindas: "Fora, fascistas, dos nossos bairros", ouve-se.
Catalunha

Quim Torra nega ligações a grupo terrorista 

A imprensa acusou Quim Torra de manter ligações a independentistas que integram grupo terrorista com base em transcrições de escutas telefónicas. O presidente do governo regional da Catalunha negou.
Catalunha

Morreu o pai de Carles Puigdemont

104
O pai de Carles Puigdemont, exilado na Bélgica desde de 2017, morreu esta quarta-feira à tarde. Xavier Puigdemont trabalhou praticamente até ao último dia de vida na pastelaria familiar em Girona.
Catalunha

Caso Ponsatí mostra que lei na Europa é diferente

As autoridades britânicas acabaram por pedir desculpas por terem comunicado inicialmente que a ordem europeia de detenção contra Clara Ponsatí era "desproporcionada" mas não desbloquearam processo.
Espanha

Viagem à aldeia mais independentista da Catalunha /premium

Em L'Esquirol, a unanimidade em torno da independência lembra a Coreia do Norte: 97,4%. "Está no nosso ADN", diz o autarca. Mas também há unionistas — e alguém andou a tirar símbolos independentistas.
Catalunha

Deslize de Sánchez leva a críticas da oposição

O primeiro-ministro espanhol afirmou que o governo controla o Ministério Público que, por sua vez, pediu a extradição do independentista catalão Carles Puigdemont.
Conversas à Quinta

A Catalunha tem o resto de Espanha aprisionado

A questão catalã tomou conta da política espanhola e ameaça continuar a bloquear qualquer solução de governo. Regresso às raizes históricas e contemporâneas de um conflito sem fim. Um conflito eterno?
Catalunha

Independentistas catalães protestam contra o rei 

134
Protestos no local da cerimónia de entrega dos prémios Princesa de Girona, onde estará o rei Felipe VI. Imprensa dá conta de agressões a murro contra quem queria aceder ao local.
Catalunha

Crise na Catalunha pode ser decisiva para Espanha

O novo panorama aumentou a “confrontação entre os partidos políticos”, consideraram analistas políticos, defendendo que a questão da Catalunha pode ser o fator decisivo de entendimento.
Catalunha

Catalães tinham rascunho para reivindicar atentado

155
Guardia Civil encontrou na posse de um dos independentistas radicais um documento preparado para reivindicar atentados. Texto teria argumentos comuns aos utilizados pela ETA e pelo Terra Lliure.
Conversas à Quinta

Quem tem mais História: Portugal ou a Catalunha?

227
Portugal é uma dos Estados independentes mais antigos da Europa, a Catalunha é a nação que nunca chegou a ser um Estado independente. Será mesmo possível comparar a História das duas nações ibéricas?
Catalunha

Visita de Filipe VI à Catalunha preocupa polícia

101
O Governo de Espanha e a Casa Real estão articulados para garantir a segurança da Família Real, que visita a Catalunha a menos de uma semana das eleições gerais. Já há manifestações marcadas.
Catalunha

Puigdemont só vai a tribunal em dezembro

Carles Puigdemont deveria ser ouvido esta terça-feira na Bélgica, no seguimento das acusações de sedição e má gestão de fundos públicos. O independentista catalão está fugido desde o referendo.
Catalunha

Barcelona. 350 mil na rua e confrontos com polícia

115
Continua a luta de poderes entre independentistas e autoridades na Catalunha. Milhares de pessoas (uns mais pacíficos que outros) inundaram as ruas a exigir a libertação dos líderes do 'procés'.
Catalunha

Manifestações para todos os gostos na Catalunha

Saem à rua independentistas e depois é a vez dos unionistas — e, antes deles todos, já saíram aqueles que querem uma solução de meio-termo que coloque cada lado a falar com o outro.
Espanha

VOX leva milhares à rua pela unidade de Espanha

Milhares de pessoas concentraram-se no centro de Madrid, num encontro convocado pelo Vox para defender a "unidade da Espanha, a ordem constitucional e a convivência nacional".
Catalunha

O Brexit da Catalunha /premium

174
A independência da Catalunha é uma questão política opinável e, por isso, a Igreja não deve tomar partido.
Catalunha

Quase 300polícias feridos na Catalunha

É o balanço feito pelas autoridades desde que começaram os protestos motivados pelas sentenças dos líderes separatistas. Mais de metade eram Mossos d'Esquadra.
Hong Kong

“Solidariedade entre Hong Kong e Catalunha”

Centenas concentraram-se esta quinta-feira em Hong Kong para manifestar solidariedade e apoio, segundo destacaram os próprios manifestantes, à “luta” pela "liberdade" dos “semelhantes catalães”.
Catalunha

Barcelona-Real. Liga Espanhola vai interpôr ações 

A Liga considera que a decisão viola o regulamento de comercialização conjunta dos direitos audiovisuais, os compromissos com os operadores televisivos e a integridade da competição.
Catalunha

Catalunha. "Estamos num impasse, não há diálogo" /premium

Numa conversa na Rádio Observador, o representante do governo catalão em Lisboa admite que "não é adequado" falar de datas para um referendo, como fez Quim Torra. E culpa Madrid por não haver diálogo.
Atualidade

As imagens da tempestade na Catalunha

Fortes chuvas torrenciais abalaram a noite desta terça-feira na Catalunha. As imagens mostram o cenário criado pela passagem da tempestade, que deixou um morto e quatro desaparecidos.
Liga Espanhola de Futebol

Catalunha: FC Barcelona-Real Madrid foi adiado

Jogo entre o FC Barcelona e o Real Madrid foi oficialmente adiado para 18 de dezembro, concordou o Comité de Competições da RFEF. A decisão deve-se à tensão social política que se vive na Catalunha.
Catalunha

Um morto e quatro desaparecidos após chuvas 

137
Uma pessoa morreu e quatro pessoas desapareceram na Catalunha devido às chuvas torrenciais desta terça-feira à noite. Estão mais de 20 mil casas sem eletricidade.
Catalunha

Criar corvos na Catalunha

229
O independentismo lançou um anátema sobre os catalães que desejam manter os vínculos com Espanha, acusando-os de fascismo e de colonialismo, e mesmo os separatistas entregaram-se a guerras fratricidas
Catalunha

"Não há ambiente" para reunir antes das eleições

Porta-voz do governo espanhol descarta um encontro entre Sánchez e Torra antes das eleições gerais. Sanchéz diz que Torra tem que falar primeiro com os catalães
Catalunha

Catalunha: entender a causa

A única solução será alcançada quando os catalães perceberem que todos ganham se estiverem unidos. Mas o governo espanhol comete erro atrás de erro e não entende que a questão não se resolve com prisões.
Catalunha

Independentistas insistem na "autodeterminação"

Os partidos independentistas da Catalunha vão aprovar uma resolução onde reafirmar a buscar pelo direito à autodeterminação da região. Acordo surge em altura de divisão entre forças independentistas.
Catalunha

Socialista aceita condenação de violência de Torra

O presidente dos socialistas catalães reconheceu que Torra condenou violência com "clareza" e de forma "contundente", conforme Pedro Sánchez lhe exigia para se reunir com o presidente da Generalitat.
Catalunha

Governo catalão acusa Sánchez de eleitoralismo

A secretária dos Assuntos Exteriores e da União Europeia do Governo catalão veio a Portugal apelar à intervenção internacional. Mireia Borrel diz que há um "retrocesso democrático" em Espanha.
Catalunha

Estrangeiros no seu próprio país

339
Queremos mesmo fomentar uma guerra numa região com enorme autonomia num dos países mais democráticos do mundo para benefício de líderes incompetentes e corruptos e de anarquistas que destroem as ruas?
Catalunha

