O número de mortes devido a atentados terroristas aumentou 61% entre 2012 e 2013, de acordo com um relatório emitido pelo Global Terrorism Index. Em 2013, ocorreram cerca de 10 mil ataques terroristas, um aumento de 44% face ao ano anterior. Os principais responsáveis deste aumento, segundo o relatório, são os grupos extremistas Estado Islâmico, a al-Qaeda, o Boko Haram e os talibãs no Afeganistão. E o país mais afetado pelo terrorismo foi o Iraque.

Cerca de 18 mil pessoas morreram em 2013, devido a atentados. O Iraque, Afeganistão, Paquistão, Nigéria e Síria contabilizam 80% das mortes. Steve Killelea, diretor executivo do Instituto norte-americano da Economia e Paz, disse à BBC que o aumento de mortes deve-se principalmente à guerra civil que decorre na Síria, desde 2011.”A destabilização da Síria, que agora passou também para o Iraque, está na origem do aumento dos ataques terroristas”, disse Steve, em declarações à BBC.

A Turquia e o México foram os países da OCDE em que houve maior número de mortes devido a atentados terroristas, com 57 e 40 mortes respetivamente. Os dados utilizados no relatório vão desde 2000 a 2013 e foram compilados da base de dados americana US Global Terrorism.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR