270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Macroeconomia

Eurostat

Portugal com PIB de 77% da média da União Europeia

O PIB português de 2020 representa 77% da média da União Europeia, em paridade de poder de compra. O índice de consumo real em Portugal é 85% da média dos países da UE.
Macroeconomia

Um Programa de Estabilidade com fé na "bazuca" /premium

A carga fiscal deverá atingir o valor mais baixo desde 2012. E as medidas Covid vão custar, só este ano, 3,5 mil milhões de euros. Programa de Estabilidade não informa sobre garantias do Estado.
Fundo Monetário Internacional

Resposta sem precedente evita crise pior que 2008 /premium

Fundo Monetário Internacional diz que economia mundial vai crescer mais este ano depois de uma resposta dos países ao impacto da Covid-19 que evitou uma crise três vezes maior em 2020.
Noticiário

10h. Pessimismo. Portugal vai crescer menos 

Para além de cortar previsões para 2021, Bruxelas prevê que Portugal só regresse aos níveis pré-crise no final de 2022. Dia de arranque da vacinação dos bombeiros, com MAI e ministra da Saúde.
Previsões Económicas

PIB português cresce 4,1% este ano 

Comissão Europeia cortou previsão de crescimento da economia portuguesa para 4,1% este ano (previa 5,4% em novembro). Para 2022 prevê agora 4,3% (3,5% em novembro).
Macroeconomia

Bruxelas atualiza previsões macroeconómicas

As novas projeções para o crescimento económico deverão ser revistas em baixa devido ao agravamento da crise pandémica, em particular com a imposição de medidas de prevenção duras e duradouras.
Fundos Comunitários

UE. Oito países não apresentaram planos para ajuda

Luxemburgo, Países Baixos, Irlanda, Áustria, Lituânia, Polónia, Malta e Estónia são os países que ainda não apresentaram planos nacionais de recuperação para aceder às verbas comunitárias.
Macroeconomia

PIB português caiu 7,6% no ano passado

109
Maior queda da economia desde, pelo menos, 1961, explicada sobretudo pela quebra do consumo e do Turismo. Governo estava mais pessimista, esperando uma contração de 8,5%.
Fundo Monetário Internacional

FMI menos otimista para economia da Zona Euro /premium

A Zona Euro deverá crescer 4,2% este ano, menos do que o esperado há três meses, à boleia dos confinamentos. Mas economia global deverá ter melhor desempenho do que o previsto.
Economia

Comércio exterior da China cresce 1,9% em 2020

A China aumentou as exportações em 4% e diminuiu as importações em 0,7%, um valor bruto de 4,09 biliões de euros. Com a UE aumentou 5,3% e com os Estados Unidos cerca de 8,8%.
Economia

Economia espanhola recupera mais de 16% 

O PIB espanhol recuperou 16,4% entre setembro e dezembro relativamente ao trimestre anterior. A economia de Espanha recuperou após a queda histórica de -21,6% registada no segundo trimestre de 2020.
Economia

EUA aprovam pacote de 735 mil milhões de euros

O pacote de emergência para financiar a administração federal até setembro de 2021 tem um valor total de 1,8 mil milhões de euros. Donald Trump precisa agora de ratificar o projeto.
Economia

Zona euro com excedente de 30 mil milhões de euros

O gabinete estatístico europeu sublinhou que as exportações de bens da zona euro para o resto do mundo recuaram 9% para os 199,3 mil milhões de euros face a outubro de 2019.
Economia

PIB cresceu em todas as regiões em 2019

Relativamente ao crescimento do Produto Interno Bruto em termos reais, a Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve foram as regiões que verificam maior subida, ambas com 2,6%.
Economia

Dívida incobrável ultrapassa dívida ativa

A evolução da dívida em cobrança coerciva pela Autoridade Tributária e Aduaneira consta do parecer do Tribunal de Contas à Conta Geral do Estado de 2019 entregue na Assembleia da República.
Economia

Cabo Verde. 500 mil euros em remessas até setembro

O relatório do Banco de Cabo Verde revela que os emigrantes cabo-verdianos enviaram, até setembro, remessas no valor de quase 14.918 milhões de escudos (134,8 milhões de euros).
Economia

Produção na construção abranda 2% em outubro

O Instituto Nacional de Estatística informa que o segmento da construção de edifícios diminuiu 3,1%, face aos -2,9% de setembro, enquanto o de engenharia civil recuperou 0,9 pontos percentuais.
TAP

Se o plano for fraco, Rio admite liquidar TAP

Rui Rio defende que injetar 3 mil milhões de euros na TAP tem de significar que a empresa passa a ser rentável. Catarina Martins critica que plano seja aprovado em Bruxelas antes de ir ao Parlamento.
Economia

Exportações e importações recuam em outubro

De acordo com as Estatísticas do Comércio Internacional de outubro, destacam-se os decréscimos nas exportações de 'fornecimentos industriais' e nas importações de 'combustíveis e lubrificantes.
Economia

Brexit. Acordo de 18 mil milhões com Singapura

O acordo, que é muito semelhante ao que celebrou o país asiático com a União Europeia (UE), surge dias antes de o Reino Unido sair definitivamente do mercado europeu a 31 de dezembro.
Economia

OCDE. Taxa de desemprego cai para 7,1%

A OCDE salientou que as recentes quedas do desemprego "devem ser interpretadas com cautela", uma vez que refletem principalmente o regresso ao trabalho de pessoas nos Estados Unidos ou no Canadá.
Economia

Preços ao consumidor da China cai em novembro

O menor crescimento homólogo dos últimos onze anos, sobretudo devido à queda do preço da carne de porco, que chegou a registar subidas homólogas acima dos 100%, nos últimos 19 meses.
Brasil

9,5 milhões de euros para refrigeração de vacinas

A distribuição do valor para a compra de equipamentos de refrigeração varia conforme a população, sendo São Paulo e Rio de Janeiro os estados que receberão as quantias mais elevadas.
Macroeconomia

Taxas máximas do crédito ao consumo desceram

Limite máximo das taxas de juro desce em outros créditos pessoais para 13,3%. Taxa máxima nos cartões de crédito, linhas de crédito e contas correntes bancárias sobe para 15,6%.
Economia

Estudo aponta "motor de crescimento económico"

Um estudo da Deloitte destacou que "os produtos de 'leasing', 'factoring' e 'renting' têm vindo a posicionar-se enquanto 'drivers' inequívocos de crescimento económico em Portugal e na Europa".
Economia

CIP prevê crescimento "anémico" da economia

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) estima um decréscimo do Produto Interno Bruto português de 8,4% este ano e um crescimento de 1,7% e 1,9% em 2021 e 2022.
Macroeconomia

Covid-19. Queda do PIB entre 7,5% e 8,5% em 2020

Segundo agência de "rating", também o desemprego deve aumentar para valores estimados entre os 7% e os 7,5% já este ano. Em 2021, poderá chegar a valores perto dos 10%.
Economia

Pandemia acelerou descida do uso de notas e moedas

Os consumidores da zona euro preferem cada vez mais cartões para pagamentos de retalho presenciais, embora o numerário continuasse a ser o instrumento mais utilizado no final de 2019, diz o BCE.
Banco de Portugal

Dívida pública com novo recorde: 268,1 mil milhões

670
Banco de Portugal indica que o montante total da dívida pública, na ótica de Maastricht, subiu mais 1,1 mil milhões em outubro, elevando o valor nominal para mais de 268 mil milhões, um novo recorde.
Economia

Zona euro. Governos pedem mais apoio

A diretora-geral da instituição, Kristalina Georgieva, aplaudiu a "potente" resposta monetária do BCE e o estímulo orçamental "sem precedentes" que ajudaram a amortecer o impacto da crise.
Economia

Brasil. Défice sobe 172% e dívida segue em alta

O Banco Central Brasileiro indicou que o rombo nas contas púbicas equivale a 15,37% do Produto Interno Bruto (PIB) da maior economia da América do Sul.
Economia

Angola gasta mais de 83 milhões em instituições

O governo angolano sublinhou que o país adere a muitas organizações internacionais e quando se faz o balanço, das receitas comparadas com os custos, nem sempre chega a haver lucro.
Desemprego

Brasil. 14,6% da população está desempregada

O órgão de estatísticas do Governo brasileiro sublinhou que foi a mais alta taxa de desemprego registada entre julho e setembro na série histórica iniciada em 2012.
Consumo

Portugueses utilizam menos cartões de pagamento

Este recuo representa uma inversão face a setembro, mês em que as operações com cartões de pagamento superaram, pela primeira vez desde março, os números de 2019, tendo o valor subido 0,1%.
Economia

Economia francesa cresce 18,7% no 3ª trimestre

O Insee melhorou a sua estimativa anterior para o terceiro trimestre em 0,4 pontos, depois da economia francesa se ter contraído 13,8% entre abril e maio devido às medida de contenção.
Economia

'Contact centers' com crescimento de 10% ao ano

"O setor tem crescido de forma relevante, a uma taxa média anual de 10% na última década, muito à conta de exportação de serviços, o que é de realçar, afirmou o presidente da APCC.
Economia

CFP adia relatório sobre administração local

O CFP manifestou preocupação com as "lacunas de informação" relativamente à execução orçamental de alguns municípios num ano em que se encontram a assumir "novos compromissos de despesa".
Economia

Castelo Branco disponibiliza 1,6 milhões de euros

O município vai disponibilizar um conjunto de medidas de apoio à economia concelhia, cujos valores financeiros atingem os 470 mil euros para o comércio tradicional e 470 mil euros para a indústria.
Economia

Cabo Verde: 10% do PIB para Serviços Públicos

As previsões, incluindo um crescimento económico que pode chegar a 4,5% do PIB, constam da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021 que a Assembleia Nacional vai votar na generalidade.
Economia