Maiorca. Manifestação por "presos políticos"

Cerca de 4.000 pessoas manifestaram-se no centro de Palma de Maiorca, capital das Ilhas Baleares, província espanhola, para exigir a "liberdade dos presos políticos”.
Catalunha

Os independentistas protestaram com sacos do lixo

A ideia era mostrar, durante um "picnic pela República", que o Governo espanhol é "um aterro". Os sacos de lixo, a maioria dos quais com papel lá dentro, foram atirados em mais um dia de protesto.
Catalunha

As horas da Catalunha independente há 85 anos /premium

175
Em Outubro de 1934 a Catalunha foi independente por 10 horas. Morreram 107 pessoas. Os independentistas nunca tiveram armas suficientes e os revolucionários sumiram-se rapidamente.
Catalunha

Cordões humanos minimizam caos em Barcelona

194
Os confrontos nas ruas de Barcelona foram minimizados por cordões humanos convocados para conter a violência. A polícia fala em dois mil jovens radicais que têm espalhado o caos na capital catalã.
Catalunha

Puigdemont critica deslealdade de independentistas

199
A viver na Bélgica desde que outros políticos catalães foram detidos, Puigdemont não gostou da criação de um grupo de trabalho para baixar a tensão e alcançar uma solução para o conflito em Barcelona.
Catalunha

Cuidado com as aparências /premium

150
Aparentemente Portugal e a Catalunha estiveram lado a lado em 1640. Mas há que ter cuidado com as aparências: nem Portugal era um principado nem a Catalunha um estado.
Catalunha

O homem que pode mediar o conflito da Catalunha /premium

O nome de Daniel Innerarity chegou a ser acordado para mediar o conflito catalão, mas tudo caiu por terra. Obcecado por criar diálogo na confusão, hoje diz que aceitaria o convite — apesar de tudo.
Catalunha

Catalunha. O reformado que trava independentistas

176
Tem 72 anos, foi administrativo toda a vida, mas agora opõe-se a ataques dos independentistas mais violentos à polícia. "Não tenho medo. Ponho-me à frente deles para que recuem", conta ao El Español.
Catalunha

Carga policial em Barcelona. 26 feridos em Madrid - como aconteceu

230
A polícia catalã Mossos d'Esquadra avisou os manifestantes em Barcelona que se preparava para intervir. Manifestantes incendiaram uma barricada perto da praça de Urquinaona.
Catalunha

O que é preciso para a Catalunha e Madrid falarem? /premium

Novas lideranças, algumas concessões e abertura para perder guerras para no final de tudo ganhar paz. Falámos com dois especialistas, e vozes de moderação, para dar sentido ao caos que domina Espanha.
Atualidade

Milhares a caminho de Barcelona. Sexta pode ebulir

Há Marchas pela Liberdade a caminho de Barcelona para engrossar as manifestações da greve geral desta sexta-feira. A tensão tem crescido e as autoridades preparam-se para maior violência nas ruas.
Futebol

Barcelona-Real pode mudar de estádio (e de dia)

Os protestos na Catalunha e as manifestações já agendadas levaram a Liga a pedir à Federação que o Barcelona-Real Madrid marcado para dia 26 seja no Santiago Bernabéu. Mas os clubes não concordam.
Catalunha

Confrontos em Barcelona com arremesso de pedras - como aconteceu

192
Líder do Governo reuniu-se com Partido Popular, Unidas Podemos e Ciudadanos para discutir situação na Catalunha. Ao terceiro dia de manifestações, já há registo de confrontos em Barcelona.
Catalunha

O tsunami que levou milhares às ruas da Catalunha

203
São anónimos e querem a "luta não violenta e desobediência civil como estratégias" pela independência da Catalunha. Este "tsunami" usa a internet (e uma app) e já bloqueou o aeroporto de Barcelona.
Atualidade

Vídeo. Carga policial e ruas cortadas em Barcelona

223
Manifestantes entram em conflito com policias espanhóis no aeroporto e ruas enchem-se de manifestantes, em Barcelona, depois da sentença que condenou independentistas a penas de prisão.
Barcelona

Fotogaleria. Independendistas voltam aos protestos

Estradas cortadas e aeroporto, voos cancelados, estações de metro e praças da cidade invadidos por milhares de independentistas. Esta segunda-feira, os protestos voltaram às ruas de Barcelona.
Catalunha

A questão catalã segue dentro de momentos…

Em meu entender, os efeitos políticos que se prefiguram serão devastadores para a Espanha. E sê-lo-ão mais para o próprio Estado do que para os condenados.
Catalunha

Reativado mandado de detenção contra Puigdemont

181
Após da condenação dos políticos que executaram o referendo independentista, o Supremo Tribunal considerou o pedido do Ministério Público justificável. Puigdemont pode ser detido na Bélgica.
Catalunha

Quem são os condenados no processo da Catalunha? 

100
Supremo de Espanha condenou os políticos catalães acusados de sedição e desvio de fundos. Oriol Junqueras recebe a pena mais alta — 13 anos. Quem é quem?
Catalunha

Catalunha. O trauma que dividiu o independentismo /premium

Pouco antes de se conhecer a sentença dos políticos catalães, o independentismo está dividido. "Querem todos acusar o outro de ser um traidor”, diz um analista. Poderá uma condenação voltar a uni-los?
Catalunha

Catalães vão ser condenados por sedição

202
Condenados por sedição em vez de rebelião, mas continua a ser histórico. O Supremo Tribunal espanhol decidiu de forma unânime condenar os 12 políticos que lutaram pela independência da Catalunha.
Espanha

A sentença catalã

Seja qual for a condenação, é evidente para quem acompanhou as sessões de julgamento que os acusados, após a suspensão das leis da desconexão, desobedeceram ao Tribunal Constitucional de Espanha.
Catalunha

Catalunha. Parlamento vai votar moção de censura

Moção de censura foi avançado pelo Cidadãos contra o presidente independentista do governo regional, Quim Torra. “Torra é o problema, mas o Cidadãos não é a solução”, dizem parlamentares.
Catalunha

Sánchez promete agir se Catalunha quebrar Estatuto

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse que, se a independência da Catalunha "mais uma vez quebrar o Estatuto de Autonomia", o Governo responde "com serena firmeza".
Catalunha

Catalunha. 9 detidos por planear ações violentas

A polícia espanhola deteve na Catalunha nove pessoas ligadas a grupos separatistas radicais desta comunidade autónoma que planeavam ações violentas com explosivos caseiros.
Catalunha

Em Portugal a diplomacia catalã faz-se num co-work /premium

A Catalunha reabriu a sua "embaixada" em Lisboa, agora num co-working. Quer explicar a "realidade" e que há "presos políticos" na região. A Embaixada de Espanha vai seguir "tudo o que acontecer".
Catalunha

Catalunha. Manifestação independentista na quarta

Manifestação visa comemorar Dia da Catalunha e os separatistas catalães vão tentar mostrar que continuam unidos. Ao todo, são 12 os independentistas que estão a ser julgados.
Curiosidades Auto

FC Barcelona troca Audi por nova marca. Sabe qual?

O Futbol Club Barcelona terminou a sua associação à Audi. Isto significa que os jogadores do Barça vão passar a deslocar-se oficialmente nos SUV e desportivos de um novo construtor. Sabe qual?
Catalunha

Torra recusa multa por falar em "presos políticos"

O presidente do governo regional da Catalunha foi multado em 5.500 euros por falar de "presos políticos" na Catalunha e da "repressão do reino de Espanha". Torra garante que não pagará a multa.
Catalunha

Iglesias diz ter errado ao não apoiar pacto

Diz-se pronto para uma coligação com o PSOE para criar governo, mas recusa-se a "renunciar às ideias". Pablo Iglesias admite ter errado quando não apoio o "Pacto do Abraço": "Marcou-me", confessa.
Catalunha

Independentista catalão impedido de tomar posse

O Supremo Tribunal espanhol recusou o pedido do ex-presidente do Governo catalão de sair da prisão, onde está de forma cautelar, para prestar juramento como deputado no parlamento europeu.
Catalunha

Separatistas catalães arriscam 25 anos de prisão

O Ministério Público espanhol deverá em Madrid manter a acusação de "rebelião" e pedir penas até 25 anos de prisão contra os separatistas catalães.
Catalunha

Alegações finais contra independentistas em junho

A 10 e 11 de junho terão lugar as alegações finais da defesa dos 12 políticos separatistas que estão a ser julgados por tentativa de independência da Catalunha em outubro de 2017.
Espanha

Deputados catalães presos tomam posse no Congresso

Puderam sair da prisão o tempo suficiente para a tomada de posse. Arriscam-se agora a ser suspensos de funções, precisamente por estarem em prisão preventiva.
Catalunha

Catalunha. "Não" vence o "sim" à independência

151
Uma sondagem revelada nesta sexta-feira revela que se uma maioria (apertada) dos catalães fossem chamados a votar o futuro da região neste momento, optariam pelo "não" à independência.
Catalunha

Espanha. Puigdemont pode candidatar-se a europeias

115
A decisão do Supremo Tribunal estende-se também aos ex-membros do seu governo Antoni Comín e Clara Ponsatí, que estão fugidos da justiça espanhola, depois da declaração unilateral de independência.
Espanha

Governo de Sánchez nas mãos de independentistas

As sondagens dão todas a vitória ao PSOE, mas nunca com maioria. Além da ajuda do Podemos (que quer mandar nas polícias) vão ter de estender a mãos aos independentistas (que querem um referendo).
Espanha

O independentista, a bandeira e retrato do Rei

O cabeça de lista Juntos Pela Catalunha deu uma conferência de imprensa na prisão. Com o Rei atrás, piscou o olho ao PSOE. Pediu um referendo — mas Pedro Sánchez pode dar-lhe antes um indulto.
Catalunha

Parlamento catalão exige eleições a Torra

Quim Torra perdeu o apoio do parlamento catalão. A moção dos socialistas exige eleições antecipadas ou uma moção de confiança e só passou porque os independentistas de extrema-esquerda se abstiveram.
Catalunha

Barcelona. Milhares em manifestação do Vox

Manifestação em frente às fontes de Montjuïc juntou 5 mil pessoas. O líder, Santiago Abascal, prometeu suspender o autogoverno da Catalunha e instar o MP a prender o presidente, Quim Torra.
Catalunha

Presidente da Catalunha em Portugal

O presidente do governo regional catalão está em Lisboa. Veio agradecer o apoio dos portugueses no cumprimento " da vontade do povo catalão". E diz que os independentistas estão a sofrer repressões.
Ciclismo

Michael Matthews 2.ª etapa da Volta à Catalunha

Na primeira vitória da época, o australiano demorou 4:09.34 horas a cumprir os 166,7 quilómetros entre Mataró e Sant Feliu de Guixols, batendo o espanhol Alejandro Valverde, campeão do mundo.
Futebol

Piqué não joga por Espanha mas aceitou a Catalunha

164
Piqué e Xavi já não representam a seleção espanhola mas aceitaram jogar pela seleção da Catalunha na segunda-feira. Será a primeira vez que os catalães jogam em datas de compromissos internacionais.
Catalunha

A democracia espanhola no banco dos réus

Os catalães viveram a ilusão de que teriam o reconhecimento de uma individualidade pela qual anseiam há séculos. Enganaram-se no país. A democracia espanhola ainda teme a voz das suas autonomias.
A página está a demorar muito tempo.