De acordo com informação disponível às 06:30 na página da Marinha na Internet, a barra marítima de Póvoa do Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da baixa-mar, devido à previsão de agitação marítima.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 15 e 35 metros, respetivamente.

Na costa ocidental prevêem-se ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros, diminuindo gradualmente para 2,5 a 3,5 metros, enquanto na costa sul são esperadas ondas de sueste com 2 a 2,5 metros.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a temperatura da água do mar vai rondar os 18 graus.

A previsão de agitação marítima forte levou o IPMA a emitir aviso amarelo para dez distritos do continente e para o arquipélago da Madeira.

Segundo o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão desde as 19:00 de quarta-feira e até às 21:00 de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR