Energia Renovável
Barragens

Madrid diz cumprir acordos do Tejo, apesar da seca

231
Madrid não considera que se verifiquem condições que levem ao incumprimento dos caudais e prometeu resolver a situação da barragem de Cedillo até 15 de dezembro.
Energia Renovável

Produção de eletricidade renovável sobre para 55%

São dados relativos à produção de energia em 2018, em que 55% da eletricidade foi gerada por fontes renováveis, um aumento de quase 10% em relação a 2017. A maior subida foi na hidroelétrica.
Iberdrola

Iberdrola indemniza lesados da barragem de Daivões

A Iberdrola vai pagar mais 1,4 milhões de euros de indemnização às famílias lesadas pela construção da barragem de Daivões, incluída no Sistema Eletroprodutor do Tâmega.
Galp

Galp vai comprar energia renovável a Espanha

O contrato com a Grenergy Renovable prevê entre 300 a 360 GWh por ano, provenientes de vários projetos de energia solar em Espanha. Trata-se do segundo negócio deste tipo feito pela Galp em 2019.
Brasil

Brasil. Rutura de barragem podia ter sido evitada

A Agência Nacional de Mineração (ANM) acusa a empresa brasileira Vale de não ter informado as autoridades sobre anomalias na infraestrutura, o que podia ter evitado a rutura da barragem de Brumadinho.
África do sul

África do Sul: restrições no abastecimento de água

Com várias zonas do país a enfrentar escassez de água, o governo sul-africano anunciou esta segunda-feira restrições no abastecimento de água.
EDP

EDP contrata venda de energia solar dos EUA

A EDP Renováveis assegurou um contrato de aquisição a 15 anos para venda da energia produzida num parque solar de 200 megawatts no estado da Califórnia, EUA.
Energia Renovável

EDP tem 500 mil euros para projetos na Nigéria

A EDP lança esta quinta-feira a segunda fase do A2E, o concurso procura projetos para implementar energias renováveis, agora na Nigéria, e tem ainda 12 milhões para adquirir empresas do setor.
Energia Renovável

MFS reduz participação na EDP Renováveis

MFS diminuiu a sua participação para 25.674.035 ações da EDP Renováveis, correspondente a 2,943% do capital social da EDPR e 2,943% dos respetivos direitos de voto.
Química

Nobel da Química para as baterias de lítio

757
As baterias de lítio permitiram um "mundo recarregável", segundo o anúncio do Nobel da Química. Três investigadores contribuíram para a revolução tecnológica que podemos levar para qualquer lado.
Energia Renovável

País. 43% da energia veio de produção renovável

500
As eólicas abasteceram 24% do consumo, as hidroelétricas 14%, a biomassa 5% e as fotovoltaicas 2,3%, de acordo com a REN. Já a produção a carvão está em queda, com destaque para agosto.
Barragens

Abate de sobreiros criticado pela Quercus

Construção das barragens do Alto Tâmega é de "imprescindível utilidade pública", viabilizando o abate de 1.145 sobreiros nas áreas que serão inundadas, medida criticada pela Quercus.
Ambiente

Neoen investiu em Portugal. É grande cliente Tesla

A Neoen é uma empresa francesa, no campo da energia renovável, que opera em 13 países e quatro continentes. Em Portugal, lançou o primeiro parque fotovoltaico em 2013 e é o maior cliente da Tesla.
Iberdrola

Iberdrola entre na energia solar em Portugal

A empresa adjudicou 149 megawatts de energia solar fotovoltaica em Portugal. "Estes novos projetos destacam o compromisso da Iberdrola com a energia renovável", refere o presidente da empresa.
Energia Renovável

Portugal bate recorde no leilão de energia solar

O leilão de energia solar contou com 64 concorrentes, tendo a procura sido nove vezes superior à oferta, fechando com um valor médio de 20 euros por megawatt/hora (MWh), preço mais baixo da Europa.
Nissan

Austrália. Nissan critica investimento em baterias

A Nissan é dos poucos fabricantes de eléctricos que produz as suas baterias. É também um dos que fomenta a utilização dos Leaf como sistemas de armazenagem. Porém, criticou a Austrália fazer o mesmo.
Energia Solar

Energia solar. EDP fecha contrato nos EUA 

"Na sequência deste contrato, a EDP já garantiu cerca de 1,7 GW de CAEs nos EUA para projetos a serem instalados até 2022", adianta no comunicado.
Energia Solar

Consumidor ganha com leilão renovável, diz Governo

444
Governo vai lançar maior leilão de energia renovável desde 2007. São 1400 megwatts de potência solar, mas desta vez em vez de sobrecusto, haverá ganho para o consumidor, garante João Galamba.
Energia Solar

Carnide com central fotovoltaica de dois milhões

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou por unanimidade a contratação da empreitada de construção de uma central fotovoltaica junto ao cemitério de Carnide, no valor de dois milhões de euros.
EDP

EDP e Engie juntas para liderar eólicas no mar

Elétrica portuguesa e grupo francês Engie vão juntar-se para desenvolver produção eólica em offshore (no mar). Parceria quer ser um dos líderes mundiais deste mercado. Acionista chinesa CTG fica fora.
Energia Renovável

Portugal importa energia de Marrocos que gera CO2

277
No fim-de-semana da Páscoa, sistema elétrico esteve quase dois dias só a produzir renováveis, mas importações dispararam. E de Espanha vem também energia de central a carvão em Marrocos que gera CO2.
Barragens

EDP exige devolução do valor da barragem de Fridão

188
Elétrica diz que a decisão de não construir a barragem de Fridão, no rio Tâmega, é do Governo e que não abdicará dos seus direitos. Em causa está um valor de cerca de 218 milhões de euros.
Barragens

Barragem do Fridão não vai avançar

210
O ministro do Ambiente anunciou hoje no parlamento que a barragem do Fridão, no rio Tâmega, não será construída e que "não há razões para a restituição de qualquer montante" à EDP.
Barragens

Brasil. Quatro barragens podem colapsar

A empresa afirmou que soou alarmes em áreas rurais onde o estado de Minais Gerais, região onde estão localizadas as barragens em causa, não pode garantir um resgate oportuno.
Brasil

Brasil. 3 barragens em "risco iminente de romper"

Está no máximo o nível de risco de três barragens da Vale, construtora da barragem de Brumadinho. Já foram evacuadas aldeias próximas.
Energia Renovável

Finerge compra 2 parques eólicos à Martifer

O segundo maior produtor de energia eólica reforçou a sua capacidade com a aquisição de dois parques que eram detidos pela Martifer e pela SPEE.
EDP

Ambiente crispado condicionou investidores

Ministro da Transição Energética diz que vai defender os cortes nas rendas decididos pelo seu antecessor, mas o foco é outro. "Ambiente crispado" condicionou investidores e discurso teve de mudar.
Brasil

Funcionários da Vale e Tuv Sud novamente detidos

O Tribunal de Minas Gerais revogou a libertação concedida pelo STJ aos 11 funcionários da Vale, proprietária da barragem de Brumadinho, e 2 da Tuv Sud, que certificou a barragem em setembro.
Energia Renovável

É um erro achar que tarifa fixa é igual a subsídio

Secretário de Estado da Energia justifica leilões com preço fixo no solar com entraves no financiamento. João Galamba tem dúvidas legais sobre corte de 140 milhões às renováveis fixado por antecessor.
Brasil

Brasil proíbe construções abaixo de barragens

O Brasil proibiu empresas mineradoras de manterem instalações numa área até 10 quilómetros abaixo de barragens que pode ser atingida por eventual inundação em 30 minutos.
Brasil

Brasil. Número de mortes aumenta para 169

A tragédia ocorreu no dia 25 de janeiro, uma equipa de resgate continua com as buscas para localizar 141 desaparecidos. Escavadoras gigantes que ajudam a remover a lama, que atingiu 20 m de altura.
Eurostat

Energia renovável. Portugal longe de objetivo

Portugal ocupa o 2ª lugar de um grupo de seis países com fontes renováveis entre os 20% e os 30% em 2017, estando ainda longe da meta nacional (31%) e ligeiramente abaixo do ano anterior.
Brasil

Brumadinho. Tribunal de Justiça liberta os detidos

Os funcionários foram presos depois do colapso da barragem em Brumadinho, contudo, a prisão foi temporária e foram ouvidos pelo Ministério Público do Estado de Belo Horizonte.
Energia

Os cidadãos no Plano Nacional de Energia e Clima

145
Uma das (boas) medidas do PNEC é querer atualizar o enquadramento legal do autoconsumo para que, por fim, seja permitida a partilha pelos inquilinos da energia produzida no telhado de um mesmo prédio.
Brasil

Brasil. Governo ordena inspeção das barragens

As agências reguladoras terão de fazer o "controlo imediato" das barragens sob a sua jurisdição e priorizar as classificadas com o "potencial de danos associados alto".
Brasil

Barragem. Dois comités apuram causas do desastre 

O desastre causado pela rutura de uma barragem provocou 58 mortos e 305 desaparecidos. A empresa informa que o comité será dedicado a "à assistência às vítimas e à recuperação da área atingida".
Eletricidade

Eletricidade renovável. Produção duplica até 2030

109
De acordo com o Plano Nacional Energia-Clima as renováveis deverão representar 47% do consumo elétrico em no país daqui a 11 anos. Prevê-se um aumento da capacidade instalada entre 25,7 e 28,8 GW.
Energia Renovável

Omniflow fecha ronda de investimento de 2 milhões

A nova ronda de financiamento vai servir para reforçar a equipa de gestão em desenvolvimento de software, Internet das Coisas (IoT) e comercial, bem como para consolidar a estratégia internacional.
Energia Renovável

Renováveis deram poupança de 1,3 mil milhões

279
As energias renováveis permitiram, em 2018, reduzir em seis milhões de toneladas as emissões de dióxido de carbono (CO2), face a 2017, resultando numa poupança de 1,3 mil milhões.
Empresas

Energias renováveis: Petrobras e Total em parceria

A Petrobras terá a participação de 49% da nova empresa, sendo os outros 51% de propriedade da Total. A Total também pagará à Petrobras um valor adicional de 50 milhões de dólares.
Roubo

Roubo de cabos deixa ponte Maputo-Katembe sem luz

A ponte Maputo-Katembe, entre as duas margens da baía da capital moçambicana, esteve sem luz várias horas, entre a noite de segunda-feira e madrugada desta terça-feira.
Ministério do Mar

Novo plano de ordenamento privilegia renováveis

Entre outras medidas, o novo plano de ordenamento marítimo prevê a aposta nas energias renováveis oceânicas e a proibição da exploração petrolífera, anunciou a ministra do Mar.
Energia Renovável

Renováveis. 5 pareceres contra devolução de apoios

A APREN, que junta produtores renováveis, está pronta para lutar contra devolução de duplos apoios públicos. Cinco pareceres jurídicos contestam legalidade da medida que pode custar até 300 milhões.
Orçamento do Estado

Bloco. Governo deu "mega-isenção" às renovaveis

Centrais eólicas que ganharam licença em concurso e contribuíram para fundo de inovação vão continuar isentas do pagamento da contribuição extraordinária sobre a energia.
Emmanuel Macron

Macron vai fechar 14 reatores nucleares até 2035

Além do fecho de reatores, também vai ser dado apoio ao desenvolvimento das energias renováveis, que vai passar dos cinco mil milhões atuais para "sete a oito mil milhões de euros por ano".
Energia Renovável

Renováveis podem ter de devolver até 300 milhões

137
Mais de 150 produtores do regime especial receberam 300 milhões de euros em apoios públicos que acumularam com tarifas acima do mercado e vão ter de devolver uma parte. Decisão está com João Galamba.
Energia Renovável

Cabo Verde quer reforçar energias renováveis

O ministro da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde disse que o plano é um "instrumento importante" para a implementação do programa nacional para a sustentabilidade energética.
Energia Renovável

Lucros da EDP Renováveis descem 30% até setembro

A EDP Renováveis registou lucros de 115,2 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2018, uma diminuição de 30% em relação ao período homólogo de 2017.
João Galamba

A energia "é o sonho de qualquer esquerdista"

297
Para o novo secretário de Estado, João Galamba, a energia "é o sonho de qualquer esquerdista". Na área orçamental, Europa era fonte de austeridade e limites. Na energia há desafios e oportunidades.
Energia Renovável

Iberdrola inaugura parque eólico no mar Báltico

A elétrica espanhola Iberdrola inaugura, no mar Báltico em Sassnitz, na Alemanha, um parque eólico no qual investiu cerca de 1,4 mil milhões de euros, sem planos para replicar o projeto em Portugal.
EDP

EDP vai vender oito centrais mini-hídricas

A empresa EDP anunciou ao mercado a venda de oito centrais mini-hídricas no estado do Espírito Santo, no Brasil, negócio com o qual espera arrecadar 591 milhões de reais (140 milhões de euros).
João Galamba

As heranças de João Galamba na energia /premium

Novos homens fortes da energia terão de validar cortes nas rendas da EDP e nas renováveis já anunciados, decidir furo de petróleo na costa algarvia e nomeação para a ERSE, que pode ser chumbada na AR.
Energia Renovável

O que juntou Mexia, Galamba e o "novo ministro"

157
Um projeto inovador para produzir energia eólica em águas profundas. O Windfloat trouxe à sede da EDP o novo secretário de Estado da energia e o ministro com uma viragem na discurso sobre o setor.
EDP

Primeiro ato público de João Galamba será na EDP

116
Recém-nomeados ministro e secretário com a transição energética, Matos Fernandes e João Galamba, vão esta sexta-feira à EDP para o lançamento de um projeto pioneiro na área das renováveis.
Energia Renovável

Vestas inaugura novas instalações em Matosinhos

140
A abertura no complexo empresarial da Lionesa, em Matosinhos, criou já duas centenas de postos de trabalho na região, a que deverão juntar-se mais 80 até final do ano.
Energia Solar

81 novos pedidos de construção de centrais solares

120
A direção-geral de Energia e Geologia (DGEG) recebeu 81 novos pedidos de construção de centrais solares, em regime de mercado, representando um total de 1.700 megawatts (MW) de capacidade.
EDP Renováveis

EDP Renováveis entra na energia solar brasileira

A EDP Renováveis fez contrato de longo prazo para produção e venda de energia solar no Brasil. Empresa vai construir e explorar uma central fotovoltaica com capacidade de 199 megawatts.
Comissão Europeia

Barragens. Bruxelas quer explicações este mês

"Podem as autoridades portuguesas apresentar elementos de justificação da decisão relativa à extensão de 27 contratos de concessões elétricas a favor da EDP?", questiona a Comissão Europeia.
Energia Renovável

Angola quer produzir 800 megawatts em renováveis

Angola irá, até 2025, produzir 800 megawatts de energia elétrica a partir de fontes renováveis, o que permitirá aumentar de 40% para 60% o total de população com acesso à eletricidade.
EDP Renováveis

EDP reforça produção de energia eólica no Brasil

A EDP Renováveis, S.A. assegurou Contratos de Aquisição de Energia (CAEs) a 20 anos para a venda de eletricidade no mercado regulado brasileiro.
Energia Renovável

Eólicas. Mais potência só se não fizer subir preço

Portaria diz que parques eólicos só podem aumentar a potência se isso não tiver impacto negativo no preço final da eletricidade. Regime do sobreequipamento podia custar até 332 milhões em 15 anos.
Energia Solar

81 milhões para centrais solares em Santarém

O Governo aprovou esta semana três novas centrais solares sem subsídios pagos pelos consumidores, que serão promovidas pela Escalabis Solar, num investimento de 81 milhões de euros.
Energia Solar

Energia solar produzida pode sextuplicar até 2025

141
Ministro da Economia disse que Portugal é um dos países mais competitivos na energia solar e está a ganhar novas centrais que permitirão multiplicar por seis a produção nacional até 2025.
Energia Solar

Central solar sem subsídios já produz em Ourique

203
A primeira grande central solar da Europa a produzir energia sem tarifas garantidas ou outros subsídios já está a funcionar no concelho de Ourique, após um investimento de 35 milhões de euros.
Energia Renovável

Que produtores de eletricidade ganham mais?

Estudo da ERSE confirma que eólicas mais antigas têm remuneração mais alta. Mas também há renováveis com rentabilidade inferior às centrais da EDP que beneficiam dos CMEC. 85% da produção tem apoios.
EDP

Extensão das barragens sem concurso foi ilegal

300
Ex-presidente da ERSE admite que decisão de Manuel Pinho de estender o prazo de exploração das barragens da EDP e da central de Sines para além do prazo inicial, sem concurso público, será ilegal.
EDP

Lei dos CMEC deixou regulador de pés e mãos atados

Ex-presidente da ERSE diz que lei que aprovou rendas às centrais da EDP em 2004 teve a "preocupação inequívoca" de retirar poder ao regulador. "Estávamos de pés e mãos atados", diz Vítor Santos.
Energia Renovável

Quando há concursos, como na éolica, não há rendas

Ex-secretário de Estado do Ambiente diz que não há rendas excessivas quando foram feitos concursos como na energia eólica. Carlos Pimenta defende renováveis face à opção nuclear que é uma "desgraça".
Água

Trinta e quatro albufeiras com mais de 80% de água

Trinta e quatro das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental tinham em junho reservas superiores a 80% do volume total e apenas duas estavam abaixo dos 40%.
Angola

Angola pede financiamento para reabilitar barragem

O Governo angolano prevê recorrer a um financiamento de Espanha para reabilitar a Central Hidroelétrica da Matala, construída em 1958 na província da Huíla, no sul.
Barragens

Barragens canceladas podiam abastecer o interior

140
Em 2016, o Governo cancelou a construção das barragens do Alvito e Girabolhos. Em conjunto, as duas infraestruturas podiam armazenar um total de 764 milhões de metros cúbicos de água.
Água

Albufeiras: 39 têm mais de 80% de água

Das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental, 39 tinham em maio reservas superiores a 80% do volume total e apenas duas estavam abaixo dos 40% do nível de água.
Moçambique

Hidroelétrica de Cahora Bassa sofreu prejuízo

Devido a um apagão provocado por uma intervenção técnica na central de produção elétrica da barragem de Cahora Bassa, e que durou cinco horas, a barragem sofreu um prejuízo de 811 mil euros.
Energia

Produção de eletricidade da EDP sobe 7% 

Produção eólica subiu 13% e produção hídrica cresceu 42%. Volume da eletricidade distribuída cresceu em todos os mercados, com destaque para Portugal, com um aumento de 4,5% no primeiro trimestre.
EDP

Produção da EDP Renováveis aumenta 14% até março

Empresa produziu 8,8 terawatt/hora (TWh) de energia renovável no primeiro trimestre deste ano, beneficiando do recurso eólico excecional face a um trimestre médio.
Brasil

Grupo espanhol constrói centrais fotovoltaicas

A brasileira Celeo Redes, pertencente ao grupo espanhol Elecnor, ganhou a adjudicação da construção, manutenção e exploração de seis centrais de energia solar fotovoltaicas no Brasil.
Energia Solar

Criado grupo de trabalho para energia solar

141
Foi criado um grupo de trabalho para simplificar os investimentos na produção de energia fotovoltaica. A ideia é reforçar o apoio aos investidores e a transparência da informação.
Autoridades Locais

Mêda com projeto de barragem que custa 10 milhões

121
Mêda, distrito da Guarda, vai candidatar-se a fundos comunitários com um projeto de uma barragem de regadio, "um projeto já antigo" que considera "muito importante" para o concelho.
Energia Renovável

Renováveis produziram mais que o consumo em março

881
Produção a partir de fontes renováveis ultrapassou todo o consumo de eletricidade em Portugal continental em março. Resultados são "inéditos" em pelo menos 40 anos. Energia verde chegou para 70 horas.
Energia

