Macroeconomia

Reino Unido

Reino Unido alcança 1.º excedente em 16 anos 

A ONS indicou que a dívida líquida acumulada do setor público no Reino Unido se situou no último ano fiscal em 42.600 milhões de libras, uma descida de 3.500 milhões face ao exercício fiscal anterior.
Grécia

Grécia. Excedente primário sobe para 4% do PIB

A Grécia alcançou um excedente primário de 4% do PIB, duplicando assim os objetivos fiscais definidos pelos credores para 2017. O objetivo inicial do excedente primário era de 1,75%.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno negativo

O principal índice da bolsa de Lisboa abriu a cair 0,39% esta sexta-feira, depois de ter encerrado em alta na quinta-feira, pela terceira sessão consecutiva.
Fundo Monetário Internacional

Guerra comercial dificulta acesso países africanos

Fundo Monetário Internacional avisou que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China podem dificultar o acesso dos países africanos aos mercados financeiros.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,3%

Depois de ter encerrado com uma descida de 0,43% na segunda-feira, a Bolsa de Lisboa abriu esta terça-feira em terreno positivo, com uma subida de 0,30%.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa

Cerca das 9h15 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava em baixa, a cair 0,51% para 374,20 pontos. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt recuavam, bem como as de Madrid e Milão.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em terreno negativo

Depois de o PSI20 encerrou a somar 2,09% para 5.485,45 pontos na quinta-feira, esta sexta-feira a bolsa de Lisboa abriu em terreno negativo. PSI20 a descer 0,42%.
Bolsa

Bolsas europeias em alta 

Cerca das 9h00 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava em alta, a subir 1,49% para 372,82 pontos. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt avançavam, bem como as de Madrid e Milão.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno positivo

Depois de ter encerrado a cair, na quarta-feira, o PSI20 abriu esta quinta-feira em terreno positivo. O principal índice da Bolsa de Lisboa abriu a subir 0,82%.
Autoridades Locais

Cinco municípios estão em rutura financeira

163
Entre 308, há 27 municípios com dívidas acima do limite. Os municípios de Cartaxo, Fornos de Algodres, Nordeste, Vila Franca do Campo, Vila Real de Santo António estão em rutura financeira.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa

As Bolsas europeias negociavam, esta quarta-feira, em baixa. Cerca das 9h05 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava em baixa, a cair 0,24% para 368,18 pontos.
Instituto Nacional Estatística

Subida de preços acelera ligeiramente

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente foi de 0,8% em março face aos 0,6% registados em fevereiro.
Banco de Portugal

Economia abranda e desemprego cai até 2020

O Banco de Portugal atualizou as projeções para a economia portuguesa relativas ao período 2018-2020. Prevê um crescimento económico, mas algum amortecimento que não penalizará o emprego.
Instituto Nacional Estatística

Clima económica e confiança aumentam em março

O indicador de clima económico subiu dos 1,9 pontos em fevereiro para os 2,1 enquanto o indicador de confiança dos consumidores aumentou dos 1,3 pontos de para os 2,0 pontos.
Economia

Sentimento económico recua na zona euro e UE

O indicador do sentimento económico enfraqueceu entre as cinco maiores economias da zona euro. Em março voltou a recuar, tendo sido o terceiro recuo consecutivo quer na zona euro quer na UE.
Juros da Dívida

Juros da dívida a cair a 10 anos para mínimos

Os juros a dez anos estavam, esta terça-feira, a descer para 1,689%, um mínimo desde 13 de abril de 2015, contra 1,705% na segunda-feira. A cinco e a dois anos também estavam a recuar.
Bundesbank

Bundesbank admite subida de juros em 2019

O presidente do Bundesbank afirmou que a subida de juros em meados de 2019 "não é irreal" e disse que o fim das compras de dívida é "o princípio de um processo de normalização da política monetária".
Wall Street

Wall Street fecha em alta, Facebook a cair

Wall Street fechou esta terça-feira em alta, com o Dow Jones a avançar 0,47%. A Facebook, que perdeu quase 7% na sessão de segunda-feira, fechou neste dia a recuar mais 2,56%.
Finanças

Finanças Públicas estimam menos défice que Governo

O Conselho das Finanças Públicas projeta um défice de 1% em 2017 e de 0,7% este ano. Já segundo o primeiro-ministro, o défice orçamental deverá ficar perto dos 1,1% em 2017 e dos 1,1% este ano.
Economia

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,49%

A Bolsa de Lisboa abriu esta quinta-feira em terreno positivo, com o principal índice (PSI20) a subir 0,49%, para 5.446,81 pontos.
Bolsa

Bolsas europeias em alta 

Depois de ter aberto em alta, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 9h10, o principal índice, o PSI20, estava a subir 0,34% para 5.456,82 pontos.
OCDE

OCDE revê em alta crescimento da economia global

A OCDE diz que este é o resultado "mais forte" desde 2011 e destaca as "surpresas de crescimento" previstas para este ano na zona euro, que deverá crescer 2,3%, na China, na Turquia e no Brasil.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

