Olá

836kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

NATO

Guerra na Ucrânia

Rússia vai fortalecer Marinha de guerra 

A Rússia vai fortalecer a sua Marinha de guerra face às ameaças que os Estados Unidos da América e a NATO têm vindo a fazer. Patrushev acredita "ser evidente que as tensões estão a aumentar".
Fact Check

Países NATO obrigados a entregar armas à Ucrânia?

Publicações citam uma alegada declaração do secretário-geral da NATO, em que é anunciada a obrigatoriedade de os membros contribuírem com armas. Mas Jens Stoltenberg nunca anunciou tal regra.
Noticiário

13h. Paulo Rangel elogia presidência de Joe Biden

Paulo Rangel realça a importância da presidência de Joe Biden no que respeita ao reforço da ligação transatlântica. Ainda neste jornal, Rui Rocha não comenta as críticas de Tiago Mayan Gonçalves.
Guerra na Ucrânia

"É extremamente importante apoio dos EUA a Kiev"

Secretário-geral da NATO defende que "membros europeus da Aliança e o Canadá podem obviamente fazer mais, mas é extremamente importante que os Estados Unidos continuem a apoiar a Ucrânia".
NATO

A NATO e a semente de McCain

É razoável assumir que a Aliança Atlântica defende mais do que a soberania e o território dos seus membros – defende um modo de vida em liberdade, uma comunidade de pertença da qual Portugal faz parte
Guerra na Ucrânia

Conselho de Estado discute situação na Ucrânia

O Conselho de Estado analisará a situação na Ucrânia tendo em conta a cimeira pela Paz na Suíça e a cimeira da NATO em Washington e antecipará o próximo encontro europeu em julho no Reino Unido.
Guerra na Ucrânia

Marinha acompanhou passagem de força russa

A operação monitorizou a fragata Neustrashimy e o reabastecedor Yelnya, que cruzaram as áreas marítimas de interesse nacional e a Zona Económica Exclusiva dos Açores, rumo às Caraíbas.
Noticiário

15h. Defesa. PM britânico quer usar 2,5% do PIB

Este valor é meio ponto percentual acima do acordado pelos 32 países da NATO. Keir Starmer afirma que esta é a "prova do compromisso do Reino Unido com a Aliança Atlântica".
Noticiário

14h. Gaza. Novo ataque faz 70 mortos

De acordo com a agência Reuters o principal alvo do ataque era Mohamed Deif, chefe militar do Hamas. Contudo até ao momento já se registaram 70 mortos. Neste jornal, a 14ª etapa da volta à França.
Noticiário

13h. Inglaterra. PM quer apostar mais na defesa

O novo primeiro-ministro britânico diz estar comprometido com um maior investimento na defesa e garante apoio incondicional à NATO. Ainda neste jornal, o fecho do comércio ao domingo.
5 Continentes

Sobrevive a NATO a uma nova presidência de Trump?

Bruno Cardoso Reis defende que Donald Trump não vai querer que os EUA abandonem a NATO. No entanto, o historiador diz que o candidato republicano acredita cada vez menos na Aliança Atlântica.  50 cara
Noticiário

11h. Bastonária da Ordem. "Não há recusa nenhuma"

Fernanda Almeida Pinheiro, Bastonária da Ordem dos Advogados diz que "não há recusa nenhuma" por parte dos gabinetes a estagiários. Neste jornal, o novo PM britânico aumenta investimento da defesa.
Joe Biden

Starmer diz que que Biden está em "boa forma"

O primeiro-ministro britânico sublinhou que é o povo americano que tem de decidir quem quer para Presidente, mas garante que Joe Biden está de boa saúde do que viu em conversas privadas.
Gabinete de Guerra

Afinal, quais são os critérios da NATO?

Bruno Cardoso Reis sublinha que a adesão da Ucrânia à NATO protegerá o país, mas quais são, afinal, os critérios? No Médio Oriente, um acordo só é tido como tal quando implementado no terreno.
Guerra na Ucrânia

Austrália anuncia pacote militar à Ucrânia 

O governo australiano anunciou um pacote de ajuda militar para a Ucrânia de cerca de 155 milhões de euros, esta ajuda representa a maior desde que a guerra começou em fevereiro de 2022.
O Domínio da Guerra

Eleições na Europa traduzem-se em apoio à Ucrânia?

A derrota da extrema-direita em França e a mudança de poder no Reino Unido vai traduzir-se no reforço do apoio à Ucrânia. A NATO quer reforçar a dissuasão e a defesa e a cimeira foi trabalho hercúleo.
Guerra na Ucrânia

Orbán diz que Trump "vai resolver" a guerra

Primeiro-ministro húngaro encontrou-se com Donald Trump para discutir "possibilidades de paz" na Ucrânia e saiu de Mar-a-Lago com o que disse ser "a boa notícia do dia: ele vai resolver!".
Noticiário

8h. Medica acusa Lucília Gago de erros no MP

Em reação à entrevista PGR, ex-ministro das Finanças acusa Lucília Gago de inventar uma campanha para denegrir a imagem do Ministério Público. Ainda este jornal, Governo defende rankings escolares.
Noticiário

7h. INEM continua sem presidente

Vítor Almeida tinha sido nomeado para presidente do INEM, mas terá imposto condições ao Ministério da Saúde que não foram acolhidas. Ainda este jornal, Princesa Leonor de Espanha viaja até Portugal.
Noticiário

6h. Governo defende rankings escolares

Governo defende que os rankings escolares revelam pistas sobre os problemas que possam existir no ensino. Ainda, Dua Lipa estreia-se hoje no Festival Alive.
Noticiário

4h. Escolas privadas superam as públicas

As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.
Eleições EUA

Biden insiste: "Sou a pessoa mais qualificada"

A Cimeira da NATO começou com a Ucrânia e terminou com Joe Biden. O Presidente recusou todos os desafios às suas aptidões e deixou claro que vai ser candidato à Casa Branca, para continuar o trabalho.
Noticiário

3h. EUA. Biden diz que Kamala seria boa candidata

Joe Biden não recua na corrida à Casa Branca, mas admite que Kamala Harris seria boa candidata. Ainda, escolas privadas mantém melhores resultados do que escolas públicas
Noticiário

2h. Biden não desiste da corrida à Casa Branca

Joe Biden garante estar apto para continuar na corrida à Casa Branca. Ainda, quase 50 mil professores conheceram a colocação para o próximo ano letivo.
Noticiário

1h. NATO. Biden faz balanço positivo 

Joe Biden faz neste momento balanço positivo sobre a Cimeira da NATO, em Washington. Ainda, Benfica apresenta mais um reforço para a defesa.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: apoio a Kiev "diminui apetite a Putin"

“Temos de ser resilientes, para que o mundo aceite que as guerras de agressão não são normais”, declarou Zelensky agradecendo a ajuda da NATO. Já Stoltenberg reafirmou todos os compromissos assumidos.
Noticiário

00h. PM: NATO continua a apoiar a Ucrânia

Luís Montenegro garante que a Ucrânia vai continuar a receber apoio até que vença a guerra sobre a Rússia. O primeiro-ministro reconhece que a defesa de Kiev é o desafio mais imediato da NATO.
Noticiário

23h. Stoltenberg deixa mensagem a Moscovo

O Secretário-Geral da NATO fez um balanço dos últimos dias e falou nos apoios financeiros, acordos bilaterais, e novos centros de formação que vão ser criados na Europa.
Guerra na Ucrânia

NATO. Montenegro reafirma prioridades de Portugal

Ao último dia de Cimeira, o primeiro-ministro destaca os investimentos anunciados, o apoio à Ucrânia, os diálogos com o Sul com cunho português. E assume: quer Portugal como "membro efetivo" da NATO.
Direto ao Assunto

NATO. Adesão da Ucrânia pode "blindar" EUA

António Martins da Cruz, embaixador e antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros, acredita que a guerra na Ucrânia não vai ser resolvida no campo de batalha, mas sim na mesa das negociações.
Noticiário

20h. PM. Portugal vai cumprir plano na defesa

O primeiro-ministro diz que o país vai investir cerca de 6 mil milhões de euros, que corresponde aos 2% do PIB, acordados entre os aliados. Ainda, Stoltenberg diz que o futuro da Ucrânia está na NATO.
Semáforo Político

O "pragmatismo" ou "romantismo" da esquerda?