Câmaras tiveram 3.570 milhões em impostos e taxas

"2019 foi um bom ano de coleta fiscal, tendo sido cobrados em impostos diretos, indiretos, taxas e licenças, 3.569,6 milhões de euros", afirma o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.
Economia

Banca apoia setores mais afetados pela Covid-19

O CEO do Millennium BCP afirma que a restauração é um dos setores que precisa de mais apoios, mas que os bancos não podem "conceder crédito se não tiverem capacidade de recuperar esses créditos".
Economia

PIB da OCDE cresce 9% no 3º trimestre deste ano

Em comparação com o mesmo trimestre de 2019, o PIB entre julho e setembro foi 4,1% inferior em todos os países membros, explicou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Economia

Setor não financeiro com perdas de 1,5 mil milhõe

A divida do setor não financeiro aumentou 738,0 mil milhões de euros em setembro, sendo que 335,3 mil milhões de euros dizem respeito ao setor público e 402,7 mil milhões ao setor privado.
Resposta Pronta

Avisos da Moody's. "Dados são piores do quem 2009"

António Afonso, economista e professor do ISEG, alerta que é preciso dar "atenção ao que os mercados de capitais vão dizendo" e defende que dependência das PME vai dificultar a recuperação económica.
Coronavírus

As quatro grandes ameaças à economia e ao défice /premium

A evolução da pandemia, medidas de apoio à economia, custos de financiamento e uma maior fatura com Novo Banco e TAP são alguns dos riscos identificados pelo Conselho das Finanças Públicas.
Conselho das Finanças Públicas

CFP prevê recessão de 9,3% e défice de 7,2% /premium

A recuperação económica deverá atingir 4,8% em 2021, mas o país pode demorar três anos para compensar os estragos de 2020. E haverá défice até 2024. Os fundos europeus ainda não entram na equação.
Economia

Economia cai 16,5%, a maior quebra de sempre 

406
PIB caiu 16,5% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado e 14,1% em relação ao trimestre anterior. Procura interna e exportações, afetados pela pandemia, explicam queda.
Rating

Moody's aponta para défice de 9,2% este ano

A agência de rating acredita que as contas vão derrapar mais do que se pensava. E não será em 2021 que ficarão arrumadas. Rating pode subir após pandemia se consolidação orçamental continuar.
Explicador

Que remédios para uma economia doente?

Governo e partidos discutem formas de salvar o país de uma profunda crise motivada pela pandemia. O editor de Economia do Observador explica-nos os possíveis caminhos. E no final, um exercício sonoro.
Economia

Pandemia económica, revisitada

134
Vendo a coisa de outro modo. Se no final do ano considerarmos que, tudo somado em Dezembro, o país parou o equivalente a dois meses inteiros (versão otimista), então a queda do PIB seria de 17%!
Coronavírus

UE prepara 80 a 100 mil milhões contra desemprego

410
A Comissão Europeia tem um plano para promover a manutenção dos postos de trabalho durante a crise, podendo disponibilizar até 100 mil milhões de euros — o equivalente a metade do PIB português.
Coronavírus

FMI garante que o mundo já está em recessão

321
A líder do Fundo Monetário Internacional avisa que os países têm de avançar com gigantescas somas de dinheiro para combater a crise da pandemia. E não tem dúvidas: "Já estamos em recessão".
Coronavírus

BdP admite recessão de 3,7% a 5,7% em 2020

758
O Banco de Portugal antecipa dois cenários para a economia: queda de 3,7% este ano, se tudo correr pelo melhor, ou de 5,7% no cenário mais adverso. Pandemia pode levar PIB ao pior registo em 50 anos.
Coronavírus

Draghi. "Mobilizem tudo, sem bucrocracias" 

11201
Num artigo de opinião no Financial Times, o homem que liderou o BCE nos anos da grande crise financeira dá a sua receita para minimizar uma "profunda recessão" que já é "inevitável".
Coronavírus

De 2,9% a 20%: 6 cenários de recessão para o país

300
Economistas traçam cenários conforme o período de duração da crise e pedem "medidas adicionais e mais incisivas" por parte do Governo para evitar o pior. No cenário mais crítico, recessão será de 20%.
Coronavírus

Cenário de crise: PIB pode cair mais de 5% em 2020

696
Nunca houve uma crise assim e por isso é muito difícil saber como e quando vai acabar. Recorrendo às melhores fontes internacionais, Abel Mateus traça vários cenários neste ensaio. Nenhum é optimista.
Orçamento do Estado

OE. Ajustamento em "risco de desvio significativo"

121
Entidade liderada por Nazaré da Costa Cabral aponta para risco de desvio face aos cumprimento das regras comunitárias, risco de cumprimento do excedente de Centeno e para a evolução da despesa.
Orçamento do Estado

OE. "Portugal tem batido as previsões de Bruxelas"

Ministro das Finanças defendeu o OE para 2020 e diz que modelos usados por Bruxelas foram batidos todos os anos. "Andam atrás da realidade e a realidade é que Portugal tem um orçamento equilibrado".
Orçamento do Estado

