NATO

NATO

NATO recorda EUA do princípio de defesa coletiva

Um alto responsável da NATO recordou o compromisso dos EUA com o princípio da defesa coletiva em caso de agressão a um Estado-membro, que Trump ignorou ao falar do Montenegro.
Jean-Claude Juncker

Juncker sem tempo para "disparates mesquinhos"

175
Na primeira reação pública após a divulgação de um vídeo no qual aparece a ser amparado por diversos chefes de Estado e de Governo, Jean-Claude Juncker voltou a negar que estivesse embriagado.
Relações Internacionais

A NATO, a Rússia e o fim de uma era /premium

275
A trave-mestra da estratégia norte-americana consiste em privilegiar a relação com a Rússia. Uma parceria para contrabalançar a China. Neste contexto os aliados europeus tornaram-se quase dispensáveis
NATO

Conselho de Defesa aprovou ajustamento a missões

O órgão de consulta do Presidente da República, que se reuniu em Belém, deu "pareceres favoráveis relativamente às propostas" para as missões em curso nos teatros de operações do Afeganistão.
Jean-Claude Juncker

Os andares e cumprimentos erráticos de Juncker

376
O presidente da Comissão Europeia cambaleou de forma errática no jantar da gala da NATO. Esta não é a primeira vez que os comportamentos de Jean-Claude Juncker protagonizam momentos caricatos.
NATO

NATO. O que Trump exigia e o que conseguiu

195
O Presidente americano queria que os parceiros da NATO pagassem mais. Mas os restantes países não mexeram no que já estava planeado. E Portugal, arranja dinheiro para acompanhar estas metas?
PCP

PCP quer projeto patriótico anti-NATO

O dirigente comunista João Ferreira reafirmou o "projeto próprio" do PCP para uma "política patriótica e de esquerda" e vincou diferenças com o PS, defendendo a dissolução da NATO.
Presidente Trump

Trump volta a acusar a Alemanha na cimeira da NATO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prosseguiu o seu 'ataque' à Alemanha, dizendo que o país paga "milhares de milhões de dólares" à Rússia, algo que classificou como "inaceitável.
Presidente Trump

Trump: compromisso com NATO continua forte

313
Presidente dos EUA estava "furioso" com a mensagem que saiu do primeiro dia de reuniões. Ameaçou com "graves consequências" para a aliança militar mas regozija-se com novo pacote de compromissos.
NATO

Trump quer que países gastem 4% do PIB em defesa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está em Bruxelas para a cimeira da NATO e já deu o aviso aos países membros: é necessário que as despesas com a defesa aumentem para 4% do PIB.
NATO

May vai enviar 440 soldados para missão da NATO

A primeira-ministra britânica Theresa May anunciou que o Reino Unido vai reforçar a missão "Apoio Decidido" da NATO no Afeganistão com mais 440 soldados.
NATO

Conte alerta NATO para "ameaças" da imigração

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, alertou para as "ameaças" da imigração em termos de segurança para Itália, como "o risco e o perigo dos combatentes estrangeiros" do Estado Islâmico.
António Costa

NATO. Cimeira falhará se for "jogo de pingue-pong"

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu que a cimeira da NATO será um fracasso se for transformada "num jogo de pingue-pongue", desvalorizando as críticas de Trump aos seus aliados.
António Costa

Portugal vai dedicar 1,66% do PIB à Defesa

O primeiro-ministro apresentou "um quadro anualizado" que especifica que Portugal vai consagrar 1,66% do PIB a despesas em Defesa até 2024, ficando aquém dos 2% acordados entre membros da NATO.
NATO

Trump reúne-se com Merkel e Macron em Bruxelas

O presidente dos EUA, Donald Trump, vai manter encontros bilaterais com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, à margem da cimeira da NATO, em Bruxelas.
NATO

Alemanha está "capturada pela Rússia", diz Trump

204
Na chegada a uma cimeira da NATO que se prevê intensa, em Bruxelas, o presidente dos EUA deixou as primeiras críticas. Europeus esperam apoio americano enquanto pagam "biliões" a Moscovo.
António Costa

Costa reúne-se com chefes de Estado da NATO

O primeiro-ministro, António Costa, que estará acompanhado dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, cumpre o primeiro de dois dias de uma desafiante cimeira da NATO.
Presidente Trump

Farto de ser "otário", Trump promete agitar a NATO /premium

A cimeira da NATO, que começa esta quarta-feira, vai ser marcada pelo crescente desagrado de Trump, que insiste que os outros países invistam mais em defesa. O maior conflito é com Merkel.
Donald Trump

Trump. NATO deveria "reembolsar" Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua a exigir aos aliados da NATO para que aumentem despesas militares. Compromisso dos aliados é atingirem os 2% do PIB até 2024.
NATO

Trudeau quer resposta "firme" da NATO a Putin

O primeiro-ministro canadiano exortou a NATO a enviar "uma resposta clara e firme" à Rússia, acusando-a de estar na origem da morte de uma britânica envenenada por um agente neurotóxico.
NATO

Quando a história nos ultrapassa /premium

Se para Trump a democracia não é um valor importante e a Rússia é um estado fundamental para a segurança norte-americana, então deve esperar-se uma mudança profunda na geopolítica euro-atlântica.
NATO

Merkel defende importância da NATO

"Acontecimentos drásticos" como a anexação russa da Crimeia e as ações militares no leste da Ucrânia mudaram desafios para NATO, diz chanceler alemã que fefende "relação equilibrada" com Rússia.
Presidente da República

"Investimento acrescido" no exército, diz Marcelo

O Presidente da República afirmou que nos próximos anos haverá um "investimento acrescido" nas Forças Armadas e, relativamente à NATO, adiantou que o primeiro-ministro "apresentará o plano concreto".
NATO

Portugal não recebeu carta de Trump sobre NATO

A notícia avançada pelo New York Times dava conta de uma carta de Trump a vários países aliados, incluindo Portugal, a exigir mais compromissos com a NATO. Mas em Portugal ninguém a viu.
NATO

Trump escreve a líderes de países-membro da NATO

Presidente escreveu aos países que não atingem meta de 2% do PIB para a Defesa, dizendo que os Estados Unidos estão "frustrados" com falta de compromisso com a NATO. Costa também terá recebido carta.
NATO

"Portugal não pode perder voo do investimento"

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, defendeu que o "novo impulso" no investimento em Defesa na União Europeia e na NATO é "um voo" que Portugal não se pode dar "ao luxo de perder".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo e Trump discutiram meta de despesa da NATO

Os Presidentes de Portugal e dos Estados Unidos discutiram na quarta-feira um "plano credível" para Portugal atingir as metas de despesa com a NATO e o papel dos Açores na segurança do Atlântico.
Ministério da Defesa

Portugal adere a nova iniciativa militar europeia 

Portugal formalizou compromisso para integrar força europeia de intervenção militar, sugerida pela França em setembro. Apesar do nome, a ideia não é fazer intervenções militares, diz o ministro.
Turquia

UE. Campanha eleitoral turca não foi imparcial 

Chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, disse que "as condições da campanha eleitoral não foram justas". Os media turcos não puderam dar informações equilibradas, disse.
Marcelo Rebelo de Sousa

Encontro de Marcelo com Trump terá NATO na agenda

O Presidente da República confirmou que um dos temas em cima da mesa no encontro com Donald Trump, na próxima quarta-feira, será "a pertença à NATO".
NATO

EUA e Portugal aumentam despesas com a NATO

Augusto Santos Silva e Mike Pompeo debateram as relações UE - EUA e firmaram um compromisso de aumentar as despesas com a NATO, reforçar a segurança europeia na energia e enfrentar as ações da Rússia.
NATO

NATO pode não sobreviver à tensão transatlântica

Referindo-se a um recente "enfraquecimento dos laços" entre os Estados Unidos, o secretário-geral da NATO afirmou que a Aliança pode não sobreviver à tensão transatlântica.
NATO

NATO saúda "cimeira histórica" entre Trump e Kim

A NATO salientou que "apoia todos os esforços que conduzam a uma desnuclearização da Península Coreana, sendo que o cumprimento deste objetivo contribuirá para a segurança" dos aliados e da região.
Colômbia

Colômbia integra NATO e OCDE

No dia 31 de maio, a Colômbia vai oficializar a entrada na NATO tornando-se no primeiro país da América Latina a fazer parte da organização. Os países da OCDE também aprovaram a entrada da Colômbia.
Ministério da Defesa

Uma nova ação externa da Defesa Nacional

241
Neste breve ensaio, o ministro da Defesa expõe a necessidade de rever a legislação sobre a participação em missões além-fronteiras, concentrando num novo diploma as múltiplas dimensões da ação externa
Afeganistão

Várias crianças mortas em ataque no Afeganistão

Pelo menos 11 crianças morreram e outras 17 pessoas ficaram feridas, entre as quais cinco soldados romenos da NATO, num ataque suicida contra uma coluna das forças aliadas na província de Kandahar.
NATO

NATO vive relação inédita com Rússia

Jens Stoltenberg disse que a NATO está a trabalhar para melhorar a relação com o Kremlin, ao mesmo tempo que procura aprofundar a resiliência contra "as novas formas de ataque" russo.
NATO

Acordo iraniano é para ser respeitado, diz NATO

NATO diz que é importante respeitar o acordo nuclear iraniano porque ajuda a distanciar o Irão do desenvolvimento de armamento nuclear, algo que é "importante para a segurança dos aliados da NATO".
NATO

Ciberdefesa. Portugal em exercício da NATO

Militares dos três ramos das Forças Armadas participam entre segunda e sexta-feira no exercício de "ciberdefesa" internacional "Locked Shields", organizado pelo Centro Multinacional da NATO.
NATO

Ataques foram "mensagem clara" para Assad

Secretário-geral da NATO, que se encontra na Turquia, disse esta segunda-feira que o ataque de EUA, Reino Unido e França foi uma "mensagem clara" para Assad, a Rússia e o Irão.
Síria

NATO apoia ataque dos EUA e aliados na Síria

Para o secretario geral da NATO, Jens Stoltenberg, o uso de armas químicas "é inaceitável". Pelo que se exige "uma resposta coletiva por parte da comunidade internacional".
NATO

Parlamento saúda 69 anos da NATO

O Parlamento aprovou, com os votos contra do PCP, BE e PEV, um voto de saudação pelos 60 anos da assinatura do Tratado do Atlântico Norte, reafirmando o "empenho de Portugal" na Aliança Atlântica.
NATO

NATO não quer corrida ao armamento com Rússia

NATO quer "lutar por um relacionamento mais construtivo com a Rússia". O secretário-geral, Jens Stoltenberg, afirmou que não quer uma corrida ao armamento. "Não queremos uma nova Guerra Fria", disse.
Mar

Cegueira estratégica lesa-pátria

Afirmar Portugal Nação Marítima reflecte e significa, antes de mais e acima de tudo, reconhecer a sua essência como Nação Atlântica. A inconsciência política disto é cegueira estratégica lesa-pátria.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Queremos ser fiéis à União Europeia e à NATO"

152
Marcelo Rebelo de Sousa disse esta quarta-feira que Portugal é e quer ser fiel à União Europeia e à Aliança Atlântica e que está atento "aos riscos de hoje", mas reagindo "com inteligência e lucidez".
Diplomacia

Skripal. Moldávia expulsa três diplomatas russos

A Moldávia anunciou esta terça-feira que vai expulsar três diplomatas russos no âmbito da resposta internacional ao envenenamento de Serguei Skripal. NATO também anunciou expulsão de sete diplomatas
Vladimir Putin

NATO expulsa sete diplomatas russos

Secretário-geral da NATO anunciou expulsão de sete diplomatas russos e anunciou que missão russa junto da NATO será reduzida de 30 para 20 diplomatas.
Reino Unido

NATO "preocupada" com envenenamento de agente

A NATO apoiou o Reino Unido no caso do envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal e responsabilizou a Rússia, prometendo ajudar nas investigações.
NATO

Palavras de Putin sobre armas são "inaceitáveis"

A NATO diz que as declarações de Vladimir Putin sobre as armas nucleares que podem atingir qualquer ponto no mundo são "inaceitáveis" e declarou que a aliança está preparada para defender os membros.
Segurança

NATO deve adaptar-se face a novas ameaças 

O general francês, Denis Mercier, destacou que o ambiente de segurança internacional está a "mudar rapidamente" e isso exige uma "adaptação flexível e rápida" por parte dos Aliados.
Presidente Trump

"Adultos" na Casa Branca mudaram atitude de Trump 

Antigo vice-secretário-geral da NATO enalteceu a mudança de atitude do Presidente Trump em relação à NATO e responsabiliza os "adultos" Mattis, Tillerson, McMaster e Kelly.
NATO

"Contributos de Portugal para a NATO importam"

Presidente do comité militar da NATO reconhece que Portugal dá contributos importantes à Aliança, encorajando o país a atingir a meta de 2% do PIB em despesas militares.
União Europeia

UE sozinha "não consegue" defender Europa

O secretário-geral da NATO considerou que qualquer iniciativa de reforço militar comunitário europeu terá de se complementar à Aliança Atlântica.
Turquia

Afrin e as escolhas de Erdoğan

Pela primeira vez na história dois aliados da NATO encontram-se em armas em dois lados diferentes da barricada, o que pode vir a ser a prova dos nove relativamente ao futuro da comunidade de segurança
NATO

Portugal disponível para acolher comando da NATO

O ministro da Defesa afirmou que Portugal disponibilizou-se para acolher o novo comando para o Atlântico da NATO, e que é favorável à criação de uma missão de treino no Iraque.
Ministério da Defesa

Azeredo Lopes promete mais investimento na Defesa

241
O secretário-geral da NATO avisou que mais crescimento tem de significar mais investimento na Defesa. Na resposta, o ministro Azeredo Lopes comprometeu-se a gastar mais. Terá a ver com os KC-390.
NATO

NATO pondera criar programa de treino no Iraque

A NATO espera começar a desenhar um programa de treino para o Iraque, em resposta a um pedido do primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, e da coligação internacional "anti-Estado Islâmico".
NATO

NATO "muito preocupada" com Rússia

223
A Aliança Atlântica está "muito preocupada" com o comportamento belicoso da Rússia, sobretudo com a ocupação da Crimeia, a falta de cooperação e o desrespeito por tratados sobre mísseis.
NATO

Portugal "tem margem para gastar mais em Defesa"

204
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defende que Portugal deve aproveitar o crescimento para gastar mais em Defesa e acredita que todos os aliados possam atingir 2% de investimento até 2024.
NATO

NATO espera que Portugal "continue a cumprir"

O secretário-geral da NATO afirmou que espera que Portugal "continue a cumprir" os compromissos. Jens Stoltenberg está em Portugal e reuniu com o ministro da Defesa.
Defesa

Secretário-geral da NATO em Lisboa

A deslocação do secretário-geral da NATO a Portugal insere-se numa viagem que está a realizar por vários países aliados, antecedendo a cimeira de ministros da Defesa na sede da NATO, em Bruxelas.
NATO

Mundo sem armas nucleares: proibição não funciona

Secretário-geral da NATO afirmou que a organização apoia a ideia de um mundo sem armas nucleares, mas não acredita que tal se consiga por imposição de uma proibição.
NATO

Rússia pode cortar internet a países da NATO

194
Um chefe militar britânico avisa que navios russos têm sido regularmente localizados perto de cabos no oceano Atlântico essenciais às comunicações e ao comércio entre países da NATO.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)