Doenças

Cabo Verde

Cabo Verde lidera organização contra a malária

O ministro da Saúde e da Segurança Social cabo-verdiano foi eleito presidente do Fórum Interministerial da Iniciativa para a Eliminação da Malária na sub-região do Sahel, região composta por 8 países.
Doenças

Doenças respiratórias matam duas pessoas por hora

Em 2007 Portugal registava menos de 90 mil internamentos por doenças respiratórias, valor que passou para mais de 112 mil em 2016.
Doenças

29 casos de sarampo confirmados na zona de Lisboa

Vinte e nove casos de sarampo foram confirmados desde o dia 8 de novembro até ao final da tarde de segunda-feira na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Autismo

Fact Check. Células estaminais tratam autismo? /premium

216
Vistas como tratamento milagroso para várias doenças, as células estaminais têm resultados ainda modestos. No autismo faltam provas da eficácia. Criança portuguesa participou em terapia experimental.
Rep Democrática do Congo

Ébola causa 271 mortos e 458 casos de contágio

O número de casos de ébola em Kivu do Norte e Ituri subiu para 458 pessoas infetadas e 271 mortos. A epidemia é já a maior da história na República Democrática do Congo relativamente aos contágios.
Saúde

Sarampo: 26 novos casos em Lisboa e Vale do Tejo

Entre os casos confirmados, 22 são adultos e quatro são crianças, de acordo com um novo balanço da DGS, no qual é recordada a existência de dois surtos distintos na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Forças Policiais

27 casos de gastroenterite na GNR de Portalegre

Um total de 27 guardas provisórios que frequentam o 40.º curso de formação de guardas, em Portalegre, apresentaram sintomas coincidentes com um quadro de gastroenterite.
Guiné-Bissau

Bactéria da tuberculose africana em estudo

129
Um grupo de investigadores da Universidade do Porto anunciou o lançamento de um projeto para estudar a bactéria da tuberculose africana, caracterizada por ser "menos severa".
VIH

Apelo ao rastreio em Dia da Luta Contra a Sida

210
A Abraço apela à realização este sábado, Dia Mundial da Luta Contra a Sida, do teste VIH/sida, uma doença que, em três décadas, atingiu quase 58 mil pessoas e matou mais de 14.500 em Portugal.
Doenças

DPOC: como queremos gerir o inimigo desconhecido?

A Organização Mundial de Saúde aponta que a DPOC é atualmente terceira causa mais frequente de morte no mundo, algo que a própria organização estimava que acontecesse apenas em 2030.
Sida

VIH em Portugal: 35 anos de evolução terapêutica

Estes 35 anos de experiência permitiram definir uma trajectória ascendente no acompanhamento dos doentes com infecção por VIH, mas a resposta ao que mudou na gestão da doença continuará a ser complexa
Sida

Sida. Vacina pode chegar daqui a quatro anos /premium

115
Resultados promissores num ensaio feito na Tailândia abriram caminho para novas experiências. Há, pelo menos, três testes em humanos a começar ou já em curso. Especialistas apontam 2023 como meta.
Organização Mundial de Saúde

Alerta da OMS: sarampo sobe por falta de vacinação

A Organização Mundial de Saúde afirma que em 2017 foi registado um aumento dos casos de sarampo em vários países do mundo devido ao número crescente de falhas na vacinação das populações.
Sida

360 mil adolescentes podem vir a morrer de SIDA 

Cerca de 360 mil adolescentes podem vir a morrer de SIDA ou doenças relacionadas caso não haja progressos na investigação, prevenção e tratamento da doença, o que significa 76 mortes por dia.
Estados Unidos da América

Marido de Tina Turner 'salvou-a' de eutanásia

2.759
Cantora pensou em recorrer à eutanásia quando lhe foi diagnosticado cancro no intestino e ficou apenas com 20% de capacidade renal. Mas uma decisão do marido Erwin mudou tudo.
África do sul

Mineiros são sujeitos a rastreio da tuberculose

Os trabalhadores moçambicanos nas minas da África do Sul só podem renovar os seus contratos de trabalho mediante o rastreio da tuberculose na fronteira entre os dois países.
Europa

VIH na Europa: 82% de casos nos países do leste

A região leste da Europa é responsável por 82% dos 159.420 novos casos de infeção com VIH diagnosticados na Europa em 2017. As taxas mais altas são na Rússia, na Ucrânia, na Bielorrússia e Moldávia.
Sida

O VIH tratado não se transmite. Vamos falar disso?

1.064
Difundir a mensagem de não transmissibilidade da infecção, desde que se esteja sob tratamento eficaz, é necessário e pode contribuir para a redução do estigma associado a esta doença.
Brasil

Brasil registou redução de 15,8% nos casos de Sida

Segundo o levantamento, de 2013 para 2014, a taxa caiu 3,5%; de 2014 para 2015, a redução foi de 4,3%; de 2015 para 2016, de 4,6%; e de 2016 para 2017 a queda foi de 3,4%.
Doenças

Sobe para 32 número de casos suspeitos de sarampo

Os sintomas do sarampo levam entre 10 e 12 dias para aparecer, quando há transmissão por contacto com gotículas ou propagação no ar através da tosse ou espirros da pessoa infetada.
Doenças

VIH. Portugal teve mais de mil novos casos em 2017

O grupo etário entre os 25 e os 29 anos foi o que teve taxa mais elevada de novos diagnósticos. Houve 1.068 novos casos de VIH, o que corresponde a uma taxa de 10,4 novos casos por 100 mil habitantes.
Doenças

VIH. Casos com drogas injetadas representa 1,8%

153
A percentagem de casos de VIH em consumidores de drogas injetadas atingiu no ano passado um mínimo histórico, com os casos de transmissão sexual em heterossexuais a serem os mais dominantes.
Saúde

Sabe qual a é a doença infeciosa com mais impacto?

O vírus influenza é atualmente o vírus com maior impacto na sociedade Europeia em termos de número de pessoas atingidas, absentismo, caos nos serviços de saúde, hospitalizações e mortes.
Doenças

Mais de 13.400 casos de sarampo na Europa num ano

246
Mais de 13.400 casos de sarampo foram registados no último ano em 30 países europeus, incluindo 126 casos em Portugal, segundo um relatório do Centro Europeu de Controlo de Doenças.
Doenças Contagiosas

Número de casos de sarampo pode ter subido para 24

Balanço da Direção-Geral de Saúde (DGS) reconhece 24 casos suspeitos, dos quais 15 foram confirmados em laboratório. DGS fala em "dois surtos distintos", com origem noutros países europeus.
Angola

Mais de 50 mil casos de tuberculose até março

Angola registou, entre janeiro e março deste ano, 50.046 casos de tuberculose, um aumento significativo comparativamente a todo o ano de 2017, em que foram notificadas 57.877 incidências.
Angola

Refugiados com SIDA não estão protegidos em Angola

A legislação angolana de proteção das pessoas com VIH/SIDA reconhece-lhes o direito à assistência médica gratuita e aos antirretrovirais, mas é omissa quanto aos refugiados, apátridas e migrantes.
Angola

Angola. Tratamento a VIH chega a 26% dos pacientes

O tratamento de pessoas com VIH em Angola alcança apenas um em cada quatro infetados, o que torna o país como o pior lusófono neste aspeto.
Doenças

Sarampo. Sobe para 15 o número de casos

O número de casos confirmados de sarampo na região de Lisboa e Vale do Tejo subiu para 15, incluindo duas crianças. Casos confirmados pertencem aos concelhos de Cascais e Oeiras.
Rep Democrática do Congo

Ébola provoca 219 mortes e 386 casos de contágio

A epidemia deste ano já ultrapassou em casos de contágio e mortos a primeira no país, registada em 1976. Dados da OMS indicam que 10 pessoas morreram entre 13 e 20 de novembro.
Pneumonia

Portugal com elevada taxa de mortes por pneumonia

Portugal é o país europeu com maior taxa de mortalidade por pneumonia, com valores de mortalidade superiores a 57 mortes por cada 100 mil habitantes.
Doenças

