Doenças
País

E se Rudolf Nureyev fizesse um espectáculo em 2020

Em comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a Sida, desafiamos o bailarino principal da Companhia Nacional de Bailado, Carlos Pinillos a imaginar a carreira de Rudolph Nureyev se este tivesse vivo.
Organização Mundial de Saúde

Sarampo matou 140 mil em 2018

As estimativas apontam para cerca de 140 mil mortes em todo o mundo graças ao sarampo. Só na Europa quatro países perderam o estatuto de eliminação de sarampo e as taxas de vacinação estagnaram.
Doenças

140 mil mortes por sarampo em 2018

731
Mais de 140 mil pessoas morreram por sarampo no ano passado. Há surtos registados em todo o planeta. Maior parte das vítimas tem menos de 5 anos. Vacina não está a chegar a toda a gente.
País

E se o António Variações estivesse vivo? 

163
Neste projecto em celebração do Dia Mundial da Luta Contra a Sida, pedimos ao músico Martim Torres para imaginar como seriam os concertos de António Variações… se ele vivesse nos dias de hoje.
Vacinas

RD Congo. Lançada campanha contra o sarampo

Mais de 2 milhões de crianças deverão ser vacinadas contra o sarampo na província do Kivu Norte, na República Democrática do Congo. A campanha de cinco dias está a ser implementada com apoio da OMS.
Nobel da Paz

Nobel da Paz Desmond Tutu hospitalizado

O antigo arcebispo sul-africano já tinha tido uma infeção semelhante, que também o levara a ser internado no hospital, na África do Sul. Figura chave no fim do apartheid, Tutu tem 88 anos.
Malária

Menos casos e mortes por malária em 2018

O ano de 2018 registou menos casos de malária, e consequentemente menos mortes, mas a OMS diz que mesmo assim ainda não é suficiente. A organização quer uma redução de 40% face aos valores deste ano.
Diabetes

Mais de 60 mil novos casos de diabetes por ano

127
Portugal regista 60 mil a 70 mil novos casos de diabetes todos os anos — a maioria do tipo II — e cerca de 8% da população está registada como tendo a doença.
Mundo

E se… o Freddie Mercury ainda estivesse vivo? 

Foi esta a premissa das perguntas que fizemos a Alex D’Alva Teixeira, vocalista dos D’Alva, para este vídeo do novo projecto do Observador, em celebração do Dia Mundial da Luta contra a Sida.
Sida

Sida. Metade das mulheres têm diagnóstico tardio

Um relatório do Centro Europeu de Controlo de Doenças mostra que as mulheres, quanto mais velhas, mais demoram a ser diagnosticadas. Os grupos jovens têm menos diagnósticos tardios.
Saúde

Oncologia quer peritos externos nas comissões

O presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia defende que “tem de haver maior informação clareza e transparência" e a integração de "peritos externos” nas comissão dos medicamentos.
VIH

Novos casos de infeção por VIH diminuiu 46%

O número de novos casos de infeção por VIH entre 2008 e 2017 foi de 59.913 em Portugal, dos quais 22.551 atingiram estádio sida, tendo havido uma diminuição de 46% de casos entre os dois anos.
Diabetes

Lisboa junta-se a movimento contra diabetes

Lisboa é a nona cidade a aderir ao “Cities Changing Diabetes”, que teve a Cidade do México como primeira parceira. O objetivo é prevenir a epidemia da diabetes, criada pelo meio urbano.
Sida

Morrem 13 crianças por hora devido à SIDA

Pelo menos 13 crianças morrem por hora no mundo por causas ligadas à sida, o equivalente a uma média diária de 320 mortes. A África subsaariana é a região mais afetada.
Saúde

DGS: É importante fazer testes de hepatites e VIH

A Direção Geral de Saúde alertou para a necessidade dos portugueses de fazerem testes a estas "doenças silenciosas", para que tenham acesso aos cuidados de saúde e não corram perigo.
Cuidados Paliativos

Equipas de apoio psicossocial ajudam mais de 8 mil

569
Num investimento superior a um milhão de euros, o Programa Humaniza, com 10 equipas de apoio psicossocial, ajudou 3.745 pessoas com doenças avançadas e 4.556 familiares, em mais de 16 mil consultas.
Cancro

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram no país

Um dos dados "mais alarmantes" é que atualmente o crescimento da mortalidade é mais acentuada entre os 50 e os 54 anos. Homem são mais afetados por esta doença.
Advogados

PS avança com reforço de direitos dos advogados

273
O projeto pretende "instituir o direito dos advogados a suspender os processos judiciais (...) em caso de doença grave e para exercício de direitos de parentalidade", diz Constança Urbano de Sousa.
Brasil

Brasil vai esterilizar mosquito do zika e dengue

O método para combater as doenças é simples. São criados vários mosquitos macho estéreis que são depois libertados na natureza e acasalam com as fêmeas sem que se dê a reprodução da praga.
País

Portugal diminui infeções em cirurgias

Os números de infeções em cirurgias diminuíram de forma geral, mas foi também registado um leve aumento destas na área de neonatologia, em 2018.
Doenças Contagiosas

450 anos depois de Lisboa, a peste volta a ameaçar /premium

1662
Em 1569, Lisboa sofreu o maior surto desde a Peste Negra. Agora, a doença reemerge e ameaça. A bactéria está a tornar-se resistente a antibióticos. E há países a desenvolver armas biológicas com ela.
Subsídios

Parlamento rejeita reforço de subsídio a doentes

501
As propostas avançadas pelo BE e PCP pretendiam um reforço do subsídio de doença para os doentes oncológicos e os doentes crónicos. Foram rejeitadas pelo PS, PSD, Iniciativa Liberal e CDS-PP.
Bactérias

Pouco progresso no combate a "superbactérias"

O Tribunal Europeu de Contas revela que apesar dos progressos no setor animal, esta ameaça para a saúde continua a ser um desafio para a União Europeia.
Sida

Portugal. Observatório analisa infeção por VIH 

O Observatório Nacional Para a Infeção VIH reunirá “pessoas dedicadas à infeção por VIH, pessoas com experiência na área ou com competências na área"
Brasil

Ideias de Bolsonaro atrasam luta contra SIDA

O infecciologista brasileiro Aluisio Cotrim Segurado alertou para preocupações com o impacto do pensamento "conservador e moralista" de Bolsonaro, na luta contra a SIDA.
Neurociência

Lítio reverte malefícios de radiação no cérebro

664
Lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro e melhorar capacidade de memória e aprendizagem, dizem cientistas. Descoberta poderá beneficiar crianças que foram sujeitas a radioterapia.
Diabetes

Motivos de satisfação, talvez sim, talvez não?

Temos que dizer sim, é possível, basta viver melhor e viver melhor não é apenas o empenho do próprio, é também o empenho forte em meios e fármacos novos, mas sobretudo o empenho de todos nós.
China

Dois casos de peste pneumónica na China

650
A forma mais perigosa e transmissível da doença foi detetada em duas pessoas em Pequim. É a segunda vez que se deteta peste na China este ano. OMS diz que é uma doença reemergente.
Higiene

10% dos portugueses não têm qualquer dente

619
Há 6,8% de portugueses que nunca vão a consultas de medicina dentária e 24,8% que só vão em caso de urgência. Destes, mais de um em cada cinco (22,8%) alega não ter capacidade financeira.
Castanhas

Nova doença está a atacar os castanheiros

Detetada há cerca de 10 anos em alguns países da Europa, a podridão da castanha atingiu "especial evidência em 2019" em Portugal, tendo sido mais forte na zona do Minho, segundo um investigador.
Doenças

Investigadores de oncologia pediátrica sem fundos

168
Metade dos investigadores que trabalham na área da oncologia pediátrica em Portugal não dispõe de fundos para as suas investigações e 40% admite realizá-las fora do período laboral.
Cuidados Continuados

Portugal no topo das infeções hospitalares

Entre 2016 e 2017, 5,9% dos doentes em cuidados continuados registaram pelo menos uma infeção associada aos cuidados de saúde, estando acima da média da OCDE.
Itália

Bebé com doença rara abandonado em hospital

1194
Giovannino, de quatro meses, sofre de uma condição potencialmente letal que o impede de apanhar sol. Os pais abandonaram-no num hospital em Turim. As enfermeiras têm assumido os cuidados do bebé.
VIH

Cientistas descobriram novo tipo de vírus da sida

107
Um novo subtipo do vírus foi descoberto por uma equipa de investigadores norte-americanos do Missouri e pelos Laboratórios Abbott. Os tratamentos atuais já permitem combater esta variante.
Malária

Zanzibar testa drones de combate à malária

Aviões não-tripulados e controlados remotamente estão a ser testados, pela primeira vez, para combater a malária na Tanzânia. O objetivo é eliminar a malária no arquipélago até 2023.
Alzheimer

Mutação genética rara atrasa Alzheimer 30 anos

125
Além da mutação genética que a "condenava" a Alzheimer precoce, a mulher tem outra alteração que impediu a manifestação da doença durante 30 anos. Descoberta pode abrir a porta a novos tratamentos.
Ciência

Empresa quer fotos de cocó em nome da ciência

O pedido é pouco convencional mas o fim justifica tudo: a Seed quer reunir 100 mil fotos de cocó para poder treinar uma plataforma de inteligência artificial para ajudar médicos e doentes crónicos.
Vacinas

Sarampo provoca amnésia do sistema imunitário

O sarampo provocou uma limpeza nas células imunitárias de memória nas crianças não vacinadas, tornando mais difícil combater outras infeções.
Braga

Departamento de Defesa dos EUA dá bolsa à UMinho

989
Investigação sobre a doença rara Machado-Joseph recebeu uma bolsa de 800 mil euros do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para testar um novo medicamento que tem como alvo a serotonima.
Canadá

Há mais uma bebé a precisar do remédio de Matilde

Eva nasceu há 2 meses e meio no Canadá. Sofre do mesmo problema que Matilde. Os pais precisam de 2 milhões para comprar o medicamento mais caro do mundo. Mas o remédio ainda não foi aprovado no país.
Doenças

