NATO

NATO

Encontro tenso entre caça espanhol e avião russo

183
Um caça espanhol tentou aproximar-se do avião onde viajava o ministro da Defesa da Rússia. Foi afastado por dois aviões de combate da frota russa do Báltico. O F-18 faz parte de uma missão da NATO.
Rússia

Rússia afasta caça de avião com ministro da Defesa

213
Aviões russos afastaram um aparelho espanhol que transportava o ministro da Defesa da Federação Russa. Ministério da Defesa de Espanha pede explicações à NATO.
NATO

NATO culpa Rússia por fim de tratado nuclear

Organização do Tratado do Atlântico Norte afirmou que a "Rússia é a única responsável" pelo fim do acordo nuclear entre o país e os EUA e prometeu resposta aos mísseis russos.
Cabo Verde

PM de Cabo Verde admite adesão à NATO

354
Ulisses Correia e Silva quer "reduzir as vulnerabilidades", tendo em conta "vasta área marítima que precisa de ser protegida" e "que tem recursos", mas que também "está na rota" de diversos tráficos.
NATO

Relatório revela armas nucleares dos EUA na Europa

Um deslize num relatório associado à NATO e divulgado em abril revelou a localização de armas nucleares norte-americanas em bases aéreas na Europa. Informação foi, entretanto, eliminada.
NATO

Biden: NATO desaparece se Trump for reeleito

179
"Deixe-me colocar a questão da seguinte forma: se ele (Trump) ganhar a reeleição, asseguro que não existirá NATO daqui a quatro ou cinco anos", disse o ex-vice-presidente dos Estados Unidos.
Ocidente

A família transatlântica /premium

Apesar da vincada variedade de preferências políticas dos inúmeros participantes do Estoril Political Forum, todos subscreveram os apelos de Churchill e Thatcher à unidade do Ocidente.
NATO

NATO aprova medidas contra mísseis russos

O secretário-geral da NATO salientou que a reação da organização será “defensiva, calculada e coordenada” e frisou que exige que a Rússia destrua o seu novo sistema de mísseis até 2 de agosto.
Defesa

Despesas com Defesa vão subir em Portugal

Portugal deve gastar 2.928 milhões de euros em Defesa este ano, mais 200 milhões euros do que no ano passado. Os valores representam um aumento face aos 1,35% do PIB reservados à defesa em 2018.
NATO

Bill Clinton festeja 20 anos da NATO no Kosovo

O Kosovo festejou esta quarta-feira com Bill Clinton o 20.º aniversário da intervenção da NATO na região. NATO instalou-se dois dias depois da retirada das tropas sérvias, em junho de 1999.
NATO

NATO terá presidente português no Comité 

Portugal vai copresidir o Comité Executivo da NATO em conjunto com a Holanda em 2021. A major Diana Morais foi a eleita para presidir um dos mais antigos comités da NATO.
NATO

Em 2020 Macedónia será o 30º membro da NATO

Numa conferência de Imprensa conjunta entre o secretário-geral da NATO e o primeiro-ministro da Macedónia do Norte, o primeiro confirmou a disponibilidade para integrar a Macedónia na organização.
Estados Unidos da América

Brasil aliado militar dos EUA fora da NATO

Donald Trump notificou o Congresso norte-americano da sua intenção de declarar o Brasil como um aliado militar estratégico dos EUA fora da NATO e poderá conceder esse estatuto a partir de 07 de junho.
NATO

Os 70 anos da NATO, vistos da Europa


Não só o “exército europeu” se tornou um dos temas essenciais para o futuro, como foi possível, pela primeira vez, a aprovação de um Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial no domínio da Defesa
Rússia

NATO contraria hipótese de a Europa ser autónoma

127
Vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros diz que a NATO está a "regressar a 1949" e tenta contrariar a possibilidade de a Europa assegurar uma dimensão militar e de defesa autónomas.
Líbia

"Estamos profundamente preocupados com a Líbia"

Secretário-geral da NATO apela a uma solução política como "a única maneira de garantir paz e estabilidade para todos os líbios". Conselho de Segurança da Nações Unidas vai discutir o tema.
Brasil

Brasil quer conexão com a NATO

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, acredita numa conexão com a NATO e que esta levará a nova valorização geoestratégica do Atlântico Sul.
Entrevista

Vídeo. Santos Silva e o "parolismo" do familygate

Sublinhando que "a ingenuidade é o pior ingrediente em política externa", o ministro dos Negócios Estrangeiros fala sobre a China, o Brexit, a NATO e o "familygate". Entrevista a Maria João Avillez.
NATO

A velhinha NATO /premium

Mas não faz sentido ignorar que, aos 70 anos, a NATO, que nos garante silenciosamente a segurança e que sobreviveu ao seu próprio sucesso na Guerra Fria, nunca passou um período tão difícil.
PSD

NATO. Rio critica ausência de Costa na celebração 

642
O líder do PSD considerou "uma afronta grave às Forças Armadas" a ausência do primeiro-ministro e de qualquer outro ministro na celebração da NATO, em Lisboa.
NATO

Rússia. NATO aprova medidas para reforçar posição

Durante uma reunião que ocorreu esta quinta-feira em Washington, para comemorar os 70 anos da organização, a NATO aprovou medidas para reforçarem a sua posição perante a "ameaça russa".
Presidente da República

Marcelo: Portugal sempre foi aliado "leal" da NATO

O Presidente da República discursou na cerimónia evocativa do 70º aniversário (1949-2019) da assinatura do Tratado do Atlântico Norte, que decorreu no Padrão dos Descobrimentos.
NATO

Stoltenberg apela à unidade na NATO 

O secretário-geral da NATO reconheceu diferenças sérias dentro da aliança. Pediu unidade no âmbito dos 70 anos da organização, do Congresso dos EUA, num momento de tensão transatlântica.
Rússia

Rússia vê "riscos militares" da NATO no Mar Negro

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo acrescentou ainda que a Rússia está preparada para reagir com medidas adicionais às mudanças da situação na região do Mar Negro.
NATO

Portugal consagra 1,66% à Defesa até 2024

109
Portugal vai consagrar 1,66% do PIB a despesas em Defesa até 2024. Segundo dados da NATO, em 2017 Portugal destinou 2.398 milhões de euros a despesas em Defesa, o que equivale a 1,24% do seu PIB.
NATO

NATO prolonga mandato de Stoltenberg

Em dezembro de 2017, a NATO já tinha prolongado o mandato do atual secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg até 30 de setembro de 2020.
Afeganistão

Afeganistão. Bombardeamento mata dez crianças

Dos 13 civis mortos em consequência de um bombardeamento realizado no sábado pelas tropas internacionais para "apoiar as forças pró-governamentais no terreno", dez são crianças. Há ainda três feridos.
Estados Unidos da América

Bolsonaro acredita na reeleição de Trump

166
Donald Trump e Jair Bolsonaro estiveram esta terça-feira reunidos na Casa Branca, onde o presidente do Brasil disse "acreditar piamente" na reeleição de Trump para um segundo mandato.
Crimeia

UE e NATO condenam militares russos na Crimeia

A União Europeia e a NATO condenaram esta segunda-feira a crescente presença militar russa na Crimeia e em Sebastopol, sublinhando que este facto tem um "impacto negativo" na região do Mar Negro.
NATO

Medir contributos para a NATO pelo PIB "é redutor"

De acordo com relatório da NATO, Portugal consagrou no ano passado 1,35% do Produto Interno Bruto (PIB) a despesas em Defesa, ainda longe do objetivo de 2% até 2024.
Huawei

NATO segue suspeitas sobre Huawei e admite atuar

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que está a ponderar eventuais ações sobre a empresa de telecomunicações chinesa Huawei, tendo em conta as preocupações de segurança.
NATO

Em defesa da NATO e da liberdade ocidental /premium

Como recordou Thatcher em 1996, citando Churchill em 1946, o Ocidente não é apenas uma construção da “Guerra Fria”. Assenta em valores muito mais antigos que sustentam a Aliança Atlântica.
Rússia

Rússia desafia NATO ao violar tratado INF 

O secretário-geral da Aliança Atlântica afirma que a organização se deve preparar para "um mundo sem tratado INF e com mais mísseis russos".
Conversas à Quinta

NATO: aos 70 anos será que o passado tem futuro?

