460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

NATO

Governo

NATO. Governo propõe Paulo Mateus para chefe 

O Governo vai propor a nomeação do tenente-general Paulo Mateus para chefe da representação militar junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte e da UE.
Guerra na Ucrânia

China critica EUA e NATO

A China, que está numa parceria "sem limites" com a Rússia, criticou os Estados Unidos e a NATO, acusando-os de trabalharem em estreita colaboração para estimular o confronto entre blocos.
NATO

Dinamarca ratifica adesão da Suécia e da Finlândia

MNE dinamarquês anunciou na sua conta na rede social Twitter que processo de ratificação foi concluído e manifestou a esperança de que os restantes aliados completem o processo com rapidez.
NATO

NATO: Papel de Portugal com "particular destaque"

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, defende que o papel de Portugal na NATO tenderá a ser reforçado. A ministra sublinha ainda que os militares portugueses estarão "à altura do desafio".
Guerra na Ucrânia

Finlândia e Suécia são agora "convidados" da NATO

Assinados os protocolos de adesão, falta a ratificação dos 30 membros da NATO. Até lá, os dois países podem participar em reuniões, mas não contam com o princípio da defesa coletiva.
Noticiário

7h. Seca. Carrazeda de Ansiães pode ficar sem água

E podem ter um aumento no valor do consumo da água. São duas medidas que estão em cima da mesa, numa altura em que cinco barragens estão em situação crítica, no nordeste transmontano.
Guerra na Ucrânia

NATO. Finlândia e Suécia completam negociações

Esta terça-feira, os embaixadores junto da NATO dos 30 países que atualmente integram a Aliança vão assinar os protocolos de adesão dos dois Estados nórdicos.
Gabinete de Guerra

“Nem tudo são rosas” para a Rússia

Rússia conquista Lysychansk mas dá sinais de fraqueza. Cimeira da NATO prova que EUA mandam na Europa? Análise do historiador Bruno Cardoso Reis e especialista em Relações Internacionais Sónia Sénica.
NATO

Biden inicia processo para ampliação da NATO

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, começou hoje o processo para que o Congresso americano avalie a adesão à NATO da Finlândia e da Suécia.
Guerra na Ucrânia

PCP diz que NATO é "a maior ameaça à paz"

Comunistas consideram que cimeira da NATO acentuou "estratégia de confrontação e de guerra" e que Rússia e China são os principais alvos. Governo português teve ato de "submissão" aos EUA, acusa PCP.
Guerra na Ucrânia

Um inimigo comum pode mesmo realizar milagres

Em abono da verdade, se a comunidade internacional tivesse agido em tempo e de forma vigorosa hoje a Ucrânia não estaria muito possivelmente em guerra.
Gabinete de Guerra

O que tem de tão importante a Ilha da Serpente?

Ilha importante para "bloquear o acesso a Odessa". O facto de ter sido vulnerável a ataques "não significa que a reocupação ucraniana seja fácil". Análise de Bruno Cardoso Reis e de Carlos Mendes Dias
NATO

NATO. Suécia garante independência da Justiça

Extradições avançadas por Erdogan serão decididas pela justiça sueca que se descreve como "independente" face às exigências da Turquia. "Apenas se for compatível com a lei sueca", diz Johansson.
NATO

Portugal e uma nova estratégia da NATO

O compromisso dos 2% do PIB investido em defesa, sendo desses 20% em capacidades, é cada vez mais um teto mínimo e não um compromisso máximo. Também na segurança internacional não há almoços grátis.
Guerra na Ucrânia

Putin acusa NATO de estar presa à Guerra Fria

Vladimir Putin acusou a NATO de estar presa "à Guerra Fria" e assegurou que os planos militares russos na Ucrânia se mantém. O presidente sublinhou que o Kremlin aposta na cooperação com a ONU.
Guerra na Ucrânia

Turquia ameaça voltar a vetar Suécia e Finlândia

Presidente turco disse que voltará a vetar a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO se não for cumprido o memorando que assinou com os dois países. O documento é "só um começo", garante.
NATO

Biden: NATO "mais forte do que nunca"

Joe Biden qualificou a cimeira da NATO como "histórica" e afirmou que a NATO vai ficar "mais forte do que nunca" com a adesão da Finlândia e da Suécia.
NATO

Costa condiciona "aceleração de convergência"

António Costa admite acelar meios para atingir a meta de 2% do PIB para a Dedesa se "existirem recursos comunitários" para atingir essa meta. No entanto, coloca objetivos a uma década.
Guerra na Ucrânia