Doenças raras afetam mais de 300 milhões

Das mais de seis mil doenças descritas na base de dados destas doenças, 149 são predominantes e responsáveis por 80% dos casos mais raros no mundo. 72% são de origem genética.
Cancro

Cancro é a doença que mais preocupa os portugueses

Estudo revela que os tumores do pulmão e da mama são as doenças que mais assustam os portugueses, revela estudo nacional
Saúde

Bebé sem rosto. Ex-ministro questiona reguladores

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente".
Nutrição

Pedro Graça: “O sal mata mais do que o açúcar” /premium

179
Pedro Graça esteve seis anos à frente do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável. No Dia Mundial da Alimentação, conta quais devem ser as preocupações dos portugueses quanto ao que comem
Alimentação

Mais de 300 portugueses baixam consumo de sal

Programa Menos Sal Portugal durou 12 semanas e contou com a participação de 311 portugueses. Voluntários reduziram o consumo de sal e aumentaram o consumo de legumes, fruta, peixe e frutos secos.
Doenças

OMS alerta para aumento de casos de sarampo

Organização Mundial de Saúde atribui o aumento dos casos de sarampo a falhas nos programas nacionais de vacinação e a crenças falsas.
FIFA

FIFA promete "grande evento" contra Sida

A FIFA prometeu esta sexta-feira organizar "grande evento" de angariação de fundos em 2020 que ajudem na luta contra SIDA, tuberculose e malária.
Presidente Marcelo

Cansaço ou falta de ar: o problema cardíaco do PR

983
Marcelo admitiu ter um problema cardíaco que o vai obrigar a fazer um cateterismo. Mas que intervenção é esta? O cardiologista Pedro Rio explica o processo e detalha os riscos que comporta.
França

França. Contribui mais 15% para Fundo Global

França vai contribuir 15% mais para o Fundo Global da Luta contra a Sida, a Tuberculose e a Malária ao longo de três anos, anunciou esta quinta-feira o Presidente francês, Emmanuel Macron.
Doenças

Morreu Noa, a bebé com a mesma doença de Matilde

4841
Bebé de 13 meses ia receber o "medicamento mais caro do mundo" nos próximos dias. Sofria de atrofia muscular espinhal, a mesma doença da bebé Matilde.
Doenças Mentais

Reino Unido abre clínica para vício em videojogos

Considerado desde 2018 como uma doença pela OMS, o vício com videojogos vai passar a ser tratado num clínica em Londres. Também há consultas pelo Skype.
IURD

Site da IURD promete curar a depressão em minutos /premium

2603
Rejeita medicamentos e trata a doença como manifestação do diabo. Ainda assim, a IURD, proprietária do site, diz que respeita a medicina. Psiquiatras falam em risco de suicídio. ERS está a averiguar.
Doenças

Doenças. EUA financiam investigação portuguesa 

Departamento de Defesa dos EUA deu mais de um milhão de euros a investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde para o estudo de biomarcadores associados ao desenvolvimento da doença.
Alimentação

Estudo: poucas provas do risco da carne vermelha

1504
Estudo conclui que provas do risco do consumo de carne vermelha são, afinal, baixas e não justificam que se deixe de comer de todo. Associações de saúde contestam conclusões.
Fact Check

Mortos médicos que descobriram cancro em vacinas?

258
Antes de morrer, Bradstreet dizia ter criado a cura para doenças provocadas por vacinas. Mas a polícia provou que se suicidou. A cura de Bradstreet não existe. E não, as vacinas não causam doenças.
Cancro

Cancro digestivo. Diagnóstico precoce é importante

121
A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) alerta para a importância da atitude preventiva face a esta doença, lembrando que “a deteção precoce destas patologias é essencial" para o prognóstico.
Fact Check

Beber água gelada provoca ataques cardíacos?

202
Mensagem alertou para problemas de beber água gelada e tornou-se viral nas redes sociais. Especialistas negam que beber água gelada provoque o tipo de consequências que estão no alerta.
Doenças raras

Bebé Matilde a recuperar bem de nova cirurgia

490
Matilde permanece nos cuidados intensivos do Hospital Santa Maria, em Lisboa, mas análises realizadas no sábado mostram boa recuperação. Bebé foi submetida a segunda cirurgia em apenas duas semanas.
Doenças raras

Bebé Matilde novamente operada na sexta 

305
A criança vai ser novamente operada "para colocar uma válvula inteligente que vai drenando o líquido até ao estômago". Pais explicam que ventrículos da criança "estão novamente aumentados".
Doenças

Esclerose múltipla. Pedidos novos medicamentos 

Associações querem garantir que doentes "tenham assegurados os seus direitos enquanto cidadãos". Defendem, entre outras medidas, acesso a um "plano integrado de gestão da doença".
Doenças raras

Jovem médico descobre como salvar a própria vida

880
O médico aconselhou-o a escrever o testamento. Ele acabou a licenciatura em medicina e descobriu um tratamento para a doença que quase o matou por quatro vezes. Agora conta a história em livro.
Doenças raras

Matilde "em observação" após operação à cabeça

334
Um quisto estava a impedir a circulação dos líquidos no crânio de Matilde. Foi operada à cabeça e está nos cuidados intensivos. Pode sair ainda este sábado após uma TAC.
Quénia