Consumo de energia elétrica sobe 9,7% em março

O consumo de energia elétrica em Portugal subiu 9,7% em março, face a igual período do ano anterior, para 4.650 Gigawatt hora. Em relação ao consumo de gás natural registou-se uma redução de 19%
Água

Água. 32 albufeiras com reservas acima dos 80%

No fim de março, 32 das 60 albufeiras monitorizadas tinham reservas de água superiores a 80%. No final do mês, só três tinham disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
Ministério do Ambiente

Albufeiras têm mais água, mas vai haver nova seca

210
As albufeiras têm hoje mais água do que tinham há um ano. O ministro do Ambiente diz que, ainda assim vai haver seca e que o Governo está a pensar aproveitar as chamadas "águas cinzentas".
Barragens

Bacias a sul têm "menos água do que é comum"

João Matos Fernandes afirmou que, apesar da recuperação que tiveram, as bacias hidrográficas "têm menos água do que é comum". A bacia hidrográfica do Sado por exemplo deveria estar nos 50%.
EDP

Sócrates diz que foi EDP que adjudicou Baixo Sabor

130
Advogados do ex-primeiro-ministro falam em "razões caluniosas" sobre eventuais subornos pagos à margem da construção da barragem do Baixo Sabor, cuja adjudicação aconteceu no Governo Sócrates.
Eletricidade

Consumo assegurado por renováveis durante 69 horas

O consumo de eletricidade em Portugal foi assegurado na íntegra por fontes renováveis, sobretudo energia eólica, durante 69 horas seguidas, anunciou a APREN.
Barragens

Barragens do sul enchem a ritmo "bastante lento"

155
A norte do Tejo há barragens próximas da sua capacidade máxima e algumas já a atingiram. Mesmo com as fortes chuvas, a sul as barragens enchem a um ritmo muito lento, alertou o ministro do ambiente.
Energia

Produção das barragens bateu recorde na quarta

1512
A produção de eletricidade bateu o recorde esta quarta-feira, com as barragens a atingirem um novo máximo histórico devido à chuva dos últimos dias.
Energia Renovável

Sines. 25 milhões para central solar fotovoltaica

669
O Governo aprovou a atribuição da licença de produção à central solar fotovoltaica de Morgavel, em Sines, em regime de mercado, com uma potência de cerca de 45 megawatt (MW).
Água

Água desceu em nove albufeiras

A quantidade de água armazenada em fevereiro desceu em nove bacias hidrográficas de Portugal continental e desceu em três, em comparação com o mês de janeiro.
EDP

Imposto sobre carvão pode antecipar fecho de Sines

146
Imposto sobre o carvão, introduzido este ano, pode antecipar fecho da central de Sines, admite António Mexia. Presidente da EDP avisa que poderá pôr em perigo a segurança de abastecimento
Barragens

Obra na barragem de Fagilde vai arrancar

A obra nas ensecadeiras da barragem de Fagilde, em Viseu, vai arrancar na quinta-feira. O objetivo é garantir o aumento da capacidade armazenamento temporária durante a época de estiagem.
Manuel Caldeira Cabral

Portugal quer ser líder na indústria digital

O ministro da Economia afirmou que Portugal quer estar entre os líderes da indústria digital. Manuel Caldeira Cabral utilizou o setor da energia renovável como exemplo.
Moçambique

Barragem que abastece Maputo com pouca água

A barragem de Pequenos Libombos, que abastece Maputo, está com um baixo nível de água. O estado da albufeira reflete a escassez de precipitação que se vive naquela região.
PCP

PCP defende construção de pequenas barragens

333
Líder parlamentar do PCP defendeu linhas de apoio direto aos agricultores para a construção de pequenas barragens, considerando as medidas do Governo contra a seca "muito aquém das necessidades".
Barragens

Albufeiras. Governo investe 3,5 milhões de euros

Vão ser utilizados 3,5 milhões de euros para aumentar a capacidade de oito albufeiras. João Pedro Matos Fernandes quer garantir que "temos condições de chegar ao próximo verão".
Energia

Bruxelas recomenda alternativas às barragens

A Comissão Europeia recomenda que Portugal avalie as alternativas energéticas às barragens. A comissária europeia para a Política Regional está preocupada com a falta de preocupação.
Água

Ministro anuncia que barragens vão ser dragadas

O ministro do ambiente anuncia na próxima semana quais as barragens que vão ser dragadas. O objetivo "é aumentar a capacidade de reserva" dessas mesmas barragens para o verão.
Água

Até 10 barragens vão ser dragadas, sobretudo a sul

Até final de junho, "com impactes ambientais virtualmente nulos", irá proceder-se à dragagem de fundos de algumas barragens, sobretudo no sul do país, segundo João Matos Fernandes.
Energia Renovável

Fogos e seca fazem disparar emissões de CO2

182
Emissões de dióxido de carbono dispararam 20% no ano passado para um nível recorde na década. É o duplo efeito da seca que obrigou a usar centrais térmicas para substituir as renováveis e dos fogos.
Moçambique

Produção da Hidroelétrica de Cahora Bassa cai 

A produção de energia da Hidroelétrica de Cahora Bassa caiu em 2017, devido à situação de seca que "fez com que o ano se iniciasse com um nível de armazenamento historicamente baixo".
Angola

Angola aprova financiamento para Barragem de Laúca

A segunda maior barragem em África, Laúca, servirá para abastecer oito milhões de pessoas, chegando em 2018 às províncias do centro do país.
Energia Renovável

Barragens abastecem 11% do consumo de eletricidade

A produção de energia renovável das barragens representou em 2017 11% do consumo total de eletricidade. A produção renovável total abasteceu 40% do consumo.
Energia Renovável

Governo aprova parque eólico na Serra d'Aire

O Governo aprovou o parque eólico da Eneólica, do grupo Lena, na Serra d'Aire. O projeto acarreta um investimento de 24 milhões de euros.
Governo

Governo compreende que "Bloco esteja incomodado"

Ministro adjunto Pedro Siza Vieira afirmou, em declarações à Sic Notícias, que PS e Governo sempre tiveram a mesma posição sobre a taxa às renováveis e que o Bloco a conhecia desde fevereiro.
Energia Renovável

Renováveis. Corte de 133 milhões está por cobrar

O Governo quis corrigir os apoios públicos pagos "em excesso" aos produtores de renováveis. Medida beneficiou o preço da eletricidade em 2017, mas, um ano depois, os valores ainda não foram cobrados.
Orçamento do Estado

Mortágua: BE vai cumprir acordo com o Governo

143
Insiste na crítica da cedência aos lobbies e afirma que o Bloco não desistirá da taxa sobre as renováveis. Mariana Mortágua garante porém que o Bloco continuará a cumprir o acordo com o Governo.
Energia Renovável

Espanha cortou, teve processos, mas só perdeu fora

129
Quando o Governo refere o risco jurídico da contribuição sobre renováveis está a pensar em Espanha. País cortou a sério no setor e levou com chuva de processos. E só perdeu caso julgado fora de casa.
Orçamento do Estado

António Costa travou a nova taxa sobre renováveis

676
Economia validou a proposta do BE e o PS aprovou-a, para depois a chumbar, numa segunda votação. Pelo meio, o primeiro-ministro interveio. Governo não quis abrir mais guerras jurídicas com operadoras.
Água

Seca. Bragança quer construir barragens e charcas

200
O presidente da Câmara Municipal de Bragança planeia construir 39 charcas e três novas barragens para armazenar água. O abastecimento de água à população está por enquanto assegurado.
Suécia

A central elétrica que troca o carvão por roupa

247
A Malarenergi AB tem como objetivo largar os combustíveis fósseis até 2020. Até lá, a central elétrica está a queimar roupa inutilizável da H&M para substituir o carvão.
Moçambique

Moçambique. Estado dispersa capital em bolsa

O presidente moçambicano anunciou que o Estado vai dispersar 7,5 do capital da Hidroelétrica de Cahora Bassa em bolsa. Filipe Nyusi quer abrir a estrutura acionista a todos os moçambicanos.
Orçamento do Estado

Lobby ou cooperação? PS muda voto em 2 dias

635
PS começou por aprovar proposta do BE para uma contribuição sobre a produção de energia renovável, mas acabou por votar contra em nome da cooperação com os produtores. Bloco denuncia lobbies.
Orçamento do Estado

Nova contribuição sobre eólicas pode baixar a luz

103
Proposta do Bloco estende a contribuição da energia às eólicas. Receita esperada de 250 milhões de euros pode permitir uma revisão extraordinária que baixe mais o preço da eletricidade em 2018.
Água

Seca. Conselho Mundial da Água sugere barragens

Benedito Braga defendeu a construção de barragens e prémios e penalizações como formas de combater a seca. O presidente do Conselho Mundial da Água está em Portugal até sexta-feira.
Ambiente

15 mil cientistas fazem segundo aviso à humanidade

9338
Em 1992, 1.700 cientistas alertaram a Terra para uma "grande miséria humana". Agora são mais de 15 mil a avisar a humanidade de que os problemas estão a piorar "alarmantemente".
Água

Alto Minho. Níveis de água das barragens preocupam

O vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho disse que os níveis de armazenamento de água nas albufeiras do Alto Minho "são preocupantes, mas não dramáticos".
REN

Lucro da REN aumenta 26% até setembro

A REN teve lucros de 88,9 milhões de euros de janeiro até setembro. A empresa justificou o crescimento com o "sólido desempenho financeiro".
Energia

EDP avança com construção de dois parques eólicos

A EDP Renováveis vai avançar em 2018 com a construção dos dois parques eólicos aprovados pelo Governo no final de outubro referentes a candidaturas à atribuição de licenças eólicas feitas em 2008.
Energia

Energia nas barragens com mínimos históricos

Este foi o pior mês de outubro de sempre no que toca à produtividade hidroelétrica. Ainda assim, a produção eólica cresceu.
Água

Seca. Barragem de Fagilde vai ter reforço de água

A Barragem de Fagilde, que abastece os concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, vai ter um reforço de água. A reutilização de águas das ETAR está a ser avaliada.
Inovação