A caminho do OE, continuam a surgir problemas à esquerda e o PS "semi entusiasmado" ainda não sabe como reagir. Ainda, o risco da reeleição de Trump para a participação norte-americana na NATO.
Gabinete de Guerra

"Paz a qualquer preço?" Trump terá palavra final

Orbán surge como "apaziguador", mas esquece-se de que Trump pode entrar na equação. Pode a NATO ficar a perder? Ainda, quem manda no Irão não são os votos, mas as armas. Análise de Bruno Cardoso Reis.
Guerra na Ucrânia

Scholz: mísseis na Alemanha vão "garantir a paz"

Os Estados Unidos anunciaram que vão instalar equipamento militar de longo alcance em território alemão para demonstrar o compromisso de Washington com a NATO para a "dissuasão integrada europeia".
NATO

Apoio à Ucrânia e alertas: a declaração da NATO

Fortes críticas à Rússia, China e Irão e promessas de apoio à Ucrânia, incluindo um novo fundo de 40 mil milhões de euros. Líderes da NATO deixaram avisos sérios em declaração que fecha cimeira.
Noticiário

13h. PNS desvaloriza o caso da Águas de Portugal 

Para o líder do PS, a transferência de 100 milhões de euros da Águas de Portugal para o Estado não é uma questão. Ainda, a Rússia está a planear tomar medidas para contariar a NATO e a Ucrânia.
Noticiário

12h. Manifesto os 50. Provedora recebe signatários

Depois do Presidente da República e primeiro-ministro é a vez da provedora Maria Lúcia Amaral de receber os signatários do Manifesto de 50 personalidades.Neste jornal,a Rússia contraria ameaça da NATO
Noticiário

9h. Tolerância Zero. MAI não permite xenofobia 

Em entrevista Observador, Margarida Blasco destaca acordo alcançado com os polícias. Ainda, António Costa terá estado envolvido no caso da transferência da Águas de Portugal para o Estado.
Noticiário

8h. Governo não se demite em caso do chumbo do OE

Governo não se demite em caso de chumbo do Orçamento do Estado e acredita que o PS vai ceder. E ainda, António Costa terá estado envolvido no caso da transferência da Águas de Portugal para o Estado.
Noticiário

4h. Ninguém quer eleições antecipadas, diz Bugalho

Sebastião Bugalho diz que nenhum partido quer eleições antecipadas. Ainda, quase 100 migrantes salvos ao largo da costa italiana.
Noticiário

3h. Portugal está mais idoso, diz Pordata 

Estudo da Pordata diz que Portugal está mais idoso e com famílias com menos filhos. Ainda, Sebastião Bugalho diz que nenhum partido quer eleições antecipadas.
Noticiário

2h. MAI não permite xenofobia na polícia

Ministra da Administração Interna garante que não vai permitir qualquer tipo de xenofobia nas forças de segurança. Ainda, Inglaterra está na final do Europeu.
Noticiário

1h. Joe Biden reunido com Luís Montenegro

Luís Montenegro participa em reunião bilateral com Joe Biden, na Casa Branca. Ainda, Margarida Blasco rejeita xenofobia na polícia.
Guerra na Ucrânia

Montenegro jantou com Biden e líderes da NATO

No segundo dia da Cimeira da NATO, Montenegro e os restantes chefes de Estado jantaram na Casa Branca. Rangel jantou com Blinken e os restantes MNE. Melo esteve num terceiro jantar no Forte McNair.
Guerra na Ucrânia

“Profundas preocupações” com aliança Rússia-China

Considerando que a China é "um facilitador decisivo da invasão russa", os líderes da NATO consideraram que o país asiático "continua a colocar desafios sistémicos à segurança euro-atlântica".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas