Doenças

Epidemias e Pragas

Gripe espanhola. Analisada mortalidade em Portugal

Cem anos depois de a "gripe espanhola" ter aparecido em Portugal, o Instituto Dr. Ricardo Jorge vai analisar os dados da época, com o objetivo de perceber como evoluiu a pandemia.
Malária

Venezuela com o maior aumento de casos de malária

A Venezuela registou o maior aumento de casos de malária no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, que teme pelas consequências no país e também pela expansão da doença nos países limítrofes.
Teatro

Grupo de Teatro do Júlio de Matos apresenta Casulo

Peça 'Casulo' foi apresentada na Malaposta. Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos conta com 18 elementos, o mais novo é um homem de 22 e o mais velho uma mulher de 60.
Lusofonia

VIH. Portugal colabora com Fundo Global de Combate

Portugal vai ajudar o Fundo Global de Combate ao VIH, Tuberculose e Malária nos países lusófonos. O país vai comprometer-se "na identificação de especialistas que colaborarão" com a instituição.
Saúde

Todos os casos de sarampo estão curados

Todos os 109 casos confirmados de sarampo no surto da região Norte estão curados. Nos últimos quatro dias não houve novos casos confirmados. Autoridades têm ainda em investigação 18 casos suspeitos.
Saúde

Cimeira Mundial foca-se na saúde em África

As carências na saúde materno-infantil, em que ainda há alta mortalidade, e o combate à malária são alguns dos campos sobre os quais vão falar na Cimeira Mundial da Saúde, em Coimbra.
Timor-Leste

Governo quer combater doença cardíaca reumática

Timor-Leste tem um dos índices mais elevados de doença cardíaca reumática do mundo. Governo está a desenhar plano de prevenção e diagnóstico.
Doenças

Jovens portugueses não sabem se têm colestrol

98% dos mil portugueses inquiridos sabem o que é o colestrol, contudo a grande maioria dos jovens não sabe quais são os seus níveis de colestrol.
Doenças Mentais

Frutos vermelhos e tinto previnem doenças mentais

2.568
De acordo com um estudo divulgado esta terça-feira, o consumo regular de frutos vermelhos e vinho tinto "pode ter um papel importante" no combate à demência e outras doenças neurodegenerativas.
Timor-Leste

Timor. Doença cardíaca reumática em elevado nível

Timor-Leste tem um dos índices mais elevados de doença cardíaca reumática do mundo, com uma em cada 28 pessoas afetadas, com o número a ser ainda mais elevado entre raparigas.
VIH

Uma vacina para prevenir a infeção com VIH

A ideia é uma vacina para dar uma ou duas vezes por ano. Os resultados são preliminares: foram usados macacos e o vírus que afeta estes animais. O próximo passo é um ensaio clínico em humanos.
Direção Geral da Saúde

Casos de sarampo sobem para 109

O número de casos de sarampo confirmados subiu para 109 esta segunda-feira. De acordo com a Direção-Geral da Saúde, 106 pessoas já estão curadas.
Espanha

Metro de Madrid vai retirar amianto de 53 estações

Empresa que gere o metropolitano garante que "não há uma presença maciça de amianto" e que as maiores concentrações de material tóxico encontram-se em espaços técnicos vedados ao público
Doenças

Sarampo. Número de casos confirmados sobe para 108

Há mais um caso confirmado de sarampo. Do total, 18 estão em investigação. A maioria está relacionada com o Hospital de Santo António, no Porto.
Ordem dos Farmacêuticos

VIH/hepatites. Testes rápidos a partir do verão

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos afirmou que até ao verão deverá haver as condições necessárias para se começarem a fazer os testes rápidos de VIH e hepatites pelos farmacêuticos.
DGS

Surto de sarampo está "em fase de controlo"

O número de casos de sarampo subiu esta quinta-feira para 107. A diretora-geral da Saúde afirmou que o surto está "em fase de controlo", mas não está controlado. No mínimo estará dentro de 2 semanas.
Doenças

Sarampo. 107 casos confirmados, 24 em investigação

Há mais um caso confirmado de sarampo em Portugal, elevando o número para 107, comunicou a Direção-Geral da Saúde. Destes, 100 já estão curados, havendo ainda sete pessoas com a doença.
Saúde

Incidência de cancro aumenta em Portugal

A incidência de cancro em Portugal tem aumentado "três a quatro por cento ao ano" e, em 2017, foram registados cerca de "50 mil novos casos", mas a mortalidade está "relativamente estacionária".
Doenças

Sarampo: 6 casos confirmados e 21 em investigação

A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um novo balanço do surto de sarampo em Portugal. Atualmente, há seis casos confirmados e 21 em investigação.
Moçambique

Sarampo. Moçambique inicia campanha de vacinação

O Ministério da Saúde de Moçambique iniciou esta segunda-feira uma campanha de vacinação contra o sarampo e rubéola que tem como objetivo abranger cerca de 12 milhões de crianças.
Saúde

Sarampo. Oito novos casos confirmados

O número de casos confirmados de sarampo subiu para 105, mais oito casos do que no último balanço, divulgou a Direção-Geral de Saúde (DGS).
Angola

Angola. 720 mil doentes de malária em três meses

Angola registou no primeiro trimestre deste ano mais de 720 mil casos de malária, a principal causa de morte no país, que resultou em quase 2.100 óbitos, segundo dados das autoridades sanitárias.
DGS

Sarampo. Número de infetados sobe para 97

O número de infetados com sarampo subiu para 97, de acordo com a DGS. O balanço de quarta-feira apontava para 90 casos confirmados de sarampo.
Macau

Sarampo. Confirmados dois casos em Macau

Foram confirmados dois casos de sarampo em dois tripulantes de cabine, um homem e uma mulher, que viajaram a partir de Taiwan para Macau, pela companhia aérea Tigerair Taiwan.
Doenças

Número de casos de sarampo sobe para 90

A Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmou esta quarta-feira que já foram confirmados 90 casos de sarampo ao longo do surto que começou no início de fevereiro.
Saúde

Sarampo. Centenas de vacinas desperdiçadas

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros disse que centenas de centenas de vacinas são deitadas ao lixo devido às más condições de alguns frigoríficos, que diz estarem obsoletos.
Saúde

Sarampo. Infetados "não transmitem" a doença

A diretora-geral da Saúde disse que 80% dos infetados com sarampo estão totalmente vacinados. Desenvolveram uma "forma ligeira e modificada da doença", mas não a transmitem, disse Graça Freitas.
Doenças raras

Mutação de gene pode levar à morte súbita no bebé

Alguns bebés estão mais susceptíveis à síndrome de morte súbita do que outros. Mutações num gene que influencia a atividade dos músculos respiratórios pode ajudar a explicar uma parte dos casos.
Direção Geral da Saúde

Sarampo. Dos 86 casos seis continuam com a doença

Há ainda seis casos de sarampo por curar. Dos 86 confirmados, há 80 pessoas que já estão curadas, de acordo com a Direção Geral da Saúde. Há ainda uma pessoa internada e 19 casos sob investigação.
Sida

SIDA. Este teste vai poder ser feito em casa  

Associação Abraço vai lançar um teste de rastreio ao VIH que pode ser feito em casa. É anónimo, gratuito e confidencial e estará disponível em Portugal continental e ilhas para maiores de 18 anos.
Venezuela

Mais de 100 mil doentes com sida sem medicação

Um médico do Hospital José Gregório Hernández, em Caracas, denunciou a falta de medicamentos para doentes com sida. Médicos e doentes vão protestar a 18 de abril frente ao Ministério da Saúde.
Doenças

Deputados ouvem especialistas sobre sarampo

A diretora-geral da Saúde e o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública são dois dos especialistas que vão ser ouvidos no Parlamento. Número de casos subiu para 86.
Doenças

Sarampo. Casos confirmados sobem para 86

A Direção-Geral de Saúde confirmou mais um caso de sarampo em Portugal, com o número total a ser agora de 86 casos. 77 destas pessoas já estão curadas e apenas um permanece internado.
Saúde

Surto de sarampo regista mais um caso

O surto de sarampo registou mais um caso, nas últimas 24 horas, elevando para 85, dos quais apenas um se encontra hospitalizado, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Saúde Pública

Número de infetados com sarampo sobe para 84

O número de infetados com sarampo subiu de 82 para 84 até às 19:00 de sexta-feira, anunciou a Direção Geral da Saúde (DGS).
Doenças

Número de infetados com sarampo sobe para 82

O número de infetados com o surto de sarampo, até às 19:00 de quinta-feira, subiu de 78 para 82, segundo informação oficial Direção Geral da Saúde.
DGS

Número de infetados com sarampo sobe para 78

Há duas pessoas internadas em situação estável. O número de casos de pessoas infetadas com sarampo aumentou para 78. A maioria tem ligação ao Hospital de Santo António no Porto.
Doenças

Seis novos casos de sarampo, um em Lisboa

Foram registados seis novos casos de sarampo, um deles num paciente em Lisboa. A situação clínica do doente com sarampo internado em Lisboa é "estável", segundo a DGS.
Infarmed

VIH. 100 pessoas com acesso precoce ao medicamento

A farmacêutica que produz o medicamento contra o VIH disponibilizou doses para 100 pessoas, sem encargos para o Serviço Nacional de Saúde, enquanto o processo de financiamento não está concluído.
Cancro

Característica de células cancerígenas descoberta

A desregulação no número e tamanho dos centríolos dentro das células cancerígenas está associada a características malignas. Descoberta pode ajudar nos prognósticos e a "prever o tratamento adequado".
Brasil

Brasil volta a ter casos de sarampo

O Brasil voltou a registar casos de sarampo. O primeiro caso identificado foi uma criança venezuelana, habitante de rua. Os venezuelanos têm cobertura vacinal baixa, o que preocupa as autoridades.
Vacinas

Caso de sarampo em Lisboa. Origem não é conhecida

Foi confirmado um caso de sarampo no Hospital de Santa Maria. Ainda não se sabe onde o homem de 39 anos terá sido infetado, visto ter passado pelo Ruanda, pelo Porto e por vários outros locais.
Doenças

Sarampo. 34 casos em investigação e 163 negativos

Trinta e quatro casos de sarampo estão em investigação e 163 revelaram-se negativos. Boletim Epidemiológico adianta que há atualmente 12 infetados com a doença, todos adultos.
Doenças

Sarampo. Mais de metade dos casos estão curados

Dos 70 casos confirmados de sarampo em Portugal, 58 já se encontram curados. O número é superior ao divulgado na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
DGS

Sarampo: em 70 casos, 44 já estão curados

Dos 70 casos de sarampo confirmados, 44 já estão curados. A maioria dos casos continua a ter ligação ao Hospital de Santo António, no Porto. Há ainda 26 em investigação.
Doenças

Sarampo. Número de casos confirmados sobre para 70

Com o número de casos confirmados a subir para 70, o atual surto de sarampo em Portugal atingiu mais do dobro das pessoas do que os dois surtos de 2017.
Serviço Nacional de Saúde

Como se compromete o controle da epidemia VIH/SIDA

348
Legislar sem apetrechar os serviços hospitalares de um número suficiente e adequado de profissionais é condenar ao fracasso o controle da epidemia VIH/SIDA em Portugal.
Doenças

Há mais um caso de sarampo

O número de casos confirmados de sarampo no atual surto em Portugal subiu para 69, mais um caso do que na sexta-feira, havendo 24 pessoas que já estão curadas, segundo um balanço oficial.
Angola

Angola. Tuberculose 3.ª causa de morte há 3 anos

A luta contra a tuberculose é uma das prioridades de saúde pública em Angola. Os casos esperados anualmente variam entre 90 e 100 mil. É a terceira causa de morte neste país.
Doenças

Há mais dois casos confirmados de sarampo

A Direção-geral de Saúde informou que neste momento não existem doentes internados, ainda que existam mais dois casos confirmados de sarampo. Ainda há 32 casos em investigação.
Tuberculose

Aumentou tuberculose em menores de seis anos

589
O número de menores de seis anos com tuberculose aumentou em 2017, quando a doença reduziu em todos os outros grupos, o que pode estar ligado à alteração da vacinação da BCG.
Doenças

Sarampo. Dois terços dos casos estão vacinados

151
Dois terços dos casos de sarampo do atual surto são de profissionais de saúde com as duas doses necessárias da vacina, a qual o secretário de Estado da Saúde não considera que deva ser obrigatória.
Doenças

Síndrome de Down. "O Carpool Karaoke mais bonito"

1.262
Um grupo de mães juntou-se para mostrar que, apesar de os seus filhos terem Síndrome de Down, "não mudariam nada". "É o Carpool Karaoke mais bonito", elogiou James Corden, autor do programa original
Saúde

Sarampo. Surto leva a aumento da vacinação

Duas a três mil pessoas vacinaram-se contra o sarampo desde o início do surto, segundo estima a Direção-Geral da Saúde, que apela aos pais para não atrasarem a vacinação das crianças.
Autismo

Portuguesa recebe bolsa para estudo inovador

1.581
A investigadora da Universidade de Coimbra Catarina Seabra obteve uma bolsa individual Marie Curie para desenvolver um estudo sobre o autismo e criar 'mini-cérebros' tridimensionais.
Ciência

Cientistas portuguesas distinguidas pela L'Oréal

323
Regenerar tecidos, conhecer o relógio biológico do Plasmodium, estudar as alterações climáticas e pôr antibióticos em nanocápsulas são as propostas das cientistas portuguesas distinguidas pela L'Oréal
Stephen Hawking

E se Stephen Hawking tivesse poliomielite?

205
Um médico norte-americano acredita que Stephen Hawking tinha poliomielite e não esclerose lateral amiotrófica. O físico britânico foi diagnosticado aos 21 anos e viveu mais 55 anos do que o esperado.
Coimbra

Coimbra. Profissionais vacinados contra sarampo

O Hospital de Coimbra começou esta segunda-feira a vacinar os profissionais de saúde contra o sarampo. A prioridade são os que trabalham na Urgência, Maternidades, Cuidados Intensivos e Pediatria.
Doenças

Sarampo. Governo garante há vacinas suficientes

O secretário-geral da Saúde considerou que o stock de vacinas de sarampo em Portugal é "mais do que suficiente" para as necessidades, quer da população em geral quer dos profissionais de saúde.
Doenças

Surto de sarampo pode estar em fase de transição

O número de novos casos de sarampo está a ficar estável e as autoridades de saúde admitem que o surto da doença poderá estar em fase de transição.
DGS

Sarampo. 168 casos suspeitos e 62 confirmados

Último balanço da Direção Geral de Saúde revela 168 casos suspeitos de sarampo e 62 casos confirmados. Mesmo com vacina pode contrair-se sarampo, mas será uma forma mais leve, diz bastonário.
Adalberto Campos Fernandes

Surto de sarampo não é preocupante, diz o ministro

Adalberto Campos Fernandes diz que "não há motivo para preocupação" quanto ao surto de sarampo detetado no Porto. Mas considerou "pouco racional" a falta de vacinação: a vacina "é uma arma".
Vila Nova de Gaia

Gaia. Casos suspeitos de sarampo aumentam para 7

Desde sábado deram entrada sete pacientes com suspeita de sarampo no Hospital de Vila Nova de Gaia. Antes, fonte hospitalar tiha dito à Lusa que eram seis. Já todos tiveram alta clínica.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)