Malária. Quénia é 3º país africano a lançar vacina

116
Autoridades começaram a administrar doses da única vacina licenciada do mundo contra a malária. Quénia torna-se assim o terceiro país africano a introduzir a vacina, depois do Malaui e Gana.
Quénia

África. Quénia é o 3.º a aplicar vacina da malária

O Quénia começou esta sexta-feira a administrar a 1.ª vacina contra a malária a crianças nas áreas rurais com elevadas taxas de transmissão, tornando-se o 3.º país em África a aplicar o medicamento.
Doenças raras

Bebé Matilde vai ser operada hoje à cabeça

Um quisto está a impedir a circulação de líquidos no crânio da bebé. Matilde vai ser operada esta manhã. Complicação não está relacionada com a atrofia, nem com o medicamento usado no tratamento.
Saúde

80 pessoas recusaram doar medula em 2018

832
Mitos sobre o processo de colheita dificultam a concretização dos tratamentos. IPO do Porto organiza evento para esclarecer preconceitos e sensibilizar para a importância da dádiva.
Brasil

Casos de dengue no Brasil crescem 600% este ano

O Brasil registou 1.439.471 casos de dengue de janeiro até 24 de agosto de 2019, uma subida de quase 600% face ao mesmo período do ano passado, quando o país tinha confirmado 205.791 casos da doença.
Espanha

Espanha. Casos de listeriose aumentam para 214

O número de hospitalizados por infeção com listeriose na Andaluzia baixou para 34, menos três do que na terça-feira, entre os quais 15 grávidas, e os casos confirmados aumentaram para 214, mais três.
Sudão

Primeiros casos de cólera no Sudão desde 2007

O Ministério da Saúde sudanês incdicou que entre 28 de agosto e 8 de setembro registaram-se 37 casos de diarreia aguda. Foi detetada a bactéria da cólera em quatro de seis mostras desses pacientes.
Dengue

Dengue. América Latina regista 2 milhões de casos

Brasil, Colômbia, Guatemala, Honduras ou Nicarágua são os países mais afetados pela propagação do vírus da dengue, transmitido pelo mosquito 'Aedes Aegypti'. Número é o maior desde o surto de 2016.
Espanha

Novo alerta de carne contaminada por listeria

625
Espanha lança novo alerta sanitário: as carnes da marca Sabores de Paterna, que são distribuídas em Cádiz, Huelva e Madrid, estão contaminadas com listeria. Fábrica foi fechada.
Brasil

Quatro mortes por sarampo em três meses no Brasil

Três das quatro mortes por sarampo no Brasil aconteceram em São Paulo, onde estão 98% dos casos reportados. O governo está a distribuir doses extra de vacinas contra a doença.
Brasil

Champalimaud premeia combate à cegueira no Brasil

Três organizações ofereceram cirurgias nas zonas mais remotas do Brasil e curaram a cegueira a milhares de pessoas. São as vencedoras do Prémio Champalimaud de Visão e vão receber um milhão de euros.
Doenças raras

Matilde. Pais não têm que devolver doações

2472
Pais dizem que há pedidos de devolução, mas podem recusar. Advogada diz que só é obrigatório devolver dinheiro se a causa mudar. Ainda assim, os pais têm devolvido o dinheiro quando lhes é pedido.
DGS

Sarampo. Quem vai viajar deve vacinar-se

113
A diretora-geral de Saúde destaca o efeito positivo da vacinação em Portugal e explica que o ressurgimento da doença na Europa se deve a um "desprezo" por parte da população.
Doenças

OMS alerta para o aumento de sarampo na Europa

OMS registou 89.994 casos de sarampo em 48 países europeus em 2019. A doença já não é considerada "eliminada" no Reino Unido, Grécia, República Checa e Albânia. Em Portugal o número diminuiu.
Doenças

São Paulo. Primeira morte por sarampo em 22 anos

446
A vítima é um homem de 42 anos, que não estava imunizado e não foi identificado pelas autoridades de saúde locais. Morreu no dia 17 de agosto, na zona leste da cidade de São Paulo.
Doenças raras

Utilização da conta de Matilde "é monitorizada"

2655
Família de Matilde garante que donativos estão a ser utilizados para ajudar outras famílias e que conta é monitorizada. O dia em que a bebé recebeu o medicamento, referem, "foi o renascer da Matilde".
Atores

Ator Ângelo Rodrigues apresenta melhorias

4427
O ator da novela "Golpe de Sorte" foi internado, na segunda-feira, devido a uma infeção resultante de injeções de testosterona. Já foi operado três vezes e está em estado grave.
Doenças raras

Bebé Matilde já tomou o medicamento inovador

4492
As bebés Matilde e Natália já tomaram o medicamento inovador que pode travar o progresso da atrofia muscular espinhal. Estão bem e em observação. E terão alta "a curto prazo".
Animais

Animais: há um número "absurdo" de abandonos

1512
A Associação de Médicos Veterinários explica que a solução não passa pela "construção infinita" de canis mas sim pela educação das populações, por exemplo, através de ações de sensibilização.
Saúde Pública

