Catalunha
Catalunha

"Para os portugueses, Puigdemont parece cobarde"

199
Em entrevista ao La Vanguardia, Lobo Antunes fala de Puigdemont e lembra Adolfo Suárez. Escritor volta a falar de um "país ibérico": "faria muito sentido que nos uníssemos todos."
PSOE

PSOE apresenta queixa a PS sobre moção

O Partido Socialista Operário Espanhol vai enviar uma "queixa formal" ao PS português para expressar a sua inquietação face à moção aprovada pelo PS. A Catalunha já agradeceu solidariedade.
Espanha

PSOE e ERC sentam-se para negociar

Os socialistas espanhóis sentam-se esta quarta-feira com os independentistas da ERC na esperança de terem apoio para o governo de coligação com o Podemos. ERC aborda negociação com exigências vagas.
Catalunha

Catalunha. Presidente reconhece ter desobedecido

"Sim, desobedeci. Mas era impossível cumprir uma ordem ilegal. Todos os membros deste tribunal sabem que se tratou de uma ordem ilegal", disse o presidente do governo catalão.
Catalunha

Catalunha. Quim Torra começa a ser julgado

Quim Torra começou esta segunda-feira a ser julgado por desobediência, por se ter recusado a retirar os símbolos separatistas dos edifícios públicos durante as eleições legislativas de abril passado.
Catalunha

Puigdemont. Independência "seria devastadora"

131
Numa troca de mensagens em outubro de 2017, quando ainda era presidente da Generalitat, Puigdemont reconhecia que declarar independência da Catalunha "seria devastador".
Espanha

Recomeçar do zero /premium

Caminho só há um. Resta saber se Sánchez, com o seu baixo calculismo, terá imaginação para avançar no sentido não de um banal «bloco central» à portuguesa mas sim de uma operação de salvação nacional.
Manifestações

Espanha. Protestos seguem para fronteira basca

O protesto foi convocado pelo "Tsunami Democrático", movimento que tem coordenado ações de desobediência civil na Catalunha. O grupo bloqueou estação de Girona e move-se para a fronteira do País Basco
Espanha

Independentistas votam moção de autodeterminação

A moção sobre o direito à autodeterminação recebeu os votos favoráveis dos três partidos independentistas. PSC, Ciudadanos e PPC recusaram-se a votar.
Catalunha

Polícia desaloja independentistas da autoestrada

Os manifestantes independentistas catalães expulsos da autoestrada AP-7 que liga Espanha a França pelos Mossos d'Esquadra voltaram a reagrupar-se na povoação de Salt.
Espanha

"Pedro Sánchez é responsável pela subida do Vox" /premium

Ao Observador, o conselheiro de Ação Exterior da Catalunha culpa Sánchez pela explosão do Vox. Sobre o Tsunami Democràtic, que cortou a fronteira com França, defende o direito à manifestação.
Espanha

Estrada que liga França e Espanha continua cortada

113
O movimento Tsunami Democrático cortou a estrada AP7 junto à fronteira entre a Catalunha e a França. O objetivo dos independentistas é "forçar a Espanha a negociar".
Catalunha

Manifestantes em Barcelona já dispersaram

Começaram por ser centenas de pessoas. Tentaram baralhar a polícia por estarem sempre em movimento. Mas foram sempre bloqueados e acabaram por dispersar.
Catalunha

Pedro Sánchez está nervoso (e tem razão para isso) /premium

O PSOE viu na repetição eleitoral uma hipótese, mas pode estar prestes a perder essa aposta. Após uma campanha difícil, nada é garantido e os apoiantes desesperam: "Está tudo muito complicado…”.
Catalunha

Torra insiste em referendo na Catalunha

Em entrevista à Lusa, Joaquim Torra diz que vai insistir num referendo sobre a "autodeterminação" na Catalunha. Sobre as eleições espanholas, afirma que a campanha foi "muito curta".
Espanha

O independentismo fez das vidas deles um pesadelo /premium

Fernando não pôde ir às aulas porque um grupo independentista se barricou na faculdade. Mariajo perdeu grande parte do seu negócio como guia turística — e está farta de que lhe chamem "facha".
Catalunha

Orgulho e preconceito num comício do Vox /premium

273
O Vox surpreende e já vai em 3.º nas sondagens. Por uma razão: Catalunha. Mas é exatamente ali que o partido de Abascal tem as piores boas-vindas: "Fora, fascistas, dos nossos bairros", ouve-se.
Catalunha

Quim Torra nega ligações a grupo terrorista 

A imprensa acusou Quim Torra de manter ligações a independentistas que integram grupo terrorista com base em transcrições de escutas telefónicas. O presidente do governo regional da Catalunha negou.
Catalunha

Morreu o pai de Carles Puigdemont

104
O pai de Carles Puigdemont, exilado na Bélgica desde de 2017, morreu esta quarta-feira à tarde. Xavier Puigdemont trabalhou praticamente até ao último dia de vida na pastelaria familiar em Girona.
Catalunha

Caso Ponsatí mostra que lei na Europa é diferente

As autoridades britânicas acabaram por pedir desculpas por terem comunicado inicialmente que a ordem europeia de detenção contra Clara Ponsatí era "desproporcionada" mas não desbloquearam processo.
Espanha

