457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Macroeconomia

Guerra na Ucrânia

Kremlin garante que país não está em incumprimento

"Estas alegações sobre um incumprimento russo são completamente ilegítimas", disse o porta-voz do Kremlin. "Este pagamento foi feito em maio, em moeda estrangeira", frisou.
Estatísticas

Produção na construção avança 3% em abril

Os dados de abril divulgados pela Eurostat dão conta do avanço português de 1,1% na produção na construção e o recuou 1,2% face a março. Na zona euro e na União Europeia o indicador aumentou 3%.
Macroeconomia

PIB português com maior crescimento da UE 

O PIB de Portugal registou o maior crescimento homólogo (11,9%) no primeiro trimestre do ano, período em que as economias da zona euro e da UE a avançarem 5,4% e 5,6%, respetivamente.
PRR

ANJE quer aceleração dos fundos PRR

O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários, Alexandre Meireles, defendeu a "aceleração dos fundos" do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que considera "fundamental que aconteça".
União Europeia

UE: vendas a retalho sobem em abril

Na zona euro o aumento em abril foi de 3,9% e na União Europeia de 5,0%. Portugal registou um aumento de 5,0% face a abril de 2021, e ao mesmo tempo, um recuo de 3,0% face a março.
Economia

Até quando o consumo levará a economia às costas?

Praticamente livre de constrangimentos pandémicos, economia saltou 2,6%, à boleia do consumo das famílias. Mas o investimento desacelerou e as exportações no PIB continuam abaixo do pré-pandemia.
Programa de Estabilidade

Como as "circunstâncias" moldaram o debate do PE

O ministro das Finanças, Fernando Medina, defendeu a política de "prudência" seguida pelo Governo no Programa de Estabilidade e no OE 2022. O debate aqueceu com o Novo Banco e o ISCTE.
Plano Orçamental

Governo entrega plano orçamental a Bruxelas

O plano orçamental de 2022 já foi entregue a Bruxelas, depois de ter sido apresentado na semana passada pelo novo ministro das Finanças.
Guerra na Ucrânia

FMI corta projeção de crescimento para Portugal

Portugal deverá crescer menos do que o inicialmente esperado para este ano, segundo as mais recentes projeções do FMI que cortou, também, as projeções de crescimento mundial por causa da guerra.
Macroeconomia

Tempos de escolhas difíceis

No combate à pandemia existia apenas um objectivo com várias ferramentas. Combater os efeitos económicos da guerra e ser, ao mesmo tempo, solidário com a Ucrânia é mais difícil.
Programa de Estabilidade

Leão deixa a Medina plano de contenção para contas

O caminho de Leão é de consolidação das contas públicas. Deixa a Medina um programa de estabilidade que prevê excedente orçamental no final do plano.
Programa de Estabilidade

Crise energética e Ucrânia custarão 809 milhões

O Governo estima que os custos com a crise energética e Ucrânia atinjam 809 milhões este ano, mas só terão impacto de 524 milhões no défice.
Macroeconomia

Portugal tem 7.º PIB per capita mais baixo da UE

Portugal tem dos PIB per capita mais baixos da União Europeia. E em 2021 ainda ficou mais afastado da média.
Macroeconomia

Portugal vai crescer este ano, diz João Leão

A revisão do crescimento da economia, realça João Leão, vai ser feita em baixa. Tal como já tinha antecipado. Agora acrescenta que mesmo num cenário adverso Portugal vai crescer.
Guerra na Ucrânia

Economia é uma arma contra a Rússia?

Os aliados não esconderam que queriam atingir a economia russa com as sanções que impuseram. Ainda assim, a Rússia continua a exportar gás e petróleo para o Ocidente.
Macroeconomia

INE confirma crescimento de 4,9% em 2021

A economia portuguesa cresceu 4,9% em 2021, confirmou o INE esta segunda-feira. No quarto trimestre o crescimento foi de 5,8%.
Macroeconomia

Portugal com 7.º crescimento no final de 2021

No último trimestre a economia portuguesa cresceu mais que a média europeia. No bloco em termos homólogos foi o sétimo maior crescimento.
Macroeconomia

Economia ainda não chegou aos níveis pré-pandemia

Primeiro ou segundo trimestre de 2022. Só nessa altura Portugal chegará aos níveis do PIB anteriores à pandemia. Há países que já lá estão. Portugal e Espanha estão mais atrasados.
Macroeconomia

Centeno anuncia défice provavelmente abaixo de 3%

Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, admitiu esta quarta-feira que o défice de 2021 deverá "provavelmente" ter ficado abaixo de 3%.
Macroeconomia

Um milhão em casa numa economia a tentar recuperar

Economia abrandou no quarto trimestre por causa da Ómicron cujos efeitos se têm estendidos para este ano. Isolamentos são fator de preocupação para as empresas. Mas para já não se mexe nas projeções.
Instituto Nacional Estatística

Economia cresceu 5,8% no 4º trimestre, 4,9% no ano

Estimativa rápida do INE aponta para crescimento de 5,8% do PIB no 4.º trimestre, em termos homólogos. No ano de 2021, PIB subiu 4,9%, ritmo mais rápido desde 1990. Mas houve desaceleração trimestral.
Economia

Banco BiG prevê “normalização do crescimento”

Tendências económicas e financeiras para os próximos meses foram reveladas no webinar BiG E-Talks | Capital Markets Day 2022. Descubra o que disseram os especialistas.
Legislativas 2022

PIB: Costa diz que cresceu, INE ainda não apurou

António Costa diz que o PIB cresceu 4,6% em 2021, abaixo da projeção anterior do Governo de 4,8%. O INE só vai divulgar os números do quarto trimestre dia 31 de janeiro.
Crescimento Económico

A História afinal não explica, Dr. Costa

Do ponto de vista económico, Portugal encontra-se em morte cerebral e, a manter o mesmo rumo, atingirá um patamar ainda mais extremo da cauda da Europa à qual, de forma indiscutível, já pertence.
Economia

"Não abandonaria" Finanças como fez Centeno

Teixeira dos Santos quis sair em 2009. Ficou até 2011, quando o Governo de Sócrates caiu, pela crise que enfrentava. Por isso diz que Centeno também devia ter ficado na pandemia.
Economia

O que nos espera em 2022?

Tendências económicas e financeiras para os próximos meses serão divulgadas no webinar BiG E-Talks | Capital Markets Day 2022 - evento flagship do BiG - marcado para a próxima terça-feira, dia 18.
Economia

Volume de negócios na indústria cresce 16,6%

O INE divulgou que o índice de vendas para o mercado nacional cresceu 10,8% em novembro (9,4% no mês anterior) e contribuiu com 6,2 pontos percentuais (5,4 em outubro) para a variação do índice total.
Economia

Exportações sobem uns "impressionantes" 16% 

O INE divulgou que, face ao mês de novembro de 2020, as exportações de bens aumentaram 15,7% e as importações subiram 32,3% em novembro de 2021. "Resultados impressionantes", diz ministro Siza Vieira.
Desemprego

Taxa de desemprego na zona euro recua para 7,2%

De acordo com o serviço de estatísticas europeu, em novembro de 2021 havia 13.984 milhões de pessoas desempregadas na União Europeia. Em Portugal a taxa de desemprego foi de 6,3% em novembro de 2021.
Turismo

Vendas no alojamento no Algarve cresceram 136%

Em dezembro de 2021, "18,6% das vendas foram efetuadas através de operadores turísticos tradicionais, valor que compara com os 34,7% de 2019". A taxa de ocupação global média por quarto foi de 24,8%.
Fact Check

Crescimento foi o maior entre 2015 e 2019?

Após Rio criticar a estratégia seguida pelo PS enquanto foi apoiado pelos partidos à esquerda, Catarina Martins disse que foi entre 2015 e 2019 que o país mais cresceu e mais reduziu dívida.
Macroeconomia

Brasil regista subida de 21% na balança comercial

As previsões oficiais estimam que o Brasil feche 2022 com excedente comercial de cerca de 79,4 mil milhões de dólares (70,3 mil milhões de euros), um terço a mais do que o registado no final de 2021.
Inflação

Portugal fecha ano com 2,8% de inflação

O mês de dezembro trouxe consigo uma inflação de 2,8%. Os produtos alimentares não transformados dispararam. A subida homóloga foi de 3,2%, segundo o INE.
Bolsa

PSI-20 valoriza 13,7% em 2021

A bolsa nacional teve um melhor desempenho desde 2017. Em 2021 valorizou 13,7%. A empresa do índice com maior subida foi os CTT.
Crescimento Económico

A nuvem por Juno

O fenómeno com que nos debatemos não é uma idiossincrasia portuguesa, sendo vários os exemplos dos países que, após o salto inicial em direção ao desenvolvimento, estagnam num nível intermédio.
China

China deve crescer 8% em 2021 

Depois da "forte recuperação" no primeiro semestre de 2021, a economia chinesa "arrefeceu rapidamente" no segundo semestre do ano. Banco Mundial revê em baixa crescimento do ano.
Macroeconomia

Duas últimas décadas com menores crescimentos

O Banco de Portugal e o INE divulgaram as séries longas para a economia desde o final da década de 40 do século passado. Os dados confirmam que as últimas décadas foram de menor crescimento.
Zona Euro

Excedente da conta corrente da zona euro cai 30,8%

Os rendimentos primários apresentaram um resultado equilibrado (défice de 1.000 milhões de euros um ano antes) e os rendimentos secundários também registaram um défice de 15 mil milhões de euros.
Macroeconomia

A grande incerteza

“Existem dois tipos de peritos em previsões: aqueles que não sabem e aqueles que não sabem que não sabem”. O melhor que se pode pedir é que os Bancos Centrais se encontrem entre os primeiros.
Política

Políticas públicas para um tempo digital

Partidos velhos, mesmo os que se apresentam com roupagens novas, agarradas a referências caducas, não são aptos a responder ao que hoje nos é exigido.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.