Segundo a síntese económica de conjuntura de outubro divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico estabilizou nos 0,7% em outubro, mantendo-se no valor mais elevado desde julho de 2008.

O indicador de atividade económica aumentou ligeiramente, passando dos 3,0% de agosto para 3,1% em setembro.

Os indicadores de curto prazo, por sua vez, “apresentaram sinais negativos sobre a atividade económica na indústria, na construção e obras públicas em setores de serviços”.

Já o indicador quantitativo do consumo privado apresentou um crescimento homólogo mais expressivo em setembro, refletindo sobretudo o aumento do contributo positivo da componente do consumo corrente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As exportações e as importações, em termos nominais, apresentaram variações homólogas de 1,5% e 2,5% em setembro (2,6% e 3,7% no mês anterior), respetivamente, indica o INE.

Em setembro, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) “diminuiu, em resultado do contributo negativo mais acentuado da componente de construção e do contributo positivo menos significativo da componente de material de transporte”.

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) apresentou uma variação homóloga mensal nula em outubro (-0,4% em agosto e setembro).