Será o pai Natal? Será o super-homem? Não, é a polícia. A próxima vez que for viajar até à Rússia e vir um polícia a trote em cima de uma rena não fique surpreso. Segundo o Telegraph, a polícia russa no distrito autónomo de Iamalo-Nenets, no norte do país, está a ponderar utilizar renas para transportar e perseguir criminosos que se escondem em lugares recônditos no meio da neve.

Este pedido já foi endereçado ao ministro do Interior, conta o jornal da cidade de Moscovo, Izvestiya. Fonte policial disse ao jornal que é uma estratégia comum dos criminosos fugirem para lugares pouco acessíveis.”Os criminosos vão esconder-se na tundra ou em sítios difíceis de alcançar nas suas próprias renas e os polícias nem sempre têm meios de os seguir”, disse uma fonte citada pelo jornal. “O mesmo problema surge quando temos de transportar os suspeitos para a estação [de polícia].”

Irina Pimkina, porta-voz da polícia da região, acrescentou: “Nós já temos motas de neve, mas têm de compreender que elas são máquinas. Uma mota de neve pode avariar-se e ficar presa no meio da tundra, mas uma rena continua a correr.” As renas ainda são uma forma de vida para milhares de cidadãos indígenas naquela região, onde as temperaturas podem descer até menos 50ºC.

De acordo com o jornal Izvestiya, a polícia russa precisa das renas na região dos Iamalo-Nenets, porque este ano foram cometidos muitos crimes pela população indígena e estes estão “bem equipados” para se esconderem na tundra ou na planície do ártico.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR