NATO

Ministério da Defesa

Uma nova ação externa da Defesa Nacional

241
Neste breve ensaio, o ministro da Defesa expõe a necessidade de rever a legislação sobre a participação em missões além-fronteiras, concentrando num novo diploma as múltiplas dimensões da ação externa
Afeganistão

Várias crianças mortas em ataque no Afeganistão

Pelo menos 11 crianças morreram e outras 17 pessoas ficaram feridas, entre as quais cinco soldados romenos da NATO, num ataque suicida contra uma coluna das forças aliadas na província de Kandahar.
NATO

NATO vive relação inédita com Rússia

Jens Stoltenberg disse que a NATO está a trabalhar para melhorar a relação com o Kremlin, ao mesmo tempo que procura aprofundar a resiliência contra "as novas formas de ataque" russo.
NATO

Acordo iraniano é para ser respeitado, diz NATO

NATO diz que é importante respeitar o acordo nuclear iraniano porque ajuda a distanciar o Irão do desenvolvimento de armamento nuclear, algo que é "importante para a segurança dos aliados da NATO".
NATO

Ciberdefesa. Portugal em exercício da NATO

Militares dos três ramos das Forças Armadas participam entre segunda e sexta-feira no exercício de "ciberdefesa" internacional "Locked Shields", organizado pelo Centro Multinacional da NATO.
NATO

Ataques foram "mensagem clara" para Assad

Secretário-geral da NATO, que se encontra na Turquia, disse esta segunda-feira que o ataque de EUA, Reino Unido e França foi uma "mensagem clara" para Assad, a Rússia e o Irão.
Síria

NATO apoia ataque dos EUA e aliados na Síria

Para o secretario geral da NATO, Jens Stoltenberg, o uso de armas químicas "é inaceitável". Pelo que se exige "uma resposta coletiva por parte da comunidade internacional".
NATO

Parlamento saúda 69 anos da NATO

O Parlamento aprovou, com os votos contra do PCP, BE e PEV, um voto de saudação pelos 60 anos da assinatura do Tratado do Atlântico Norte, reafirmando o "empenho de Portugal" na Aliança Atlântica.
NATO

NATO não quer corrida ao armamento com Rússia

NATO quer "lutar por um relacionamento mais construtivo com a Rússia". O secretário-geral, Jens Stoltenberg, afirmou que não quer uma corrida ao armamento. "Não queremos uma nova Guerra Fria", disse.
Mar

Cegueira estratégica lesa-pátria

Afirmar Portugal Nação Marítima reflecte e significa, antes de mais e acima de tudo, reconhecer a sua essência como Nação Atlântica. A inconsciência política disto é cegueira estratégica lesa-pátria.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Queremos ser fiéis à União Europeia e à NATO"

152
Marcelo Rebelo de Sousa disse esta quarta-feira que Portugal é e quer ser fiel à União Europeia e à Aliança Atlântica e que está atento "aos riscos de hoje", mas reagindo "com inteligência e lucidez".
Diplomacia

Skripal. Moldávia expulsa três diplomatas russos

A Moldávia anunciou esta terça-feira que vai expulsar três diplomatas russos no âmbito da resposta internacional ao envenenamento de Serguei Skripal. NATO também anunciou expulsão de sete diplomatas
Vladimir Putin

NATO expulsa sete diplomatas russos

Secretário-geral da NATO anunciou expulsão de sete diplomatas russos e anunciou que missão russa junto da NATO será reduzida de 30 para 20 diplomatas.
Reino Unido

NATO "preocupada" com envenenamento de agente

A NATO apoiou o Reino Unido no caso do envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal e responsabilizou a Rússia, prometendo ajudar nas investigações.
NATO

Palavras de Putin sobre armas são "inaceitáveis"

A NATO diz que as declarações de Vladimir Putin sobre as armas nucleares que podem atingir qualquer ponto no mundo são "inaceitáveis" e declarou que a aliança está preparada para defender os membros.
Segurança

NATO deve adaptar-se face a novas ameaças 

O general francês, Denis Mercier, destacou que o ambiente de segurança internacional está a "mudar rapidamente" e isso exige uma "adaptação flexível e rápida" por parte dos Aliados.
Presidente Trump

"Adultos" na Casa Branca mudaram atitude de Trump 

Antigo vice-secretário-geral da NATO enalteceu a mudança de atitude do Presidente Trump em relação à NATO e responsabiliza os "adultos" Mattis, Tillerson, McMaster e Kelly.
NATO

"Contributos de Portugal para a NATO importam"

Presidente do comité militar da NATO reconhece que Portugal dá contributos importantes à Aliança, encorajando o país a atingir a meta de 2% do PIB em despesas militares.
União Europeia

UE sozinha "não consegue" defender Europa

O secretário-geral da NATO considerou que qualquer iniciativa de reforço militar comunitário europeu terá de se complementar à Aliança Atlântica.
Turquia

Afrin e as escolhas de Erdoğan

Pela primeira vez na história dois aliados da NATO encontram-se em armas em dois lados diferentes da barricada, o que pode vir a ser a prova dos nove relativamente ao futuro da comunidade de segurança
NATO

Portugal disponível para acolher comando da NATO

O ministro da Defesa afirmou que Portugal disponibilizou-se para acolher o novo comando para o Atlântico da NATO, e que é favorável à criação de uma missão de treino no Iraque.
Ministério da Defesa

Azeredo Lopes promete mais investimento na Defesa

241
O secretário-geral da NATO avisou que mais crescimento tem de significar mais investimento na Defesa. Na resposta, o ministro Azeredo Lopes comprometeu-se a gastar mais. Terá a ver com os KC-390.
NATO

NATO pondera criar programa de treino no Iraque

A NATO espera começar a desenhar um programa de treino para o Iraque, em resposta a um pedido do primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, e da coligação internacional "anti-Estado Islâmico".
NATO

NATO "muito preocupada" com Rússia

223
A Aliança Atlântica está "muito preocupada" com o comportamento belicoso da Rússia, sobretudo com a ocupação da Crimeia, a falta de cooperação e o desrespeito por tratados sobre mísseis.
NATO

Portugal "tem margem para gastar mais em Defesa"

204
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defende que Portugal deve aproveitar o crescimento para gastar mais em Defesa e acredita que todos os aliados possam atingir 2% de investimento até 2024.
NATO

NATO espera que Portugal "continue a cumprir"

O secretário-geral da NATO afirmou que espera que Portugal "continue a cumprir" os compromissos. Jens Stoltenberg está em Portugal e reuniu com o ministro da Defesa.
Defesa

Secretário-geral da NATO em Lisboa

A deslocação do secretário-geral da NATO a Portugal insere-se numa viagem que está a realizar por vários países aliados, antecedendo a cimeira de ministros da Defesa na sede da NATO, em Bruxelas.
NATO

Mundo sem armas nucleares: proibição não funciona

Secretário-geral da NATO afirmou que a organização apoia a ideia de um mundo sem armas nucleares, mas não acredita que tal se consiga por imposição de uma proibição.
NATO

Rússia pode cortar internet a países da NATO

194
Um chefe militar britânico avisa que navios russos têm sido regularmente localizados perto de cabos no oceano Atlântico essenciais às comunicações e ao comércio entre países da NATO.
Defesa

Defesa aprova reforço de missões militares

O Conselho Superior de Defesa Nacional aprovou o reforço das missões da República Centro-Africana e no Afeganistão. Foi ainda aprovado o reforço da contribuição para as missões da NATO na Lituânia.
NATO

Soltenberg na NATO por mais dois anos

Jens Stoltenberg é secretário-geral da NATO desde 1 de outubro 2014 e vai continuar a ser até 30 de setembro de 2020.
Assalto em Tancos

Azeredo diz que caso de Tancos não preocupa NATO

638
O ministro da Defesa revelou que o secretário-geral da NATO está satisfeito com a recuperação do material militar furtado e que dá este caso como um exemplo de como "as instituições funcionaram"
NATO

Intervenção na Coreia do Norte seria "desastrosa"

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, alertou para as "consequências desastrosas" de uma possível intervenção militar na Coreia do Norte teria.
Marinha

Marinha congratula-se com apoio político

O chefe do Estado-Maior da Armada congratulou-se com o "apoio político" ao empenho dos fuzileiros em missões reais e confirma a participação desta força na missão da NATO na Lituânia em 2018.
Defesa

Missões portuguesas na ONU e NATO aprovadas

O Conselho Superior de Defesa Nacional prolongou a participação portuguesa na missão da ONU na República-Centro Africana e autorizou o envio de forças para a missão da NATO no Afeganistão.
Militares

Próxima missão na NATO tem risco "reduzido"

O ministro da Defesa afirmou que o próximo destacamento português na missão da NATO no Afeganistão tem o risco "mais reduzido possível".
Presidente Marcelo

Marcelo: NATO não se tornou obsoleta

O Presidente da República usou uma expressão dita recentemente por Donald Trump, para a contrariar. Marcelo Rebelo de Sousa disse que os tempos mudaram, mas a NATO soube adaptar-se.
Defesa

Onde é que a NATO aprende as lições? Em Monsanto

207
É uma zona muito reservada da Aliança Atlântica, onde se produzem relatórios secretos, em Lisboa. O centro de lições aprendidas da NATO faz 15 anos e Marcelo vai lá fazer uma visita.
NATO

Nuclear. Portugal completamente alinhado com NATO

Augusto Santos Silva garantiu este domingo que a posição de Portugal, no que toca à não proliferação das armas nucleares, é a da NATO. "Estamos totalmente comprometidos com o tratado."
NATO

NATO quer reforçar presença no Atlântico Norte

543
Devido ao "aumento das atividades russas", a NATO quer reforçar presença no Atlântico Norte. Para isso conta com o apoio de Portugal, país que considera vir a ter um "papel-chave".
NATO

NATO. Rússia minou "segurança na Europa"

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, acusou a Rússia de ter "minado a estabilidade e a segurança na Europa" pelo seu "comportamento agressivo".
Turquia

NATO elogia quem tentou deter golpe turco

A NATO elogiou os que se levantaram contra o golpe de Estado de há um ano na Turquia e consider "inaceitável" qualquer tentativa de "minar a democracia" entre os seus aliados.
Ucrânia

Conflito na Ucrânia "acordou" a NATO

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, afirmou que "a agressão russa" contra o seu país fez acordar a NATO que tem cada vez mais peso face aos desafios à segurança internacional.
Coreia do Norte

NATO exige fim de ensaios de mísseis e nucleares

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, exigiu à Coreia do Norte que acabe com os lançamentos de mísseis balísticos e com os ensaios nucleares.
Crime Informático

NATO está a reforçar defesa contra ciberataques

A NATO está a reforçar a sua ciberdefesa e os membros querem poder responder coletivamente a um ciberataque contra um deles como o fariam em caso de agressão aérea ou terrestre, disse Stoltenberg.
Defesa

Aliados da NATO aumentam 4,3% gastos com defesa

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, anunciou esta quarta-feira um aumento de 4,3% nas despesas de defesa dos aliados, em 2017, sem contar com os Estados Unidos.
NATO

Portugal pode reforçar contingente no Iraque

O ministro da Defesa disse que Portugal está disponível para integrar uma força da NATO na coligação internacional que combate o grupo Estado Islâmico no Iraque, na vertente da formação e treino.
NATO

Trump. EUA comprometidos com defesa dos aliados

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou, na sexta-feira, que os Estados Unidos estão comprometidos com a defesa comum dos membros da NATO.
10 de junho

Marcelo vai condecorar jovem militar de Baião

904
Um jovem militar de Baião, Tiago Silva Portela, recém-chegado de uma missão no Kosovo, vai ser condecorado este sábado por Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações do 10 de junho, no Porto.
NATO

Ministro da Defesa contra a lógica de 2% do PIB

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, sustentou que a "métrica dos 2% do PIB" para contabilizar o esforço financeiro dos membros da NATO "é um absurdo" e defendeu uma "avaliação mais rica".
União Europeia

Bruxelas lança Fundo Europeu de Defesa

A Comissão Europeia instituiu esta quarta-feira o Fundo Europeu de Defesa, dotado com 5,5 mil milhões de euros por ano, que visa reforçar a autonomia e capacidades de defesa da Europa.
Donald Trump

Rui Ramos: Trump está mesmo louco?

238
As acusações do presidente americano aos parceiros europeus da NATO são prova da sua irresponsabilidade e da sua loucura? Ou os loucos dizem, por vezes, a verdade? A análise de Rui Ramos.
NATO

Milhares de militares da NATO em treinos na Europa

Milhares de militares da NATO e de nações parceiras da organização estão em exercícios na Europa central e de leste, em dois exercícios que visam demonstrar a sua cooperação.
NATO

Surpresas

856
… hopes expire of a low dishonest decade… (W. H. Auden)
NATO

Primeiro-cavalheiro gay posa com primeiras-damas

O marido do primeiro-ministro do Luxemburgo juntou-se às primeiras-damas para um retrato na cimeira da Nato. São imagens históricas: é a primeira vez que um primeiro-cavalheiro gay fica na fotografia
NATO

O homem na fotografia das primeiras-damas da NATO

1.370
É a foto de família das primeiras-damas da NATO. Entre nove mulheres, está um homem. É Gauthier Destenay, o marido do primeiro-ministro do Luxemburgo.
NATO

Stoltenberg. "Os EUA estão empenhados na NATO"

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, assegurou esta quarta-feira, em Bruxelas, que os Estados Unidos estão comprometidos com a organização e com a solidariedade entre membros.
NATO

Portugal vai apresentar plano nacional à NATO

Portugal garantiu na cimeira da NATO que honra todos os compromissos e que vai "evidentemente" apresentar o seu plano nacional sobre como tenciona atingir a meta orçamental com que se comprometeu.
Bruxelas

NATO. Trump pede atenção para a "ameaça russa"

Presidente dos EUA está em Bruxelas para uma reunião com os líderes dos países da NATO. No discurso inicial, Donald Trump sublinhou a ideia de que é preciso "compensar os muitos anos perdidos".
NATO

Trump e terrorismo dominam cimeira da NATO

Terrorismo e a partilha de custos vão dominar a primeira cimeira da NATO de Donald Trump. May deverá confrontar presidente americano com imagens da bomba usada no atentado de Manchester.
NATO

Nato. Autarca de Bruxelas quer população em casa

O responsável municipal do distrito bruxelense de Schaerbeek pediu aos seus habitantes para "permanecerem tranquilamente" em casa durante a cimeira dos líderes da NATO.
NATO

Cimeira da NATO e a luta contra o terrorismo

Jens Stoltenbeg, secretário-geral da NATO, disse esta quarta-feira, em Bruxelas, que os aliados devem colocar em marcha "medidas militares" para o combate ao terrorismo.
NATO

NATO. Terrorismo marca agenda da cimeira

O secretário-geral da NATO manifestou-se seguro de que a cimeira de líderes da Aliança Atlântica de 25 de maio, em Bruxelas, enviará "uma mensagem muito forte sobre a unidade transatlântica".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)