Bruxelas diz que OE mantém risco de incumprimento 

Comissão Europeia projeta "um risco de desvio significativo" do ajustamento necessário com vista ao objetivo orçamental de médio prazo em 2019 e 2020.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: excedente orçamental para pagar dívida  

289
Nas vésperas da aprovação da proposta de Orçamento do Estado para 2020, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que o excedente orçamento é importante para diminuir a dívida.
América

America Latina. Economia na base da contestação

Especialistas explicam que a classe média dos países latino-americanos está descontente em relação à desaceleração da economia na região e à falta de oportunidades ligadas a lacunas de investimento.
Orçamento do Estado

Impostos. As opções que mexem no seu bolso em 2020 /premium

122
Os juros dos depósitos e as rendas vão mesmo ser englobados no IRS? O aumento dos escalões é, de facto, adiado para 2021? E há ou não redução do IVA da energia?
Macroeconomia

Portugal emite até mil milhões em dívida a 10 anos

Portugal regressa esta quarta-feira ao mercado com um leilão de Obrigações do Tesouro com maturidade em 15 de junho de 2029 e um montante indicativo entre 750 e 1.000 milhões de euros.
União Europeia

Portugal com défice de 0,1% no 2.º trimestre

O défice público português agravou-se 0,5 pontos percentuais face ao PIB registado no primeiro trimestre. Em relação ao período homólogo de 2018, com um défice de 2,0%, melhorou 1,9 pontos.
Timor-Leste

Timor. Crescimento de 7,2% do PIB não-petrolífero

OGE prevê que a economia timorense cresça 7,2% em 2020. “Este regresso ao crescimento resulta do final da incerteza política e do regresso a uma despesa governamental sólida”, nota o executivo.
Economia

Empréstimos descem, sobe crédito à habitação

Em agosto os empréstimos desceram 21,4%, mas o valor dos créditos à habitação subiu para os 975 milhões de euros - o valor mais alto no espaço de um ano.
Legislativas 2019

O "economês" desta campanha, trocado por miúdos /premium

A carga fiscal, as cativações, o investimento, o crescimento e os riscos para a economia. Com a ajuda de Miguel St. Aubyn, do Conselho de Finanças Públicas, esclarecemos o "economês" desta campanha.
Dívida Pública

"Imaginem o choque de taxas de juro de 2%" no PIB

23479
O banqueiro português do Lloyds esteve em Lisboa e partilhou os seus receios para a economia portuguesa. A dívida total portuguesa — que chegou aos 289% do PIB — surge à cabeça.
Macroeconomia

Crescimento da economia: a aritmética da verdade

Apenas em 2009, 2010 (antevéspera do pedido de ajuda internacional) e 2017, Portugal cresceu mais do que a maioria dos países da Zona Euro.
BCE

Juros não sobem porque os alemães poupam demais

1140
Em entrevista à revista Der Spiegel, Vítor Constâncio (português ex-vice do BCE) diz que "não faz qualquer sentido, numa perspetiva económica" que o governo alemão não se desvie do défice-zero.
Défice

Défice melhora 2,2 mil milhões de euros

O Ministério das Finanças indica que a receita cresceu 6,5%, enquanto a despesa aumentou 1,6% nos primeiros sete meses do ano face ao mesmo período de 2018.
Instituto Nacional Estatística

Economia aguenta-se numa Europa em desaceleração

O PIB manteve ritmo de crescimento de 1,8% no 2º trimestre, com a economia a segurar-se apesar de vários países da Europa estarem em desaceleração. Há pelo menos 11 países na UE a crescer mais.
Banca

BCP. CEO diz que ações têm caído por incertezas

O presidente executivo do Millennium bcp atribui a recente desvalorização das ações do banco ao "agravar das incertezas macroeconómicas" e à "perspetiva de manutenção de taxas de juros negativas".
Economia

Queda dos preços em 0,3% em julho

O Índice de Preços no Consumidor desceu em julho 0,3% face ao mesmo mês de 2018, desacelerando face aos 0,4% registados em junho. Queda apresentou-se no setor de hotéis, restaurantes e vestimentas.
Reino Unido

PIB britânico contrai-se 0,2% no segundo trimestre

A agência nacional de estatística britânica constatou um recuo da economia britânica. O banco central já alertou para o facto de o Brexit poder desencadear uma recessão no Reino Unido.
Portugal 2020

Portugueses mais pessimistas com economia

Portugueses estão mais pessimistas com a situação económica do país, que consideram "má", e preocupam-se com a saúde, segurança social, ou custo de vida, diz Eurobarómetro.
Macroeconomia

Movimento dos portos desce 2,2%

Documento aponta a redução do volume de importações de petróleo bruto e as greves, três dias em maio e ao trabalho extraordinário desde esse mês, no porto de Sines, como as principais razões.
Startups

Startups portuguesas arrecadaram 60 milhões

Empresas portuguesas presentes na primeira edição da Web Summit em Lisboa, em 2016, passaram por 41 rondas de investimento, levantando mais de 60 milhões de euros em financiamento.
Aviação

Moçambique negoceia volta da LAM à Europa

LAM está a preparar-se para tornar possível viajar no próximo ano para a Europa. O acordo de cooperação está a ser feito com uma companhia aérea portuguesa cujo nome não foi adiantado.
Transporte Ferroviário

Moçambique investe 84 milhões em ferrovias

O objetivo é desafogar vias responsáveis pelo transporte de minérios de ferro e outros. O investimento vai ser feito através de uma linha de crédito disponibilizada pelo governo indiano.
Obras Públicas

Alcântara.122 milhões para terminal de contentores

Segundo a ministra do Mar, 44,1 milhões — grande parte do investimento — irão para a construção e alargamento do cais, com oito novos pórticos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Conselho de Estado reúne-se na quinta-feira

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa convocou a reunião do órgão político de consulta presidencial para analisar "as perspetivas económicas e financeiras num novo contexto europeu e mundial".
Macroeconomia

Centro de reparações da Olympus no Coimbra iParque

258
A empresa de tecnologia com sede em Tóquio adquiriu um terreno de mais de 25 mil metros quadrados e vai construir "um novo edifício que irá ser o principal centro de reparações desta área".
Macroeconomia

Economia passa a ter necessidades de financiamento

Economia portuguesa fechou o primeiro trimestre com necessidade de financiamento de 0,1% do Produto Interno Bruto, e quebrou pela primeira vez desde o final de 2012 a sucessão de saldos positivos.
Estado da Nação

Portugal cresce mais e converge com o resto da UE?

Primeiro-ministro diz que economia teve crescimento real de 9% na legislatura, retomando em 2017 a convergência com a UE. Os números batem certo? E essa comparação é a que faz mais sentido?
União Europeia

Comissão. PIB cresce 1,7% este ano e em 2020  

Comissão nota que as exportações portuguesas estão a desacelerar e que o turismo está a suportar o crescimento. Bruxelas está mais pessimista quanto à economia da Zona Euro.
Governo

Propostas orçamentais do PSD são "inconsistentes"

Ricardo Mourinho Félix considerou as propostas orçamentais já apresentadas "inconsistentes", dizendo que "não conhecendo as hipóteses subjacentes, é difícil perceber se é um cenário credível".
Macroeconomia

Juros da dívida caem para mínimos de sempre

No prazo de cinco anos, os juros, que entraram pela primeira vez em terreno negativo em 28 de maio, estavam a recuar para -0,242%, um mínimo de sempre, contra -0,224% na segunda-feira.
Moçambique

Moçambique pode ter recessão de 2,2% este ano

A consultora Economist Intelligence Unit (EIU) prevê uma recessão de 2,2% este ano em Moçambique devido aos efeitos dos ciclones na economia, mas deverá recuperar em 2020.
China

Dívida da China nos 1,7 biliões de euros

O crescimento da dívida externa chinesa abrandou em março, fixando-se nos 1,7 biliões (milhões de milhões) de euros. Desde o final do ano cresceu 0,3% (6,5 mil milhões de dólares).
Banco de Portugal

Endividamento da economia nos 727 mil milhões

2259
Endividamento da economia portuguesa sobe sem parar desde dezembro e representa 355,9% do PIB do país (valor até março deste ano).
Orçamento do Estado

Portugal com excedente de 0,4% do PIB até março

Portugal registou um excedente orçamental de 0,4% do PIB até março, face ao défice de 1% no período homólogo.
Macroeconomia

Atividade económica sobe e consumo privado mantém

No mês de maio a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica acelerou para 2,1%, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado se manteve nos 2,1%.
Inflação

INE revê em baixa subida da taxa de inflação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em baixa de uma décima a inflação homóloga de maio para os 0,4%.
Empresas

SIC paga juro de 4,50% 

O canal de televisão do grupo Impresa vai emitir um milhão de obrigações, ao valor nominal de 30 euros e com uma maturidade de três anos, para captar até 30 milhões de euros.
Crescimento Económico

Investimento dispara 18% no primeiro trimestre

O INE confirma um crescimento económico de 1,8% entre janeiro e março, comparando com o mesmo período de 2018, sustentado por um aumento do investimento de 17,8% - o maior pelo menos desde 1996.
Macroeconomia

Panda Bonds. Portugal colocou 260 milhões de euros

Segundo um comunicado divulgado no 'site' do IGCP a procura dos investidores pelos títulos "foi forte", 3,165 vezes o montante colocado, tendo permitido rever em baixa a taxa de juro para 4,09%.
Comércio

Saldo da balança de bens e serviços negativo

De acordo com o Instituto Superior de Economia e Gestão o saldo externo da balança de bens e serviços agravou-se significativamente e poderá vir a ser negativo em 2019, o que não acontece desde 2012.
Macroeconomia

Berardo. Fundação deve cobrir gastos do empresário

252
Os estatutos da Fundação José Berardo, IPSS, indicam que os bens doados pelo empresário terão de "prover à habitação, sustento, educação, saúde e demais despesas" do próprio e da família.
Finanças Públicas

Depois da Anita, Centeno mostra o gráfico "pacman"

502
Mário Centeno indica que há 542 benefícios fiscais em Portugal. Conclusões do grupo de trabalho nomeado pelo Governo vão ser conhecidos no próximo mês.
Macroeconomia

INE divulga evolução do PIB no primeiro trimestre

O INE vai divulgar os primeiros números sobre a evolução do PIB nos primeiros três meses deste ano, com os economistas a preverem uma aceleração de 0,5% em comparação com o último trimestre de 2018.
IVA

Portugal perdeu 939 milhões em IVA em 2016

O INE diz que o intervalo do IVA em 2016, ano mais recente com a informação necessária para o seu cálculo, foi de 5,6%, ou seja, poderiam ter sido cobrados mais 939,4 milhões de euros neste impostos.
Reino Unido

Reino Unido com crescimento 'contido' 

Bruxelas afirma que a incerteza em relação à futura relação do Reino Unido com os 27 da União Europeia vai significar a continuação de investimento empresarial fraco.
Governo

Bruxelas confiante na economia portuguesa

Bruxelas prevê que o crescimento da economia portuguesa abrande em 2019 e 2020, estimando que avance 1,7% nesses anos, menos do que o previsto pelo Governo, cuja estimativa é de 1,9% em 2020.
Banco de Portugal

Endividamento da economia sobe 1,7 mil milhões

O endividamento do setor não financeiro aumentou 1,7 mil milhões de euros em fevereiro, face a janeiro, para 723 mil milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal.
China

Economia chinesa mantém-se estável e cresce 6,4% 

O ritmo de crescimento da economia chinesa atingiu o seu nível mais baixo mas ainda assim mantém o ritmo de crescimento entre os mais rápidos do mundo.
Inflação

Portugal com a taxa de inflação mais baixa

O Eurostat adianta que a taxa anual de inflação na zona euro recuou em março mas registou precisamente o mesmo valor de março de 2018 e as taxas anuais mais baixas foram registadas em Portugal.
Economia

Não nos deixemos iludir /premium

279
Para que a próxima crise nos apanhe menos desprevenidos do que a anterior é preciso ser capaz de gerir a perda de poder de compra. Os alertas do FMI sobre Portugal mostram um país ainda muito frágil.
NATO

Portugal consagra 1,66% à Defesa até 2024

109
Portugal vai consagrar 1,66% do PIB a despesas em Defesa até 2024. Segundo dados da NATO, em 2017 Portugal destinou 2.398 milhões de euros a despesas em Defesa, o que equivale a 1,24% do seu PIB.
Comissão Europeia

Bruxelas diz que Portugal mantém desequilíbrios

A Comissão Europeia destaca que a "dívida pública e privada, e um elevado nível de crédito malparado constituem vulnerabilidades num contexto de baixo crescimento da produtividade".
Macroeconomia

Excedente orçamental atinge 1,3% do PIB

Segundo o relatório da UTAO, o saldo orçamental atingiu 1,3% do Produto Interno Bruto até setembro, situando-se 1,8 pontos percentuais "acima do verificado no período homólogo".
Banco de Portugal

Peso da dívida externa no PIB cai para 89,5%

A dívida externa líquida passou de 91,7% no final de 2017 para 89,5% no final de 2018, "uma vez que o aumento do PIB mais que compensou o aumento nominal da dívida", referiu o Banco de Portugal.
Crescimento Económico

Bruxelas apresenta previsões económicas de inverno

É expectável que a Comissão Europeia confirme a desaceleração do crescimento da economia portuguesa, já que há 3 meses o executivo comunitário antecipou um abrandamento para 1,8% este ano.
Macroeconomia

Abrandamento leva a fase negativa? É "precipitado"

Ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, considera precipitado que os sinais de abrandamento da economia indiciem que se vai entrar numa fase negativa nos próximos tempos.
Moçambique

Banco de Moçambique diz o PIB do país é "modesto"

O governador do Banco de Moçambique considerou que o PIB registado até setembro deste ano é "modesto e abaixo do potencial". Os dados divulgados indicam que nesse período o PIB se situava nos 3,2%.
Défice Público

Excedente orçamental de 0,7% até setembro

Saldo orçamental situou-se em 1.111,2 milhões de euros no conjunto dos três primeiros trimestres de 2018. No mesmo período do ano passado, Portugal registava um défice de 3,2%.
Macroeconomia

Costa quer que exportações atinjam 50% do PIB

117
O primeiro-ministro assumiu como meta as exportações portuguesas atinjam 50% do PIB do país já no início da próxima década. Costa lembrou que há 10 anos as exportações representavam 27% e hoje 44%.
Instituto Nacional Estatística