A NATO nasceu para ter os americanos na Europa Ocidental e os soviéticos longe dela. Agora que perfaz 70 anos os russos voltam a estar por cá, os americanos não se sabe. O passado não garante o futuro
Venezuela

EUA e NATO acusadas de querer dar armas à oposição

218
Maria Zakharova disse que os EUA têm planos para deslocar forças especiais para junto de território venezuelano, ao mesmo tempo que procuram introduzir armas no país para distribuir pela oposição.
NATO

NATO insiste que Russia cumpre o tratado nuclear

O secretário-geral da NATO salienta que a Rússia terá que "destruir de forma verificável" os seus mísseis nucleares de alcance intermediário, proibidos pelo acordo INF.
NATO

Portugal defende alternativas a tratado nuclear 

De modo a evitar o fim do tratado das armas nucleares de médio alcance, o Governo defende que se deve "encontrar um regime que permita evitar essa corrida aos armamentos", entre outros mecanismos.
Ucrânia

Ucrânia tem de aderir à UE e NATO, diz Poroshenko

199
O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, defende que o país precisa de aderir à União Europeia e à NATO para se proteger das ações expansionistas da Rússia.
NATO

Grécia vai levantar veto sobre adesão da Macedónia

Apesar de os partidos da oposição não apoiarem a medida, o Governo do partido de esquerda Syriza deverá uma vez mais garantir a necessária maioria para aprovar esta última etapa do Acordo de Prespes.
NATO

Macedónia passa a ser membro da NATO

A adesão da Macedónia à NATO foi bloqueada durante 10 anos devido ao nome da antiga república da Jugoslávia, que coincide com o de uma região grega. A adesão tem que ser ratificada pelos 29 membros.
NATO

Trump em Londres em dezembro para cimeira da NATO

O Presidente norte-americano tem dirigido duras críticas aos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte por não atingirem as metas de investimento em defesa.
NATO

Portugal, a NATO e o mar: os primeiros 70 anos

134
Se é no Atlântico Norte que se joga a nossa segurança imediata, temos de pensar nessa mancha enorme de portugalidade que resulta da zona económica exclusiva e de uma plataforma continental alargada.
NATO

NATO e Rússia "em desacordo" sobre mísseis

Os Aliados e Rússia continuam em desacordo sobre a Ucrânia e o tratado de Forças Nucleares. O secretário-geral da Aliança Atlântica expressa que "é importante dialogarmos".
NATO

NATO reconhece intenção de EUA no Afeganistão

A NATO reconheceu ter tido conhecimento de relatos segundo os quais os EUA se preparam para retirar milhares de soldados do Afeganistão, mas não confirmou se foi notificada oficialmente.
Estados Unidos da América

EUA opõem-se à formação de um Exército europeu

Os EUA consideram que é mais importante reforçar as capacidades da NATO e ultrapassar as divergências com Ancara, em vez de apostar num exército europeu.
Universidades

Universidade de Aveiro vence concurso da NATO

568
A Universidade de Aveiro (UA) foi a vencedora de um concurso da NATO para detetar uso malicioso de vídeos e fotos na internet. A concorreu contra a Universidade de Torino e uma 'startup' da Lituânia.
NATO

NATO pede à Rússia para cumprir tratado

Os aliados reconheceram expressamente que Moscovo "desenvolveu e utilizou" o sistema de mísseis 9M729, que "viola o tratado INF e representa um risco significativo para a segurança euro-atlântica".
Crimeia

NATO: situação na Crimeia é "muito grave"

O secretário-geral da NATO disse que a organização "não imita a Rússia" no que respeita a ações como o reforço do sistema de mísseis na Crimeia, mas alertou que a situação é "muito grave".
Crimeia

NATO manifesta "total apoio" à Ucrânia 

160
O secretário-geral da NATO afirmou, depois de a organização ter convocado uma reunião de emergência por a Rússia ter apreendido navios ucranianos na Crimeia, que os aliados apoiam a Ucrânia.
NATO

NATO apela à China para aderir a tratado nuclear

Secretário-geral da NATO alertou China para tratado sobre as armas nucleares, dado o investimento recente do país em "armas novas, incluindo mísseis" que violam o acordo assinado em 1987.
Rússia

Porque apoia Putin as Forças Armadas Europeias? /premium

192
Moscovo espera que a ideia lançada por Emmanuel Macron conduza ao enfraquecimento das relações no campo da segurança e da defesa entre os Estados Unidos e a União Europeia.
Rússia

Rússia quer testar mísseis ao largo da Noruega

A Rússia indicou que quer testar mísseis esta semana ao largo da Noruega, numa zona onde a NATO efetua gigantescas manobras militares, anunciou o secretário-geral da Aliança Atlântica.
NATO

NATO inicia o maior exercício após a Guerra Fria

356
Segundo o almirante norte-americano e comandante-chefe do exercício, James Foggo, o exercício decorrerá até 7 de novembro e visa "demonstrar a capacidade de defesa da NATO face a qualquer adversário".
Armamento Nuclear

Acordo nuclear. NATO acusa Rússia da saída dos EUA

O secretário-geral da NATO sustentou a acusação dizendo que um tratado não funciona quando só uma das partes o respeita.
Grécia

Macedónia avança para mudança de nome do país

Mudar a Constituição e o nome para "República da Macedónia do Norte" será o primeiro passo para pôr fim ao diferendo com a Grécia.
NATO

NATO. Manobras no Báltico visam dissuadir Rússia 

"Trident Juncture", a maior mobilização da Aliança nos últimos 20 anos, realiza-se entre 25 de outubro e 07 de novembro em torno do Mar Báltico.
NATO

Rússia acusada de violar o tratado nuclear de 1987

O secretário-geral da NATO acusou a Rússia de "violar o tratado nuclear" de 1987 sobre a eliminação de mísseis e considerou que Moscovo não forneceu explicações credíveis sobre o novo sistema, 9M729.
NATO

Macedónia. NATO destaca "oportunidade histórica"

O secretário-geral da NATO, afirmou que o referendo de domingo que decidiu a mudança de nome da Macedónia é "uma oportunidade histórica" para encerrar as disputas com a Grécia.
Referendo

Macedónia. Adesão à UE e à NATO em jogo 

A Macedónia é convocada no domingo para se pronunciar em referendo sobre o nome definitivo do país após o acordo com a Grécia.
Azeredo Lopes

Azeredo Lopes diz que é preciso "refundar" a NATO

Segundo o ministro da Defesa, nos últimos anos a NATO já tem "dado saltos qualitativos, também por influência das posições portuguesas" ao nível de "ameaças não estaduais". como a ciberdefesa.
Estados Unidos da América

Ministro da Defesa dos EUA visita Macedónia

Jim Mattis deslocou-se a Skopje para apoiar o "sim" no referendo sobre a alteração do nome da Macedónia e contrariar o que designou de "campanha de influência russa" contra este voto.
Rússia

Vídeo. Rússia simula resposta a situação de guerra

Máquinas de guerra e milhares de soldados entraram em ação para simular a resposta a uma invasão territorial ou a uma guerra convencional. É o maior exercício militar da Rússia em décadas.
NATO

NATO. Macedónia não entra sem acordo sobre o nome

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, referiu que a Aliança não aceitará a Macedónia como Estado-membro caso não seja concluído o acordo com a vizinha Grécia sobre a mudança de nome.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)