Listeria. Empresa assegura requisitos de higiene

“Se as bactérias são encontradas em salas de cirurgias como podem não estar na minha fábrica?”, disse o gerente da Magrudis, empresa espanhola onde foi produzida a carne que originou o surto.
Doenças raras

Bebé Matilde começa tratamentos na 3ª feira

503
A bebé que sofre de uma forma grave e rara de Atrofia Muscular Espinhal vai poder poder receber o novo tratamento na terça-feira. Será uma única injeção para travar o avanço da doença.
Espanha

Listeriose: carne de marca branca dá positivo

As análises à carne de marca branca da fábrica espanhola onde começou o surto confirmaram listeriose. E há um problema grave: a carne contaminada está mal etiquetada e é, por isso, difícil de detetar.
Malária

Malária. Alargar combate evita 4 milhões de mortes

"Libertar o mundo da malária seria uma das maiores conquistas em saúde pública", diz o diretor-geral da OMS. Combate beneficiaria ainda mais as crianças, 61% de todas as vítimas mortais, diz estudo.
Doenças

Surto de listeriose: Espanha em alerta sanitário

866
Um surto de listeriose em Espanha já infetou 131 pessoas, causando a morte a uma mulher de 90 anos na Andaluzia. Foi decretado o alerta sanitário no país, número de doentes pode ultrapassar os 500.
Doenças

Peste suína africana vai ter controlo do Governo

Comissão vai reforçar as medidas de vigilância, de prevenção, da biossegurança e de incremento dos controlos oficiais para evitar o vírus. Serão elaborados "relatórios trimestrais de progresso".
Medicamentos

Falta de medicamentos deixa doentes sem opções

829
As farmácias portuguesas ficaram sem stock de mais de dez medicamentos durante o mês de julho. Há medicamentos esgotados há pelo menos um ano. Hipertensos são dos que mais preocupam.
Justiça

Raríssimas processa Paula Brito e Costa

1699
A ex-presidente tinha sido acusada em março de estar a dever à instituição 350 mil euros, referentes a despesas de alimentação e transporte pagas indevidamente. Processo deu agora entrada na justiça.
Poluição

Poluição pode igualar um maço de tabaco por dia

206
Estudo mostra que a poluição do ar acelera a destruição do tecido pulmonar ao mesmo nível do tabaco. Se nível do ozono continuar a aumentar, poluição pode equivaler a um maço de tabaco por dia.
Moçambique

Febre aftosa. Moçambique vacina 450 mil animais

Mais de 450 mil animais foram vacinados contra o surto de febre aftosa em Moçambique, no âmbito das medidas preventivas de proteção do gado bovino contra uma eventual ocorrência da febre.
Cabo Verde

Unicef lança campanha de combate à anemia

A campanha pretende recolher donativos para conseguir distribuir suplementos de minerais e vitaminas que compensem "as carências de uma alimentação pouco variada e pobre em carne e peixe".
Human Rights Watch

ONG quer legalizar prostituição na África do Sul 

Relatório da organização defende que prostituição deve ser "descriminalizada". Há relatos de que são abusados pela polícia e ONG diz que a sua segurança está em causa.
Dengue

Filipinas declaram dengue como epidemia nacional

Desde o primeiro dia do ano e até 20 de julho foram registados 146.062 casos, o dobro dos registados no mesmo período do ano passado, e já foram contabilizadas 622 mortes.
Malária

Moçambique. Mortes por malária baixaram 60%

Redução deve-se a medidas como distribuição de redes mosquiteiras e campanhas de pulverização com inseticidas. Número de mortes por malária em mulheres grávidas também baixou.
Inglaterra

Siamesas em risco de vida. Separadas, uma morre

Separar estas gémeas siamesas pode condenar uma delas à morte. Mas mantê-las juntas também. Em Londres, um hospital e um pai debatem o futuro de duas meninas. Nenhuma decisão é fácil.
África

Países africanos: mais dinheiro contra tuberculose

Parlamentares africanos pediram, em Cabo Verde, compromissos coletivos e aumento dos orçamentos dos Estados na área da saúde para combater as causas e eliminar a tuberculose do continente até 2030.
Estudo Científico

Diagnósticos de enfarte podem ser miocardites

A investigação do cardiologista Fernando Sá, do hospital de Leiria, alertou que diagnóstico de enfarte do miocárdio "pode estar a camuflar uma miocardite", que deve ser tratada a longo prazo.
Doenças raras

Bebé Matilde recebe medicamento a 27 de agosto

955
Matilde, a bebé portuguesa que precisa de um remédio de dois milhões de euros para tratar uma atrofia muscular espinha, vai receber o medicamento a 27 de agosto. Pais estão "de rastos".
Moçambique

Moçambique. 1.700 bebés infetados com VIH

O Ministério da Saúde de Moçambique submeteu 27 mil bebés ao teste desde 2017. 6,5% tiveram diagnóstico positivo. A maior parte já iniciou tratamento, com novo equipamento disponível nas províncias.
Animais

Pseudoraiva. Suinicultores têm de declarar animais

Suinicultores são obrigados a voltar a declarar os seus animais em agosto. A medida sanitária é inserida no âmbito do combate à doença de aujeszky, também conhecida como pseudoraiva.
Doenças

2018: 268 casos de hepatite C e 174 de hepatite B

DGS observou que, desde 2015, cerca de 25 mil pessoas foram assinaladas como vivendo com infeção crónica por hepatite C, um registo que revela “a dimensão da subnotificação existente no país".
Solidariedade

Pedalou 120km por dia pela esclerose múltipla

116
2.400 quilómetros e 19 dias depois, Filipe Gaivão chegou a Lisboa, vindo de Bruxelas. Viagem de bicicleta serviu de alerta e apoio aos doentes com esclerose múltipla.
Saúde

Como é que os mosquitos escolhem em quem picar?

Neste verão, o melhor é mesmo não usar preto. Esta é a cor que mais atrai mosquitos para perto de nós. De resto, a razão porque as fémeas nos escolhem como alvo, está fora do nosso controlo.
Organização Mundial de Saúde

OMS quer mais investimento para hepatites

São precisos 52,6 mil milhões de euros para eliminar a hepatite viral como ameaça à saúde pública em 67 países de desenvolvimento médio e baixo, até 2030, diz Organização Mundial de Saúde.
Espanha

Poluição. Europa leva Espanha aos tribunais

170
Há vários anos que Espanha está em incumprimento dos níveis máximos de dióxido de nitrogénio. As políticas que prometia implementar mostraram-se insuficientes e a Comissão Europeia vai agir.
País

Cancro, uma doença que é preciso encarar

1149
Todos os anos, surgem mais de 45 mil novos casos de cancro. Só no IPO de Lisboa, há mais de 57 mil pessoas em tratamento. Há que reduzir o risco de contrair a doença e ter proteção caso ela aconteça.
Serviço Nacional de Saúde

Bastonário defende maior prevenção para saúde oral

Questionado à propósito de estudo que concluiu que a saúde oral está separada da política global de saúde, bastonário dos médicos considerou “inadmissível” o enfoque no tratamento e não na prevenção.
Estudo Científico

Doenças renais. Investigadoras criam ferramenta 

Equipa de assistentes sociais e investigadoras desenvolveram uma ferramenta inovadora que permite detetar situações de maior complexidade social em doentes renais crónicos e intervir mais rapidamente.
Moçambique

Aumenta acesso para tratar SIDA

O número de pessoas com VIH em Moçambique que tem acesso ao tratamento antirretroviral aumentou em 300 mil nos últimos quatro anos, ultrapassando 1,1 milhão, disse ministra da Saúde moçambicana.
República do Congo

DGS desaconselha viagens para a RDCongo

A Direção-Geral da Saúde aconselha quem tenha mesmo de viajar para aquele país a não contactar com doentes ou cadáveres infetados com Ébola e usar apenas água potável.
VIH

Vacina viva contra VIH testada em humanos

291
A vacina já passou pelos ensaios clínicos de fase I para verificar a segurança e, na segunda fase II, pretende testar a melhor forma de vacinação. É uma vacina preventiva, não é uma cura.
Política De Saúde

Estudo diz que é preciso reformular saúde oral

Um estudo conclui que a estratégia seguida de separação da saúde oral falhou na tentativa de priorizar o peso desta área na política global de saúde.
Medicamentos

Novas medidas de segurança para medicamentos

102
Agencia Europeia do Medicamento recomenda medidas de segurança para evitar erros na prescrição e administração de medicamentos com metotrexato, indicado para casos de cancro e doenças inflamatórias.
Medicamentos

Bebé Matilde já está em casa

681
Os pais anunciaram na quarta-feira que a bebé teria alta hospitalar do Hospital Santa Maria esta quinta. Depois de várias semanas internada, Matilde já está em casa, confirmaram os pais à TVI.
Sida

Sida. 770 mil pessoas morreram em 2018

Queda de um terço da taxa de mortes desde 2010 e mais de três em cada cinco pessoas seropositivas estão sob terapia antirretroviral, mas na Europa Leste e Ásia central, os infectados cresceram em 29%.
Rep Democrática do Congo

Detetado foco de ébola em cidade de 2 milhões

Há mais um foco de ébola naquela que é a segunda epidemia mais mortífera da história, apenas atrás da que atingiu a África Ocidental, em 2014. Mais de 1600 pessoas perderam a vida em menos de um ano.
Alzheimer

Vida saudável pode reduzir em um terço demências

Independentemente do risco genético, uma alimentação equilibrada, a prática de exercício, o consumo limitado de bebidas alcoólicas e não fumar tornam a demência menos provável.
Doenças Contagiosas

Doenças sexuais aumentaram entre os idosos

"Perante o panorama nacional e internacional", a Direção-Geral da Saúde garante que tem "peritos nacionais a estudar e a acompanhar a sua evolução e emitirá as recomendações necessárias".
Cardiologia

PR condecora Sociedade Portuguesa de Cardiologia

357
Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, afirmando que tem tido, nestas sete décadas, "uma vida notável de prestígio científico".
Angola

Angola nega discriminação de VIH/Sida nos vistos

ONU colocou Angola no leque de países que exige o exame de VIH/Sida aos estrangeiros que pedem autorização para viajar para o país. Governo diz que os angolanos não são "apologistas da discriminação".
Brasil

Número de casos de lepra envergonham Bolsonaro

232
O Presidente Brasileiro anunciou medidas para a erradicação da doença durante o seu mandato. De acordo com Bolsonaro, no Brasil, a cada 100 mil pessoas, 1,3 têm lepra,
Angola

Angola com medidas de restrição de VIH em viagens

As Nações Unidas continuam a pedir que sejam abolidas todas as formas de restrições relacionadas ao VIH. 11 países ainda impõe restrições de entrada e habitação com base nesse critério.
Doenças

i3S desenvolve método para regenerar coração 

328
Investigadores do i3S, no Porto desenvolveram um método capaz de isolar as células do coração que podem ser as “candidatas mais promissoras” na regeneração do tecido cardíaco após um enfarte.
Doenças Mentais

Doenças mentais são mesmo doenças

2328
Se alguma vez se sentirem assim, ou achem que alguém próximo de vocês se sente assim, peçam ajuda. Não tenham vergonha de uma doença que não foram vocês que pediram nem se culpem por não a controlar.
Doenças raras

Bebé Matilde. "É preciso dar espaço a quem decide"

1347
A ministra da Saúde sublinhou uma "maior transparência sobre a informação do preço dos medicamentos" e relembrou que o medicamento para a bebé Matilde "ainda não está aprovado no espaço europeu".
VIH

Mais de cinco anos para diagnóstico de VIH

131
Os homens heterossexuais demoraram em média 5,4 anos, após o momento da infeção, a ter um diagnóstico de VIH. No caso dos homens que têm sexo com homens, o tempo é de 2,5 anos.
Doenças

Idosas mais tempo internadas são vítimas de trauma

O estudo que foi publicado no jornal Brain Injury teve como objetivo "desenvolver uma ferramenta" que permitisse determinar a influência de alguns fatores nos doentes vítimas de trauma.
VIH

VIH/Sida. Portugal já atingiu as metas da ONU

As metas definidas indicavam que até 2020 se devia ter 90% das pessoas infetadas diagnosticadas e que, dessas, 90% estivessem a fazer tratamento e 90% tivessem carga viral indetetável.
Doenças raras

Bebé Matilde. Donativos não vão ser tributados

1312
A família conseguiu angariar os dois milhões de euros necessários para adquirir o remédio mais caro do mundo. António Mendes Mendonça assegura ao Eco que esse valor não vai ser tributado.
Doenças raras

Reunião no ministério da Saúde sobre Matilde

109
O principal responsável pelo Hospital de Santa Maria está em reunião no ministério da Saúde, alegadamente para discutir a compra do medicamento. BE questiona demora na resposta.
Angola

Angola: criticados testes de sida em recrutamentos

A deputada angolana Eulália Rocha condenou "a exigência de testes" de VIH/Sida nos processos de recrutamento de algumas instituições em Angola, considerando ser uma "atitude inaceitável".
Doenças

Despesa das famílias em saúde cresceu 4,4%

Depois de se ter registado um ligeiro abrandamento em 2017 da despesa das famílias em saúde, no ano passado a despesa cresceu em 4,4%. Globalmente, a despesa corrente em saúde aumentou 5,1% em 2018.
Prémios e Galardões

Projeto para doentes com demência vence prémio

O projecto do Mogadouro, em Bragança, tenta evitar a institucionalização dos doentes e oferecer independência, autonomia e segurança, através de um programa de geolocalização.
Doenças raras

Matilde. Medicamento será sempre pago pelo Estado /premium

452
Se o Zolgensma entrar em Portugal será como medicamento hospitalar e financiado a 100% pelo Estado. Mas só para Matilde. Cada uma das outras 10 crianças com a doença terá de fazer o pedido individual.
Doenças raras

Infarmed ainda não recebeu pedido para Matilde

922
Matilde saiu dos cuidados intensivos. Família diz ainda não ter sido contactada para ter acesso ao medicamento que a pode salvar. Infarmed diz que ainda não recebeu pedido deste medicamento.
Trabalho

Subsídios de doença em número máximo desde 2001

Os números são do final de 2018: havia 686 mil pessoas a receber subsídio de doença e o número de dias de baixa também aumentou. Números dos acidentes de trabalho diminuem.
Doenças raras

E agora, Matilde? Só os 2 milhões não chegam /premium

316
Dificilmente a bebé terá condições de fazer a viagem até aos Estados Unidos. O mais provável é que o medicamento venha até Portugal, com autorização especial. Estes são os próximos passos.
Nações Unidas

Angola. ONU pede revisão da lei sobre VIH/sida 

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento defende a revisão da Lei sobre o VIH/sida em Angola. ONU diz que lei contém omissões como a "vulnerabilidade das mulheres e raparigas" à infeção.
Doenças raras

Bebé Matilde conseguiu os 2 milhões de euros

7036
Os pais de Matilde, a "bebé especial" que sofre de uma doença rara, já conseguiram angariar os 2 milhões de euros necessários para comprar aquele que é o medicamento mais caro do mundo.
Profissionais de Saúde

67% das queixas da saúde são no setor público

104
Das mais de 84 mil reclamações na saúde registadas pelo regulador, 67% dizem respeito a unidades públicas. As quatro unidades geridas em parceria público-privada tiveram sete mil queixas.
Doenças raras

Bebé Matilde. Remédio pode chegar à Europa em 2019

951
O Zolgensma é o medicamento mais caro do mundo. O laboratório que o produz já pediu autorização para o comercializar na Europa. O remédio que pode curar Matilde pode chegar a Portugal este ano.
Doenças raras

Bebé Matilde. Donativos passaram os 800 mil euros

321
Bebé que sofre de doença rara precisa de um medicamento que custa quase dois milhões de euros. Pedido de ajuda dos pais já motivou donativos superiores a 800 mil euros.
Doenças raras

Donativos para Matilde estão quase nos 400 mil

3809
Só num dia, a família da bebé de 2 meses que sofre de uma doença rara, a atrofia muscular espinhal, conseguiu juntar 228 mil euros em donativos. O remédio que lhe pode salvar a vida custa 2 milhões.
Doenças Cardiovasculares

Insuficiência cardíaca explicada em guia europeu

Um guia que retrata a insuficiência cardíaca na Europa será divulgado esta terça-feira em Lisboa. Documento surge com o objetivo de dar "mais notoriedade" à doença.
País

Como ajudar alguém a lutar contra o cancro? /premium

911
Sendo o cancro uma das doenças mais frequentes em todo o mundo, é natural que, um dia, sejamos cuidadores. Explicamos-lhe aqui o que tem mesmo de saber para se tornar num aliado neste combate.
Doenças

ELA: doentes querem estatuto de cuidador adequado 

O presidente da APELA explicou que a Esclerose Lateral Amiotrófica “não tira férias e exige cuidados durante as 24 horas do dia”, pelo que é uma patologia “muito desgastante para o cuidador”.
Organizações de Saúde

Convenção Nacional da Saúde esta terça-feira

"A agenda da saúde para o cidadão" é o centro deste debate que junta todas as instituições do setor da saúde em busca de consensos.
Sociedade

Português pedala 2.400 Km pela esclerose múltipla

1329
Filipe Gaivão aceitou o desafio da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e vai pedalar 2.400 quilómetros entre Bruxelas e Lisboa, de 10 a 28 de julho.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Ébola mata 44 pessoas numa semana 

O número de mortes causadas pelo vírus ascende a 1.390 desde 2018. Mais de duas mil pessoas foram infetadas neste período. Os Médicos Sem Fronteiras temem que o número de mortos aumente.
Organização Mundial de Saúde

Uma em 25 pessoas tem clamídia, gonorreia ou pior 

573
Uma em cada 25 pessoas tem clamídia, gonorreia, tricomoníase ou sífilis. São registados anualmente 376 milhões de casos destas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Sida

Empresas sem interesse em vender autoteste da sida

145
Existem, pelo menos, 3 marcas de autotestes ao VIH: uma inglesa, uma francesa e outra norte-americana. "Mas não há nenhuma a patentear o seu autoteste cá", lamenta o presidente da Associação Abraço.
Nova Iorque

Judeus contra vacinas potenciam surto de sarampo

Há uma campanha anti-vacinação, com mensagens falsas, destinada a mães judias. A ausência de vacinação contra o sarampo dentro da comunidade justifica que tenha a maior parte dos casos de Nova Iorque.
Doenças

Madeira. Mortalidade nas doenças respiratórias

As doenças do aparelho respiratório são uma das principais causas de morte em Portugal, representando 12,2% da mortalidade em Portugal continental e 20,3% na região Autónoma da Madeira.
Ciência

Portugal. Cientistas criam teste rápido de malária

199
O diagnóstico da doença é atualmente feito através de análises ao sangue. Investigadores estudam uma análise alternativa através de um chip descartável capaz de detetar o parasita numa gota de saliva.
Diabetes

Petição pela insulina gratuita a maiores de 18

180
O grupo defende uma intervenção da Assembleia da República para que se avance com legislação para “o alargamento da comparticipação das bombas de insulina para todos os diabéticos estejam aptos".
Angola

Malária e sarampo matam mais de mil em Angola

111
A malária é a principal causa de mortes em Angola, e de internamentos nas unidades hospitalares do país, seguido pelos acidentes de viação.
Sida

Porto cria consórcio para ser "Cidade Sem Sida"

"Cidade Sem Sida" propõe reduzir o estigma através de metas 90-90-90, isto é 90% das pessoas com a infeção sabem que estão infetadas, 90% estejam em tratamento e 90% tenham a infeção controlada.
Doenças

Risco de sarampo pode aumentar 50% até 2050

Os movimentos anti-vacinação podem provocar um aumento de casos de sarampo. Os EUA tiveram o maior surto dos últimos 25 anos. A vacinação em idade escolar pode ser parte da solução.
Indemnizações

Cancro. Monsanto paga 1,8 mil milhões a casal

344
É o terceiro caso que obriga Monsanto a pagar uma indemnização às pessoas com cancro. Existem mais 13 mil processos em curso. França vai apresentar, esta quinta-feira, um relatório sobre o glifosato.
A página está a demorar muito tempo.