NATO

NATO

NATO insiste que Russia cumpre o tratado nuclear

O secretário-geral da NATO salienta que a Rússia terá que "destruir de forma verificável" os seus mísseis nucleares de alcance intermediário, proibidos pelo acordo INF.
NATO

Portugal defende alternativas a tratado nuclear 

De modo a evitar o fim do tratado das armas nucleares de médio alcance, o Governo defende que se deve "encontrar um regime que permita evitar essa corrida aos armamentos", entre outros mecanismos.
Ucrânia

Ucrânia tem de aderir à UE e NATO, diz Poroshenko

199
O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, defende que o país precisa de aderir à União Europeia e à NATO para se proteger das ações expansionistas da Rússia.
NATO

Grécia vai levantar veto sobre adesão da Macedónia

Apesar de os partidos da oposição não apoiarem a medida, o Governo do partido de esquerda Syriza deverá uma vez mais garantir a necessária maioria para aprovar esta última etapa do Acordo de Prespes.
NATO

Macedónia passa a ser membro da NATO

A adesão da Macedónia à NATO foi bloqueada durante 10 anos devido ao nome da antiga república da Jugoslávia, que coincide com o de uma região grega. A adesão tem que ser ratificada pelos 29 membros.
NATO

Trump em Londres em dezembro para cimeira da NATO

O Presidente norte-americano tem dirigido duras críticas aos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte por não atingirem as metas de investimento em defesa.
NATO

Portugal, a NATO e o mar: os primeiros 70 anos

134
Se é no Atlântico Norte que se joga a nossa segurança imediata, temos de pensar nessa mancha enorme de portugalidade que resulta da zona económica exclusiva e de uma plataforma continental alargada.
NATO

NATO e Rússia "em desacordo" sobre mísseis

Os Aliados e Rússia continuam em desacordo sobre a Ucrânia e o tratado de Forças Nucleares. O secretário-geral da Aliança Atlântica expressa que "é importante dialogarmos".
NATO

NATO reconhece intenção de EUA no Afeganistão

A NATO reconheceu ter tido conhecimento de relatos segundo os quais os EUA se preparam para retirar milhares de soldados do Afeganistão, mas não confirmou se foi notificada oficialmente.
Estados Unidos da América

EUA opõem-se à formação de um Exército europeu

Os EUA consideram que é mais importante reforçar as capacidades da NATO e ultrapassar as divergências com Ancara, em vez de apostar num exército europeu.
Universidades

Universidade de Aveiro vence concurso da NATO

568
A Universidade de Aveiro (UA) foi a vencedora de um concurso da NATO para detetar uso malicioso de vídeos e fotos na internet. A concorreu contra a Universidade de Torino e uma 'startup' da Lituânia.
NATO

NATO pede à Rússia para cumprir tratado

Os aliados reconheceram expressamente que Moscovo "desenvolveu e utilizou" o sistema de mísseis 9M729, que "viola o tratado INF e representa um risco significativo para a segurança euro-atlântica".
Crimeia

NATO: situação na Crimeia é "muito grave"

O secretário-geral da NATO disse que a organização "não imita a Rússia" no que respeita a ações como o reforço do sistema de mísseis na Crimeia, mas alertou que a situação é "muito grave".
Crimeia

NATO manifesta "total apoio" à Ucrânia 

160
O secretário-geral da NATO afirmou, depois de a organização ter convocado uma reunião de emergência por a Rússia ter apreendido navios ucranianos na Crimeia, que os aliados apoiam a Ucrânia.
NATO

NATO apela à China para aderir a tratado nuclear

Secretário-geral da NATO alertou China para tratado sobre as armas nucleares, dado o investimento recente do país em "armas novas, incluindo mísseis" que violam o acordo assinado em 1987.
Rússia

Porque apoia Putin as Forças Armadas Europeias? /premium

192
Moscovo espera que a ideia lançada por Emmanuel Macron conduza ao enfraquecimento das relações no campo da segurança e da defesa entre os Estados Unidos e a União Europeia.
Rússia

Rússia quer testar mísseis ao largo da Noruega

A Rússia indicou que quer testar mísseis esta semana ao largo da Noruega, numa zona onde a NATO efetua gigantescas manobras militares, anunciou o secretário-geral da Aliança Atlântica.
NATO

NATO inicia o maior exercício após a Guerra Fria

356
Segundo o almirante norte-americano e comandante-chefe do exercício, James Foggo, o exercício decorrerá até 7 de novembro e visa "demonstrar a capacidade de defesa da NATO face a qualquer adversário".
Armamento Nuclear

Acordo nuclear. NATO acusa Rússia da saída dos EUA

O secretário-geral da NATO sustentou a acusação dizendo que um tratado não funciona quando só uma das partes o respeita.
Grécia

Macedónia avança para mudança de nome do país

Mudar a Constituição e o nome para "República da Macedónia do Norte" será o primeiro passo para pôr fim ao diferendo com a Grécia.
NATO

NATO. Manobras no Báltico visam dissuadir Rússia 

"Trident Juncture", a maior mobilização da Aliança nos últimos 20 anos, realiza-se entre 25 de outubro e 07 de novembro em torno do Mar Báltico.
NATO

Rússia acusada de violar o tratado nuclear de 1987

O secretário-geral da NATO acusou a Rússia de "violar o tratado nuclear" de 1987 sobre a eliminação de mísseis e considerou que Moscovo não forneceu explicações credíveis sobre o novo sistema, 9M729.
NATO

Macedónia. NATO destaca "oportunidade histórica"

O secretário-geral da NATO, afirmou que o referendo de domingo que decidiu a mudança de nome da Macedónia é "uma oportunidade histórica" para encerrar as disputas com a Grécia.
Referendo

Macedónia. Adesão à UE e à NATO em jogo 

A Macedónia é convocada no domingo para se pronunciar em referendo sobre o nome definitivo do país após o acordo com a Grécia.
Azeredo Lopes

Azeredo Lopes diz que é preciso "refundar" a NATO

Segundo o ministro da Defesa, nos últimos anos a NATO já tem "dado saltos qualitativos, também por influência das posições portuguesas" ao nível de "ameaças não estaduais". como a ciberdefesa.
Estados Unidos da América

Ministro da Defesa dos EUA visita Macedónia

Jim Mattis deslocou-se a Skopje para apoiar o "sim" no referendo sobre a alteração do nome da Macedónia e contrariar o que designou de "campanha de influência russa" contra este voto.
Rússia

Vídeo. Rússia simula resposta a situação de guerra

Máquinas de guerra e milhares de soldados entraram em ação para simular a resposta a uma invasão territorial ou a uma guerra convencional. É o maior exercício militar da Rússia em décadas.
NATO

NATO. Macedónia não entra sem acordo sobre o nome

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, referiu que a Aliança não aceitará a Macedónia como Estado-membro caso não seja concluído o acordo com a vizinha Grécia sobre a mudança de nome.
Forças Armadas

Costa destaca “avanços extraordinários” na Defesa

100
Primeiro-ministro reafirma compromisso de Portugal com a NATO e com a Defesa europeia. Na cerimónia do Estado-Maior das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro lembrou que faltam militares nos ramos.
NATO

NATO tem pedido para dar nome de McCain à sede

Três ex-secretários-gerais da NATO pediram que a nova sede da Aliança Atlântica em Bruxelas receba o nome do senador republicano norte-americano John McCain, que morreu no sábado.
Mísseis

Caça espanhol dispara míssil na Estónia por engano

O acidente aconteceu durante um exercício entre aviões espanhóis e franceses, no contexto da missão da NATO nos países bálticos. Não se sabe onde está o míssil, que tem capacidade de autodestruir-se.
NATO

Rússia fala em "conflito" se Geórgia aderir à NATO

Dmitri Medvedev considerou que os planos da NATO sobre uma eventual proposta de integração da Geórgia na organização são "absolutamente irresponsáveis" e "uma ameaça à paz".
PCP

PCP critica aumento das despesas para a NATO

O PCP criticou esta segunda-feira a disponibilidade revelada pelo Governo português para o aumento das despesas militares no âmbito dos compromissos com a NATO.
Afeganistão

Três soldados da NATO mortos no Afeganistão

292
Os três soldados, que pertenciam à missão da NATO "Resolute Support Mission" morreram num ataque suicida. Um outro soldado norte-americano e dois afegãos ficaram feridos no mesmo ataque.
NATO

Albânia com base da NATO nos Balcãs Ocidentais

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) vai construir na Albânia a sua primeira base aérea nos Balcãs Ocidentais, anunciou este sábado o primeiro-ministro albanês, Edi Rama.
NATO

Como os F-16 portugueses "caçam" aviões russos

114
Portugal tem 4 caças em missão para proteger os céus da NATO de aviões russos. Só este ano já foram acionados 24 vezes para os identificar. Veja no vídeo como os F16 nacionais entram em ação.
Militares

Governo admite debater Serviço Militar Obrigatório

2.438
Não é no imediato, até porque o Governo prepara-se para discutir novas medidas de atracão e fixação de militares nas fileiras. Mas a discussão pode voltar
Conversas à Quinta

Mistérios de Trump, esse grande desestabilizador

Um elefante numa loja de porcelanas? À primeira vista, sim. Mas não só. Trump viola todas as regras da conduta diplomática, mas as rupturas com a ordem ocidental são menores do que muitas vezes se diz
NATO

NATO recorda EUA do princípio de defesa coletiva

Um alto responsável da NATO recordou o compromisso dos EUA com o princípio da defesa coletiva em caso de agressão a um Estado-membro, que Trump ignorou ao falar do Montenegro.
Jean-Claude Juncker

Juncker sem tempo para "disparates mesquinhos"

175
Na primeira reação pública após a divulgação de um vídeo no qual aparece a ser amparado por diversos chefes de Estado e de Governo, Jean-Claude Juncker voltou a negar que estivesse embriagado.
Relações Internacionais

A NATO, a Rússia e o fim de uma era /premium

275
A trave-mestra da estratégia norte-americana consiste em privilegiar a relação com a Rússia. Uma parceria para contrabalançar a China. Neste contexto os aliados europeus tornaram-se quase dispensáveis
NATO

Conselho de Defesa aprovou ajustamento a missões

O órgão de consulta do Presidente da República, que se reuniu em Belém, deu "pareceres favoráveis relativamente às propostas" para as missões em curso nos teatros de operações do Afeganistão.
Jean-Claude Juncker

Os andares e cumprimentos erráticos de Juncker

376
O presidente da Comissão Europeia cambaleou de forma errática no jantar da gala da NATO. Esta não é a primeira vez que os comportamentos de Jean-Claude Juncker protagonizam momentos caricatos.
NATO

NATO. O que Trump exigia e o que conseguiu

195
O Presidente americano queria que os parceiros da NATO pagassem mais. Mas os restantes países não mexeram no que já estava planeado. E Portugal, arranja dinheiro para acompanhar estas metas?
PCP

PCP quer projeto patriótico anti-NATO

O dirigente comunista João Ferreira reafirmou o "projeto próprio" do PCP para uma "política patriótica e de esquerda" e vincou diferenças com o PS, defendendo a dissolução da NATO.
Presidente Trump

Trump volta a acusar a Alemanha na cimeira da NATO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prosseguiu o seu 'ataque' à Alemanha, dizendo que o país paga "milhares de milhões de dólares" à Rússia, algo que classificou como "inaceitável.
Presidente Trump

Trump: compromisso com NATO continua forte

313
Presidente dos EUA estava "furioso" com a mensagem que saiu do primeiro dia de reuniões. Ameaçou com "graves consequências" para a aliança militar mas regozija-se com novo pacote de compromissos.
NATO

Trump quer que países gastem 4% do PIB em defesa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está em Bruxelas para a cimeira da NATO e já deu o aviso aos países membros: é necessário que as despesas com a defesa aumentem para 4% do PIB.
NATO

May vai enviar 440 soldados para missão da NATO

A primeira-ministra britânica Theresa May anunciou que o Reino Unido vai reforçar a missão "Apoio Decidido" da NATO no Afeganistão com mais 440 soldados.
NATO

Conte alerta NATO para "ameaças" da imigração

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, alertou para as "ameaças" da imigração em termos de segurança para Itália, como "o risco e o perigo dos combatentes estrangeiros" do Estado Islâmico.
António Costa

NATO. Cimeira falhará se for "jogo de pingue-pong"

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu que a cimeira da NATO será um fracasso se for transformada "num jogo de pingue-pongue", desvalorizando as críticas de Trump aos seus aliados.
António Costa

Portugal vai dedicar 1,66% do PIB à Defesa

O primeiro-ministro apresentou "um quadro anualizado" que especifica que Portugal vai consagrar 1,66% do PIB a despesas em Defesa até 2024, ficando aquém dos 2% acordados entre membros da NATO.
NATO

Trump reúne-se com Merkel e Macron em Bruxelas

O presidente dos EUA, Donald Trump, vai manter encontros bilaterais com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, à margem da cimeira da NATO, em Bruxelas.
NATO

Alemanha está "capturada pela Rússia", diz Trump

204
Na chegada a uma cimeira da NATO que se prevê intensa, em Bruxelas, o presidente dos EUA deixou as primeiras críticas. Europeus esperam apoio americano enquanto pagam "biliões" a Moscovo.
António Costa

Costa reúne-se com chefes de Estado da NATO

O primeiro-ministro, António Costa, que estará acompanhado dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, cumpre o primeiro de dois dias de uma desafiante cimeira da NATO.
Presidente Trump

Farto de ser "otário", Trump promete agitar a NATO /premium

A cimeira da NATO, que começa esta quarta-feira, vai ser marcada pelo crescente desagrado de Trump, que insiste que os outros países invistam mais em defesa. O maior conflito é com Merkel.
Donald Trump

Trump. NATO deveria "reembolsar" Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua a exigir aos aliados da NATO para que aumentem despesas militares. Compromisso dos aliados é atingirem os 2% do PIB até 2024.
NATO

Trudeau quer resposta "firme" da NATO a Putin

O primeiro-ministro canadiano exortou a NATO a enviar "uma resposta clara e firme" à Rússia, acusando-a de estar na origem da morte de uma britânica envenenada por um agente neurotóxico.
NATO

Quando a história nos ultrapassa /premium

Se para Trump a democracia não é um valor importante e a Rússia é um estado fundamental para a segurança norte-americana, então deve esperar-se uma mudança profunda na geopolítica euro-atlântica.
NATO

Merkel defende importância da NATO

"Acontecimentos drásticos" como a anexação russa da Crimeia e as ações militares no leste da Ucrânia mudaram desafios para NATO, diz chanceler alemã que fefende "relação equilibrada" com Rússia.
Presidente da República

"Investimento acrescido" no exército, diz Marcelo

O Presidente da República afirmou que nos próximos anos haverá um "investimento acrescido" nas Forças Armadas e, relativamente à NATO, adiantou que o primeiro-ministro "apresentará o plano concreto".
NATO

Portugal não recebeu carta de Trump sobre NATO

A notícia avançada pelo New York Times dava conta de uma carta de Trump a vários países aliados, incluindo Portugal, a exigir mais compromissos com a NATO. Mas em Portugal ninguém a viu.
NATO

Trump escreve a líderes de países-membro da NATO

Presidente escreveu aos países que não atingem meta de 2% do PIB para a Defesa, dizendo que os Estados Unidos estão "frustrados" com falta de compromisso com a NATO. Costa também terá recebido carta.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)