Viagem à aldeia mais independentista da Catalunha /premium

Em L'Esquirol, a unanimidade em torno da independência lembra a Coreia do Norte: 97,4%. "Está no nosso ADN", diz o autarca. Mas também há unionistas — e alguém andou a tirar símbolos independentistas.
Catalunha

Deslize de Sánchez leva a críticas da oposição

O primeiro-ministro espanhol afirmou que o governo controla o Ministério Público que, por sua vez, pediu a extradição do independentista catalão Carles Puigdemont.
Conversas à Quinta

A Catalunha tem o resto de Espanha aprisionado

A questão catalã tomou conta da política espanhola e ameaça continuar a bloquear qualquer solução de governo. Regresso às raizes históricas e contemporâneas de um conflito sem fim. Um conflito eterno?
Catalunha

Independentistas catalães protestam contra o rei 

134
Protestos no local da cerimónia de entrega dos prémios Princesa de Girona, onde estará o rei Felipe VI. Imprensa dá conta de agressões a murro contra quem queria aceder ao local.
Catalunha

Crise na Catalunha pode ser decisiva para Espanha

O novo panorama aumentou a “confrontação entre os partidos políticos”, consideraram analistas políticos, defendendo que a questão da Catalunha pode ser o fator decisivo de entendimento.
Catalunha

Catalães tinham rascunho para reivindicar atentado

155
Guardia Civil encontrou na posse de um dos independentistas radicais um documento preparado para reivindicar atentados. Texto teria argumentos comuns aos utilizados pela ETA e pelo Terra Lliure.
Conversas à Quinta

Quem tem mais História: Portugal ou a Catalunha?

227
Portugal é uma dos Estados independentes mais antigos da Europa, a Catalunha é a nação que nunca chegou a ser um Estado independente. Será mesmo possível comparar a História das duas nações ibéricas?
Catalunha

Visita de Filipe VI à Catalunha preocupa polícia

101
O Governo de Espanha e a Casa Real estão articulados para garantir a segurança da Família Real, que visita a Catalunha a menos de uma semana das eleições gerais. Já há manifestações marcadas.
Catalunha

Puigdemont só vai a tribunal em dezembro

Carles Puigdemont deveria ser ouvido esta terça-feira na Bélgica, no seguimento das acusações de sedição e má gestão de fundos públicos. O independentista catalão está fugido desde o referendo.
Catalunha

Barcelona. 350 mil na rua e confrontos com polícia

115
Continua a luta de poderes entre independentistas e autoridades na Catalunha. Milhares de pessoas (uns mais pacíficos que outros) inundaram as ruas a exigir a libertação dos líderes do 'procés'.
Catalunha

Manifestações para todos os gostos na Catalunha

Saem à rua independentistas e depois é a vez dos unionistas — e, antes deles todos, já saíram aqueles que querem uma solução de meio-termo que coloque cada lado a falar com o outro.
Espanha

VOX leva milhares à rua pela unidade de Espanha

Milhares de pessoas concentraram-se no centro de Madrid, num encontro convocado pelo Vox para defender a "unidade da Espanha, a ordem constitucional e a convivência nacional".
Catalunha

O Brexit da Catalunha /premium

174
A independência da Catalunha é uma questão política opinável e, por isso, a Igreja não deve tomar partido.
Catalunha

Quase 300polícias feridos na Catalunha

É o balanço feito pelas autoridades desde que começaram os protestos motivados pelas sentenças dos líderes separatistas. Mais de metade eram Mossos d'Esquadra.
Hong Kong

“Solidariedade entre Hong Kong e Catalunha”

Centenas concentraram-se esta quinta-feira em Hong Kong para manifestar solidariedade e apoio, segundo destacaram os próprios manifestantes, à “luta” pela "liberdade" dos “semelhantes catalães”.
Catalunha

Barcelona-Real. Liga Espanhola vai interpôr ações 

A Liga considera que a decisão viola o regulamento de comercialização conjunta dos direitos audiovisuais, os compromissos com os operadores televisivos e a integridade da competição.
Catalunha

Catalunha. "Estamos num impasse, não há diálogo" /premium

Numa conversa na Rádio Observador, o representante do governo catalão em Lisboa admite que "não é adequado" falar de datas para um referendo, como fez Quim Torra. E culpa Madrid por não haver diálogo.
Meteorologia

As imagens da tempestade na Catalunha

Fortes chuvas torrenciais abalaram a noite desta terça-feira na Catalunha. As imagens mostram o cenário criado pela passagem da tempestade, que deixou um morto e quatro desaparecidos.
Liga Espanhola de Futebol

Catalunha: FC Barcelona-Real Madrid foi adiado

Jogo entre o FC Barcelona e o Real Madrid foi oficialmente adiado para 18 de dezembro, concordou o Comité de Competições da RFEF. A decisão deve-se à tensão social política que se vive na Catalunha.
Catalunha

Um morto e quatro desaparecidos após chuvas 

137
Uma pessoa morreu e quatro pessoas desapareceram na Catalunha devido às chuvas torrenciais desta terça-feira à noite. Estão mais de 20 mil casas sem eletricidade.
Catalunha

Criar corvos na Catalunha

229
O independentismo lançou um anátema sobre os catalães que desejam manter os vínculos com Espanha, acusando-os de fascismo e de colonialismo, e mesmo os separatistas entregaram-se a guerras fratricidas
Catalunha

"Não há ambiente" para reunir antes das eleições

Porta-voz do governo espanhol descarta um encontro entre Sánchez e Torra antes das eleições gerais. Sanchéz diz que Torra tem que falar primeiro com os catalães
Catalunha

Catalunha: entender a causa

A única solução será alcançada quando os catalães perceberem que todos ganham se estiverem unidos. Mas o governo espanhol comete erro atrás de erro e não entende que a questão não se resolve com prisões.
Catalunha

Independentistas insistem na "autodeterminação"

Os partidos independentistas da Catalunha vão aprovar uma resolução onde reafirmar a buscar pelo direito à autodeterminação da região. Acordo surge em altura de divisão entre forças independentistas.
Catalunha

Socialista aceita condenação de violência de Torra

O presidente dos socialistas catalães reconheceu que Torra condenou violência com "clareza" e de forma "contundente", conforme Pedro Sánchez lhe exigia para se reunir com o presidente da Generalitat.
Catalunha

Governo catalão acusa Sánchez de eleitoralismo

A secretária dos Assuntos Exteriores e da União Europeia do Governo catalão veio a Portugal apelar à intervenção internacional. Mireia Borrel diz que há um "retrocesso democrático" em Espanha.
Catalunha

Estrangeiros no seu próprio país

339
Queremos mesmo fomentar uma guerra numa região com enorme autonomia num dos países mais democráticos do mundo para benefício de líderes incompetentes e corruptos e de anarquistas que destroem as ruas?
Catalunha

Maiorca. Manifestação por "presos políticos"

Cerca de 4.000 pessoas manifestaram-se no centro de Palma de Maiorca, capital das Ilhas Baleares, província espanhola, para exigir a "liberdade dos presos políticos”.
Catalunha

Os independentistas protestaram com sacos do lixo

A ideia era mostrar, durante um "picnic pela República", que o Governo espanhol é "um aterro". Os sacos de lixo, a maioria dos quais com papel lá dentro, foram atirados em mais um dia de protesto.
Catalunha

As horas da Catalunha independente há 85 anos /premium

175
Em Outubro de 1934 a Catalunha foi independente por 10 horas. Morreram 107 pessoas. Os independentistas nunca tiveram armas suficientes e os revolucionários sumiram-se rapidamente.
Catalunha

Cordões humanos minimizam caos em Barcelona

194
Os confrontos nas ruas de Barcelona foram minimizados por cordões humanos convocados para conter a violência. A polícia fala em dois mil jovens radicais que têm espalhado o caos na capital catalã.
Catalunha

Puigdemont critica deslealdade de independentistas

199
A viver na Bélgica desde que outros políticos catalães foram detidos, Puigdemont não gostou da criação de um grupo de trabalho para baixar a tensão e alcançar uma solução para o conflito em Barcelona.
Catalunha

Cuidado com as aparências /premium

150
Aparentemente Portugal e a Catalunha estiveram lado a lado em 1640. Mas há que ter cuidado com as aparências: nem Portugal era um principado nem a Catalunha um estado.
Catalunha

O homem que pode mediar o conflito da Catalunha /premium

O nome de Daniel Innerarity chegou a ser acordado para mediar o conflito catalão, mas tudo caiu por terra. Obcecado por criar diálogo na confusão, hoje diz que aceitaria o convite — apesar de tudo.
Catalunha

Catalunha. O reformado que trava independentistas

176
Tem 72 anos, foi administrativo toda a vida, mas agora opõe-se a ataques dos independentistas mais violentos à polícia. "Não tenho medo. Ponho-me à frente deles para que recuem", conta ao El Español.
Catalunha

Carga policial em Barcelona. 26 feridos em Madrid - como aconteceu

230
A polícia catalã Mossos d'Esquadra avisou os manifestantes em Barcelona que se preparava para intervir. Manifestantes incendiaram uma barricada perto da praça de Urquinaona.
Catalunha

O que é preciso para a Catalunha e Madrid falarem? /premium

Novas lideranças, algumas concessões e abertura para perder guerras para no final de tudo ganhar paz. Falámos com dois especialistas, e vozes de moderação, para dar sentido ao caos que domina Espanha.
Catalunha

Manifestantes começam a dispersar - como aconteceu

333
Ministro do Interior prometeu resposta "contundente" face à escalada de violência entre polícia e independentistas. Protestos dão sinal de abrandamento com avanço da noite.
Protestos

Milhares a caminho de Barcelona. Sexta pode ebulir

Há Marchas pela Liberdade a caminho de Barcelona para engrossar as manifestações da greve geral desta sexta-feira. A tensão tem crescido e as autoridades preparam-se para maior violência nas ruas.
Catalunha

Governo avisa portugueses para efeitos da greve  - como aconteceu

179
Ministério dos Negócios Estrangeiros lançou alerta para efeitos das manifestações na Catalunha, em particular nos transportes. Outros países fazem avisos por causa de greve-geral desta sexta-feira.
Futebol

Barcelona-Real pode mudar de estádio (e de dia)

Os protestos na Catalunha e as manifestações já agendadas levaram a Liga a pedir à Federação que o Barcelona-Real Madrid marcado para dia 26 seja no Santiago Bernabéu. Mas os clubes não concordam.
Catalunha

Confrontos em Barcelona com arremesso de pedras - como aconteceu

192
Líder do Governo reuniu-se com Partido Popular, Unidas Podemos e Ciudadanos para discutir situação na Catalunha. Ao terceiro dia de manifestações, já há registo de confrontos em Barcelona.
Catalunha

O tsunami que levou milhares às ruas da Catalunha

203
São anónimos e querem a "luta não violenta e desobediência civil como estratégias" pela independência da Catalunha. Este "tsunami" usa a internet (e uma app) e já bloqueou o aeroporto de Barcelona.
Catalunha

Catalunha. 25 detidos no segundo dia de protestos - como aconteceu

102
No segundo dia de manifestações após a condenação dos políticos catalães, as manifestações continuam em Barcelona. Já foram contabilizados 131 feridos. Um deles perdeu o olho e outro o testículo.
Catalunha

Vídeo. Carga policial e ruas cortadas em Barcelona

223
Manifestantes entram em conflito com policias espanhóis no aeroporto e ruas enchem-se de manifestantes, em Barcelona, depois da sentença que condenou independentistas a penas de prisão.
Barcelona

Fotogaleria. Independendistas voltam aos protestos

Estradas cortadas e aeroporto, voos cancelados, estações de metro e praças da cidade invadidos por milhares de independentistas. Esta segunda-feira, os protestos voltaram às ruas de Barcelona.
Catalunha

A questão catalã segue dentro de momentos…

Em meu entender, os efeitos políticos que se prefiguram serão devastadores para a Espanha. E sê-lo-ão mais para o próprio Estado do que para os condenados.
Catalunha

Reativado mandado de detenção contra Puigdemont

181
Após da condenação dos políticos que executaram o referendo independentista, o Supremo Tribunal considerou o pedido do Ministério Público justificável. Puigdemont pode ser detido na Bélgica.
Catalunha

Quem são os condenados no processo da Catalunha? 

100
Supremo de Espanha condenou os políticos catalães acusados de sedição e desvio de fundos. Oriol Junqueras recebe a pena mais alta — 13 anos. Quem é quem?
Catalunha

Catalunha. O trauma que dividiu o independentismo /premium

Pouco antes de se conhecer a sentença dos políticos catalães, o independentismo está dividido. "Querem todos acusar o outro de ser um traidor”, diz um analista. Poderá uma condenação voltar a uni-los?
Catalunha

Catalães vão ser condenados por sedição

202
Condenados por sedição em vez de rebelião, mas continua a ser histórico. O Supremo Tribunal espanhol decidiu de forma unânime condenar os 12 políticos que lutaram pela independência da Catalunha.
Espanha

A sentença catalã

Seja qual for a condenação, é evidente para quem acompanhou as sessões de julgamento que os acusados, após a suspensão das leis da desconexão, desobedeceram ao Tribunal Constitucional de Espanha.
Catalunha

Catalunha. Parlamento vai votar moção de censura

Moção de censura foi avançado pelo Cidadãos contra o presidente independentista do governo regional, Quim Torra. “Torra é o problema, mas o Cidadãos não é a solução”, dizem parlamentares.
Catalunha

Sánchez promete agir se Catalunha quebrar Estatuto

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse que, se a independência da Catalunha "mais uma vez quebrar o Estatuto de Autonomia", o Governo responde "com serena firmeza".
Catalunha

Catalunha. 9 detidos por planear ações violentas

A polícia espanhola deteve na Catalunha nove pessoas ligadas a grupos separatistas radicais desta comunidade autónoma que planeavam ações violentas com explosivos caseiros.
Catalunha

Em Portugal a diplomacia catalã faz-se num co-work /premium

A Catalunha reabriu a sua "embaixada" em Lisboa, agora num co-working. Quer explicar a "realidade" e que há "presos políticos" na região. A Embaixada de Espanha vai seguir "tudo o que acontecer".
Catalunha

Catalunha. Manifestação independentista na quarta

Manifestação visa comemorar Dia da Catalunha e os separatistas catalães vão tentar mostrar que continuam unidos. Ao todo, são 12 os independentistas que estão a ser julgados.
Curiosidades Auto

FC Barcelona troca Audi por nova marca. Sabe qual?

O Futbol Club Barcelona terminou a sua associação à Audi. Isto significa que os jogadores do Barça vão passar a deslocar-se oficialmente nos SUV e desportivos de um novo construtor. Sabe qual?
Catalunha

Torra recusa multa por falar em "presos políticos"

O presidente do governo regional da Catalunha foi multado em 5.500 euros por falar de "presos políticos" na Catalunha e da "repressão do reino de Espanha". Torra garante que não pagará a multa.
Catalunha

Iglesias diz ter errado ao não apoiar pacto

Diz-se pronto para uma coligação com o PSOE para criar governo, mas recusa-se a "renunciar às ideias". Pablo Iglesias admite ter errado quando não apoio o "Pacto do Abraço": "Marcou-me", confessa.
Catalunha

Independentista catalão impedido de tomar posse

O Supremo Tribunal espanhol recusou o pedido do ex-presidente do Governo catalão de sair da prisão, onde está de forma cautelar, para prestar juramento como deputado no parlamento europeu.
Catalunha

Separatistas catalães arriscam 25 anos de prisão

O Ministério Público espanhol deverá em Madrid manter a acusação de "rebelião" e pedir penas até 25 anos de prisão contra os separatistas catalães.
Catalunha

Alegações finais contra independentistas em junho

A 10 e 11 de junho terão lugar as alegações finais da defesa dos 12 políticos separatistas que estão a ser julgados por tentativa de independência da Catalunha em outubro de 2017.
Espanha

Deputados catalães presos tomam posse no Congresso

Puderam sair da prisão o tempo suficiente para a tomada de posse. Arriscam-se agora a ser suspensos de funções, precisamente por estarem em prisão preventiva.
Catalunha

Catalunha. "Não" vence o "sim" à independência

151
Uma sondagem revelada nesta sexta-feira revela que se uma maioria (apertada) dos catalães fossem chamados a votar o futuro da região neste momento, optariam pelo "não" à independência.
Catalunha

Espanha. Puigdemont pode candidatar-se a europeias

115
A decisão do Supremo Tribunal estende-se também aos ex-membros do seu governo Antoni Comín e Clara Ponsatí, que estão fugidos da justiça espanhola, depois da declaração unilateral de independência.
Espanha

Governo de Sánchez nas mãos de independentistas

As sondagens dão todas a vitória ao PSOE, mas nunca com maioria. Além da ajuda do Podemos (que quer mandar nas polícias) vão ter de estender a mãos aos independentistas (que querem um referendo).
Espanha

O independentista, a bandeira e retrato do Rei

O cabeça de lista Juntos Pela Catalunha deu uma conferência de imprensa na prisão. Com o Rei atrás, piscou o olho ao PSOE. Pediu um referendo — mas Pedro Sánchez pode dar-lhe antes um indulto.
Catalunha

Parlamento catalão exige eleições a Torra

Quim Torra perdeu o apoio do parlamento catalão. A moção dos socialistas exige eleições antecipadas ou uma moção de confiança e só passou porque os independentistas de extrema-esquerda se abstiveram.
Catalunha

Barcelona. Milhares em manifestação do Vox

Manifestação em frente às fontes de Montjuïc juntou 5 mil pessoas. O líder, Santiago Abascal, prometeu suspender o autogoverno da Catalunha e instar o MP a prender o presidente, Quim Torra.
Catalunha

Presidente da Catalunha em Portugal

O presidente do governo regional catalão está em Lisboa. Veio agradecer o apoio dos portugueses no cumprimento " da vontade do povo catalão". E diz que os independentistas estão a sofrer repressões.
Ciclismo

Michael Matthews 2.ª etapa da Volta à Catalunha

Na primeira vitória da época, o australiano demorou 4:09.34 horas a cumprir os 166,7 quilómetros entre Mataró e Sant Feliu de Guixols, batendo o espanhol Alejandro Valverde, campeão do mundo.
Futebol

Piqué não joga por Espanha mas aceitou a Catalunha

164
Piqué e Xavi já não representam a seleção espanhola mas aceitaram jogar pela seleção da Catalunha na segunda-feira. Será a primeira vez que os catalães jogam em datas de compromissos internacionais.
Catalunha

A democracia espanhola no banco dos réus

Os catalães viveram a ilusão de que teriam o reconhecimento de uma individualidade pela qual anseiam há séculos. Enganaram-se no país. A democracia espanhola ainda teme a voz das suas autonomias.
Espanha

Milhares marcham em Madrid 

Milhares de pessoas participam na manifestação de apoio aos políticos e ativistas da Catalunha que enfrentam julgamento em Espanha por alegados delitos de rebelião e sedição.
Espanha

As duas Espanhas vão a eleições

A estratégia eleitoral de todos os partidos espanhóis consiste em enfatizar o radicalismo do adversário, circunscrevê-lo a esse espaço e assinalar os riscos de traição no caso de vitória do oponente.
Catalunha

Líder do Vox de Lérida detido por alegados abusos 

O presidente do partido de extrema-direita espanhol Vox de Lérida foi detido esta terça-feira e deverá ser presente a tribunal nesta quarta-feira. A polícia suspeita de que haja pelo menos 4 vítimas.
Catalunha

Milhares contra julgamento de independentistas

Os protestos foram convocados por movimentos separatistas contra o julgamento de 12 dos seus dirigentes em Madrid. Em Barcelona, marcharam cerca de 40 mil pessoas e 70 mil em Girona.
Catalunha

Catalunha. Rajoy testemunha a 26 de fevereiro

Mariano Rajoy interveio diretamente na administração da Catalunha, quando era chefe de governo, demitindo o executivo regional. Agora será testemunha no julgamento do processo independentista catalão.
Catalunha

Puigdemont: Bruxelas é "marioneta" da direita

Após ter sido impedido de falar no Parlamento Europeu, Puigdemont acusou aquela câmara de ser uma "marioneta" da direita espanhola. Em conferência de imprensa, insistiu em num referendo à escocesa.
Pedro Sánchez

Espanha. Sanchez revela bastidores da política

O primeiro-ministro conta como lidou com Rajoy no referendo na Catalunha e quando aplicou o artigo 155 que mantém a tutela de Madrid sobre a região. Diz que não o viu "com grande ânsia em fazê-lo".
Catalunha

Manifestação em Bruxelas a favor da Catalunha

Cerca de 50 pessoas juntaram-se em Bruxelas para reivindicar o direito à autodeterminação da Catalunhar. Presidente do governo regional defendeu que "Espanha não pode governar contra a Catalunha".
Catalunha

Bruxelas não autoriza conferência de Puigdemont

A conferência "A Catalunha e o julgamento do referendo: um desafio para a UE" teria Carles Puigdemont e Quim Torras como oradores. Evento pode colocar em causa "a segurança e ordem pública".
Espanha

Junqueras: “Considero-me um preso político”

O ex-vice-presidente do governo da Catalunha foi ouvido em tribunal. Detido desde o referendo sobre a independência da região, Junqueras acusa a justiça de o ter detido pelas suas ideias.
Catalunha

Berlinale: Recusam prémio entregue por Puigdemont

232
A dupla de realizadores do documentário "Duas Catalunhas" foi distinguida no Festival de Cinema de Berlim mas renunciou ao troféu por ser entregue por Carles Puigdemont.
Abusos na Igreja

Catalunha. Bispos pedem perdão por abusos sexuais

O pedido foi feito enquanto decorre a Conferência Episcopal de Tarragona. "Pedimos desculpa às vítimas e somos solidários com a sua dor", disseram os bispos das dioceses da Catalunha.
Catalunha

Advogados dos separatistas apontam "parcialidade"

103
Começou o julgamento dos políticos catalães pelo referendo de 2017. A Procuradoria-Geral pede penas até 25 anos. Advogados acusam tribunal de "parcialidade" e dizem que não tem "credibilidade".
Catalunha

Catalunha. Quem vai a tribunal? E quem falta? /premium

Julgamento histórico arranca agora com doze pessoas no banco dos réus. Na sala de audiências haverá testemunhos surpresa, como o de Rajoy. E, no estrangeiro, Puigdemont e companhia acompanham pela TV.
Espanha

Catalunha. Sánchez deve ter "coragem e valentia"

O presidente do governo regional catalão, Quim Torra, pediu ao primeiro-ministro espanhol "coragem e valentia" para prosseguir o diálogo para resolver o conflito político na Catalunha.
Catalunha

Espanha. Convocados protestos contra Pedro Sánchez

O Partido Popular (PP), Ciudadanos e Vox uniram-se para convocar uma manifestação contra Pedro Sánchez no próximo domingo. A concentração vai realizar-se às 11h, em Madrid.
Igreja Católica

Abade de Barcelona escondeu abusos durante 20 anos

457
Foi preciso que uma das vítimas devolvesse o dinheiro — 7200 euros em notas de 500 — recebido da Igreja e divulgasse os abusos à comunicação social para que o abade decidisse investigar os casos.
Liga Espanhola de Futebol

Semedo marca primeiro golo pelo Barça ao 59.º jogo

373
Nelson Semedo inaugurou o marcador na vitória do Barcelona no dérbi da Catalunha frente ao Girona (2-0) e fez o primeiro golo pelos blaugrana num dia em que o Benfica também recebeu uma boa notícia.
Partido Popular

PP espanhol promete "pôr ordem" na Catalunha

Pablo Casado garante que vai libertar a Catalunha de uma "sociedade sequestrada por fanáticos, racistas e supremacistas". Critica ainda a política económica "suicida" de Pedro Sánchez
Barcelona

Barcelona. Radicais cortam estradas em protesto

A Catalunha acordou com dezenas de estradas cortadas por grupos radicais de separatistas que protestam contra uma reunião em Barcelona do Conselho de Ministros espanhol.
Espanha

Sanchez reúne em Barcelona sob tensão

O Governo espanhol realiza hoje um Conselho de Ministros em Barcelona, Catalunha, sendo de prever momentos de tensão com os movimentos independentistas. Há um dispositivo de segurança excecional.
Espanha

Catalunha. Ex-governantes põem fim a greve de fome

Quatro ex-governantes catalães iniciaram protesto há 20 dias contra o que consideravam ser um "bloqueio deliberado" do Tribunal Constitucional aos seus recursos para o Tribunal Europeu.
Catalunha

Catalunha. Tribunal fala em oito milhões desviados

Auditoria do Tribunal à ação do Governo catalão de Puigdemont conclui que o dinheiro terá servido para fazer campanha pelo independentismo. Valor é o dobro do da acusação judicial.
Espanha

Sánchez não aceitará referendo na Catalunha

Pedro Sánchez, num debate sobre a situação na Catalunha e do Brexit, disse que nunca rá aceitar a realização de um referendo na região e pediu aos partidos independentistas que deixassem essa ideia.
Catalunha

Governo ameaça enviar polícia para Catalunha

O Governo espanhol ameaça enviar a Polícia Nacional para a Catalunha caso a polícia regional catalã não assegure a ordem pública na região.
Eslovénia

Torra sugere guerra para chegar à independência

210
Presidente do Governo autónomo instiga catalães a seguir a via eslovena. Devem estar "dispostos a tudo" para alcançar a independência, defendeu Torra. Críticas não demoraram.
Espanha

Sánchez: "A monarquia é a chave de consenso"

1437
Aos separatistas "tanto importa a estrutura ou o modelo de estado, são é contra a Espanha", o apoio ao rei e a necessidade de uma revisão da constituição são os pontos que destaca Pedro Sánchez.
Catalunha

Mais dois ex-ministros catalães em greve de fome

Josep Rull e Joaquim Forn criticam o que dizem ser um "bloqueio de acesso aos tribunais internacionais". A greve de fome tinha sido iniciada por outros dois dirigentes separatistas no sábado.
Espanha

Deputado catalão expulso do parlamento

187
Gabriel Rufián, do partido independentista Esquerda Republicana da Catalunha, acusou o ministro de ser "o mais indigno" do regime democrático. O ministro queixa-se ainda de ter sido cuspido.
Catalunha

Descarrilamento de comboio faz um morto

Deslizamento de terras terá provocado o descarrilamento de um comboio quando fazia a viagem nos arredores de Barcelona. Pelo menos uma pessoa morreu e 44 ficaram feridas.
Espanha

Catalunha. Separatistas vandalizam casa de juiz

O grupo separatista catalão Arran vandalizou a casa do juiz encarregado de julgar o processo sobre o referendo independentista do ano passado.
Catalunha

MP espanhol pede 25 anos de prisão para Junqueras

O Ministério Público espanhol pediu 25 anos de prisão para Oriol Junqueras, ex-vice da Generalitat. A Abogacía del Estado, a pedido de Pedro Sánchez, pediu metade e ilibou-o do crime de rebelião.
Barcelona

Barcelona. 40 detidos por tráfico de droga

700 agentes dos Mossos d'Esquadra realizaram esta segunda-feira uma megaoperação de combate ao tráfico de droga no bairro de Raval, em Barcelona. Foram detidas 40 pessoas.
Catalunha

Puigdemont apela à união dos separatistas

O ex-presidente Carles Puigdemont apelou a partir da Bélgica à união dos separatistas na convenção do novo partido Crida (Chamamento) Nacional para a República.
Catalunha

Independência da Catalunha: julgamento vai avançar

O Supremo Tribunal espanhol deu por terminada a fase de instrução do processo relacionado com a tentativa de independência da Catalunha e decidiu avançar com o julgamento.
Ralis

Neuville sofre despiste no Rali da Catalunha

O piloto belga Thierry Neuville (Hyundai i20), líder do Mundial de ralis, despistou-se esta quinta-feira no shakedown do Rali da Catalunha, 12.ª e penúltima prova do campeonato, em Salou.
Catalunha

Catalunha. Independentistas perdem maioria

Desacordo entre ERC e Juntos Pela Catalunha sobre transferência do mandato de deputados fugidos leva coligação a perder quatro lugares. PP pressiona Ciudadanos e PSOE a avançarem com moção de censura.
Catalunha

Puigdemont defende negociação de referendo

Puigdemont disse que a única coisa que interessa é saber o que pensam na Catalunha. "O que os outros pensam não importa, porque a questão não é a independência da Espanha, mas sim da Catalunha".
Catalunha

Madrid rejeita ultimato de separatistas

147
Isabel Celaá, porta-voz do Governo, sublinhou que o Governo socialista "não aceita ultimatos e mantém a sua determinação em continuar com o diálogo" na Catalunha.
Catalunha

A Catalunha grita "fora à bandeira espanhola"

Sem estradas e sem comboios. Em Girona, a bandeira espanhola deu lugar à catalã e em Barcelona os estudantes gritaram pela independência. No aniversário do referendo, começou o "outono quente"?
Catalunha

Catalunha. Nem independência nem paz /premium

O referendo para a independência da Catalunha faz um ano esta segunda-feira. 365 dias depois, os catalães estão de costas voltadas, a economia dá sinais preocupantes e os políticos mantêm o impasse.
Catalunha

Barcelona. Feridos em protesto de independentistas

Pelo menos 24 pessoas ficaram feridas e outras duas foram detidas na sequência de confrontos registados nas ruas de Barcelona entre polícias e independentistas, referiram os serviços de saúde locais.
Catalunha

Ciudadanos apoia Valls em autárquicas de Barcelona

O ex-primeiro-ministro francês vai ter o apoio do Ciudadanos nas autárquicas de Barcelona em 2019. Em França, Valls tem dado que falar por mal aparecer na Assembleia Nacional, onde ainda é deputado.
Manifestações

Catalunha. 1 milhão de pessoas pede independência

Um milhão de pessoas participou numa manifestação nas avenidas do centro de Barcelona por ocasião do Dia da Catalunha. Pediam a criação da "República Catalã" e a liberdade dos independentistas presos.
Música

“Chora, chora Catalunha”: o outro 11 de Setembro /premium

214
A 11 de setembro passam 304 anos sobre a derrota que constituiu um rude golpe nas aspirações independentistas catalãs — uma história que serve de fio condutor ao duplo "Excelsis Deo", de Jordi Saval.
Catalunha

Separatistas mantêm maioria nas sondagens

Se as eleições na Catalunha, que em dezembro deram vitória aos independentistas, fossem hoje, o partido mais votado seria a Esquerda Republicana, e não o Ciudadanos. Bloco separatista mantinha maioria
Espanha

Os laços amarelos que dividem a Catalunha

A Catalunha continua partida ao meio. A tensão tem crescido nos últimos dias devido a um símbolo independentista: os laços amarelos. Já houve agressões nas ruas e a discussão é cada vez mais política.
Catalunha

Atacante da Catalunha deixou, afinal, uma carta

Autoridades encontraram manuscrito na casa da ex-mulher de Abdelouahad Taib, onde ainda vivia o homem que entrou numa esquadra em Cornellá esta segunda-feira com uma faca e foi abatido a tiro.
Catalunha

Independentistas catalães põem faixa contra o Rei

A faixa de grandes dimensões era perfeitamente visível do local onde o chefe de Estado espanhol vai assistir à homenagem e dizer: "O rei espanhol não é bem-vindo às terras catalãs".
Felipe VI

Presença de Felipe VI em homenagem gera polémica

As críticas à presença do monarca espanhol na cerimónia de homenagem às vítimas dos atentados de Las Ramblas e de Cambrils vêm dos setores separatistas, mas há também apelos à despolitização do ato.
Terrorismo

As fotos da preparação dos atentados de Barcelona

Foram reveladas 20 fotografias e a transcrição de vários vídeos captados durante a preparação dos atentados de Barcelona, que a 17 de agosto de 2017 mataram 16 pessoas e feriram outras 140.
Catalunha

Cérebro dos atentados de Barcelona ainda à solta

O autor intelectual dos atentados de 17 de agosto de 2017 terá atuado à distância, fora de Espanha, e continua à solta. Circula por diferentes países da Europa e mantém-se em contacto com terroristas.
Catalunha

Puigdemont continuará a defender a causa catalã

Puigdemont declarou que a sua viagem "não acaba aqui" e que irá até ao último recanto da Europa" para defender "a justa causa do povo catalão" e até sejamlivres todos os independentistas catalães.
Catalunha

Puigdemont vai voltar à Bélgica

O ex-presidente da Catalunha vai regressar à Bélgica este sábado, depois de o Estado espanhol ter cancelado o mandado de detenção europeu. "É lá que vou basear a minha atividade política", garantiu.
Catalunha

Cartoon de independentistas "despe" Inés Arrimadas

Um cartoon partilhado por páginas independentistas apela a que se ignore a líder catalã do Ciudadanos. Inés aparece desenhada sem roupa na imagem, rodeada por um grupo de homens que a rejeita.
Catalunha

Puigdemont. Recusa de extradição revela "fraqueza"

O Carles Puigdemont acredita que a decisão do Tribunal Supremo Espanhol de cancelar o mandato europeu de extradição apenas por peculato "é a demonstração da imensa fraqueza" do processo.
Catalunha

Juiz espanhol recusa extradição de Puigdemont 

Juiz espanhol recusa extradição de Puigdemont e retira mandado de captura europeu por só poder julgar o antigo líder catalão por má gestão. Supremo espanhol acusa justiça alemã de "interferência".
Catalunha

Alemanha vai extraditar Puigdemont

130
Justiça alemã considerou, no entanto, que o político não deve ser julgado por rebelião porque só quis fazer um referendo. Deve responder apenas pelo crime de má gestão de fundos públicos.
Catalunha

Pedro Sánchez reúne-se com líder separatista

Pedro Sánchez recebe esta segunda-feira em Madrid o presidente separatista do Governo catalão, Quim Torra, para tentar reiniciar o diálogo entre as duas partes.
Catalunha

Políticos catalães presos vão ser transferidos

Quatro políticos independentistas catalães presos por rebelião em Madrid iniciaram esta terça-feira o processo de transferência para a Catalunha. Ao todo são 22 os políticos envolvidos no processo.
Catalunha

Puigdemont e equipa têm que pagar 2,1 milhões 

Juiz do Supremo deu dois dias aos 13 políticos para pagar. Puigdemont e a sua equipa são acusados de rebelião, peculato e desobediência por causa do referendo para a independência.
Crime

Catalunha. Quatro agressões sexuais no São João

Numa altura em que os espanhóis estão a protestar pela libertação do grupo conhecido por La Manada, foram denunciados quatro casos de agressão sexual, na Catalunha. Um deles envolvem uma menor.
Catalunha

Separatistas cortam laços formais com monarquia

108
O presidente do governo catalão, Quim Torra, afirmou que nem ele, "nem nenhum outro membro" do executivo regional assistirá a quaisquer atos oficiais organizado pela monarquia espanhola.
Catalunha

Pedro Sánchez recebe presidente catalão

Pedro Sánchez quer normalizar o diálogo com a Catalunha dentro do âmbito do que está previsto na Constituição pelo que se vai reunir com o presidente regional a 9 de julho, em Madrid.
Espanha

Catalunha será prioridade do novo Governo espanhol

Resolver a situação na Catalunha será uma prioridade e poderia ajudar o Governo espanhol, mas o tempo é curto porque "este Governo não vai durar muito", dizem analistas políticos no Reino Unido.
Catalunha

Carles Puigdemont processa "Pig Demont"

292
O ex-líder catalão denunciou a empresa "Pig Demont", que vende produtos ibéricos, por a considerar um ataque à sua imagem. A empresa da Andaluzia defende-se, garantindo que não o queria atacar.
A página está a demorar muito tempo.