DGS confirma 14 casos de sarampo na Grande Lisboa 

759
Direção Geral de Saúde confirmou em comunicado 14 casos de sarampo na Grande Lisboa e dá conselhos à população sobre o que fazer em caso de ter sintomas e para verificarem o boletim de vacinas.
Saúde

Bombeiros e privados recusam transportar doentes

206
As dívidas dos hospitais às empresas de transporte de doentes e o preço baixo definido pelo SNS fazem cada vez mais entidades recusarem transportar doentes em situações não urgentes, noticia o JN.
Cabo Verde

Vacinação contra sarampo e rubéola atinge 94,6%

O ministro da Saúde cabo-verdiano disse tratar-se de uma "excelente taxa" a nível nacional, ressalvando que estes números não são iguais em todos os concelhos de Cabo Verde.
Angola

Preservativos são "armas perigosas" nas prisões

Os reclusos angolanos não têm acesso ao preservativo, considerado uma "potencial arma" de suicídio ou de crime. O "muito alto índice de tuberculose" neste grupo é também destacado.
Cabo Verde

Gulbenkian apoia formação na luta contra o cancro

Profissionais de saúde cabo-verdianos vão receber formação em Portugal na área da oncologia e os hospitais em Cabo Verde vão acolher especialistas portugueses, além de equipamento.
Angola

Angola. 28 mil novos casos de sida por ano

A rede angolana das organizações e serviços da sida lamentou que o país "continua a perder a guerra" contra a doença. Organizações do país recebem 15 denúncias diárias de contaminação dolorosa.
Organização Mundial de Saúde

OMS quer reforçar luta contra a malária

O número de casos tem aumentado desde 2015 por falta de investimento. O diretor do programa de combate à malária da Organização Mundial da Saúde diz que resposta de Cabo Verde à malária foi exemplar.
Malária

Malária mata menos mas está mais resistente

Segundo a OMS, mais de 90% dos casos e das vítimas mortais estão no continente africano e a maioria são crianças. Moçambique é o oitavo país com mais mortes registadas no mundo.
Rússia

A CIA inventou a SIDA? As fake news do KGB /premium

516
Nos anos 80, o KGB convenceu meio mundo (inclusive gente nos EUA) que a SIDA tinha sido criada pela CIA para matar minorias. Como conseguiram? A resposta está nos Sete Mandamentos da Desinformação.
África

Medicamento para a doença do sono chega a África

A comissão indica que a farmacêutica Sanofi e a organização sem fins lucrativos DNDi vão doar à Organização Mundial de Saúde um medicamento oral contra a doença do sono. Será distribuído já em 2019.
Estados Unidos da América

EUA vão dar 500 mil dólares para combater VIH/Sida

Os EUA vão desembolsar 500 mil dólares (cerca de 441,583 mil euros) para o reforço do combate ao VIH/Sida em Moçambique, anunciou a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
Ciência

Maria Mota: "Não é muito dinheiro, mas é livre"

1.443
Maria Manuel Mota estuda o parasita da malária há mais de 20 anos. Esta quinta-feira, recebeu o prémio Sanofi-Pasteur no valor de 150 mil euros pelo trabalho que tem desenvolvido nesta área.
Diabetes

Escolas não conseguem dar apoio a diabéticos

A propósito do Dia Mundial da Diabetes, associação lembra que ainda há escolas que, por falta de meios e de informação, não conseguem fazer o acompanhamento necessário das crianças diabéticas.
Diabetes

Dia Mundial da Diabetes assinala-se esta quarta

223
A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal em conjunto com a Câmara de Lisboa organiza esta quarta-feira a conferência "Diabetes e Família", o mote deste ano da efeméride.
Saúde Pública

Conhecer e compreender a diabetes

135
Sensibilizar os portugueses para a experiência de serem “diabéticos um dia" ou realizar “um dia sem açúcar ou açucarados" irá certamente contribuir para uma vida com menos doença no futuro.
Organizações de Saúde

Lei da canábis medicinal concluída até fim do ano

A regulamentação da lei do uso da canábis para fins medicinais, desde o cultivo até à dispensa dos medicamentos em farmácia, deverá estar concluída até ao final do ano, disse a presidente do Infarmed.
Saúde

Resistência a antibióticos pode matar milhares

149
Mais de 40 mil pessoas podem morrer em Portugal na sequência de infeções por bactérias resistentes a antibióticos até 2050. Estudo da OCDE alerta para a morte de 1100 portugueses por ano
Cabo Verde

Crianças em Cabo Verde vão ser vacinadas contra 

155
Todas as crianças com idades entre os nove meses e os cinco anos que vivem em Cabo Verde vão ser vacinadas contra a sarampo e a rubéola, numa ação que começa quarta-feira.
Vacinas

Cerca de 750 mil raparigas vacinaram-se contra HPV

Segundo a secretária de Estado da Saúde, o indicador -- que corresponde a 86% da população elegível para a vacina -- "está muito acima" da meta traçada pela OMS.
Moçambique

Óbitos por malária em Moçambique caem 21%

O número de óbitos devido a malária em Moçambique reduziu-se em 21% entre janeiro e setembro deste ano, comparado com igual período do ano passado, informou a porta-voz do Ministério da Saúde.
Organizações de Saúde

Angola. Sociedade Civil aponta falhas ao governo

Para a Rede Angolana das Organizações da Sociedade Civil, a forma como é feita a comunicação das atividades ligadas às endemias não ajuda a perceber a real dimensão das ações curativas das doenças.
Saúde

Eles contam como se reaprende a viver após um AVC /premium

785
Continua a ser a principal causa de morte e incapacidade em Portugal e atinge pessoas de todas as idades, incluindo crianças. No dia mundial do AVC, contamos-lhe histórias de quem reaprendeu a viver.
Cancro

Cientistas descobrem arma mortífera contra cancro

5.486
"Agora que conhecemos o 'código da morte', podemos (...) acionar o interruptor para matar as células cancerígenas", explicou o autor do estudo publicado na Nature Communications.
Medicina

Medicina. Futuro passará por relação médico/doente

929
A relação entre médico e doente e a visão humanista da medicina na era da evolução tecnológica vão estar no centro do debate do congresso da Ordem dos Médicos que começa esta sexta-feira em Lisboa.
Doenças

Olhos podem revelar indícios da esclorose

537
Uma equipa da Universidade do Minho descobriu que os movimentos dos olhos podem "revelar alterações cognitivas em pessoas com esclerose múltipla".
Medicina

Cerveja sem álcool vai ser testada em diabéticos

Os investigadores estão à procura de 30 voluntários com diabetes mellitus tipo 2, entre os 40 e 75 anos, não fumadores para avaliar o efeito da cerveja sem álcool no seu perfil metabólico.
Diabetes

APDP quer criar ''Casa da Diabetes''

108
Falta de acompanhamento de doentes e familiares com diabetes leva a criação de uma ''Casa de Diabetes''. A ideia é da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.
Vacinas

Portugueses são os que mais confiam nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia com a maior percentagem de população a confiar nas vacinas, considerando-as seguras, efetivas e importantes para as crianças.
Prémios e Galardões

Pfizer distinguem investigação sobre cancro

161
Os Prémios Pfizer distinguem este ano investigações sobre a divisão celular nas bactérias e a resistência a antibióticos e o perfil das bactérias em doentes com cancro do estômago.
VIH

Governo aprova venda ao público de testes de VIH 

Medida proposta pelo Ministério da Saúde foi aceite e segue o exemplo de países como Espanha, Bélgica, França e Itália. Testes devem ser colocados à venda em farmácias a partir de novembro.
Estados Unidos da América

Doença rara está a paralisar crianças nos EUA

204
Há uma doença rara a paralisar crianças nos EUA. Chama-se mielitis flácida aguda e há registo de pelo menos 6 casos no Minnesota. As causas são desconhecidas.
Gripe

Mais de mil casos de gripe no inverno passado

A atividade gripal do ano passado foi de "intensidade baixa-moderada", segundo o relatório anual do Programa Nacional de Vigilância da Gripe. Este ano, a campanha de vacinação começa na segunda-feira.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)