Haverá "mais Rússia" nas fronteiras da NATO

O presidente do parlamento russo, Vyacheslav Volodin, avisou que a NATO terá "mais Rússia" nas suas fronteiras com a adesão da Suécia e da Finlândia numa resposta ao secretário-geral da Aliança.
NATO

Duda: decisões beneficiam segurança da Polónia

Andrzej Duda, Presidente polaco, afirmou na cimeira da NATO que as conclusões adotadas pelos aliados beneficiam a segurança polaca. Isto permitirá "grande potencial" de manobra contra Moscovo.
Guerra na Ucrânia

Cimeira da NATO chega ao fim esta quinta-feira

A cimeira da NATO termina em Madrid já com um novo Conceito Estratégico aprovado para a próxima década, no qual declara a Rússia como a maior e mais direta ameaça à segurança da Aliança Atlântica.
Letizia

2 homens entre as primeiras damas e Letizia

Algumas primeiras-damas optaram por looks monocromáticos, mas a rainha de Espanha apostou em bolinhas. Mesmo assim, entre tantos vestidos, Juraj Rizman e Gauthier Destenay não passaram despercebidos.
café europa

A segunda frente da guerra

A Rússia como a principal ameaça da OTAN deverá tornar-se patente no novo Conceito Estratégico, e será um guia para a postura de defesa da NATO, o seu foco militar e dos seus investimentos.
Noticiário

00h. Putin admite tensões com Suécia e Finlândia

O presidente russo diz que Moscovo vai responder “na mesma moeda” caso a NATO decida estabelecer infraestruturas nos dois países nórdicos.
NATO

A importância da CPLP para a NATO

A circunstância de a quase totalidade dos países da CPLP se localizarem no Atlântico Sul constitui poder funcional que não deve ser ignorado. Portugal deve liderar processo para rentabilizar tal poder
Itália

Draghi deixa cimeira por problemas no Governo

Mario Draghi deixou a cimeira da NATO para regressar a Roma para presidir ao Conselho de Ministros, num momento de tensão na coligação governamental. Lorenzo Guerini vai representar o país na cimeira.
Guerra na Ucrânia

NATO: Rússia é "principal ameaça" e China preocupa

A NATO volta aos tempos da Guerra Fria e define a Rússia como principal inimiga, dizendo que é uma "ameaça significativa" para aliança. China também preocupa e desenvolve "operações maléficas".
NATO

"Relação ao nível mais baixo desde a Guerra Fria"

Secretário-geral da NATO diz que "Rússia que se afastou desta tentativa de estabelecer mais confiança, mais parcerias e de trabalhar em conjunto de maneira mais próxima".
NATO

Kiev saúda "posição lúcida" da NATO sobre a Rússia

"Esta quarta-feira em Madrid a NATO provou que pode tomar decisões difíceis mas essenciais", congratula Dmytro Kuleba. A "posição lúcida" da organização irá contribuir para a segurança euro-atlântica.
Noticiário

17h. Aeroporto. Opções Montijo e Alcochete avançam

Aeroporto complementar no Montijo mantém-se, mas o aeroporto de Lisboa muda-se para Alcochete assim que nova infraestrutura estiver pronta. Ainda neste jornal, BE critica arranque de Cimeira da NATO.
Noticiário

16h. OMS. Monkeypox está a ganhar terreno

Um crescimento que se está a verificar nomeadamente nas crianças. Líder da OMS está preocupado. Ainda neste jornal, a NATO tem portas abertas para a adesão da Finlândia e Suécia na Aliança Atlântica.
NATO

Catarina Martins critica começo da cimeira da NATO

A coordenadora do BE acusa a NATO de nunca ter defendido a democracia e os direitos humanos. Catarina Martins considera o começo da cimeira como "cinismo da política internacional".
NATO

NATO. Mais ajuda à Kiev e parceria com Ásia

Secretário-geral da NATO explicou que Aliança responde à "cada vez mais profunda" relação entre Moscovo e Pequim com reforço da cooperação com parceiros da Ásia e do Pacífico.
Guerra na Ucrânia

China: NATO tem "mentalidade da Guerra Fria"

Zhao Lijian diz que os membros da Aliança Atlântica procuram "criar tensão e provocar conflitos". A Aliança "não devia tentar transtornar a Ásia e o mundo inteiro depois de perturbar a Europa".
Noticiário

15h. Nato. Finlândia e Suécia convidadas. Oficial

Jens Stoltenberg fala em decisão histórica. Turquia era o único entrave à adesão da Finlândia e Suécia à NATO, mas chegaram a acordo
Marcelo Rebelo de Sousa

NATO: Marcelo assinala "aditamento" sobre a China

Em declarações o Presidente da República diz que "a NATO assume que a China é protagonista mundial e, portanto, tem de se definir em relação à China" referindo uma mudança ou um aditamento.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia pede à NATO mais armas e dinheiro 

