A auxiliar de enfermagem espanhola Teresa Romero, que se curou de uma infeção provocada pelo vírus Ébola, vai pedir uma indemnização de 150 mil euros no âmbito de um processo judicial por violação do direito de honra. O processo foi apresentado contra o conselheiro de Saúde de Madrid, Javier Rodríguez. A queixosa tenciona doar parte ou a totalidade do dinheiro exigido a associações ligadas à defesa dos animais, informou um dos advogados de Romero Nicolás Marchal.

Em declarações à agência noticiosa EFE, o advogado acusou Javier Rodriguez de atentar contra os direitos constitucionais de honra e da intimidade da auxiliar de enfermagem, ao acusá-la de mentir e ocultar informação. A 8 de outubro, o conselheiro afirmou que a auxiliar “ocultou” inicialmente ter estado com o missionário Manuel García Viejo e que “podia ter mentido” sobre ter estado com febre, além de referir o muito tempo até reconhecer que poderia ter existido uma falha ao despir o fato especial.

Um outro processo de responsabilidade patrimonial, que inclui o pedido de 150 mil euros, foi interposto por causa do abate do cão de Teresa Romero.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR