Catalunha

Espanha

Sánchez não aceitará referendo na Catalunha

Pedro Sánchez, num debate sobre a situação na Catalunha e do Brexit, disse que nunca rá aceitar a realização de um referendo na região e pediu aos partidos independentistas que deixassem essa ideia.
Catalunha

Governo ameaça enviar polícia para Catalunha

O Governo espanhol ameaça enviar a Polícia Nacional para a Catalunha caso a polícia regional catalã não assegure a ordem pública na região.
Eslovénia

Torra sugere guerra para chegar à independência

210
Presidente do Governo autónomo instiga catalães a seguir a via eslovena. Devem estar "dispostos a tudo" para alcançar a independência, defendeu Torra. Críticas não demoraram.
Espanha

Sánchez: "A monarquia é a chave de consenso"

1.437
Aos separatistas "tanto importa a estrutura ou o modelo de estado, são é contra a Espanha", o apoio ao rei e a necessidade de uma revisão da constituição são os pontos que destaca Pedro Sánchez.
Catalunha

Mais dois ex-ministros catalães em greve de fome

Josep Rull e Joaquim Forn criticam o que dizem ser um "bloqueio de acesso aos tribunais internacionais". A greve de fome tinha sido iniciada por outros dois dirigentes separatistas no sábado.
Espanha

Deputado catalão expulso do parlamento

187
Gabriel Rufián, do partido independentista Esquerda Republicana da Catalunha, acusou o ministro de ser "o mais indigno" do regime democrático. O ministro queixa-se ainda de ter sido cuspido.
Catalunha

Descarrilamento de comboio faz um morto

Deslizamento de terras terá provocado o descarrilamento de um comboio quando fazia a viagem nos arredores de Barcelona. Pelo menos uma pessoa morreu e 44 ficaram feridas.
Espanha

Catalunha. Separatistas vandalizam casa de juiz

O grupo separatista catalão Arran vandalizou a casa do juiz encarregado de julgar o processo sobre o referendo independentista do ano passado.
Catalunha

MP espanhol pede 25 anos de prisão para Junqueras

O Ministério Público espanhol pediu 25 anos de prisão para Oriol Junqueras, ex-vice da Generalitat. A Abogacía del Estado, a pedido de Pedro Sánchez, pediu metade e ilibou-o do crime de rebelião.
Barcelona

Barcelona. 40 detidos por tráfico de droga

700 agentes dos Mossos d'Esquadra realizaram esta segunda-feira uma megaoperação de combate ao tráfico de droga no bairro de Raval, em Barcelona. Foram detidas 40 pessoas.
Catalunha

Puigdemont apela à união dos separatistas

O ex-presidente Carles Puigdemont apelou a partir da Bélgica à união dos separatistas na convenção do novo partido Crida (Chamamento) Nacional para a República.
Catalunha

Independência da Catalunha: julgamento vai avançar

O Supremo Tribunal espanhol deu por terminada a fase de instrução do processo relacionado com a tentativa de independência da Catalunha e decidiu avançar com o julgamento.
Ralis

Neuville sofre despiste no Rali da Catalunha

O piloto belga Thierry Neuville (Hyundai i20), líder do Mundial de ralis, despistou-se esta quinta-feira no shakedown do Rali da Catalunha, 12.ª e penúltima prova do campeonato, em Salou.
Catalunha

Catalunha. Independentistas perdem maioria

Desacordo entre ERC e Juntos Pela Catalunha sobre transferência do mandato de deputados fugidos leva coligação a perder quatro lugares. PP pressiona Ciudadanos e PSOE a avançarem com moção de censura.
Catalunha

Puigdemont defende negociação de referendo

Puigdemont disse que a única coisa que interessa é saber o que pensam na Catalunha. "O que os outros pensam não importa, porque a questão não é a independência da Espanha, mas sim da Catalunha".
Catalunha

Madrid rejeita ultimato de separatistas

147
Isabel Celaá, porta-voz do Governo, sublinhou que o Governo socialista "não aceita ultimatos e mantém a sua determinação em continuar com o diálogo" na Catalunha.
Catalunha

A Catalunha grita "fora à bandeira espanhola"

Sem estradas e sem comboios. Em Girona, a bandeira espanhola deu lugar à catalã e em Barcelona os estudantes gritaram pela independência. No aniversário do referendo, começou o "outono quente"?
Catalunha

Catalunha. Nem independência nem paz /premium

O referendo para a independência da Catalunha faz um ano esta segunda-feira. 365 dias depois, os catalães estão de costas voltadas, a economia dá sinais preocupantes e os políticos mantêm o impasse.
Catalunha

Barcelona. Feridos em protesto de independentistas

Pelo menos 24 pessoas ficaram feridas e outras duas foram detidas na sequência de confrontos registados nas ruas de Barcelona entre polícias e independentistas, referiram os serviços de saúde locais.
Catalunha

Ciudadanos apoia Valls em autárquicas de Barcelona

O ex-primeiro-ministro francês vai ter o apoio do Ciudadanos nas autárquicas de Barcelona em 2019. Em França, Valls tem dado que falar por mal aparecer na Assembleia Nacional, onde ainda é deputado.
Manifestações

Catalunha. 1 milhão de pessoas pede independência

Um milhão de pessoas participou numa manifestação nas avenidas do centro de Barcelona por ocasião do Dia da Catalunha. Pediam a criação da "República Catalã" e a liberdade dos independentistas presos.
Música

“Chora, chora Catalunha”: o outro 11 de Setembro /premium

214
A 11 de setembro passam 304 anos sobre a derrota que constituiu um rude golpe nas aspirações independentistas catalãs — uma história que serve de fio condutor ao duplo "Excelsis Deo", de Jordi Saval.
Catalunha

Separatistas mantêm maioria nas sondagens

Se as eleições na Catalunha, que em dezembro deram vitória aos independentistas, fossem hoje, o partido mais votado seria a Esquerda Republicana, e não o Ciudadanos. Bloco separatista mantinha maioria
Espanha

Os laços amarelos que dividem a Catalunha

A Catalunha continua partida ao meio. A tensão tem crescido nos últimos dias devido a um símbolo independentista: os laços amarelos. Já houve agressões nas ruas e a discussão é cada vez mais política.
Catalunha

Atacante da Catalunha deixou, afinal, uma carta

Autoridades encontraram manuscrito na casa da ex-mulher de Abdelouahad Taib, onde ainda vivia o homem que entrou numa esquadra em Cornellá esta segunda-feira com uma faca e foi abatido a tiro.
Catalunha

Independentistas catalães põem faixa contra o Rei

A faixa de grandes dimensões era perfeitamente visível do local onde o chefe de Estado espanhol vai assistir à homenagem e dizer: "O rei espanhol não é bem-vindo às terras catalãs".
Felipe VI

Presença de Felipe VI em homenagem gera polémica

As críticas à presença do monarca espanhol na cerimónia de homenagem às vítimas dos atentados de Las Ramblas e de Cambrils vêm dos setores separatistas, mas há também apelos à despolitização do ato.
Terrorismo

As fotos da preparação dos atentados de Barcelona

Foram reveladas 20 fotografias e a transcrição de vários vídeos captados durante a preparação dos atentados de Barcelona, que a 17 de agosto de 2017 mataram 16 pessoas e feriram outras 140.
Catalunha

Cérebro dos atentados de Barcelona ainda à solta

O autor intelectual dos atentados de 17 de agosto de 2017 terá atuado à distância, fora de Espanha, e continua à solta. Circula por diferentes países da Europa e mantém-se em contacto com terroristas.
Catalunha

Puigdemont continuará a defender a causa catalã

Puigdemont declarou que a sua viagem "não acaba aqui" e que irá até ao último recanto da Europa" para defender "a justa causa do povo catalão" e até sejamlivres todos os independentistas catalães.
Catalunha

Puigdemont vai voltar à Bélgica

O ex-presidente da Catalunha vai regressar à Bélgica este sábado, depois de o Estado espanhol ter cancelado o mandado de detenção europeu. "É lá que vou basear a minha atividade política", garantiu.
Catalunha

Cartoon de independentistas "despe" Inés Arrimadas

Um cartoon partilhado por páginas independentistas apela a que se ignore a líder catalã do Ciudadanos. Inés aparece desenhada sem roupa na imagem, rodeada por um grupo de homens que a rejeita.
Catalunha

Puigdemont. Recusa de extradição revela "fraqueza"

O Carles Puigdemont acredita que a decisão do Tribunal Supremo Espanhol de cancelar o mandato europeu de extradição apenas por peculato "é a demonstração da imensa fraqueza" do processo.
Catalunha

Juiz espanhol recusa extradição de Puigdemont 

Juiz espanhol recusa extradição de Puigdemont e retira mandado de captura europeu por só poder julgar o antigo líder catalão por má gestão. Supremo espanhol acusa justiça alemã de "interferência".
Catalunha

Alemanha vai extraditar Puigdemont

130
Justiça alemã considerou, no entanto, que o político não deve ser julgado por rebelião porque só quis fazer um referendo. Deve responder apenas pelo crime de má gestão de fundos públicos.
Catalunha

Pedro Sánchez reúne-se com líder separatista

Pedro Sánchez recebe esta segunda-feira em Madrid o presidente separatista do Governo catalão, Quim Torra, para tentar reiniciar o diálogo entre as duas partes.
Catalunha

Políticos catalães presos vão ser transferidos

Quatro políticos independentistas catalães presos por rebelião em Madrid iniciaram esta terça-feira o processo de transferência para a Catalunha. Ao todo são 22 os políticos envolvidos no processo.
Catalunha

Puigdemont e equipa têm que pagar 2,1 milhões 

Juiz do Supremo deu dois dias aos 13 políticos para pagar. Puigdemont e a sua equipa são acusados de rebelião, peculato e desobediência por causa do referendo para a independência.
Crime

Catalunha. Quatro agressões sexuais no São João

Numa altura em que os espanhóis estão a protestar pela libertação do grupo conhecido por La Manada, foram denunciados quatro casos de agressão sexual, na Catalunha. Um deles envolvem uma menor.
Catalunha

Separatistas cortam laços formais com monarquia

108
O presidente do governo catalão, Quim Torra, afirmou que nem ele, "nem nenhum outro membro" do executivo regional assistirá a quaisquer atos oficiais organizado pela monarquia espanhola.
Catalunha

Pedro Sánchez recebe presidente catalão

Pedro Sánchez quer normalizar o diálogo com a Catalunha dentro do âmbito do que está previsto na Constituição pelo que se vai reunir com o presidente regional a 9 de julho, em Madrid.
Espanha

Catalunha será prioridade do novo Governo espanhol

Resolver a situação na Catalunha será uma prioridade e poderia ajudar o Governo espanhol, mas o tempo é curto porque "este Governo não vai durar muito", dizem analistas políticos no Reino Unido.
Catalunha

Carles Puigdemont processa "Pig Demont"

292
O ex-líder catalão denunciou a empresa "Pig Demont", que vende produtos ibéricos, por a considerar um ataque à sua imagem. A empresa da Andaluzia defende-se, garantindo que não o queria atacar.
Catalunha

Sánchez vai encontrar-se com o presidente catalão

Torra e Sanchéz falaram ao telefone e decidiram: "Pronto". O presidente do governo regional da Catalunha e o presidente do governo de Espanha vão encontrar-se.
Catalunha

"Relógio espião" filmou independentistas na cadeia

O autor do vídeo que demonstra o dia-a-dia dos independentistas catalães presos terá usado um relógio com uma câmara incorporada. Puigdemont diz que também foi filmado, mas o vídeo não foi publicado.
Catalunha

Puigdemont elogia Sánchez mas critica ministro

Carles Puigdemont elogiou Pedro Sánchez, que deve reunir-se com Quim Torra. Mas critica a escolha de Josep Borrell para ministro dos Negócios Estrangeiros. "Tem atitude ultra agressiva", disse.
Catalunha

Vídeo. O dia-a-dia dos independentistas na prisão

Aulas sobre Grécia Antiga, escrita de memórias, partidas de ténis. Ao que parece são algumas das atividades de Oriol Junqueras e outros dois ex-ministros catalães na prisão de Madrid.
Catalunha

Catalunha. "Nós não viemos aqui para nos render"

Quim Torra salientou que apesar de não ser este o Governo que "legitimamente governou o país e deu voz aos cidadãos", vai trabalhar para respeitar o resultado do referendo.
Mundo

Puigdemont diz que Catalunha está "em boas mãos"

Puigdemont aplaudiu o respeito do novo Governo pelas "ideologias, línguas, culturas e crenças" e que este se comprometa a ser "fiel ao mandato popular" que é a "base da democracia".
Catalunha

Novo executivo da Catalunha tomou posse

Posse tem lugar depois de na terça-feira o novo presidente do executivo catalão, Quim Torra, ter aceitado substituir quatro candidatos a ministro regional que estão na prisão ou fugidos no estrangeiro
Catalunha

Alemanha. Novo pedido de extradição de Puigdemont

O Ministério Público alemão fez um novo pedido de extradição do ex-presidente do governo catalão Carles Puigdemont para Espanha, cujas autoridades querem julgá-lo por rebelião e peculato.
Catalunha

Catalunha. A história das cruzes amarelas na praia

Nas últimas semanas têm surgido em várias praias da Catalunha dezenas de cruzes amarelas. O movimento independentista tem provocado discórdia, confrontos, insultos e até feridos.
Catalunha

A batalha campal nas praias da Catalunha

Independentistas catalães encheram as praias da região com cruzes. Transformaram-nas em autênticos "cemitérios". O resultado são confrontos com unionistas e imagens impressionantes.
Catalunha

Justiça volta a pedir extradição de Puigdemont

Ministério Público alemão pediu ao tribunal que reconsidere entrega de Carles Puigdemont às autoridades espanholas. Argumento: declaração unilateral de independência catalã também é crime na Alemanha.
Catalunha

Rajoy utiliza artigo 155 para chumbar governo

Com o acordo tácito de PSOE e Ciudadanos, Mariano Rajoy impede Quim Torra de formar governo com dois ministros detidos e dois exilados. Artigo 155 mantém-se assim em vigor.
Catalunha

Catalunha forma executivo com detidos e exilados

O novo chefe do governo regional da Catalunha, o independentista Quim Torra, formou um governo regional que inclui antigos ministros que estão detidos ou exilados.
Catalunha

Torra envia carta a Rajoy a pedir diálogo

Novo presidente catalão pede ao líder espanhol que reconduza "a política à política". Relembra mandato dado pelo referendo, mas diz-se disponível para dialogar "já amanhã, sem condições".
Catalunha

Presidente da Generalitat pede reunião com Rajoy

O novo presidente da Generalitat foi a Berlim reunir com Carles Puigdemont. Ambos pedem diálogo com o governo espanhol. E a revogação do artigo 155, que suspendeu a autonomia da região.
Catalunha

Quim Torra é o novo presidente da Generalitat 

Parlamento catalão nomeia Quim Torra, acusado de xenofobia por alguma oposição, como presidente da Generalitat. "Se hoje o senhor Rajoy me chamar, fico encantado por ir à Moncloa", garantiu.
Catalunha

CUP abstém-se. Torra pode ser investido

A Candidatura de Unidade Popular (CUP, esquerda radical) vai viabilizara investidura de Quim Torra como presidente do governo catalão, ao manter as abstenções dos quatro deputados.
Catalunha

CUP abre caminho a Quim Torra na Generalitat

Depois de ter bloqueado a investidura de Quim Torra para presidente do governo regional da Catalunha, a CUP abre caminho para a sua indigitação após a segunda ronda de votações, esta segunda-feira.
Catalunha

Quim Torra falha eleição à 1ª volta por dois votos

Torra, escolhido por Puigdemont, ficou a dois votos da maioria absoluta e de ser eleito à primeira volta, mas deverá ser investido na segunda-feira. No discurso disse ao Rei: "Majestade, assim não".
Catalunha

Torra pede desculpa por comentários xenófobos

O sucessor de Carles Puigdemont pediu desculpa pelos "tweets" ofensivos que publicou em 2012. Em entrevista à TV 3, Quim Torra disse que não tinha intenção de ofender ninguém.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)