Macroeconomia
América

America Latina. Economia na base da contestação

Especialistas explicam que a classe média dos países latino-americanos está descontente em relação à desaceleração da economia na região e à falta de oportunidades ligadas a lacunas de investimento.
Orçamento do Estado

Impostos. As opções que mexem no seu bolso em 2020 /premium

122
Os juros dos depósitos e as rendas vão mesmo ser englobados no IRS? O aumento dos escalões é, de facto, adiado para 2021? E há ou não redução do IVA da energia?
Macroeconomia

Portugal emite até mil milhões em dívida a 10 anos

Portugal regressa esta quarta-feira ao mercado com um leilão de Obrigações do Tesouro com maturidade em 15 de junho de 2029 e um montante indicativo entre 750 e 1.000 milhões de euros.
União Europeia

Portugal com défice de 0,1% no 2.º trimestre

O défice público português agravou-se 0,5 pontos percentuais face ao PIB registado no primeiro trimestre. Em relação ao período homólogo de 2018, com um défice de 2,0%, melhorou 1,9 pontos.
Timor-Leste

Timor. Crescimento de 7,2% do PIB não-petrolífero

OGE prevê que a economia timorense cresça 7,2% em 2020. “Este regresso ao crescimento resulta do final da incerteza política e do regresso a uma despesa governamental sólida”, nota o executivo.
Economia

Empréstimos descem, sobe crédito à habitação

Em agosto os empréstimos desceram 21,4%, mas o valor dos créditos à habitação subiu para os 975 milhões de euros - o valor mais alto no espaço de um ano.
Legislativas 2019

O "economês" desta campanha, trocado por miúdos /premium

A carga fiscal, as cativações, o investimento, o crescimento e os riscos para a economia. Com a ajuda de Miguel St. Aubyn, do Conselho de Finanças Públicas, esclarecemos o "economês" desta campanha.
Dívida Pública

"Imaginem o choque de taxas de juro de 2%" no PIB

23479
O banqueiro português do Lloyds esteve em Lisboa e partilhou os seus receios para a economia portuguesa. A dívida total portuguesa — que chegou aos 289% do PIB — surge à cabeça.
Macroeconomia

Crescimento da economia: a aritmética da verdade

Apenas em 2009, 2010 (antevéspera do pedido de ajuda internacional) e 2017, Portugal cresceu mais do que a maioria dos países da Zona Euro.
BCE

Juros não sobem porque os alemães poupam demais

1140
Em entrevista à revista Der Spiegel, Vítor Constâncio (português ex-vice do BCE) diz que "não faz qualquer sentido, numa perspetiva económica" que o governo alemão não se desvie do défice-zero.
Défice

Défice melhora 2,2 mil milhões de euros

O Ministério das Finanças indica que a receita cresceu 6,5%, enquanto a despesa aumentou 1,6% nos primeiros sete meses do ano face ao mesmo período de 2018.
Instituto Nacional Estatística

Economia aguenta-se numa Europa em desaceleração

O PIB manteve ritmo de crescimento de 1,8% no 2º trimestre, com a economia a segurar-se apesar de vários países da Europa estarem em desaceleração. Há pelo menos 11 países na UE a crescer mais.
Banca

BCP. CEO diz que ações têm caído por incertezas

O presidente executivo do Millennium bcp atribui a recente desvalorização das ações do banco ao "agravar das incertezas macroeconómicas" e à "perspetiva de manutenção de taxas de juros negativas".
Economia

Queda dos preços em 0,3% em julho

O Índice de Preços no Consumidor desceu em julho 0,3% face ao mesmo mês de 2018, desacelerando face aos 0,4% registados em junho. Queda apresentou-se no setor de hotéis, restaurantes e vestimentas.
Reino Unido

PIB britânico contrai-se 0,2% no segundo trimestre

A agência nacional de estatística britânica constatou um recuo da economia britânica. O banco central já alertou para o facto de o Brexit poder desencadear uma recessão no Reino Unido.
Portugal 2020

Portugueses mais pessimistas com economia

Portugueses estão mais pessimistas com a situação económica do país, que consideram "má", e preocupam-se com a saúde, segurança social, ou custo de vida, diz Eurobarómetro.
Macroeconomia

Movimento dos portos desce 2,2%

Documento aponta a redução do volume de importações de petróleo bruto e as greves, três dias em maio e ao trabalho extraordinário desde esse mês, no porto de Sines, como as principais razões.
Startups

Startups portuguesas arrecadaram 60 milhões

Empresas portuguesas presentes na primeira edição da Web Summit em Lisboa, em 2016, passaram por 41 rondas de investimento, levantando mais de 60 milhões de euros em financiamento.
Aviação

Moçambique negoceia volta da LAM à Europa

LAM está a preparar-se para tornar possível viajar no próximo ano para a Europa. O acordo de cooperação está a ser feito com uma companhia aérea portuguesa cujo nome não foi adiantado.
Transporte Ferroviário

Moçambique investe 84 milhões em ferrovias

O objetivo é desafogar vias responsáveis pelo transporte de minérios de ferro e outros. O investimento vai ser feito através de uma linha de crédito disponibilizada pelo governo indiano.
Obras Públicas

Alcântara.122 milhões para terminal de contentores

Segundo a ministra do Mar, 44,1 milhões — grande parte do investimento — irão para a construção e alargamento do cais, com oito novos pórticos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Conselho de Estado reúne-se na quinta-feira

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa convocou a reunião do órgão político de consulta presidencial para analisar "as perspetivas económicas e financeiras num novo contexto europeu e mundial".
Macroeconomia

Centro de reparações da Olympus no Coimbra iParque

258
A empresa de tecnologia com sede em Tóquio adquiriu um terreno de mais de 25 mil metros quadrados e vai construir "um novo edifício que irá ser o principal centro de reparações desta área".
Macroeconomia

Economia passa a ter necessidades de financiamento

Economia portuguesa fechou o primeiro trimestre com necessidade de financiamento de 0,1% do Produto Interno Bruto, e quebrou pela primeira vez desde o final de 2012 a sucessão de saldos positivos.
Estado da Nação

Portugal cresce mais e converge com o resto da UE?

Primeiro-ministro diz que economia teve crescimento real de 9% na legislatura, retomando em 2017 a convergência com a UE. Os números batem certo? E essa comparação é a que faz mais sentido?
União Europeia

Comissão. PIB cresce 1,7% este ano e em 2020  

Comissão nota que as exportações portuguesas estão a desacelerar e que o turismo está a suportar o crescimento. Bruxelas está mais pessimista quanto à economia da Zona Euro.
Governo

Propostas orçamentais do PSD são "inconsistentes"

Ricardo Mourinho Félix considerou as propostas orçamentais já apresentadas "inconsistentes", dizendo que "não conhecendo as hipóteses subjacentes, é difícil perceber se é um cenário credível".
Macroeconomia

Juros da dívida caem para mínimos de sempre

No prazo de cinco anos, os juros, que entraram pela primeira vez em terreno negativo em 28 de maio, estavam a recuar para -0,242%, um mínimo de sempre, contra -0,224% na segunda-feira.
Moçambique

Moçambique pode ter recessão de 2,2% este ano

A consultora Economist Intelligence Unit (EIU) prevê uma recessão de 2,2% este ano em Moçambique devido aos efeitos dos ciclones na economia, mas deverá recuperar em 2020.
China

Dívida da China nos 1,7 biliões de euros

O crescimento da dívida externa chinesa abrandou em março, fixando-se nos 1,7 biliões (milhões de milhões) de euros. Desde o final do ano cresceu 0,3% (6,5 mil milhões de dólares).
Banco de Portugal

Endividamento da economia nos 727 mil milhões

2259
Endividamento da economia portuguesa sobe sem parar desde dezembro e representa 355,9% do PIB do país (valor até março deste ano).
Orçamento do Estado

Portugal com excedente de 0,4% do PIB até março

Portugal registou um excedente orçamental de 0,4% do PIB até março, face ao défice de 1% no período homólogo.
Macroeconomia

Atividade económica sobe e consumo privado mantém

No mês de maio a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica acelerou para 2,1%, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado se manteve nos 2,1%.
Inflação

INE revê em baixa subida da taxa de inflação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em baixa de uma décima a inflação homóloga de maio para os 0,4%.
Empresas

SIC paga juro de 4,50% 

O canal de televisão do grupo Impresa vai emitir um milhão de obrigações, ao valor nominal de 30 euros e com uma maturidade de três anos, para captar até 30 milhões de euros.
Crescimento Económico

Investimento dispara 18% no primeiro trimestre

O INE confirma um crescimento económico de 1,8% entre janeiro e março, comparando com o mesmo período de 2018, sustentado por um aumento do investimento de 17,8% - o maior pelo menos desde 1996.
Macroeconomia

Panda Bonds. Portugal colocou 260 milhões de euros

Segundo um comunicado divulgado no 'site' do IGCP a procura dos investidores pelos títulos "foi forte", 3,165 vezes o montante colocado, tendo permitido rever em baixa a taxa de juro para 4,09%.
Comércio

Saldo da balança de bens e serviços negativo

De acordo com o Instituto Superior de Economia e Gestão o saldo externo da balança de bens e serviços agravou-se significativamente e poderá vir a ser negativo em 2019, o que não acontece desde 2012.
Macroeconomia

Berardo. Fundação deve cobrir gastos do empresário

252
Os estatutos da Fundação José Berardo, IPSS, indicam que os bens doados pelo empresário terão de "prover à habitação, sustento, educação, saúde e demais despesas" do próprio e da família.
Finanças Públicas