A Bolsa de Lisboa abriu em terreno positivo esta sexta-feira depois de ter encerrado com uma valorização de 1,04% no índice PSI20, na quinta-feira.
País

Comissão Europeia avalia macroeconomia em Portugal

Há um ano Bruxelas identificou o crédito malparado, o elevado nível da dívida pública e privada e as fragilidades no mercado de trabalho como problemas que afetavam a economia portuguesa.
Desigualdade

Portugal continua dos mais desiguais da Europa

206
Portugal continua a ter níveis de desigualdade social elevados à escala europeia, uma situação que se agravou na última década e se traduziu no aumento da precariedade laboral e da pobreza.
Bolsa

Wall Street em queda depois de anúncio de Trump

Depois de Donald Trump ter anunciado que vai aplicar tarifas às importações de aço e alumínio, 25% e 10%, respetivamente, a bolsa de Wall Street entrou em queda acentuada.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em terreno negativo

A Bolsa de Lisboa encerrou esta quinta-feira em terreno negativo, penalizada pela descida de quase 10% da Jerónimo Martins, que anunciou na quarta-feira que o seu lucro caiu 35% em 2017.
Bolsa de Nova Iorque

Wall Street encerra em baixa 

A Bolsa de Nova Iorque encerrou esta terça-feira em terreno negativo, devido à subida das taxas de juros. O principal índice, Dow Jones Industrial Average, perdeu 1,16%.
Bolsa de Nova Iorque

Wall Street encerra em forte subida 

Wall Street fechou esta segunda-feira em alta apoiada pelo setor tecnológico e por uma descida das taxas de juro. O índice Dow Jones progrediu 1,58%.
Ensaios do Observador

Especial/ Já há vida para além do défice?

Qual é o número mágico para o défice? Não importa apenas cumprir as metas, importa muito a forma como se faz e com que objectivos. Um ensaio de Ricardo Santos.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

Depois de o PSI20 ter fechado a descer, na quinta-feira, esta manhã a Bolsa de Lisboa abriu em terreno positivo. O principal índice da Bolsa abriu a ganhar 0,03%.
País

Dívida. 1.100 milhões a taxas de juro mais baixas

Portugal colocou 1.100 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a três e a 11 meses a taxas ainda mais negativas do que as dos anteriores leilões.
Zona Euro

Economia da zona euro abranda em fevereiro 

De acordo com o índice da empresa londrina IHS Markit, o crescimento económico da zona euro abrandou para o mínimo dos últimos três meses.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a todos os prazos 

Os juros da dívida de Portugal estavam a subir a todos os prazos na manhã desta terça-feira. Uma tendência que se verificou também em Espanha, Itália e Irlanda.
Crescimento Económico

Serpentinas, papelinhos e uma pirueta

Portugal não crescia tanto desde 2000. É uma boa notícia, mas também a cereja no topo de um bolo em que a receita é dominada pela fantasia.
Zona Euro

Excedente do comércio externo recua em 2017

No conjunto da União Europeia, o excedente do comércio externo de bens fixou-se no ano passado nos 25 mil milhões, o que representa um recuo face a 2016.
Bolsa

Bolsa de Lisboa alinhada com as europeias

A bolsa de Lisboa segue alinhada com as principais congéneres europeias, a seguir a tendência de forte alta registada na véspera em Wall Street. O PSI20 seguia a ganhar 1,65%.
Bolsa

Bolsas europeias seguem tendência de Wall Street

O EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava em alta, a subir 0,91% para 3.400,63 pontos. As bolsas europeias seguiam a tendência de Wall Street.
Marcas

Lucro da Nestlé desceu 15,8% em 2017

A queda no lucro da Nestlé deve-se principalmente a uma desvalorização extraordinária do valor da divisão da Nestlé Skincare, que reflete as atuais perspetivas de negócios.
Economia

Juros da dívida sobem a dois anos

Os juros da dívida a dois anos estavam a subir para -0,098%, contra -0,107% na sexta-feira e o mínimo de sempre, de -0,401%, em 5 de dezembro de 2017.
Angola

Angola. Mais de 700 mil euros para medidas fiscais

Em causa está a "necessidade da boa implementação das ações do Ministério das Finanças" no Plano Intercalar do Executivo e no Plano de Estabilização Macroeconómica.
Economia

Economia terá crescido 2,7% em 2017

O ritmo anual de crescimento em 2017 terá sido o mais elevado desde 2000, motivado pelo aumento do investimento e das exportações.
Bolsa de Nova Iorque

Wall Steet fecha pior semana em dois anos a subir

Depois de ter evoluído com fortes flutuações durante toda a sessão, a bolsa de Nova Iorque terminou em alta. O ganho de 1,38% fecha a pior semanas nas bolsas americanas em dois anos.
Bolsa de Nova Iorque

Wall Street negoceia em alta ao início da sessão

Pelas 14h50 (hora de Lisboa), o principal índice de Wall Street, o Dow Jones, valorizava-se 1,18% para 24.138,47 pontos, enquanto o Nasdaq subia 0,77% para 7.752,93 pontos.
Bolsa de Nova Iorque

Nova Iorque. Bolsas negoceiam no vermelho

As bolsas norte-americanas têm apresentado, nas últimas sessões, uma forte volatilidade e a perspetiva de um aumento mais rápido dos salários vem também contribuir para uma subida da inflação.
Finanças

Subida dos pagamentos em atraso trava redução

Na nota sobre a execução orçamental do conjunto do ano passado, a UTAO afirma que "o 'stock' de pagamentos em atraso registou um aumento em 2017, invertendo uma tendência decrescente desde 2011".
Dívida Pública

Dívida pública. Portugal continua vulnerável 

A Moody's afirma que as políticas de gestão da dívida tomadas pelo Governo melhoraram o perfil da dívida portuguesa, mas, ainda assim, o país continua vulnerável.
Economia

Dívida pública sobe para 242,6 mil milhões em 2017

169
A dívida pública sofreu um aumento de 1,6 mil milhões de euros face a 2016, para o qual contribuiu, segundo o banco central, o acréscimo dos títulos de dívida pública e dos certificados do Tesouro.
Moçambique

PGR responsabiliza empresas que contraíram dívida 

A dívida de dois mil milhões de dólares -- num episódio conhecido como escândalo da dívida oculta -- foi contraída em 2013 e 2014, durante a presidência de Armando Guebuza, por três empresas públicas.
Economia

DGO divulga síntese orçamental de 2017

Em 2016, o défice orçamental em contas nacionais ficou nos 2% do PIB e, para este ano, a estimativa do Governo foi atualizada para uma redução do défice para os 1,4% do PIB até dezembro.
Investimento

Retrato de uma retoma

135
Como está a ser a recuperação económica portuguesa? Boa mas por enquanto sem razões para festejos. Precisamos de muito mais investimento como o do Google, anunciado por António Costa.
Défice

Défice recua na UE e zona euro no 3º trimestre

O défice de 0,3% nos 19 países do euro compara-se com o de 1,6% no período entre julho e setembro de 2016 e com o de 1% registado no segundo trimestre de 2017.
Zona Euro

Portugal com 3ª maior dívida pública

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, as maiores dívidas públicas foram registadas na Grécia (177,4% do PIB), em Itália (134,1%) e em Portugal, tendo esta última baixado para 130,8% do PIB.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno positivo

A Bolsa de Lisboa abriu, esta segunda-feira, com o principal índice (PSI20) a subir 0,08%. A Sonae Capital liderou os ganhos e avançou 7,13% para 1,05 euros por ação.
Mercado Imobiliário

Preços das casas. Portugal com 3ª maior subida

Entre junho e setembro últimos, os preços das habitações subiram, em termos homólogos, 4,1% na zona euro e 4,6% na UE. A quarta maior subida foi observada em Portugal (3,5%).
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno positivo 

A Bolsa de Lisboa abriu com o principal índice PSI20 a subir 0,26%, depois de na quarta-feira a subida ter sido muito ligeira -- 0,09%. O BCP liderou as subidas, seguido da Jerónimo Martins.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

A Bolsa de Lisboa abriu, esta quarta-feira, em terreno positivo, depois de na terça-feira o PSI20 ter encerrado com uma descida de 0,13% para 5.613,58 pontos.
Economia

CFP prevê défice abaixo de 1,4%

Num relatório divulgado pelo Conselho de Finanças Públicas, este antecipa "um défice interior a 1,4% do PIB no conjunto de 2017", valor que, para o Governo já ponto assente.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em terreno positivo

O principal índice (PSI20) estava esta terça-feira a subir 0,02%, depois de na segunda-feira ter fechado no vermelho pela terceira sessão consecutiva, ao recuar uns ligeiros 0,04%.
OCDE

OCDE manteve perspetiva de "crescimento estável"

Segundo os indicadores divulgados pela OCDE, que sinalizam possíveis alterações no ciclo económico nos próximos seis a nove meses, a média dos países membros subiu em novembro para os 100,2 pontos.
Wall Street

Bolsa de Wall Street termina em forte alta

Os três principais índices da Bolsa de Wall Street, Dow Jones industrial, S&P 500 e Nasdaq, atingiram recorde, esta sexta-feira, ao subirem para novos máximos de sempre.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em terreno negativo

O principal índice da Bolsa de Lisboa, PSI20, encerrou esta sexta-feira em terreno negativo. Os CTT lideraram as quedas enquanto a Jerónimo Martins se destacou nas subidas.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em terreno negativo

O principal índice da Bolsa de Lisboa, PSI20 recuou 0,24%. Das 18 bolsas europeias cotadas, que integram o PSI20, 11 desceram e sete subiram. As bolsas terminam assim sem uma tendência definida.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site