Um total de 1.142.910 pessoas já tinham votado até às 13h00 locais (12h00 em Portugal Continental) no processo participativo independentista que decorre este domingo na Catalunha, segundo dados avançados pela vice-presidente do Governo catalão. Joana Ortega falava aos jornalistas no centro de imprensa instalado pelo Governo regional para acompanhar o processo participativo de hoje, na primeira de três declarações que fará sobre o nível de participação.

“Desde as 09h00 que 1.317 locais de participação e 6.695 mesas acolhem o processo de participação cidadã que hoje celebramos. Desde o primeiro momento a jornada está a decorrer com absoluta normalidade”, disse. “Os voluntários estão a cumprir as suas funções sem incidências. Milhares de cidadãs estão a participar de forma livre, para manifestar a sua opinião sobre o futuro politica da Catalunha”, considerou.

A comparência de Ortega foi ligeiramente mais tarde do que o previsto devido a atraso na recolha dos dados de participação já que a votação é registada de forma manual em cada um dos locais de voto. Podem votar na consulta de hoje todos os catalães com mais de 16 anos e todos os estrangeiros com mais de 16 anos que vivam na Catalunha.

Sem censo eleitoral e sem qualquer dado comparativo possível, os dados só podem ser tidos em contexto dos últimos votos realizados na Catalunha. Assim, nas últimas eleições realizadas na Catalunha, as eleições europeias de maio último, o número total de votantes foi de 2,53 milhões ou 47,63%.

Nas legislativas de final de 2011 votaram na Catalunha cerca de 3,5 milhões de pessoas o que representa uma taxa de participação de 70,30%. Desde a primeira hora da manhã que se verifica uma grande mobilização cidadã, com filas em vários dos pontos de votação mesmo antes das urnas abrirem, com praticamente normalidade total, às 09:00 locais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR