268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

NATO

Estados Unidos da América

A viagem de Biden /premium

Os modos e o tom podem ser outros mas a resposta norte-americana à China está de volta e promete ser musculada.
NATO

Cimeira da NATO reportada a Conselho de Defesa

A Presidência da República divulgou que o Conselho Superior de Defesa Nacional foi informado por João Cravinho acerca das conclusões da Cimeira da NATO e da situação das forças nacionais destacadas.
NATO

A NATO defende-nos bem /premium

Tendo em conta o passado e a geografia de Portugal, bem como o momento atual do mundo, seria um disparate abdicarmos da extraordinária garantia de segurança e paz que é pertencer à NATO.
NATO

Submarino Tridente zarpou rumo ao Mediterrâneo

O submarino, que "tem uma capacidade de recolha de informações única" vai participar na operação "Sea Guardian" da NATO e dará apoio à operação IRINI da União Europeia.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan: cimeira com Biden foi "muito produtiva"

Erdogan afirma que "nenhum problema nas relações entre a Turquia e os Estados Unidos é inultrapassável" e Biden também se referiu a uma reunião "muito, muito boa".
NATO

China, Rússia e Afeganistão prioridades da NATO

Os líderes da NATO exortam a China a "cumprir os seus compromissos internacionais e atuar de forma responsável no sistema internacional", e reconhecem a "crescente influência" daquele país.
NATO

Costa visa espírito de cooperação em cimeira NATO

Costa considerou esta segunda-feira que a cimeira da NATO foi a "cimeira do reencontro entre a Europa e os Estados Unidos" e permitiu "virar a página" sobre um "episódio difícil e tenso".
NATO

Biden: "Firme apoio" à segurança dos bálticos

Os quatro comprometeram-se a fortalecer "ainda mais a sua cooperação política, militar e económica, incluindo o trabalho dentro da NATO, para enfrentar os desafios que a Rússia e a China representam".
Zoom

Biden quer amenizar tensão com Rússia

Cimeira da NATO servirá para marcar estratégia para lidar com Putin. Carlos Gaspar, investigador do IPRI, analisa postura do presidente dos EUA e o que poderá sair depois na relação com Moscovo.
NATO

NATO não está a entrar numa nova "Guerra Fria"

A NATO não está a entrar numa "nova guerra fria" e a China não é "adversário nem inimigo", mas há que responder "como uma Aliança aos desafios" que esse país cria, explica Jens Stoltenberg.
Noticiário

9h. NATO: "Pior fase" das relações com a Rússia

À chegada para a cimeira dos aliados em Bruxelas, o secretário-geral, Jens Stolenberg, critica o Kremlin por ter comportamentos agressivos. Neste jornal, ainda o assédio moral na função pública.
NATO

NATO. Reunião para "reforçar laço transatlântico"

O secretário-geral da Aliança salientou que o mundo se encontra atualmente numa fase de "competição global", devendo a NATO responder a "muitas ameaças e desafios ao mesmo tempo".
Democracia

A “Nova Carta do Atlântico” e a Cimeira do G7 /premium

A Nova Carta do Atlântico e a Cimeira do G7 assinalam o muito feliz regresso da América à liderança convivial da aliança multilateral das democracias. Este regresso  deve ser celebrado enfaticamente.
NATO

NATO concorda que Mladic pague pelos seus crimes

O secretário-geral da NATO afirmou que "celebra" a decisão da condenação do ex-líder militar sérvio-bósnio Ratko Mladic, alegando que "é correto que seja responsabilizado pelos seus atrozes crimes".
Itália

Rede neonazi planeava atentar contra a NATO

Uma rede neonazi — que difundia mensagens, vídeos e imagens racistas, antissemitas e negacionistas nas redes sociais — foi identificada em Itália. O grupo planeava atentar contra instalações da NATO.
NATO

Arranca exercício da NATO comandado desde Oeiras

267
O 50.º BALTOPS "um dos mais importantes exercícios marítimos na região do Báltico" arranca este domingo, comandado a partir de Oeiras. Participam mais 4 mil militares de 18 países aliados.
NATO

portuguesa lidera a Perspetiva de Género na NATO

Diana Morais assume sexta-feira a presidência do Comité para a Perspetiva de Género da NATO, um órgão criado em 1976 e que visa reforçar a perspetiva de género nas missões militares.
NATO

As Forças Armadas no Afeganistão

Com exemplar profissionalismo e grande dedicação, os militares portugueses deram um extraordinário contributo para a estabilização do Afeganistão e para a segurança das suas populações.
NATO

Nato. Alemanha quer "fortalecer músculo político" 

A NATO deve preparar-se na esfera política, para além de trabalhar na defesa coletiva e na reação a qualquer situação de crise, devido ao crescente "desafio autocrático", explica o ministro.
Bielorrússia

NATO restringe acesso de diplomatas bielorrussos

"Decidimos limitar o acesso do pessoal bielorrusso ao quartel-general da NATO", em Bruxelas, afirma secretário-geral da organização, saudando "as sanções decididas pelos aliados da NATO".
Lituânia

NATO. Militares portugueses vão para a Lituânia

Os 146 militares têm como missão "reforçar a capacidade de dissuasão e resposta da Aliança face a potenciais ameaças", lê-se no comunicado do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Bielorrússia

UE promete esforços para libertar jornalista

O secretário-geral da NATO diz ainda que todos os aliados condenam veementemente o desvio do avião, acrescentando que se trata de um ato “inaceitável” e que “terá consequências”.
NATO

Compromisso de Portugal "tem sido permanente"

"O compromisso de Portugal com a NATO é claro, tem sido permanente e só este ano estaremos envolvidos em mais de dez operações", afirmou Costa reforçando que Portugal participa em muitas das missões.
Conselho de Estado

Conselho de Estado destaca importância da NATO

O órgão político de consulta do Presidente da República esteve reunido durante a tarde desta quarta-feira. Encontro que contou com a presença do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.
Bielorrússia

Costa ataca Lukashenko. NATO quer investigação

Primeiro-ministro aproveitou visita do secretário-geral da NATO para atirar ao regime bielorruso e apontar para as ameaças que estão tão próximas da UE. Stoltenberg diz que desvio foi "sequestro".
NATO

Conselho de Estado reúne-se com NATO

O tema é "NATO, situação e perspetivas". A reunião começa às 15h00, no Palácio da Cidadela de Cascais. É a 20.ª reunião do Conselho de Estado convocada pelo atual Presidente da República.
Bielorrússia

Portugal revê-se em "posições duras" da UE

Os líderes da União Europeia decidiram banir a entrada no espaço aéreo europeu de companhias aéreas da Bielorrússia e pedir às companhias aéreas sediadas na UE para evitarem sobrevoar este país.
NATO

Conselho de Estado reúne-se com secretário da NATO

O Conselho de Estado vai reunir-se na quarta-feira, em Cascais, com a presença do secretário-geral da NATO. A reunião terá como tema "NATO, situação e perspetivas".
Explicador

Forças Armadas. "Estamos a importar modas porquê?"

Contra a proposta do governo, PCP teme que Forças Armadas sejam transformadas "numa qualquer direção geral". PS acusa comunistas de tentativa de "concentração de poder no Presidente da República"
NATO

Esquadra de aviões ganha 2 prémios da NATO

2487
Os "Jaguares" arrecadaram dois prémios no maior exercício aéreo do ano da NATO. Estiveram também meios dos Estados Unidos, França, Grécia, Polónia e da Suíça, num total de cerca de mil militares.
Exército

Orion. 1650 militares e 200 viaturas em Portugal

792
Os exercícios centram-se a desempenhar num cenário que recria um território ocupado ilegalmente por forças beligerantes, e um outro de descontaminação Nuclear, Biológico, Químico e Radiológico.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Democracias ocidentais devem à NATO a paz"

"As democracias ocidentais devem à NATO a paz que as envolve, a durabilidade dos seus sistemas políticos e a prosperidade dos seus modelos sócio económicos", defendeu o Presidente.
Afeganistão

EUA e NATO entregam equipamento militar a Cabul

Após quase 20 anos a combater no país, ambas as forças vão entregar ao Afeganistão equipamentos e instalações militares, avaliados em mil milhões de dólares.
NATO

NATO "vigilante" face a retirada de tropas russas

A NATO considera "importante" a retirada das tropas russas na fronteira com Ucrânia, mas vai estar "a monitorizar de perto a concentração militar injustificada da Rússia dentro e ao redor" do país.
NATO

Cimeira NATO: oportunidade para ligar Europa e EUA

A cimeira, na sede da NATO em Bruxelas, será uma oportunidade para o Presidente norte-americano reconstruir as relações com líderes da Europa e do Canadá, que enfraqueceram com o antigo Presidente.
NATO

NATO. Primeira cimeira com Biden acontece em junho

O secretário-geral da Nato anunciou que a próxima cimeira de líderes da Aliança terá lugar no dia 14 de junho, em Bruxelas. Este será o primeiro encontro em que Joe Biden irá participar.
NATO

Militares portugueses em missão NATO na Lituânia

109
Dos 146 militares encontram-se fuzileiros mergulhadores-sapadores e vão participar, entre junho e agosto deste ano, e pela terceira vez, numa missão NATO na Lituânia.
NATO

NATO começa saída do Afeganistão a 1 de maio

As tropas da Aliança irão ser evacuadas do Afeganistão a 1 de maio, depois da decisão dos Estados Unidos da América do mesmo — com as suas tropas as serem retiradas até 11 de setembro.
Afeganistão

NATO discute retirada de tropas do Afeganistão

Joe Biden pretende garantir que a retirada das tropas norte-americanas do país é "coordenada" e se faz em simultâneo com os restantes Aliados da NATO.
NATO

NATO pede colaboração da Índia contra a China

Diante do que a Aliança Atlântica considera uma ameaça à segurança dos seus membros por parte da China, Stoltenberg elogiou o "potencial real" para "aumentar o diálogo" com a Índia.
Ucrânia

NATO pede à Rússia para "parar com provocações"

Moscovo tem "movimentado milhares de tropas prontas para o combate para a fronteira com a Ucrânia", a maior concentração desde 2014, confirmou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.
Conflitos

Nato e Ucrânia discutem situação fronteiriça

O chefe da diplomacia norte-americana lembrou numa entrevista televisiva que "há agora mais tropas russas concentradas na fronteira (ucraniana) do que em qualquer momento desde 2014".
Conflito na Ucrânia

O que é que Putin quer da Ucrânia? /premium

Putin enviou milhares de soldados para a fronteira, fazendo soar os alarmes no Ocidente. Intervenção militar iminente ou demonstração de força para dissuadir aproximação de Kiev à NATO?
Conflito na Ucrânia

Ucrânia aumenta pressão para aderir à NATO

Kiev diz que a única forma de travar Moscovo é avançar com o processo de adesão para enviar um “sinal real” à Rússia. Milhares de soldados russos foram mobilizados na semana passada para a fronteira.
Augusto Santos Silva

Portugal pode ajudar nas parcerias da NATO

Portugal pode ser um "facilitador" no desenvolvimento de parcerias da NATO com países do Indo-Pacífico., zona identificada por Augusto Santos Silva como sendo "muito importante" para a Aliança.
Afeganistão

NATO reafirma compromisso no Afeganistão

Mesmo sem decisões definitivas sobre a sua missão no Afeganistão, a NATO reafirmou o seu compromisso com a sua resolução e procura um "fim responsável" para guerra.
União Europeia

Portugal propôs organização de cimeira UE-NATO

A proposta serve para motivar a complementaridade entre a União Europeia e a NATO. O ministro dos Negócios Estrangeiros salienta que o reforço de uma instituição é também o reforço da outra.
NATO

Putin é "responsável" pelas ações do Estado russo 

O secretário-geral da NATO considerou que Vladimir Putin "é responsável por todas as ações do Estado russo", na sequência de uma pergunta sobre se também considerava Putin um "assassino".
Estados Unidos da América

Chefe da diplomacia dos EUA reunirá com NATO e UE 

Os encontros servirão para "reafirmar o compromisso dos EUA com os seus aliados e parceiros europeus no que diz respeito aos seus objetivos comuns", disse o porta-voz do Departamento de Estado.
NATO

Portugal é dos países que mais apoia a NATO

Numa sondagem apresentada pelo relatório, 78% dos portugueses dizem que “votariam para o que país se mantivesse dentro da NATO”, mostra um relatório esta terça-feira publicado e referente a 2020.
Coronavírus

Covid. Montenegro pede ajuda urgente à UE e à NATO

É o país dos Balcãs mais afetado pela doença Covid-19 e pediu ajuda urgente em pessoal médico à União Europeia e à NATO, mas a ministra da Saúde disse que a ajuda não é necessária neste momento.
Comunismo

O regresso da causa democrática e euro-atlântica /premium

75 Anos depois do discurso de Churchill contra a “Cortina de Ferro”; 80 anos depois da “Carta do Atlântico” anunciada por Churchill e Roosevelt; 83 anos depois do discurso de Churchill em Paris.
Ministério da Defesa

Gomes Cravinho recomenda atenção à China e Rússia

Gomes Cravinho questiona se resposta a “ameaças cibernéticas e híbridas” pode ter o mesmo tratamento que ataques convencionais e a resposta de todos os estados-membros quando um deles é atacado.
União Europeia

Von der Leyen: UE mais autónoma mas dentro da NATO

A União Europeia deve ter a capacidade para "agir autonomamente", mas mantendo-a dentro do quadro da NATO: "UE mais forte e mais robusta torna a NATO mais forte".
União Europeia

UE. Líderes reúnem-se para debater segurança

A reunião dos líderes da União Europeia vão debater as prioridades do bloco em termos de defesa e ainda a Bússola Estratégica, assim como a vontade de "renovar a parceria" da UE com a NATO.
União Europeia

Líderes da UE discutem segurança e defesa com NATO

Líderes europeus deverão manifestar a vontade de renovar a parceria com a NATO, assumindo uma maior responsabilidade pela sua segurança, para além de abordar a vizinhança a sul e as ameaças híbridas.
Alemanha

Alemanha prolonga missão no Afeganistão até 2022

Alemanha participa na missão de formação da Aliança Atlântica "Apoio Resoluto", com cerca de 1.100 militares no norte do Afeganistão. A missão foi adiada até 31 de janeiro de 2022.
NATO

NATO alerta contra crescente protagonismo da China

"A ascensão da China é um assunto essencial para a comunidade transatlântica, com potenciais consequências sobre a nossa prosperidade e modo de vida", afirmou o secretário-geral da NATO.
Ministério da Defesa

Cravinho destaca inversão da descida de miltares

Cravinho destaca a "redução no défice de militares" , elogia o papel do exército no combate à pandemia, desvaloriza o caso de Tancos e diz que a China não é a nova União Soviética.
Forças Armadas

Cravinho quer reforço do Chefe do Estado-Maior

Gomes Cravinho pretende alterar a lei de bases sobre as Forças Armadas, colocando os chefes dos ramos militares sob dependência hierárquica do Chefe do Estado-Maior. Objetivo passa por "modernizar".
NATO

NATO. Secretário-Geral com propostas para futuro

Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, vai apresentar as primeiras propostas do processo NATO 2030 aos ministros da Defesa da Aliança, salientado a importância da nova administração de Biden.
NATO

Afeganistão. Talibãs pede fim da presença da NATO

Os aliados dos Estados Unidos na NATO devem decidir na próxima semana se os seus 10.000 militares se retiram com as forças norte-americanas ou se continuam envolvidos na missão da organização.
NATO

Nato condena "violenta opressão" na Rússia 

O secretário-geral da NATO condenou "fortemente" a "violenta opressão e as detenções arbitrárias" de manifestantes na Rússia: "A detenção de Navalny é uma perversão da justiça."
NATO

NATO quer colaboração face à ascensão da China

506
A NATO pediu à Europa e aos EUA que cooperem em relação à China. "Não partilha os valores, não respeita os direitos humanos, acossa outros países", debilitando a ordem internacional, diz Stoltenberg.
NATO

Stoltenberg saúda relação de Costa com NATO

O secretário-geral da NATO agradeceu ao primeiro-ministro português "o seu compromisso pessoal forte com a NATO" e felicitou Portugal pela futura presidência do Conselho da União Europeia.
NATO

NATO na inauguração de academia de cibersegurança

A nova Academia de Comunicações e Informações da NATO irá ser inaugurada em Oeiras, para dar formação e treino nas áreas de comunicações e sistemas de informação e cibersegurança.
NATO

Portugal mantém-se central na NATO

O representante permanente de Portugal junto da NATO, Pedro Costa Pereira, afirma que Portugal não irá perder a sua centralidade na Aliança.
NATO

Confiança ou ambição /premium

Se Biden já declarou que a Aliança Atlântica é “sagrada” e os países membros da NATO já perceberam a necessidade de custear esta empreitada, há um debate ligado a dois fatores: a confiança e a ambição
Marinha Portuguesa

O comando português do SNMG1 da NATO

160
O exercício deste comando permite a Portugal fazer uso das capacidades navais da Marinha e das competências que são reconhecidas aos seus militares, reafirmando a importância do país no seio da NATO.
Turquia

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO

O Secretário de Estado norte-americano denunciou "violações" das regras da Aliança e "da política do facto consumado" levada a cabo por Ancara em várias crises regionais.
NATO

NATO investiga desenvolvimento militar chinês

A NATO divulgou que os ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança aprovaram um relatório que investiga o desenvolvimento militar da China, que não é uma "adversário" da NATO, mas "cria desafios".
NATO

NATO vê China como uma "potencial ameaça militar"

243
A NATO, que delineia os principais objetivos do sistema de defesa coletivo que une 30 Estados ocidentais, ignora as repetidas promessas de Pequim de ascender pacificamente a superpotência global.
NATO

Stoltenberg convida Biden para cimeira da NATO

O secretário-geral da NATO reforçou a importância da Aliança e realça que os estados-membros da NATO representam 50% do PIB mundial e do poder militar.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva. NATO precisa de se repensar

Augusto Santos Silva considera que a NATO precisa de se adaptar melhor às novas ameaças e desafios. Para o ministro, a maior ameaça da organização é "rede internacional de terrorismo".
NATO

NATO é "pedra angular" para Biden

O secretário-geral da NATO e o Joe Biden abordaram a importância da Aliança Atlântica, considerando-a uma "pedra angular" para fortalecer "ainda mais" a ligação entre a América do Norte e a Europa.
Reino Unido

Reino Unido anuncia investimento inédito na Defesa

Para Boris Johnson, a defesa do Reino Unido deve estar acima de tudo. O primeiro-ministro britânico considera que o quadro internacional é mais perigoso e competitivo que nunca, desde a Guerra Fria.
Vladimir Putin

Putin propõe à NATO medidas para reduzir tensão 

O Presidente russo propôs hoje à NATO várias medidas para reduzir a tensão estratégica na Europa — pela qual culpou os Estados Unidos — como adiar o desenvolvimento de mísseis nucleares.
Armamento Nuclear

NATO quer evitar fim de tratado de armas nucleares

Concluído em 2010, o tratado New Start expira no início de 2021 e as negociações sobre a sua renovação encontram-se num impasse há meses. O desaparecimento do tratado levanta "preocupações".
Defesa

Portugal sobe verbas da Defesa para 1,63% do PIB

Até 2024, o executivo de António Costa pretende chegar aos 1,63% do PIB nas despesas com a Defesa, meta que, ainda assim, ficará aquém do objetivo de 2% acordado entre os países membros da NATO.
NATO

"Progressos" nas conversações Grécia/Turquia

A NATO assinalou "bons progressos" nas conversações militares entre a Grécia e a Turquia para evitar confrontos no Mediterrâneo oriental, onde permanecem as tensões entre os dois países.
NATO

NATO mantém plano de formação no Iraque

A pedido do governo, a NATO estabeleceu, em outubro de 2018, uma missão no Iraque, para treinar as forças daquele país, "em pleno respeito pela sua soberania e pela sua integridade territorial.
11 de Setembro

NATO homenageia vítimas do 11 de setembro

A homenagem decorreu na sede do organismo, em Bruxelas, frente ao monumento ao artigo 5.º do Tratado da Aliança Atlântica, que consagra o princípio da defesa coletiva.
Força Aérea

Aviões F16M da Força Aérea em missão da NATO

Missão da NATO na Polónia tem como objetivo reforçar o empenho no flanco leste do espaço da Aliança, através da participação em treinos e exercícios combinados com forças aliadas.
NATO

Navalny. NATO exige resposta internacional

Secretário-geral da NATO considerou que o ataque contra o opositor de Putin, envenenado com uma substância neurotóxica, é "uma séria violação da lei internacional" por envolver armas químicas ilegais.
NATO

Navalny. NATO discute implicações do caso

Na reunião da NATO desta sexta-feira, um dos temas em agenda é o caso do envenenamento do opositor russo Alexei Navalny. Na quarta-feira foram exigidas explicações à Rússia.
NATO

NATO anuncia discussões entre Grécia e Turquia

Nos últimos dias, Ancara e Atenas intensificaram as suas manobras militares no Mediterrâneo oriental, onde se registou um súbito aumento da tensão e de incidentes entre as duas frotas.
Hackers

NATO alvo de campanha de notícias falsas

Em causa estarão artigos falsos que foram plantados em sites noticiosos na Polónia e Lituânia para desacreditar a NATO. Investigadores acreditam que os hackers estão alinhados com a Rússia.
NATO

NATO. Centro marítimo de excelência em Portugal

373
Forças Armadas assinaram memorando de entendimento para a criação do primeiro centro de excelência da NATO em informação Marítima Geoespacial, Meteorológica e Oceanográfica.
NATO

Geopolítica transatlântica

O tempo para a união é já hoje, sem fragmentação no Ocidente. As grandes potências com regimes e valores diferentes do nosso, exacerbados por nacionalismos vários, procuram e anseiam por essa divisão.
NATO

Fragata Corte-Real parte para missão da NATO

A Fragata Corte-Real partiu esta segunda-feira de Almada com 180 militares a bordo, para integrar uma missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).
China

China. Posição de Portugal acordante com NATO e UE

De acordo com Augusto Santos Silva, a posição de Portugal sobre a China é consonante com as da NATO e da UE, que vê Pequim como "um parceiro", "um competidor", mas também "um rival sistémico".
Alemanha

Alemanha. Retirada de tropas pode prejudicar NATO

Trump terá aprovado um plano para reduzir as tropas estacionadas na Alemanha de 34.500 para um máximo de 25 mil homens, mas a ministra da Defesa alemã disse que Berlim ainda não foi informado.
NATO

NATO rejeita ver China como inimigo

A NATO recusa ver a China "como o novo inimigo ou adversário", mas admite que vê "que a ascensão da China está a alterar fundamentalmente o equilíbrio global do poder".
NATO

NATO. Portugal participa em exercício nos Bálticos

378
Portugal vai participar com 15 militares no exercício da NATO BALTOPS de 7 a 16 de junho, no mar Báltico, numa demonstração da determinação internacional de estabilidade e defesa da região.
Estados Unidos da América

Rússia acusa EUA de decisões "perigosas"

A Rússia considera o comportamento dos Estados Unidos "cada vez mais perigoso", no caso do programa nuclear iraniano e da retirada do tratado militar Céus Abertos.
Relações Internacionais

UE lamenta saída dos EUA do tratado Céus Abertos

Onze países europeus, incluindo Portugal, lamentaram a retirada dos Estados Unidos do tratado internacional Céus Abertos, mas admitem partilhar as mesmas preocupações em relação à Rússia.
NATO

NATO reúne de emergência após anúncio dos EUA

131
A NATO convocou uma reunião de emergência para sexta-feira após o anúncio da retirada dos EUA do Tratado de Céus Abertos, por causa da violação dos termos do acordo pela Rússia.
Coronavírus

Mudam-se os tempos, mantêm-se as vontades /premium

118
Não está a haver relação transatlântica na crise provocada pelo novo coronavírus. Os Estados Unidos e a Europa deixaram um espaço de cooperação, privilegiado nos últimos setenta anos, deserto.
NATO

A NATO na entrada dos anos 20

258
Na Cimeira da NATO de dezembro de 2019, em Londres, para além das considerações habituais sobre as ameaças já sobejamente conhecidas, não houve qualquer nota contra uma eventual crise sanitária. Devia
Acidentes de Aviação

NATO. Helicóptero desaparece entre Itália e Grécia

Um helicóptero militar que opera a partir de uma fragata canadiana envolvida nas operações da NATO no Mediterrâneo desapareceu esta quarta-feira no mar Jónico entre as costas de Itália e da Grécia.
Coronavírus

Defesa saúda "atenção" da NATO em África

Gomes Cravinho saudou as propostas para um "maior envolvimento" da NATO, nos planos logístico e financeiro, e a necessidade de "preservar as [suas] missões fundamentais" e "operações em curso".
Coronavírus

NATO mantém operações militares

As missões no Afeganistão e no Kosovo, "nos Balcãs e na Polónia, bem como ao nível aéreo, e ainda os esforços no Mediterrâneo e no Mar Egeu" continuam "com medidas preventivas".
NATO

NATO forma comité para refletir sobre Aliança

Comité composto por dez personalidades de países membros que terão por missão refletir sobre o futuro da Aliança Atlântica e o reforço do processo político no seio da organização.
Turquia

NATO quer acordo entre Europa e Turquia

O secretário-geral da NATO apelou à Europa para chegar a acordo com a Turquia, "um importante aliado da Aliança" Atlântica e que "desempenhou um papel importante na luta contra o ISIS".
Ancara

França: NATO deve ter conversa franca com Turquia

A França considera "essencial dentro da Aliança Atlântica" que a NATO tenha uma "conversa franca" com a Turquia para conhecer a posição deste aliado, uma vez que Ancara tem dado sinais ambíguos.
NATO

Saudável convergência atlantista em Lisboa /premium

Recordando a convergência atlantista que ocorreu na Universidade Católica, sob a égide do Presidente da República, entre responsáveis dos nossos três históricos partidos democráticos.
Síria

NATO reúne-se de urgência a pedido da Turquia

Turquia invocou um artigo segundo o qual qualquer aliado da NATO pode solicitar consultas caso acredite que a sua integridade territorial, independência política ou segurança estão ameaçadas.
Huawei

5G. EUA alerta Europa que Huawei é uma ameaça

O secretário de Defesa dos Estados Unidos alertou os europeus que ao autorizar equipamentos da Huawei para desenvolver as redes 5G correm o risco de "ameaçar" a NATO.
NATO

NATO. Portugal em reforço de formação no Iraque

Os ministros da Defesa da NATO decidiram reforçar as atividades de formação da missão da Aliança Atlântica no Iraque, e Portugal participará nesse processo, ainda que sem aumentar o seu contingente.
NATO

NATO vai investir na luta contra o terrorismo

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.
Iraque

NATO anuncia retirada de forças do Iraque

Depois de ter suspendido a sua missão de treino de militares iraquianos, a NATO anunciou a retirada temporária de parte da sua força do Iraque. Em causa está a segurança dos seus funcionários.
NATO

NATO: "Irão deve evitar mais violência"

Os membros da Aliança Atlântica apelaram à contenção por parte do Irão, manifestando preocupação com "as atividades de desestabilização" e considerando que "um conflito não é do interesse de ninguém".
NATO

NATO discute crise entre EUA e Irão

A NATO vai reunir extraordinariamente esta segunda-feira em Bruxelas. Na ordem do dia estará a questão entre Irão e Estados Unidos da América.
Geopolítica

NATO suspende operações de treino no Iraque

A NATO suspendeu as operações de treino no Iraque, disse hoje o porta-voz da organização, Dylan White, após a morte do general iraniano Qassem Soleimani num ataque norte-americano a Bagdad.
NATO

Rússia: NATO está a preparar-se para conflito

O chefe militar russo pensa não haver razão para um conflito militar, mas manifestou preocupação relativamente aos exercícios militares que a NATO tem vindo a desenvolver na fronteira do seu país.
NATO

NATO enfrenta ambiente de segurança mais difícil

Jens Stoltenberg considerou que a NATO está a enfrentar o ambiente securitário "mais complexo" da sua história com frentes no mar, terra, ar, espaço e ciberespaço. A organização celebra 70 anos.
Conversas à Quinta

NATO: A crua desarmonia da cimeira dos 70 anos

As relações entre os parceiros da NATO já não eram as melhores, mas a cimeira era quase só simbólica: 70 anos de Aliança Atlântica. Mas de entrevistas ácidas a conversas a despropósito, houve de tudo.
NATO

NATO aos 70: ‘Nunca nos renderemos!’ /premium

O reforço da NATO é hoje ainda mais crucial do que foi no passado — como sublinhou certeiramente a Chanceler alemã, Angela Merkel.
NATO

A NATO do nosso descontentamento /premium

Os parceiros europeus ainda estão a aprender a viver com um novo dilema de segurança: a mudança estratégica dos Estados Unidos face ao mundo. Mas apenas a Alemanha parece ter percebido isso.
Pequim

Pequim: unilaterismo dos EUA ameaça países da NATO

O governo de Pequim afirmou que unilateralismo norte-americano ameaça os países da NATO, garantindo que "o crescimento da potência chinesa é o crescimento de uma potência pacífica".
Emmanuel Macron

Macron não vê consenso possível com Erdogan

Emmanuel Macron não está de acordo com o presidente turco em relação à condenação das milícias YPG e PYD como terroristas. O PKK já é considerado por várias nações como terrorista.
NATO

NATO. Aliados acordaram manter unidade

O secretário-geral da NATO afirmou que as divergências atraem sempre mais atenções, mas ainda assim houve decisões. Na cimeira falou-se da contribuição para a defesa, da ameaça russa e da Síria.
NATO

Costa reconhece divergência entre Turquia e NATO

A Turquia, que pede a condenação da milícia curda PKK como organização terrorista, e o resto da organização estão em desacordo. Boris Johnson está do lado de Erdogan
NATO

Boris, Macron e Trudeau apanhados a rir de Trump

335
Os líderes britânico, francês e canadiano foram apanhados por uma câmara, a fazer comentários sobre o Presidente dos EUA. Trump já reagiu: criticou Trudeau e cancelou conferência de imprensa.
NATO

Portugal tem atitude de equilíbrio e aproximação

O ministro dos Negócios Estrangeiros falava sobre a importância dos países pequenos na NATO, que são necessários pela "atitude de equilíbrio e aproximação" entre as maiores potências da aliança.
Vladimir Putin

Russia está pronta para cooperar com a NATO

Quem o diz é Vladimir Putin em declarações relativas ao aniversário dos 70 anos da organização. Apesar disso, o líder russo diz que a NATO tem sido incorreta "ou até rude".
NATO

Trump critica posição de Macron sobre NATO

“Creio que é um insulto e fiquei surpreendido” pela frase de Emmanuel Macron, afirmou Trump em relação à posição do presidente francês relativamente à NATO.
NATO

António Costa na cimeira da NATO em Londres

O primeiro-ministro é um dos líderes de 30 países que participam na cimeira que começa esta terça-feira com a conferência "Inovando a Aliança", que pretende debater o futuro da NATO.
País

PCP condena investimento em defesa

344
O PCP manifestou a sua "clara oposição" à cedência perante a imposição dos Estados Unidos de investir 2% do PIB em defesa. O partido comunista invocou o artigo 7º da constituição para se justificar.
Grécia

Grécia pede apoio à NATO em disputa com a Turquia

O primeiro-ministro grego disse que vai solicitar a outros membros da NATO, durante a cimeira de Londres, que apoiem a Grécia a enfrentar a Turquia nas tentativas interferir na soberania do país.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan diz que Macron está em "morte cerebral"

O Presidente turco acusou o Presidente francês de estar "em estado de morte cerebral". Macron tinha usado a mesma expressão em relação à NATO após a ofensiva militar contra a milícia curda na Síria.
Defesa

Portugal dedica 1,52% do PIB à Defesa

Portugal dedica atualmente 1,52% do PIB à área da Defesa, acima da meta de 1,41%. Até 2024, o Governo pretende chegar a 1,66%, ficando ainda aquém do acordado entre os membros da NATO.
Governo

Governo defende coerência entre NATO e UE

Para o Governo, é fundamental "que o raciocínio para o desenvolvimento da NATO avance em paralelo com o desenvolvimento da UE para evitar contradições e tensões entre os dois”.
Angela Merkel

Merkel quer NATO preservada e garante investimento

"É do nosso interesse preservar a NATO, mais do que no tempo da Guerra Fria", afirmou a chanceler alemã, garantindo que a Alemanha vai cumprir objetivo de 2% do PIB ser destinado a despesas militares.
NATO

NATO deve responder em harmonia com Europa

O ministro da Defesa Nacional defende que a NATO tem de responder às ameaças convencionais, assimétricas, híbridas e ciber, e ser capaz de aproveitar a identidade europeia de defesa.
NATO

NATO vai debater críticas com Macron

Este encontro surge depois do presidente francês, Emmanuel Macron, ter dito que a aliança estaria em "morte cerebral". Angela Merkel pronunciou-se na altura, rejeitando tais afirmações do homólogo.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal vê defesa europeia como reforço da NATO

"Todos os esforços para intensificar a Política Europeia de Segurança e Defesa, (...) são para nós um processo de robustecer o pilar europeu da NATO", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Emmanuel Macron

Macron alerta para "crise sem precedentes"

Macron salienta nesta crise do sistema multilateral o "princípio da não cooperação" e o nacionalismo como algumas das causas e problemas que destruíram o que foi construido nos últimos anos.
NATO

NATO. Merkel discorda de visão "radical" de Macron

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considera que a NATO está em "morte cerebral". A chanceler alemã, Angela Merkel, diz discordar desta visão "radical".
Emmanuel Macron

Macron: NATO está em "morte cerebral"

125
"Como funcionará o artigo 5.º no futuro? Se o regime de Bashar al-Assad decidir retaliar contra a Turquia, [os Estados da NATO] envolvem-se? Isto é uma questão real", disse Emmanuel Macron.
NATO

NATO: Turquia isolada na discussão sobre a Síria

Aliados tentaram fazer ver à Turquia que a intervenção na Síria "não está a contribuir para a estabilidade do país" nem para "o combate contra o terrorismo", adiantou o ministro João Gomes Cravinho.
NATO

Acordo sobre dívida dos militares será assinado

O ministro da Defesa assegurou que “não há nenhum problema” e explicou que apenas estão a ser acertados “aspetos de redação do texto”, que será assinado e divulgado esta sexta-feira.
Rússia

Rússia desloca mísseis para a Sérvia

Um dos mais avançados mísseis antiaéreos russos vai ser instalado na Sérvia, "numa mensagem política à NATO e ao Ocidente". A sérvia não pertence à NATO e prefere manter uma posição neutra.
Síria

EUA criticam ofensiva turca na Síria

Mark Esper, secretário da Defesa dos Estados Unidos censurou a ofensiva da Turquia na Síria, acrescentando que aquele país está a seguir "por um caminho errado" ao aproximar-se da Rússia.
NATO

NATO "nunca atravessou uma crise tão profunda"

José Lima Bacelar afirma que a NATO nunca esteve tão mal e teme que a situação financeira afete o conselho estratégico que se reúne de 10 em 10 anos.
Conflito na Síria

NATO pede solução para conflito na Síria

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defendeu esta quarta-feira numa conferência de imprensa, em Bruxelas, que "é importante garantir a derrota dos extremistas"
NATO

NATO preocupada com ofensiva turca na Síria

Jeans Stolberg, secretário-geral da NATO mostra preocupação "pelos riscos que [ofensiva] pode provocar na região e pela forma como afeta os civis”.
Atualidade

Marinha portuguesa desativa 26 minas na Alemanha

2542
O objetivo da "Operação Alemanha" era desativar minas no mar, que sobreviveram à 2ª Guerra Mundial. A missão da NATO contou com elementos da marinha portuguesa, que filmaram momentos da intervenção.
NATO

NATO. EUA querem que aliados cumpram promessas

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, pediu aos aliados da NATO para cumprirem as suas promessas de "defender as liberdades hoje e sempre", durante o 80º aniversário do início da II Guerra.
Atualidade

Encontro tenso entre caça espanhol e avião russo

185
Um caça espanhol tentou aproximar-se do avião onde viajava o ministro da Defesa da Rússia. Foi afastado por dois aviões de combate da frota russa do Báltico. O F-18 faz parte de uma missão da NATO.
Rússia

Rússia afasta caça de avião com ministro da Defesa

213
Aviões russos afastaram um aparelho espanhol que transportava o ministro da Defesa da Federação Russa. Ministério da Defesa de Espanha pede explicações à NATO.
NATO

NATO culpa Rússia por fim de tratado nuclear

Organização do Tratado do Atlântico Norte afirmou que a "Rússia é a única responsável" pelo fim do acordo nuclear entre o país e os EUA e prometeu resposta aos mísseis russos.
Cabo Verde

PM de Cabo Verde admite adesão à NATO

354
Ulisses Correia e Silva quer "reduzir as vulnerabilidades", tendo em conta "vasta área marítima que precisa de ser protegida" e "que tem recursos", mas que também "está na rota" de diversos tráficos.
NATO

Relatório revela armas nucleares dos EUA na Europa

Um deslize num relatório associado à NATO e divulgado em abril revelou a localização de armas nucleares norte-americanas em bases aéreas na Europa. Informação foi, entretanto, eliminada.
NATO

Biden: NATO desaparece se Trump for reeleito

179
"Deixe-me colocar a questão da seguinte forma: se ele (Trump) ganhar a reeleição, asseguro que não existirá NATO daqui a quatro ou cinco anos", disse o ex-vice-presidente dos Estados Unidos.
Ocidente

A família transatlântica /premium

Apesar da vincada variedade de preferências políticas dos inúmeros participantes do Estoril Political Forum, todos subscreveram os apelos de Churchill e Thatcher à unidade do Ocidente.
NATO

NATO aprova medidas contra mísseis russos

O secretário-geral da NATO salientou que a reação da organização será “defensiva, calculada e coordenada” e frisou que exige que a Rússia destrua o seu novo sistema de mísseis até 2 de agosto.
Defesa

Despesas com Defesa vão subir em Portugal

Portugal deve gastar 2.928 milhões de euros em Defesa este ano, mais 200 milhões euros do que no ano passado. Os valores representam um aumento face aos 1,35% do PIB reservados à defesa em 2018.
NATO

Bill Clinton festeja 20 anos da NATO no Kosovo

O Kosovo festejou esta quarta-feira com Bill Clinton o 20.º aniversário da intervenção da NATO na região. NATO instalou-se dois dias depois da retirada das tropas sérvias, em junho de 1999.
NATO

NATO terá presidente português no Comité 

Portugal vai copresidir o Comité Executivo da NATO em conjunto com a Holanda em 2021. A major Diana Morais foi a eleita para presidir um dos mais antigos comités da NATO.
A página está a demorar muito tempo.