Uma bateria com o dobro da energia e mais barata

246
O armazenamento de energia, um dos maiores problemas das renováveis, pode ser facilitado com uma bateria de enxofre, ar, água e sal cem vezes mais barata que uma convencional.
Ambiente

Em 10 dias há solução para a seca em Viseu

O ministro do Ambiente disse esta quarta-feira que dentro de 10 dias existirá uma solução alternativa para a seca na região de Viseu. João Matos Fernandes afirma que há água até ao início de novembro.
Agricultura

Agricultores podem vir a mudar espécies cultivadas

351
Com as previsões a apontarem para pouca chuva e temperaturas acima da média até dezembro, o Governo está a ponderar pedir aos agricultores que alterem as próximas culturas de regadio.
Guiné-Bissau

Guiné terá apoio na construção de centrais solares

O Banco de Desenvolvimento da África Ocidental anunciou que aprovou um financiamento de cerca de 38 milhões de euros na Guiné-Bissau para a construção de três centrais solares fotovoltaicas.
António Costa

Governo quer "pequenos Alquevas" por todo o país

702
António Costa anunciou este sábado a intenção de aumentar em 90 mil hectares a área de regadio no país. Projeto estará em fase de conclusão de financiamento junto do Banco Europeu de Investimento.
Energia Renovável

EDP Renováveis fecha contrato na Escócia

A EDP Renováveis fechou um contrato de fornecimento de energia eólica offshore (no mar) durante 15 anos na Escócia para a entrega de 950 megawatts (MW).
Água

Abrantes preocupada com impacto dos fogos na água

Abrantes foi afetado por dois grandes incêndios. O presidente da câmara quer um estudo sobre impacto que estes incêndios tiveram na qualidade da água que abastece 2 milhões de portugueses.
Alentejo

150 toneladas de peixe retirados de 4 barragens

181
Um total de 150 toneladas de peixes vai ser retirado de quatro albufeiras no Alentejo, a partir do início da próxima semana, devido à seca e para não prejudicar a qualidade da água, revelou o Governo.
Energia Renovável

Travão à produção adicional a preço garantido

110
Governo quer limitar autorização dada às centrais eólicas para produzir mais energia a um preço garantido. Primeiro, é preciso avaliar custos e só há luz verde se não tiver impacto negativo no preço.
Angola

Eduardo dos Santos inaugura maior barragem do país

O Presidente angolano inaugurou a maior barragem do país, em Laúca, e lançou a primeira pedra em Caculo Cabaça, que a vai superar, obras no rio Kwanza avaliadas em 7.500 milhões de euros.
Angola

Angola. Odebrecht fica com manutenção de barragens

Três barragens angolanas vão passar a ter a manutenção a cargo da construtora brasileira Odebrecht. O contrato prevê a operação, manutenção e modernização das centrais.
Global Shapers

Portugueses precisam de ser “piratas de ideias"

146
Vejo em Portugal uma necessidade clara de que a liderança aborde problemas de uma maneira diferente, focando e encorajando a discussão rápida de ideias focadas em ação – requer ação e não retórica.
Água

Só 1,2% da água residual tratada é reutilizada

102
Apenas 1,2% das águas residuais tratadas são reutilizadas, metade da média registada na União Europeia. A associação Zero defende medidas prioritárias em algumas bacias hidrográficas.
Pesca

"Parar a pesca da sardinha 15 anos é um absurdo"

2134
Carlos Sousa Reis, biólogo e investigador, diz que recomendação do Conselho Internacional para a Exploração do Mar de parar a pesca da sardinha durante 15 anos não faz sentido. E que não vai resultar.
Energia

Portugal quer meta vinculativa para interligações

136
O governo português quer metas vinculativas no reforço das interligações das redes de gás e eletricidade na União Europeia. Para que a Península Ibérica deixe ser uma ilha no mercado de energia.
Barragens

Produção da EDP a cair 6% até junho

A produção total da EDP recuou 6% nos primeiros seis meses deste ano face ao período homólogo, devido à reduzida atividade das barragens em Portugal e Espanha.
Barragens

Barragens ajuda economia do Alto Tâmega

A construção das barragens do Alto Tâmega transformou-se "num balão de oxigénio" que está a mexer com a hotelaria, arrendamentos e a criar empregos em Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena.
Incêndios

Governo aprova 4 novas centrais de biomassa

O Governo deu luz verde a quatro novas centrais elétricas de biomassa florestal, representando um investimento de cerca de 185 milhões de euros.
Ambiente

Seca. Governo vai ativar plano de contingência

Secretário de Estado do Ambiente admite "situação gravíssima" no país, com cerca de 80% do território em seca severa ou extrema. E admite que vão ativar comissão e plano de contingência.
Energia Renovável

Projeto junta água e sol para produzir energia

1065
Uma central fotovoltaica a flutuar numa barragem. Projeto inovador da EDP combina duas formas de energia renovável. Ainda é um piloto. Se resultar, os painéis solares podem chegar a mais albufeiras.
Elétricos

Vêm aí carros eléctricos a energia solar?

Quando os eléctricos com baterias recarregáveis na “tomada” ainda muito têm que lutar para se impor, eis que a Lightyear promete já para 2019 um modelo recarregável através de painéis fotovoltaicos.
Energia Renovável

Empresas aumentaram investimento nas renováveis

Estudo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto mostra que com o declínio da utilização do carvão, as empresas energéticas aumentaram o investimento em energias renováveis.
Energia Renovável

Renováveis geram mais potência por menos dinheiro

As energias renováveis conseguiram em 2016 mais potência instalada por menos dinheiro, de acordo com o Relatório da Situação Global das Energias Renováveis 2017.
Energia Solar

A revolução vai acontecer nos telhados dos outros

358
É legítimo perguntar: “Se o investimento é assim tão bom, porque é que não está o país cheio de painéis nas coberturas?”. É também uma pergunta que me assaltava em cada aterragem de avião em Portugal?
Energia Renovável

Energia renováveis. China e Índia melhores que EUA

A China e a Índia surgem pela primeira vez como os mercados mais atrativos para os investidores em energias renováveis à frente dos Estados Unidos, que recuam para a terceira posição.
Energias Alternativas

Portugal líder de energia eólica no domingo

1565
A produção de eletricidade de origem eólica atingiu os 85 Gigawatt-hora (GWh) em Portugal no passado domingo, o que representou 79% do consumo nacional e o melhor desempenho entre os países europeus.
Energia Renovável

BeOn Energy representa Portugal na Free Electrons

Empresa portuguesa, que desenvolve microinversores, foi escolhida entre 451 startups como uma das doze finalistas do concurso mundial Free Electrons. Vencedor vai receber prémio de 200 mil dólares.
Energia Renovável

Produção hidroelétrica caiu 52%

A produção hidroelétrica caiu 52% no primeiro trimestre do ano em relação ao período homólogo, para 3.140 Gigawatt-hora (GWh), tendo sido ultrapassada pela produção eólica e a gás natural, segundo dados da REN - Redes Energéticas Nacionais.
Energia Solar

Cientistas criam painéis solares que dão de noite

Cientistas de universidades chinesas criaram painéis solares capazes de gerar energia mesmo de noite, com chuva ou nevoeiro, anunciou o jornal oficial Diário do Povo.
Energia Renovável

Energias renováveis. Portugal em 8º lugar

Portugal registava em 2015 o oitavo valor mais elevado entre os 28 Estados-membros da União Europeia em termos de recurso a energias renováveis, que representavam 28% do consumo final bruto de energia.
Energia Renovável

Já há 11 mil produtores domésticos de eletricidade

583
Em dois anos, surgiram 11 mil clientes domésticos que também produzem eletricidade. Ainda é residual, mas a ERSE diz que é uma oportunidade para o consumidor deixar de ser aquele que no fim paga tudo.
Energia Renovável

Energia do mar vale 250 milhões e mil empregos

293
A industrialização das energias renováveis, a nível de eólicas 'offshore' e de marés, poderá criar uma mais valia económica de 250 milhões de euros e mil postos de trabalho diretos, diz ministra.
Aquecimento Global

Shell alertou para "ameaça" do aquecimento global

Num vídeo de 1991, a Shell alertava para os erros do aquecimento global. "Não deixará nenhum país ileso", disse. O vídeo, que foi divulgado em escolas, defendia o recurso a energias renováveis.
Energia Renovável

Podemos viver só com renováveis? E a que preço?

634
Portugal é visto como exemplo nas energias verdes. A produção renovável vai continuar a crescer. Mas até onde se pode ir sem colocar em risco a segurança do abastecimento e sem agravar os custos?
Galp

Galp não larga o petróleo, mas quer renováveis

A Galp quer estar na energia de baixo carbono e admite investir em produção renovável. "É uma ambição, mas não um compromisso", diz o presidente. O petróleo e o gás vão continuar a ser fundamentais.
Energia Solar

Novo tipo de células solares no Canadá

Investigadores do Canadá desenvolveram um novo tipo de células solares, que podem ser fabricadas a temperaturas mais baixas, aumentando o número de possíveis aplicações com menos custos.
Barragens

Barragem do Tua começa produção em agosto

A barragem do Tua, em Trás-os-Montes, já encheu para testes de segurança e deverá estar concluída e a produzir energia em agosto.
Barragens

Barragens. Governo Sócrates sob suspeita

1784
A associação ambientalista GEOTA apresentou esta manhã uma queixa-crime por suspeitas de corrupção e tráfico de influências nas decisões tomadas no âmbito do programa nacional de barragens.
Angola

Maior barragem de Angola começa a encher em março

205
A albufeira do Aproveitamento Hidroelétrico de Laúca, no rio Kwanza, que será a maior barragem de Angola quando entrar em funcionamento este ano, começa a encher na primeira quinzena de março.
Energia Renovável

Medidas para poupar energia terão financiamento

As melhores medidas apresentadas pelos promotores de festivais para apostar no desempenho ambiental poupando recursos, no tratamento de efluentes e produção de energia terão financiamento até 60%.
A página está a demorar muito tempo.