Atividade económica aumenta em outubro

O contexto geral é de desaceleração económica, tendo o indicador de atividade económica até outubro aumentado e o de clima económico diminuído em novembro.
Banca

Vêm aí quatro anos de desaceleração da economia

662
Banco de Portugal corta previsão de crescimento em 2018, de 2,3% para 2,1%. E a primeira projeção que vai até 2021 aponta para que também esse seja mais um ano de desaceleração da economia portuguesa.
Economia

Atividade económica desacelera na OCDE e Portugal

Os Indicadores Compósitos Avançados da OCDE também continuam a apontar para uma desaceleração em Portugal, na zona euro como um todo incluindo Alemanha, França e Itália, no Reino Unido e no Canadá.
Contas Públicas

DGO divulga síntese orçamental

Segundo o último relatório da Direção-Geral do Orçamento, as administrações públicas registaram um excedente em contas públicas de 1,3 mil milhões de euros no terceiro trimestre.
Moçambique

Moçambique. Economia pode crescer até 4,7%

O representante do FMI em Maputo diz que o "crescimento pode ser muito elevado se o pagamento dos atrasados ao setor privado continuar e tomar mais força a partir dos próximos meses".
Orçamento do Estado

CES: cenário macroeconómico pouco ambicioso

A posição do Conselho Económico e Social foi assumida no parecer sobre o OE2019 aprovado em plenário, sem votos contra e com as abstenções da CGTP e dos representantes do Governo.
Moçambique

Moçambique. FMI avalia situação macroeconómica

No âmbito de um fórum sobre a economia moçambicana, o FMI está a avaliar a situação macroeconómica do país. O país quer juntar todos os credores dos empréstimos não declarados para troca de dívida.
Comissão Europeia

Bruxelas divulga hoje previsões económicas

As Previsões Económicas de Outono servirão também de base para os pareceres que o executivo comunitário emitirá dentro de duas semanas sobre os projetos orçamentais dos Estados-membros.
Timor-Leste

Fundo petrolífero de Timor com 17 mil milhões

203
O Fundo Petrolífero de Timor-Leste registava no final de setembro um saldo de 17,16 mil milhões de dólares, mais 228,83 milhões que no final de junho.
Comércio Externo

Presidente chinês promete abrir mercado industrial

Apesar de prometer abrir a China ao mercado estrangeiro, o Presidente chinês não respondeu às queixas sobre transferência forçada de tecnologia e obstáculos ao investimento externo.
Macroeconomia

Centeno diz que macroeconomia está normalizada

O ministro das Finanças falou na abertura do 10.º Congresso Nacional Administração Pública, que decorre esta quarta-feira em Lisboa.
Economia

Clima de negócios piora em outubro na zona euro

O principal indicador que mede o clima de negócios na zona euro piorou 0,20 pontos em outubro, face a setembro, para os 1,01, divulgou esta terça-feira a Comissão Europeia.
Mercado Cambial

Moeda moçambicana ganha meio metical face ao euro

A moeda moçambicana valorizou-se meio metical face ao euro durante a última semana, de acordo com as taxas de câmbio diárias divulgadas pelo banco central.
Grécia

Grécia ultrapassa excedente primário até setembro

A Grécia registou até setembro um excedente primário de 4.795 milhões de euros, quase o dobro dos 2.521 milhões de euros previstos, segundo dados publicados pelo Ministério das Finanças.
Juros

Juros da dívida de Portugal caem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quarta-feira de manhã a descer a dois, cinco e dez anos em relação a terça-feira, alinhados com os de Itália e da Grécia.
Angola

PIB angolano ''está encaminhado para cair'' 

O Standard Bank considerou esta terça-feira que Angola está a enfrentar "severos ventos contrários" e apontou que a redução na produção petrolífera está a complicar a recuperação económica.
Economia

Portugal com maior défice em 22 Estados-membros

137
Portugal teve o maior défice orçamental (-2,7% do PIB) entre os 22 Estados-membros e a dívida pública do país permanece a 3.ª maior na União Europeia no segundo trimestre do ano.
Economia

Eurostat revê em baixa dívida portuguesa de 2017

Portugal mantém a terceira maior dívida pública da União Europeia em 2017, apesar de o Eurostat a ter revisto esta segunda-feira para 124,8% do PIB.
Economia

Cabo Verde. Economia deverá crescer 4,7% em 2019

Segundo as projeções macroeconómicas do Banco de Cabo Verde, o crescimento de 4,5% para 4,7% é justificado com o aumento do consumo e o investimento público.
Macroeconomia

DBRS mantém previsão do PIB em 2,3% em 2018

A agência de notação financeira DBRS manteve nos 2,3% a previsão de crescimento do PIB português este ano, considerando-o um "ritmo saudável, apesar de mais moderado do que em 2017".
Economia

Roubini prevê crise financeira em 2020

176
O economista norte-americano assina, em conjunto com Brunello Rosa, um artigo no Financial Times em que prevê uma nova crise financeira mundial em 2020. Há um "território de bolha", avisam.
Orçamento do Estado

CIP alerta para "sinais evidentes de abrandamento"

Patrões querem medidas como a descida do IRC e das derramas, bem como o estímulo ao reinvestimento dos lucros. A confederação de empresários quer, também, uma redução da TSU para usar na formação.
Terceiro resgate à Grécia

Comissário UE diz que austeridade na Grécia acabou

Comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, assegurou que a austeridade na Grécia "acabou". País sai do programa de resgate na segunda-feira
Macroeconomia

Mecanismo Europeu destaca "êxito" do resgate grego

Diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), Klaus Regling, congratulou-se com a recuperação da autonomia da Grécia, na saída do último programa de resgate. País será "história de êxito", diz.
Alemanha

Risco de crise do euro 2.0. Ifo está pessimista

Instituto de pesquisa alemão, muito influente em Berlim, cortou drasticamente as previsões de crescimento para o país e diz que "os riscos da economia global aumentaram de forma significativa".
OCDE

OCDE pede adoção de reformas na zona euro

OCDE sublinha a expansão económica na UE, mas apela para a adoção de políticas que favoreçam um crescimento mais "forte" e "inclusivo". Quanto à zona euro, pede que se adotem reformas adicionais.
Instituto Nacional Estatística

Subida dos preços desacelera em abril

De acordo com o INE, a subida dos preços no mês de abril foi de 0,4%, desacelerando relativamente aos 0,7% observados em março.
Empresas

Chinesa ZTE apela aos EUA que suspendam sanção

A ZTE pediu a suspensão da sanção que proíbe a empresa de comprar componentes norte-americanos. A decisão de Washington ameaça a sobrevivência da gigante das telecomunicações.
Angola

Fundo quer Quantum fora da gestão de ativos

Fundo Soberano de Angola tem "grandes preocupações sobre a forma como a Quantum Global investia os seus recursos", pelo que quer afastar a empresa da gestão dos seus ativos.
Orçamento do Estado

DGO divulga síntese de execução orçamental

DGO divulga síntese orçamental em contas públicas referente ao primeiro trimestre. As administrações públicas em contabilidade pública apresentaram um excedente orçamental de 258,2 milhões de euros.
Reino Unido

Reino Unido alcança 1.º excedente em 16 anos 

A ONS indicou que a dívida líquida acumulada do setor público no Reino Unido se situou no último ano fiscal em 42.600 milhões de libras, uma descida de 3.500 milhões face ao exercício fiscal anterior.
Grécia

Grécia. Excedente primário sobe para 4% do PIB

A Grécia alcançou um excedente primário de 4% do PIB, duplicando assim os objetivos fiscais definidos pelos credores para 2017. O objetivo inicial do excedente primário era de 1,75%.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno negativo

O principal índice da bolsa de Lisboa abriu a cair 0,39% esta sexta-feira, depois de ter encerrado em alta na quinta-feira, pela terceira sessão consecutiva.
Fundo Monetário Internacional

Guerra comercial dificulta acesso países africanos

Fundo Monetário Internacional avisou que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China podem dificultar o acesso dos países africanos aos mercados financeiros.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,3%

Depois de ter encerrado com uma descida de 0,43% na segunda-feira, a Bolsa de Lisboa abriu esta terça-feira em terreno positivo, com uma subida de 0,30%.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa

Cerca das 9h15 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava em baixa, a cair 0,51% para 374,20 pontos. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt recuavam, bem como as de Madrid e Milão.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em terreno negativo

Depois de o PSI20 encerrou a somar 2,09% para 5.485,45 pontos na quinta-feira, esta sexta-feira a bolsa de Lisboa abriu em terreno negativo. PSI20 a descer 0,42%.
Bolsa

Bolsas europeias em alta 

Cerca das 9h00 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava em alta, a subir 1,49% para 372,82 pontos. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt avançavam, bem como as de Madrid e Milão.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno positivo

Depois de ter encerrado a cair, na quarta-feira, o PSI20 abriu esta quinta-feira em terreno positivo. O principal índice da Bolsa de Lisboa abriu a subir 0,82%.
Autoridades Locais

Cinco municípios estão em rutura financeira

163
Entre 308, há 27 municípios com dívidas acima do limite. Os municípios de Cartaxo, Fornos de Algodres, Nordeste, Vila Franca do Campo, Vila Real de Santo António estão em rutura financeira.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa

As Bolsas europeias negociavam, esta quarta-feira, em baixa. Cerca das 9h05 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava em baixa, a cair 0,24% para 368,18 pontos.
Instituto Nacional Estatística

Subida de preços acelera ligeiramente

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente foi de 0,8% em março face aos 0,6% registados em fevereiro.
Banco de Portugal

Economia abranda e desemprego cai até 2020

O Banco de Portugal atualizou as projeções para a economia portuguesa relativas ao período 2018-2020. Prevê um crescimento económico, mas algum amortecimento que não penalizará o emprego.
A página está a demorar muito tempo.