Depois da Anita, Centeno mostra o gráfico "pacman"

502
Mário Centeno indica que há 542 benefícios fiscais em Portugal. Conclusões do grupo de trabalho nomeado pelo Governo vão ser conhecidos no próximo mês.
Macroeconomia

INE divulga evolução do PIB no primeiro trimestre

O INE vai divulgar os primeiros números sobre a evolução do PIB nos primeiros três meses deste ano, com os economistas a preverem uma aceleração de 0,5% em comparação com o último trimestre de 2018.
IVA

Portugal perdeu 939 milhões em IVA em 2016

O INE diz que o intervalo do IVA em 2016, ano mais recente com a informação necessária para o seu cálculo, foi de 5,6%, ou seja, poderiam ter sido cobrados mais 939,4 milhões de euros neste impostos.
Reino Unido

Reino Unido com crescimento 'contido' 

Bruxelas afirma que a incerteza em relação à futura relação do Reino Unido com os 27 da União Europeia vai significar a continuação de investimento empresarial fraco.
Governo

Bruxelas confiante na economia portuguesa

Bruxelas prevê que o crescimento da economia portuguesa abrande em 2019 e 2020, estimando que avance 1,7% nesses anos, menos do que o previsto pelo Governo, cuja estimativa é de 1,9% em 2020.
Banco de Portugal

Endividamento da economia sobe 1,7 mil milhões

O endividamento do setor não financeiro aumentou 1,7 mil milhões de euros em fevereiro, face a janeiro, para 723 mil milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal.
China

Economia chinesa mantém-se estável e cresce 6,4% 

O ritmo de crescimento da economia chinesa atingiu o seu nível mais baixo mas ainda assim mantém o ritmo de crescimento entre os mais rápidos do mundo.
Inflação

Portugal com a taxa de inflação mais baixa

O Eurostat adianta que a taxa anual de inflação na zona euro recuou em março mas registou precisamente o mesmo valor de março de 2018 e as taxas anuais mais baixas foram registadas em Portugal.
Economia

Não nos deixemos iludir /premium

279
Para que a próxima crise nos apanhe menos desprevenidos do que a anterior é preciso ser capaz de gerir a perda de poder de compra. Os alertas do FMI sobre Portugal mostram um país ainda muito frágil.
NATO

Portugal consagra 1,66% à Defesa até 2024

109
Portugal vai consagrar 1,66% do PIB a despesas em Defesa até 2024. Segundo dados da NATO, em 2017 Portugal destinou 2.398 milhões de euros a despesas em Defesa, o que equivale a 1,24% do seu PIB.
Comissão Europeia

Bruxelas diz que Portugal mantém desequilíbrios

A Comissão Europeia destaca que a "dívida pública e privada, e um elevado nível de crédito malparado constituem vulnerabilidades num contexto de baixo crescimento da produtividade".
Macroeconomia

Excedente orçamental atinge 1,3% do PIB

Segundo o relatório da UTAO, o saldo orçamental atingiu 1,3% do Produto Interno Bruto até setembro, situando-se 1,8 pontos percentuais "acima do verificado no período homólogo".
Banco de Portugal

Peso da dívida externa no PIB cai para 89,5%

A dívida externa líquida passou de 91,7% no final de 2017 para 89,5% no final de 2018, "uma vez que o aumento do PIB mais que compensou o aumento nominal da dívida", referiu o Banco de Portugal.
Crescimento Económico

Bruxelas apresenta previsões económicas de inverno

É expectável que a Comissão Europeia confirme a desaceleração do crescimento da economia portuguesa, já que há 3 meses o executivo comunitário antecipou um abrandamento para 1,8% este ano.
Macroeconomia

Abrandamento leva a fase negativa? É "precipitado"

Ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, considera precipitado que os sinais de abrandamento da economia indiciem que se vai entrar numa fase negativa nos próximos tempos.
Moçambique

Banco de Moçambique diz o PIB do país é "modesto"

O governador do Banco de Moçambique considerou que o PIB registado até setembro deste ano é "modesto e abaixo do potencial". Os dados divulgados indicam que nesse período o PIB se situava nos 3,2%.
Défice Público

Excedente orçamental de 0,7% até setembro

Saldo orçamental situou-se em 1.111,2 milhões de euros no conjunto dos três primeiros trimestres de 2018. No mesmo período do ano passado, Portugal registava um défice de 3,2%.
Macroeconomia

Costa quer que exportações atinjam 50% do PIB

117
O primeiro-ministro assumiu como meta as exportações portuguesas atinjam 50% do PIB do país já no início da próxima década. Costa lembrou que há 10 anos as exportações representavam 27% e hoje 44%.
Instituto Nacional Estatística

Atividade económica aumenta em outubro

O contexto geral é de desaceleração económica, tendo o indicador de atividade económica até outubro aumentado e o de clima económico diminuído em novembro.
Banca

Vêm aí quatro anos de desaceleração da economia

662
Banco de Portugal corta previsão de crescimento em 2018, de 2,3% para 2,1%. E a primeira projeção que vai até 2021 aponta para que também esse seja mais um ano de desaceleração da economia portuguesa.
Economia

Atividade económica desacelera na OCDE e Portugal

Os Indicadores Compósitos Avançados da OCDE também continuam a apontar para uma desaceleração em Portugal, na zona euro como um todo incluindo Alemanha, França e Itália, no Reino Unido e no Canadá.
Contas Públicas

DGO divulga síntese orçamental

Segundo o último relatório da Direção-Geral do Orçamento, as administrações públicas registaram um excedente em contas públicas de 1,3 mil milhões de euros no terceiro trimestre.
Moçambique

Moçambique. Economia pode crescer até 4,7%

O representante do FMI em Maputo diz que o "crescimento pode ser muito elevado se o pagamento dos atrasados ao setor privado continuar e tomar mais força a partir dos próximos meses".
Orçamento do Estado

CES: cenário macroeconómico pouco ambicioso

A posição do Conselho Económico e Social foi assumida no parecer sobre o OE2019 aprovado em plenário, sem votos contra e com as abstenções da CGTP e dos representantes do Governo.
Moçambique

Moçambique. FMI avalia situação macroeconómica

No âmbito de um fórum sobre a economia moçambicana, o FMI está a avaliar a situação macroeconómica do país. O país quer juntar todos os credores dos empréstimos não declarados para troca de dívida.
Comissão Europeia

Bruxelas divulga hoje previsões económicas

As Previsões Económicas de Outono servirão também de base para os pareceres que o executivo comunitário emitirá dentro de duas semanas sobre os projetos orçamentais dos Estados-membros.
Timor-Leste

Fundo petrolífero de Timor com 17 mil milhões

203
O Fundo Petrolífero de Timor-Leste registava no final de setembro um saldo de 17,16 mil milhões de dólares, mais 228,83 milhões que no final de junho.
Comércio Externo

Presidente chinês promete abrir mercado industrial

Apesar de prometer abrir a China ao mercado estrangeiro, o Presidente chinês não respondeu às queixas sobre transferência forçada de tecnologia e obstáculos ao investimento externo.
Macroeconomia

Centeno diz que macroeconomia está normalizada

O ministro das Finanças falou na abertura do 10.º Congresso Nacional Administração Pública, que decorre esta quarta-feira em Lisboa.
Economia

Clima de negócios piora em outubro na zona euro

O principal indicador que mede o clima de negócios na zona euro piorou 0,20 pontos em outubro, face a setembro, para os 1,01, divulgou esta terça-feira a Comissão Europeia.
Mercado Cambial

Moeda moçambicana ganha meio metical face ao euro

A moeda moçambicana valorizou-se meio metical face ao euro durante a última semana, de acordo com as taxas de câmbio diárias divulgadas pelo banco central.
Grécia

Grécia ultrapassa excedente primário até setembro

A Grécia registou até setembro um excedente primário de 4.795 milhões de euros, quase o dobro dos 2.521 milhões de euros previstos, segundo dados publicados pelo Ministério das Finanças.
Juros

Juros da dívida de Portugal caem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quarta-feira de manhã a descer a dois, cinco e dez anos em relação a terça-feira, alinhados com os de Itália e da Grécia.
Angola

PIB angolano ''está encaminhado para cair'' 

O Standard Bank considerou esta terça-feira que Angola está a enfrentar "severos ventos contrários" e apontou que a redução na produção petrolífera está a complicar a recuperação económica.
Economia

Portugal com maior défice em 22 Estados-membros

137
Portugal teve o maior défice orçamental (-2,7% do PIB) entre os 22 Estados-membros e a dívida pública do país permanece a 3.ª maior na União Europeia no segundo trimestre do ano.
Economia

Eurostat revê em baixa dívida portuguesa de 2017

Portugal mantém a terceira maior dívida pública da União Europeia em 2017, apesar de o Eurostat a ter revisto esta segunda-feira para 124,8% do PIB.
Economia

Cabo Verde. Economia deverá crescer 4,7% em 2019

Segundo as projeções macroeconómicas do Banco de Cabo Verde, o crescimento de 4,5% para 4,7% é justificado com o aumento do consumo e o investimento público.
Macroeconomia

DBRS mantém previsão do PIB em 2,3% em 2018

A agência de notação financeira DBRS manteve nos 2,3% a previsão de crescimento do PIB português este ano, considerando-o um "ritmo saudável, apesar de mais moderado do que em 2017".
Economia

Roubini prevê crise financeira em 2020

176
O economista norte-americano assina, em conjunto com Brunello Rosa, um artigo no Financial Times em que prevê uma nova crise financeira mundial em 2020. Há um "território de bolha", avisam.
Orçamento do Estado

