Surpresa e consternação eram os sentimentos dominantes na manhã de domingo na corporação de bombeiros de Vialonga, Vila Franca de Xira, à qual pertencia o homem de 59 anos que faleceu no sábado vítima de Legionella. Até agora, deste surto resultou uma vítima mortal, fumador e com antecedentes de problemas respiratórios, que era bombeiro na reserva e ia retomar na segunda-feira a atividade no quartel de Vialonga, segundo contou à agência Lusa o comandante da corporação, Luís Rodrigues.

“É um momento muito difícil. Não estávamos preparados para esta notícia. O Fernando estava afastado, mas ia regressar amanhã [segunda-feira] para assumir a manutenção das viaturas”, disse. Luís Rodrigues adiantou que os colegas aguardam por informações sobre a autópsia do antigo bombeiro, não existindo ainda data para o funeral. “Não temos ideia, mas vamos aguardar por uma resposta”, apontou.

Nenhum dos bombeiros presentes no quartel quis prestar declarações à agência Lusa, mas podia constatar-se um ambiente de tristeza entre os membros da corporação. À entrada do quartel, uma bandeira de Portugal encontrava-se a meia-haste como forma de assinalar o luto.

O comandante dos bombeiros de Vialonga referiu ainda que a corporação tem tido nos últimos dias um papel bastante ativo e que desde quinta-feira já transportou para o hospital de Vila Franca de Xira 19 doentes com sintomas de Legionella. “Vamos continuar atentos e a fazer o que for preciso. Como foi noticiado, nos próximos dias poderão existir mais casos”, sublinhou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR