Catalunha

Catalunha

Catalunha. 9 detidos por planear ações violentas

A polícia espanhola deteve na Catalunha nove pessoas ligadas a grupos separatistas radicais desta comunidade autónoma que planeavam ações violentas com explosivos caseiros.
Catalunha

Em Portugal a diplomacia catalã faz-se num co-work /premium

A Catalunha reabriu a sua "embaixada" em Lisboa, agora num co-working. Quer explicar a "realidade" e que há "presos políticos" na região. A Embaixada de Espanha vai seguir "tudo o que acontecer".
Catalunha

Catalunha. Manifestação independentista na quarta

Manifestação visa comemorar Dia da Catalunha e os separatistas catalães vão tentar mostrar que continuam unidos. Ao todo, são 12 os independentistas que estão a ser julgados.
Curiosidades Auto

FC Barcelona troca Audi por nova marca. Sabe qual?

O Futbol Club Barcelona terminou a sua associação à Audi. Isto significa que os jogadores do Barça vão passar a deslocar-se oficialmente nos SUV e desportivos de um novo construtor. Sabe qual?
Catalunha

Torra recusa multa por falar em "presos políticos"

O presidente do governo regional da Catalunha foi multado em 5.500 euros por falar de "presos políticos" na Catalunha e da "repressão do reino de Espanha". Torra garante que não pagará a multa.
Catalunha

Iglesias diz ter errado ao não apoiar pacto

Diz-se pronto para uma coligação com o PSOE para criar governo, mas recusa-se a "renunciar às ideias". Pablo Iglesias admite ter errado quando não apoio o "Pacto do Abraço": "Marcou-me", confessa.
Catalunha

Independentista catalão impedido de tomar posse

O Supremo Tribunal espanhol recusou o pedido do ex-presidente do Governo catalão de sair da prisão, onde está de forma cautelar, para prestar juramento como deputado no parlamento europeu.
Catalunha

Separatistas catalães arriscam 25 anos de prisão

O Ministério Público espanhol deverá em Madrid manter a acusação de "rebelião" e pedir penas até 25 anos de prisão contra os separatistas catalães.
Catalunha

Alegações finais contra independentistas em junho

A 10 e 11 de junho terão lugar as alegações finais da defesa dos 12 políticos separatistas que estão a ser julgados por tentativa de independência da Catalunha em outubro de 2017.
Espanha

Deputados catalães presos tomam posse no Congresso

Puderam sair da prisão o tempo suficiente para a tomada de posse. Arriscam-se agora a ser suspensos de funções, precisamente por estarem em prisão preventiva.
Catalunha

Catalunha. "Não" vence o "sim" à independência

151
Uma sondagem revelada nesta sexta-feira revela que se uma maioria (apertada) dos catalães fossem chamados a votar o futuro da região neste momento, optariam pelo "não" à independência.
Catalunha

Espanha. Puigdemont pode candidatar-se a europeias

115
A decisão do Supremo Tribunal estende-se também aos ex-membros do seu governo Antoni Comín e Clara Ponsatí, que estão fugidos da justiça espanhola, depois da declaração unilateral de independência.
Espanha

Governo de Sánchez nas mãos de independentistas

As sondagens dão todas a vitória ao PSOE, mas nunca com maioria. Além da ajuda do Podemos (que quer mandar nas polícias) vão ter de estender a mãos aos independentistas (que querem um referendo).
Espanha

O independentista, a bandeira e retrato do Rei

O cabeça de lista Juntos Pela Catalunha deu uma conferência de imprensa na prisão. Com o Rei atrás, piscou o olho ao PSOE. Pediu um referendo — mas Pedro Sánchez pode dar-lhe antes um indulto.
Catalunha

Parlamento catalão exige eleições a Torra

Quim Torra perdeu o apoio do parlamento catalão. A moção dos socialistas exige eleições antecipadas ou uma moção de confiança e só passou porque os independentistas de extrema-esquerda se abstiveram.
Catalunha

Barcelona. Milhares em manifestação do Vox

Manifestação em frente às fontes de Montjuïc juntou 5 mil pessoas. O líder, Santiago Abascal, prometeu suspender o autogoverno da Catalunha e instar o MP a prender o presidente, Quim Torra.
Catalunha

Presidente da Catalunha em Portugal

O presidente do governo regional catalão está em Lisboa. Veio agradecer o apoio dos portugueses no cumprimento " da vontade do povo catalão". E diz que os independentistas estão a sofrer repressões.
Ciclismo

Michael Matthews 2.ª etapa da Volta à Catalunha

Na primeira vitória da época, o australiano demorou 4:09.34 horas a cumprir os 166,7 quilómetros entre Mataró e Sant Feliu de Guixols, batendo o espanhol Alejandro Valverde, campeão do mundo.
Futebol

Piqué não joga por Espanha mas aceitou a Catalunha

164
Piqué e Xavi já não representam a seleção espanhola mas aceitaram jogar pela seleção da Catalunha na segunda-feira. Será a primeira vez que os catalães jogam em datas de compromissos internacionais.
Catalunha

A democracia espanhola no banco dos réus

Os catalães viveram a ilusão de que teriam o reconhecimento de uma individualidade pela qual anseiam há séculos. Enganaram-se no país. A democracia espanhola ainda teme a voz das suas autonomias.
Espanha

Milhares marcham em Madrid 

Milhares de pessoas participam na manifestação de apoio aos políticos e ativistas da Catalunha que enfrentam julgamento em Espanha por alegados delitos de rebelião e sedição.
Espanha

As duas Espanhas vão a eleições

A estratégia eleitoral de todos os partidos espanhóis consiste em enfatizar o radicalismo do adversário, circunscrevê-lo a esse espaço e assinalar os riscos de traição no caso de vitória do oponente.
Catalunha

Líder do Vox de Lérida detido por alegados abusos 

O presidente do partido de extrema-direita espanhol Vox de Lérida foi detido esta terça-feira e deverá ser presente a tribunal nesta quarta-feira. A polícia suspeita de que haja pelo menos 4 vítimas.
Catalunha

Milhares contra julgamento de independentistas

Os protestos foram convocados por movimentos separatistas contra o julgamento de 12 dos seus dirigentes em Madrid. Em Barcelona, marcharam cerca de 40 mil pessoas e 70 mil em Girona.
Catalunha

Catalunha. Rajoy testemunha a 26 de fevereiro

Mariano Rajoy interveio diretamente na administração da Catalunha, quando era chefe de governo, demitindo o executivo regional. Agora será testemunha no julgamento do processo independentista catalão.
Catalunha

Puigdemont: Bruxelas é "marioneta" da direita

Após ter sido impedido de falar no Parlamento Europeu, Puigdemont acusou aquela câmara de ser uma "marioneta" da direita espanhola. Em conferência de imprensa, insistiu em num referendo à escocesa.
Pedro Sánchez

Espanha. Sanchez revela bastidores da política

O primeiro-ministro conta como lidou com Rajoy no referendo na Catalunha e quando aplicou o artigo 155 que mantém a tutela de Madrid sobre a região. Diz que não o viu "com grande ânsia em fazê-lo".
Catalunha

Manifestação em Bruxelas a favor da Catalunha

Cerca de 50 pessoas juntaram-se em Bruxelas para reivindicar o direito à autodeterminação da Catalunhar. Presidente do governo regional defendeu que "Espanha não pode governar contra a Catalunha".
Catalunha

Bruxelas não autoriza conferência de Puigdemont

A conferência "A Catalunha e o julgamento do referendo: um desafio para a UE" teria Carles Puigdemont e Quim Torras como oradores. Evento pode colocar em causa "a segurança e ordem pública".
Espanha

Junqueras: “Considero-me um preso político”

O ex-vice-presidente do governo da Catalunha foi ouvido em tribunal. Detido desde o referendo sobre a independência da região, Junqueras acusa a justiça de o ter detido pelas suas ideias.
Catalunha

Berlinale: Recusam prémio entregue por Puigdemont

232
A dupla de realizadores do documentário "Duas Catalunhas" foi distinguida no Festival de Cinema de Berlim mas renunciou ao troféu por ser entregue por Carles Puigdemont.
Abusos na Igreja

Catalunha. Bispos pedem perdão por abusos sexuais

O pedido foi feito enquanto decorre a Conferência Episcopal de Tarragona. "Pedimos desculpa às vítimas e somos solidários com a sua dor", disseram os bispos das dioceses da Catalunha.
Catalunha

Advogados dos separatistas apontam "parcialidade"

103
Começou o julgamento dos políticos catalães pelo referendo de 2017. A Procuradoria-Geral pede penas até 25 anos. Advogados acusam tribunal de "parcialidade" e dizem que não tem "credibilidade".
Catalunha

Catalunha. Quem vai a tribunal? E quem falta? /premium

Julgamento histórico arranca agora com doze pessoas no banco dos réus. Na sala de audiências haverá testemunhos surpresa, como o de Rajoy. E, no estrangeiro, Puigdemont e companhia acompanham pela TV.
Espanha

Catalunha. Sánchez deve ter "coragem e valentia"

O presidente do governo regional catalão, Quim Torra, pediu ao primeiro-ministro espanhol "coragem e valentia" para prosseguir o diálogo para resolver o conflito político na Catalunha.
Catalunha

Espanha. Convocados protestos contra Pedro Sánchez

O Partido Popular (PP), Ciudadanos e Vox uniram-se para convocar uma manifestação contra Pedro Sánchez no próximo domingo. A concentração vai realizar-se às 11h, em Madrid.
Igreja Católica

Abade de Barcelona escondeu abusos durante 20 anos

457
Foi preciso que uma das vítimas devolvesse o dinheiro — 7200 euros em notas de 500 — recebido da Igreja e divulgasse os abusos à comunicação social para que o abade decidisse investigar os casos.
Liga Espanhola de Futebol

Semedo marca primeiro golo pelo Barça ao 59.º jogo

373
Nelson Semedo inaugurou o marcador na vitória do Barcelona no dérbi da Catalunha frente ao Girona (2-0) e fez o primeiro golo pelos blaugrana num dia em que o Benfica também recebeu uma boa notícia.
Partido Popular

PP espanhol promete "pôr ordem" na Catalunha

Pablo Casado garante que vai libertar a Catalunha de uma "sociedade sequestrada por fanáticos, racistas e supremacistas". Critica ainda a política económica "suicida" de Pedro Sánchez
Barcelona

Barcelona. Radicais cortam estradas em protesto

A Catalunha acordou com dezenas de estradas cortadas por grupos radicais de separatistas que protestam contra uma reunião em Barcelona do Conselho de Ministros espanhol.
Espanha

Sanchez reúne em Barcelona sob tensão

O Governo espanhol realiza hoje um Conselho de Ministros em Barcelona, Catalunha, sendo de prever momentos de tensão com os movimentos independentistas. Há um dispositivo de segurança excecional.
Espanha

Catalunha. Ex-governantes põem fim a greve de fome

Quatro ex-governantes catalães iniciaram protesto há 20 dias contra o que consideravam ser um "bloqueio deliberado" do Tribunal Constitucional aos seus recursos para o Tribunal Europeu.
Catalunha

Catalunha. Tribunal fala em oito milhões desviados

Auditoria do Tribunal à ação do Governo catalão de Puigdemont conclui que o dinheiro terá servido para fazer campanha pelo independentismo. Valor é o dobro do da acusação judicial.
Espanha

Sánchez não aceitará referendo na Catalunha

Pedro Sánchez, num debate sobre a situação na Catalunha e do Brexit, disse que nunca rá aceitar a realização de um referendo na região e pediu aos partidos independentistas que deixassem essa ideia.
Catalunha

Governo ameaça enviar polícia para Catalunha

O Governo espanhol ameaça enviar a Polícia Nacional para a Catalunha caso a polícia regional catalã não assegure a ordem pública na região.
Eslovénia

Torra sugere guerra para chegar à independência

210
Presidente do Governo autónomo instiga catalães a seguir a via eslovena. Devem estar "dispostos a tudo" para alcançar a independência, defendeu Torra. Críticas não demoraram.
Espanha

Sánchez: "A monarquia é a chave de consenso"

1.437
Aos separatistas "tanto importa a estrutura ou o modelo de estado, são é contra a Espanha", o apoio ao rei e a necessidade de uma revisão da constituição são os pontos que destaca Pedro Sánchez.
Catalunha

Mais dois ex-ministros catalães em greve de fome

Josep Rull e Joaquim Forn criticam o que dizem ser um "bloqueio de acesso aos tribunais internacionais". A greve de fome tinha sido iniciada por outros dois dirigentes separatistas no sábado.
Espanha

Deputado catalão expulso do parlamento

187
Gabriel Rufián, do partido independentista Esquerda Republicana da Catalunha, acusou o ministro de ser "o mais indigno" do regime democrático. O ministro queixa-se ainda de ter sido cuspido.
Catalunha

Descarrilamento de comboio faz um morto

Deslizamento de terras terá provocado o descarrilamento de um comboio quando fazia a viagem nos arredores de Barcelona. Pelo menos uma pessoa morreu e 44 ficaram feridas.
Espanha

Catalunha. Separatistas vandalizam casa de juiz

O grupo separatista catalão Arran vandalizou a casa do juiz encarregado de julgar o processo sobre o referendo independentista do ano passado.
Catalunha

MP espanhol pede 25 anos de prisão para Junqueras

O Ministério Público espanhol pediu 25 anos de prisão para Oriol Junqueras, ex-vice da Generalitat. A Abogacía del Estado, a pedido de Pedro Sánchez, pediu metade e ilibou-o do crime de rebelião.
Barcelona

Barcelona. 40 detidos por tráfico de droga

700 agentes dos Mossos d'Esquadra realizaram esta segunda-feira uma megaoperação de combate ao tráfico de droga no bairro de Raval, em Barcelona. Foram detidas 40 pessoas.
Catalunha

Puigdemont apela à união dos separatistas

O ex-presidente Carles Puigdemont apelou a partir da Bélgica à união dos separatistas na convenção do novo partido Crida (Chamamento) Nacional para a República.
Catalunha

Independência da Catalunha: julgamento vai avançar

O Supremo Tribunal espanhol deu por terminada a fase de instrução do processo relacionado com a tentativa de independência da Catalunha e decidiu avançar com o julgamento.
Ralis

Neuville sofre despiste no Rali da Catalunha

O piloto belga Thierry Neuville (Hyundai i20), líder do Mundial de ralis, despistou-se esta quinta-feira no shakedown do Rali da Catalunha, 12.ª e penúltima prova do campeonato, em Salou.
Catalunha

Catalunha. Independentistas perdem maioria

Desacordo entre ERC e Juntos Pela Catalunha sobre transferência do mandato de deputados fugidos leva coligação a perder quatro lugares. PP pressiona Ciudadanos e PSOE a avançarem com moção de censura.
Catalunha

Puigdemont defende negociação de referendo

Puigdemont disse que a única coisa que interessa é saber o que pensam na Catalunha. "O que os outros pensam não importa, porque a questão não é a independência da Espanha, mas sim da Catalunha".
Catalunha

Madrid rejeita ultimato de separatistas

147
Isabel Celaá, porta-voz do Governo, sublinhou que o Governo socialista "não aceita ultimatos e mantém a sua determinação em continuar com o diálogo" na Catalunha.
Catalunha

A Catalunha grita "fora à bandeira espanhola"

Sem estradas e sem comboios. Em Girona, a bandeira espanhola deu lugar à catalã e em Barcelona os estudantes gritaram pela independência. No aniversário do referendo, começou o "outono quente"?
Catalunha

Catalunha. Nem independência nem paz /premium

O referendo para a independência da Catalunha faz um ano esta segunda-feira. 365 dias depois, os catalães estão de costas voltadas, a economia dá sinais preocupantes e os políticos mantêm o impasse.
Catalunha

Barcelona. Feridos em protesto de independentistas

Pelo menos 24 pessoas ficaram feridas e outras duas foram detidas na sequência de confrontos registados nas ruas de Barcelona entre polícias e independentistas, referiram os serviços de saúde locais.
Catalunha

Ciudadanos apoia Valls em autárquicas de Barcelona

O ex-primeiro-ministro francês vai ter o apoio do Ciudadanos nas autárquicas de Barcelona em 2019. Em França, Valls tem dado que falar por mal aparecer na Assembleia Nacional, onde ainda é deputado.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)