CIP alerta para "sinais evidentes de abrandamento"

Patrões querem medidas como a descida do IRC e das derramas, bem como o estímulo ao reinvestimento dos lucros. A confederação de empresários quer, também, uma redução da TSU para usar na formação.
Terceiro resgate à Grécia

Comissário UE diz que austeridade na Grécia acabou

Comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, assegurou que a austeridade na Grécia "acabou". País sai do programa de resgate na segunda-feira
Macroeconomia

Mecanismo Europeu destaca "êxito" do resgate grego

Diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), Klaus Regling, congratulou-se com a recuperação da autonomia da Grécia, na saída do último programa de resgate. País será "história de êxito", diz.
Alemanha

Risco de crise do euro 2.0. Ifo está pessimista

Instituto de pesquisa alemão, muito influente em Berlim, cortou drasticamente as previsões de crescimento para o país e diz que "os riscos da economia global aumentaram de forma significativa".
OCDE

OCDE pede adoção de reformas na zona euro

OCDE sublinha a expansão económica na UE, mas apela para a adoção de políticas que favoreçam um crescimento mais "forte" e "inclusivo". Quanto à zona euro, pede que se adotem reformas adicionais.
Instituto Nacional Estatística

Subida dos preços desacelera em abril

De acordo com o INE, a subida dos preços no mês de abril foi de 0,4%, desacelerando relativamente aos 0,7% observados em março.
Empresas

Chinesa ZTE apela aos EUA que suspendam sanção

A ZTE pediu a suspensão da sanção que proíbe a empresa de comprar componentes norte-americanos. A decisão de Washington ameaça a sobrevivência da gigante das telecomunicações.
Angola

Fundo quer Quantum fora da gestão de ativos

Fundo Soberano de Angola tem "grandes preocupações sobre a forma como a Quantum Global investia os seus recursos", pelo que quer afastar a empresa da gestão dos seus ativos.
Orçamento do Estado

DGO divulga síntese de execução orçamental

DGO divulga síntese orçamental em contas públicas referente ao primeiro trimestre. As administrações públicas em contabilidade pública apresentaram um excedente orçamental de 258,2 milhões de euros.
Reino Unido

Reino Unido alcança 1.º excedente em 16 anos 

A ONS indicou que a dívida líquida acumulada do setor público no Reino Unido se situou no último ano fiscal em 42.600 milhões de libras, uma descida de 3.500 milhões face ao exercício fiscal anterior.
Grécia

Grécia. Excedente primário sobe para 4% do PIB

A Grécia alcançou um excedente primário de 4% do PIB, duplicando assim os objetivos fiscais definidos pelos credores para 2017. O objetivo inicial do excedente primário era de 1,75%.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno negativo

O principal índice da bolsa de Lisboa abriu a cair 0,39% esta sexta-feira, depois de ter encerrado em alta na quinta-feira, pela terceira sessão consecutiva.
Fundo Monetário Internacional

Guerra comercial dificulta acesso países africanos

Fundo Monetário Internacional avisou que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China podem dificultar o acesso dos países africanos aos mercados financeiros.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,3%

Depois de ter encerrado com uma descida de 0,43% na segunda-feira, a Bolsa de Lisboa abriu esta terça-feira em terreno positivo, com uma subida de 0,30%.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa

Cerca das 9h15 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava em baixa, a cair 0,51% para 374,20 pontos. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt recuavam, bem como as de Madrid e Milão.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em terreno negativo

Depois de o PSI20 encerrou a somar 2,09% para 5.485,45 pontos na quinta-feira, esta sexta-feira a bolsa de Lisboa abriu em terreno negativo. PSI20 a descer 0,42%.
Bolsa

Bolsas europeias em alta 

Cerca das 9h00 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava em alta, a subir 1,49% para 372,82 pontos. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt avançavam, bem como as de Madrid e Milão.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno positivo

Depois de ter encerrado a cair, na quarta-feira, o PSI20 abriu esta quinta-feira em terreno positivo. O principal índice da Bolsa de Lisboa abriu a subir 0,82%.
Autoridades Locais

Cinco municípios estão em rutura financeira

163
Entre 308, há 27 municípios com dívidas acima do limite. Os municípios de Cartaxo, Fornos de Algodres, Nordeste, Vila Franca do Campo, Vila Real de Santo António estão em rutura financeira.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa

As Bolsas europeias negociavam, esta quarta-feira, em baixa. Cerca das 9h05 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava em baixa, a cair 0,24% para 368,18 pontos.
Instituto Nacional Estatística

Subida de preços acelera ligeiramente

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente foi de 0,8% em março face aos 0,6% registados em fevereiro.
Banco de Portugal

Economia abranda e desemprego cai até 2020

O Banco de Portugal atualizou as projeções para a economia portuguesa relativas ao período 2018-2020. Prevê um crescimento económico, mas algum amortecimento que não penalizará o emprego.
Instituto Nacional Estatística

Clima económica e confiança aumentam em março

O indicador de clima económico subiu dos 1,9 pontos em fevereiro para os 2,1 enquanto o indicador de confiança dos consumidores aumentou dos 1,3 pontos de para os 2,0 pontos.
Economia

Sentimento económico recua na zona euro e UE

O indicador do sentimento económico enfraqueceu entre as cinco maiores economias da zona euro. Em março voltou a recuar, tendo sido o terceiro recuo consecutivo quer na zona euro quer na UE.
Juros da Dívida

Juros da dívida a cair a 10 anos para mínimos

Os juros a dez anos estavam, esta terça-feira, a descer para 1,689%, um mínimo desde 13 de abril de 2015, contra 1,705% na segunda-feira. A cinco e a dois anos também estavam a recuar.
Bundesbank

Bundesbank admite subida de juros em 2019

O presidente do Bundesbank afirmou que a subida de juros em meados de 2019 "não é irreal" e disse que o fim das compras de dívida é "o princípio de um processo de normalização da política monetária".
Wall Street

Wall Street fecha em alta, Facebook a cair

Wall Street fechou esta terça-feira em alta, com o Dow Jones a avançar 0,47%. A Facebook, que perdeu quase 7% na sessão de segunda-feira, fechou neste dia a recuar mais 2,56%.
Finanças

Finanças Públicas estimam menos défice que Governo

O Conselho das Finanças Públicas projeta um défice de 1% em 2017 e de 0,7% este ano. Já segundo o primeiro-ministro, o défice orçamental deverá ficar perto dos 1,1% em 2017 e dos 1,1% este ano.
Economia

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,49%

A Bolsa de Lisboa abriu esta quinta-feira em terreno positivo, com o principal índice (PSI20) a subir 0,49%, para 5.446,81 pontos.
Bolsa

Bolsas europeias em alta 

Depois de ter aberto em alta, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 9h10, o principal índice, o PSI20, estava a subir 0,34% para 5.456,82 pontos.
OCDE

OCDE revê em alta crescimento da economia global

A OCDE diz que este é o resultado "mais forte" desde 2011 e destaca as "surpresas de crescimento" previstas para este ano na zona euro, que deverá crescer 2,3%, na China, na Turquia e no Brasil.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

A Bolsa de Lisboa abriu em terreno positivo esta sexta-feira depois de ter encerrado com uma valorização de 1,04% no índice PSI20, na quinta-feira.
País

Comissão Europeia avalia macroeconomia em Portugal

Há um ano Bruxelas identificou o crédito malparado, o elevado nível da dívida pública e privada e as fragilidades no mercado de trabalho como problemas que afetavam a economia portuguesa.
Desigualdade

Portugal continua dos mais desiguais da Europa

206
Portugal continua a ter níveis de desigualdade social elevados à escala europeia, uma situação que se agravou na última década e se traduziu no aumento da precariedade laboral e da pobreza.
Bolsa

Wall Street em queda depois de anúncio de Trump

Depois de Donald Trump ter anunciado que vai aplicar tarifas às importações de aço e alumínio, 25% e 10%, respetivamente, a bolsa de Wall Street entrou em queda acentuada.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em terreno negativo

A Bolsa de Lisboa encerrou esta quinta-feira em terreno negativo, penalizada pela descida de quase 10% da Jerónimo Martins, que anunciou na quarta-feira que o seu lucro caiu 35% em 2017.
Bolsa de Nova Iorque

Wall Street encerra em baixa 

A Bolsa de Nova Iorque encerrou esta terça-feira em terreno negativo, devido à subida das taxas de juros. O principal índice, Dow Jones Industrial Average, perdeu 1,16%.
Bolsa de Nova Iorque

Wall Street encerra em forte subida 

Wall Street fechou esta segunda-feira em alta apoiada pelo setor tecnológico e por uma descida das taxas de juro. O índice Dow Jones progrediu 1,58%.
Ensaios do Observador

Já há vida para além do défice?

Qual é o número mágico para o défice? Não importa apenas cumprir as metas, importa muito a forma como se faz e com que objectivos. Um ensaio de Ricardo Santos.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

Depois de o PSI20 ter fechado a descer, na quinta-feira, esta manhã a Bolsa de Lisboa abriu em terreno positivo. O principal índice da Bolsa abriu a ganhar 0,03%.
País

Dívida. 1.100 milhões a taxas de juro mais baixas

Portugal colocou 1.100 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a três e a 11 meses a taxas ainda mais negativas do que as dos anteriores leilões.
Zona Euro

Economia da zona euro abranda em fevereiro 

De acordo com o índice da empresa londrina IHS Markit, o crescimento económico da zona euro abrandou para o mínimo dos últimos três meses.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a todos os prazos 

Os juros da dívida de Portugal estavam a subir a todos os prazos na manhã desta terça-feira. Uma tendência que se verificou também em Espanha, Itália e Irlanda.
Crescimento Económico

Serpentinas, papelinhos e uma pirueta

Portugal não crescia tanto desde 2000. É uma boa notícia, mas também a cereja no topo de um bolo em que a receita é dominada pela fantasia.
Zona Euro

Excedente do comércio externo recua em 2017

No conjunto da União Europeia, o excedente do comércio externo de bens fixou-se no ano passado nos 25 mil milhões, o que representa um recuo face a 2016.
Bolsa

Bolsa de Lisboa alinhada com as europeias

A bolsa de Lisboa segue alinhada com as principais congéneres europeias, a seguir a tendência de forte alta registada na véspera em Wall Street. O PSI20 seguia a ganhar 1,65%.
Bolsa

Bolsas europeias seguem tendência de Wall Street

O EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava em alta, a subir 0,91% para 3.400,63 pontos. As bolsas europeias seguiam a tendência de Wall Street.
Marcas

Lucro da Nestlé desceu 15,8% em 2017

A queda no lucro da Nestlé deve-se principalmente a uma desvalorização extraordinária do valor da divisão da Nestlé Skincare, que reflete as atuais perspetivas de negócios.
Economia

Juros da dívida sobem a dois anos

Os juros da dívida a dois anos estavam a subir para -0,098%, contra -0,107% na sexta-feira e o mínimo de sempre, de -0,401%, em 5 de dezembro de 2017.
Angola

Angola. Mais de 700 mil euros para medidas fiscais

Em causa está a "necessidade da boa implementação das ações do Ministério das Finanças" no Plano Intercalar do Executivo e no Plano de Estabilização Macroeconómica.
Economia

Economia terá crescido 2,7% em 2017

O ritmo anual de crescimento em 2017 terá sido o mais elevado desde 2000, motivado pelo aumento do investimento e das exportações.
Bolsa de Nova Iorque

Wall Steet fecha pior semana em dois anos a subir

Depois de ter evoluído com fortes flutuações durante toda a sessão, a bolsa de Nova Iorque terminou em alta. O ganho de 1,38% fecha a pior semanas nas bolsas americanas em dois anos.
Bolsa de Nova Iorque

Wall Street negoceia em alta ao início da sessão

Pelas 14h50 (hora de Lisboa), o principal índice de Wall Street, o Dow Jones, valorizava-se 1,18% para 24.138,47 pontos, enquanto o Nasdaq subia 0,77% para 7.752,93 pontos.
Bolsa de Nova Iorque

Nova Iorque. Bolsas negoceiam no vermelho

As bolsas norte-americanas têm apresentado, nas últimas sessões, uma forte volatilidade e a perspetiva de um aumento mais rápido dos salários vem também contribuir para uma subida da inflação.
Finanças

Subida dos pagamentos em atraso trava redução

Na nota sobre a execução orçamental do conjunto do ano passado, a UTAO afirma que "o 'stock' de pagamentos em atraso registou um aumento em 2017, invertendo uma tendência decrescente desde 2011".
Dívida Pública

Dívida pública. Portugal continua vulnerável 

A Moody's afirma que as políticas de gestão da dívida tomadas pelo Governo melhoraram o perfil da dívida portuguesa, mas, ainda assim, o país continua vulnerável.
Economia

Dívida pública sobe para 242,6 mil milhões em 2017

169
A dívida pública sofreu um aumento de 1,6 mil milhões de euros face a 2016, para o qual contribuiu, segundo o banco central, o acréscimo dos títulos de dívida pública e dos certificados do Tesouro.
Moçambique

PGR responsabiliza empresas que contraíram dívida 

A dívida de dois mil milhões de dólares -- num episódio conhecido como escândalo da dívida oculta -- foi contraída em 2013 e 2014, durante a presidência de Armando Guebuza, por três empresas públicas.
Economia

DGO divulga síntese orçamental de 2017

Em 2016, o défice orçamental em contas nacionais ficou nos 2% do PIB e, para este ano, a estimativa do Governo foi atualizada para uma redução do défice para os 1,4% do PIB até dezembro.
Investimento

Retrato de uma retoma

135
Como está a ser a recuperação económica portuguesa? Boa mas por enquanto sem razões para festejos. Precisamos de muito mais investimento como o do Google, anunciado por António Costa.
Défice

Défice recua na UE e zona euro no 3º trimestre

O défice de 0,3% nos 19 países do euro compara-se com o de 1,6% no período entre julho e setembro de 2016 e com o de 1% registado no segundo trimestre de 2017.
Zona Euro

Portugal com 3ª maior dívida pública

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, as maiores dívidas públicas foram registadas na Grécia (177,4% do PIB), em Itália (134,1%) e em Portugal, tendo esta última baixado para 130,8% do PIB.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno positivo

A Bolsa de Lisboa abriu, esta segunda-feira, com o principal índice (PSI20) a subir 0,08%. A Sonae Capital liderou os ganhos e avançou 7,13% para 1,05 euros por ação.
Mercado Imobiliário

Preços das casas. Portugal com 3ª maior subida

Entre junho e setembro últimos, os preços das habitações subiram, em termos homólogos, 4,1% na zona euro e 4,6% na UE. A quarta maior subida foi observada em Portugal (3,5%).
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno positivo 

A Bolsa de Lisboa abriu com o principal índice PSI20 a subir 0,26%, depois de na quarta-feira a subida ter sido muito ligeira -- 0,09%. O BCP liderou as subidas, seguido da Jerónimo Martins.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

A Bolsa de Lisboa abriu, esta quarta-feira, em terreno positivo, depois de na terça-feira o PSI20 ter encerrado com uma descida de 0,13% para 5.613,58 pontos.
Economia

CFP prevê défice abaixo de 1,4%

Num relatório divulgado pelo Conselho de Finanças Públicas, este antecipa "um défice interior a 1,4% do PIB no conjunto de 2017", valor que, para o Governo já ponto assente.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em terreno positivo

O principal índice (PSI20) estava esta terça-feira a subir 0,02%, depois de na segunda-feira ter fechado no vermelho pela terceira sessão consecutiva, ao recuar uns ligeiros 0,04%.
OCDE

OCDE manteve perspetiva de "crescimento estável"

Segundo os indicadores divulgados pela OCDE, que sinalizam possíveis alterações no ciclo económico nos próximos seis a nove meses, a média dos países membros subiu em novembro para os 100,2 pontos.
Wall Street

Bolsa de Wall Street termina em forte alta

Os três principais índices da Bolsa de Wall Street, Dow Jones industrial, S&P 500 e Nasdaq, atingiram recorde, esta sexta-feira, ao subirem para novos máximos de sempre.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em terreno negativo

O principal índice da Bolsa de Lisboa, PSI20, encerrou esta sexta-feira em terreno negativo. Os CTT lideraram as quedas enquanto a Jerónimo Martins se destacou nas subidas.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em terreno negativo

O principal índice da Bolsa de Lisboa, PSI20 recuou 0,24%. Das 18 bolsas europeias cotadas, que integram o PSI20, 11 desceram e sete subiram. As bolsas terminam assim sem uma tendência definida.
Orçamento do Estado

Governo gastou um terço da "almofada financeira"

Segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, dos 968,6 milhões de euros da almofada financeira de segurança estimada para 2017, o Governo usou 332,7 milhões de euros nos primeiros 11 meses de 2017.
Bolsa de Lisboa

PSI20 encerra com ligeira subida

Valorização de 1,58% da Galp apoiou o encerramento do principal índice da Bolsa de Lisboa com ligeira subida de 0,07%. Londres subiu esta quarta-feira mas Paris e Frankfurt desceram.
Banco Mundial

Banco Mundial revê em alta crescimento global

A revisão em alta face à estimativa de crescimento de 2,8% em 2018 calculada anteriormente é impulsionada por uma atividade económica superior à prevista em 2017.
Wall Street

Bolsa de Wall Street encerra em alta

Os três principais índices da Bolsa de Wall Street encerraram esta terça-feira em terreno positivo, com o Dow Jones a subir 0,41%, o S&P 500 a avançar 0,13% e o Nasdaq a progredir 0,09%.
Economia

PSI20 a subir, com Sonae Capital a liderar

O principal índice da bolsa de Lisboa está em terreno positivo, tendo encerrado com um ganho de 0,15%. A Sonae Capital registou a maior subida, de 1,95%.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem em todos os prazos

Os juros da dívida de Portugal estavam, esta sexta-feira, a descer em todos os prazos, alinhados com os de Espanha, Grécia e Itália. Na Irlanda os juros da dívida subiam no prazo de dois anos.
Bolsa

Bolsa do Japão abre em terreno positivo

A Bolsa do Japão abriu em terreno positivo, esta sexta-feira, com o principal índice a subir 0,49%. No mesmo sentido esteve também o índice Topix.
Emprego

Recuperação económica acentua precariedade 

Os dados mostram que a recuperação económica do país não alterou o número de contratos permanentes assinados desde 2013, que, a juntar aos baixos salários cria uma situação de precariedade.
Economia

Bolsas europeias seguem positivas

As bolsas europeias seguem em altas, esta quinta-feira, com o euro a valorizar até aos 1,2028 dólares, o seu nível mais alto em três anos.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

A Bolsa de Lisboa abriu esta quinta-feira em terreno positivo, com o principal índice, PSI20, a subir 0,64%. Na quarta-feira, o PSI20 tinha encerrado em máximos, desde novembro de 2015.
A página está a demorar muito tempo.