Zelensky afirma que a Ucrânia necessita de apoio financeiro mas também de ajuda no armamento. O presidente ucraniano pede "artilharia moderna" para o país combater a invasão russa.
Estados Unidos da América

Biden anuncia reforço militar na Europa

Joe Biden anunciou que os EUA vão "fortalecer a sua posição militar" em toda a Europa. Esta decisão fará com que a NATO possa "responder às ameaças vindas de todas as direções e em todas as áreas".
Guerra na Ucrânia

Rússia acusa NATO de "consolidar" agressividade 

Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros Serguei Riabkov considera que "cimeira de Madrid consolida o curso de contenção agressiva da Rússia pelo bloco atlântico".
NATO

NATO terá meios "para enfrentar os novos desafios"

Durante a cimeira haverá decisões que "vão definir a nossa segurança na próxima década e irão permitir que a Europa e a América do Norte mantenham a nossa Aliança forte".
Noticiário

12h. José Eduardo dos Santos. Saúde "preocupante"

Atualização do estado de saúde foi feita pelo atual presidente de Angola, João Lourenço que está em visita a Lisboa. Ainda, Marcelo Rebelo de Sousa defende que NATO está a responder à altura da Rússia
António Costa

Costa: Cimeira da NATO começou "da melhor maneira"

O primeiro-ministro salientou a importância do reforço da "aliança defensiva" para a construção da paz num momento em que a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO foi aceite.
António Costa

Portugal acompanhará reforço de tropas da NATO

O primeiro-ministro espera que a NATO defina a "distribuição das capacidades que são necessárias" afirmando que Portugal vai acompanhar da forma que for possível.
Contra-Corrente

Ucrânia tem de estar a vencer para poder negociar

A Nato vai reforçar a frente leste, convidar a Suécia e a Finlândia e reafirmar as juras de apoio à Ucrânia, mas os líderes têm de perceber que antes de desejarem a paz têm de querer a vitória de Kiev
Guerra na Ucrânia

Rússia passa a ser "principal ameaça" da NATO

O “novo conceito estratégico” da Aliança Atlântica, que procura acompanhar as recentes mudanças na geopolítica mundial, define de "forma clara" a Rússia como "uma ameaça” direta da NATO.
Gabinete de Guerra

"Acabar com a Ucrânia como Estado independente"

O historiador Bruno Cardoso Reis considera que o propósito inicial da invasão mantém-se. O major-general Isidro Morais Pereira diz que, com o alargamento da NATO, "ficam a ganhar todos".
NATO

Reforço das forças de reação rápida até 2023

O secretário-geral da NATO espera que estejam "prontas até ao próximo ano" as forças de reação rápida, que irão aumentar dos atuais 40 mil para 300 mil. A discussão será feita esta quarta-feira.
Noticiário

9h. Costa. Portugal em sintonia com NATO

A Aliança Atlântica vai aprovar um reforço das forças de reação rápida, que devem estar prontas até ao próximo ano. O primeiro-ministro garante que Portugal vai fazer parte desse reforço.
Resposta Pronta

"Erdogan pode pedir a extradição de oponentes"

Victor Ângelo, ex-alto funcionário da ONU, explica que "é sobretudo a Turquia que ganha" no processo de alargamento da NATO. Mostra preocupação com os exilados curdos a viver na Suécia e Finlândia.
Rádio Observador

NATO pode fazer mais pela Ucrânia? Ligue 910024185

A cimeira da NATO promete fortalecer a união desta aliança, mas o que muda face à guerra na Ucrânia? Ligue 910024185 e participe em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10.
NATO

Cimeira da NATO conta com intervenção de Zelensky

A cimeira da NATO prossegue com um número recorde de líderes de Governo e de chefes de Estado. Zelensky estará presente por videoconferência, no evento que tem sido apelidado como "chave" e "crucial".
Noticiário

7h. Zelensky vai falar na cimeira da NATO

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai falar esta quarta-feira no arranque da cimeira que reúne na capital espanhola mais de quarenta chefes de Estado e de Governo.
A História do Dia

A NATO quer derrotar Putin. Como?

Reunida em Madrid, a NATO procura o novo Conceito Estratégico. Com Vladimir Putin como inimigo número 1. Há já uma vitória, a Turquia permite a entrada de Finlândia e Suécia. 
Noticiário

5h. NATO. Finlândia e Suécia vão receber convite

Convite vai ser entregue na Cimeira da NATO em Madrid. E o presidente ucraniano pede prisão para os responsáveis pelo ataque a um centro comercial e diz que as sanções não são suficientes.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.