818kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

NATO

Guerra na Ucrânia

Mark Rutte com caminho livre para liderar a NATO

Presidente romeno desistiu da candidatura a secretário-geral da Aliança. Após decisão de Klaus Iohannis e de Hungria levantar veto, caminho está livre para Mark Rutte liderar a NATO.
Guerra na Ucrânia

China rejeita acusações da NATO de apoio à Rússia

A China reitera veementemente que nunca forneceu armas a nenhum dos envolvidos no conflito nem "deitou achas para a fogueira". Os Estados Unidos acusaram o país de fornecer 70% do armamento russo.
Noticiário

3h.Defesa. Governo quer investir 2% do PIB em 2030

MNE diz que este plano vai ser apresentado na cimeira da NATO, que se realiza em Washington, no mês de julho. Ainda, Eduardo Cabrita não vai a julgamento pelo atropelamento mortal de um homem na A6.
Noticiário

1h. Rangel culpa PS pelo "caos" na imigração

São declarações do MNE, no Parlamento. Mais tarde, num evento promovido pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Rangel reforça o compromisso de Portugal em investir 2% do PIB em Defesa.
Guerra na Ucrânia

NATO. Stoltenberg apoia Rutte como seu sucessor

Após Orbán decidir apoiar Rutte como próximo secretário-geral da Alianção Atlântica, Stoltenberg assumiu que nstituição está muito perto de decidir sobre o próximo líder.
Guerra na Ucrânia

China acusa NATO de provocar discórdia 

Depois de Soltenberg garantir "consequências" do apoio chinês à Rússia, Pequim instou a NATO a "deixar de culpar os outros e de semear discórdia", recomendando ainda que fizesse "algo de concreto".
Noticiário

2h.Ucrânia. NATO acusa China de alimentar conflito

Declarações de Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, na Casa Branca. Ainda neste jornal, Vladimiri Putin iniciar uma visita de dois dias à Coreia do Norte, esta terça-feira.
Guerra na Ucrânia

NATO não vê qualquer "boa-fé" na proposta de Putin

Stoltenberg diz que proposta de Putin "não é uma proposta para a paz, é apenas para mais agressão, mais ocupação". Os EUA defendem que o Kremlin "não pode ditar" as regras para um cessar-fogo.
Noticiário

14h. Derrame de ácido provoca 5 feridos no Porto

O derrame de ácido nítrico ocorreu esta manhã, no Instituto de Ricardo Jorge, há 1 ferido grave e 4 ligeiros. Ainda, Jens Stoltenberg acusa Putin de querer ocupar mais territórios ucranianos.
Noticiário

12h. Ex-Ministro da Saúde quer Mário Centeno a PR

Adalberto Campos Fernandes diz que os portugueses reconhecem competência a Centeno para ir para Belém. Ainda, Stolenberg garante que todos os aliados estão comprometidos com a causa ucraniana.
Guerra na Ucrânia

NATO pede 40 mil milhões por ano para Kiev

"Espero que os ministros aprovem um plano para a NATO liderar a coordenação da ajuda à segurança e formação para a Ucrânia", disse o líder da Aliança Atlântica.
Guerra na Ucrânia

NATO: nenhum país sob ameaça militar russa

Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, recordou que qualquer ataque a um dos membros da NATO seria "um ataque a todas" mas garantiu que nenhum país estava sob ameaça militar russa imediata.
Guerra na Ucrânia

NATO. Orbán apoia Rutte com duas condições

Vitor Orbán afirmou que apenas mudará o seu apoio se o candidato neerlandês emendar declarações danosas sobre Hungria. Atualmente, Orbán apoia o romeno, Klaus Iohannis, para suceder ao líder da NATO.
Guerra na Ucrânia

Noruega alerta NATO para confronto com a Rússia

O chefe das Forças Armadas norueguesas alertou a NATO que a reconstrução das capacidades russas pode demorar menos que o esperado e o ocidente tem de se preparar para confrontos em dois ou três anos.
NATO

Scholz avisa que ameaça da Rússia será duradoura

Chanceler alemão disse num fórum económico em Bad Saarow, no leste da Alemanha, que a segurança é fundamental e que a diplomacia "só pode ser bem-sucedida a partir de uma posição de força".
China

China: EUA querem construir nova versão da NATO 

Para a China, os Estados Unidos representam "o maior desafio à paz e à estabilidade". Já os Estados Unidos argumentam que "só podem estar em segurança se a Ásia estiver em segurança".
Guerra na Ucrânia

Turquia não apoia participação da NATO na Ucrânia

Governo turco continua a defender o apoio da NATO à Ucrânia com vista a "garantir a sua integridade territorial e libertar os seus territórios", mas não quer uma "extensão regional" do conflito.
Guerra na Ucrânia

NATO termina maior exercício militar em décadas

A NATO indicou que o exercício teve como objetivo promover a preparação em todas as áreas e níveis de comando, desde o estratégico ao operacional e tático.
Guerra na Ucrânia

Stoltenberg confia em uso "responsável" de armas 

Secretário-geral da NATO refere que a Ucrânia tem o direito de se defender e "atacar alvos militares ilegítimos dentro da Rússia", algo que deve se feito "de uma forma responsável".
Guerra na Ucrânia

NATO. Kiev com apoio de 40 mil milhões por ano

O secretário-geral da NATO disse que os aliados ocidentais da Ucrânia deviam manter a ajuda "durante o tempo que for necessário". Encargo deve ser partilhado de forma "equitativa" entre os países.
Guerra na Ucrânia

Hungria: pressão para entrar em conflito alargado 

Primeiro ministro húngaro acusa a NATO de "arrastar" os países para um conflito armado, recordando o aviso russo de que quanto mais eficientes as armas contra à Rússia fossem, mais "avançariam".
Noticiário

15h. PNS: Europeias não refletem cenário nacional 

Ainda assim, o líder socialista diz que é preciso atenção constante à situação do país. E ainda, Rangel considera que NATO está "confortável" com o uso do armamento dado à Ucrânia para autodefesa.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Portugal "confortável" com uso de armas

Paulo Rangel confirmou "consenso muito generalizado" no uso de armas aliadas contra posições russas pela Ucrânia. Ao ser respeitado o direito internacional, Portugal "está confortável", disse Rangel.
Noticiário

12h. INE revê em alta o crescimento da economia

Os dados do INE apontam ainda para um crescimento em cadeia de 0,8%. E ainda, Kremlin avisa que o uso de armas dos EUA para atacar território russo pode dar início a uma guerra com a NATO.
Vaticano

Vaticano. Uso de armas NATO pode levar a escalada

"Penso que esta possibilidade deve preocupar todos aqueles que têm no coração o destino do nosso mundo", afirmou o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.
Guerra na Ucrânia

NATO dividida no uso de armas por Kiev na Rússia

O secretário-geral da NATO diz ser "altura de reconsiderar algumas das restrições" impostas pelos países à Ucrânia, nomeadamente no que toca à impossibilidade de o país usar armamento em solo russo.
Guerra na Ucrânia

Praga: Kiev vai receber munições de 155 mm

República Checa supervisiona uma recolha de fundos para fornecer munições ao Exército ucraniano. Em breve, Kiev vai receber os primeiros obuses de 155 mm adquiridos fora da Europa.
Guerra na Ucrânia

Putin: NATO "deve saber com o que está a brincar"

Vladimir Putin realçou possível escalada "global" do conflito após aprovação da utilização de armas europeias contra alvos russos. "Como é que os Estados Unidos vão reagir?", questionou.
Guerra na Ucrânia

França vai enviar instrutores militares à Ucrânia

Esse anunciou chega no mesmo dia em que o secretário-geral da NATO considerou chegado o "momento de reconsiderar" sobre o uso das armas fornecidas à Ucrânia, que tem "as mãos atrás das costas".
Noticiário

16h. Acordo de Portugal e Ucrânia abrange 10 anos

O ministro dos Negócios Estrangeiros esclarece que o acordo abrange as áreas em que os dois países têm colaborado. Paulo Rangel diz que Zelensky também vem a Portugal para agradecer.
Guerra na Ucrânia

NATO autoriza Ucrânia a atacar Rússia com armas

Em relação à declaração de apoio ao uso pela Ucrânia de armamento fornecido pelos aliados, o texto foi aprovado por 47 dos 56 países ou instituições que compõem o organismo.
Noticiário

15h. Ucrânia. Assembleia da NATO aprova apoio

A medida foi aprovada por 47 dos 56 países ou instituições que compõem a Aliança Atlântica. Ainda, Portugal, Grécia e Dinamarca vão propôr criação de programa europeu para a Palestina.
Guerra na Ucrânia

Matteo Salvini pede a líder da NATO que se demita

Vice-presidente do governo italiano pediu a demissão de Stoltenberg se não "se retratar ou pedir desculpa" por propor a permissão da Ucrânia utilizar armas doadas pelo Ocidente para atacar a Rússia.
Noticiário

13h. NATO defende ataques ucranianos na Rússia

Jens Stoltenberg defende ataques ucranianos para responder aos avanços russos em Kharkiv. E ainda, em Gaza, há mais de um milhão de casos de doenças infecciosas desde início da ofensiva de Israel.
Guerra na Ucrânia

Montenegro promete cumprir 2% em Defesa

"O nosso compromisso com a NATO, com os nossos parceiros, com a Aliança Atlântica é total", revelou Montenegro. Declarando que o calendário é ambicioso por ter de recuperar atrasos.
Guerra na Ucrânia

NATO diz que Rússia não tem números para avançar

Depois de uma reunião em Bruxelas, a NATO anunciou que Moscovo não tem capacidades militares para fazer grandes avanços sobre a Ucrânia, mas apenas os "ligeiros avanços" que tem vindo a fazer.
Guerra na Ucrânia

NATO acusa China de facilitar ofensiva russa

Secretário-geral da NATO acusou a China de ser o principal facilitador da ofensiva russa na Ucrânia, através do fornecimento de componentes essenciais à tecnologia de guerra de Moscovo.
Guerra na Ucrânia

Kiev não pediu tropas da NATO, garante Stoltenberg

Garantindo que a "NATO não tem intenção de enviar forças para a Ucrânia", Jens Stoltenberg afirmou que a Ucrânia "não pediu tropas" mas "pediu sim mais apoios".
Guerra na Ucrânia

NATO destaca importância de vizinhança sul

Mircea Geoana considera que a segurança da Aliança Atlântica está estreitamente relacionada com a do Médio Oriente, do norte de África, do Sahel e mesmo do Golfo da Guiné.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos