Energia Renovável

Energia Renovável

Omniflow fecha ronda de investimento de 2 milhões

A nova ronda de financiamento vai servir para reforçar a equipa de gestão em desenvolvimento de software, Internet das Coisas (IoT) e comercial, bem como para consolidar a estratégia internacional.
Energia Renovável

Renováveis deram poupança de 1,3 mil milhões

279
As energias renováveis permitiram, em 2018, reduzir em seis milhões de toneladas as emissões de dióxido de carbono (CO2), face a 2017, resultando numa poupança de 1,3 mil milhões.
Empresas

Energias renováveis: Petrobras e Total em parceria

A Petrobras terá a participação de 49% da nova empresa, sendo os outros 51% de propriedade da Total. A Total também pagará à Petrobras um valor adicional de 50 milhões de dólares.
Roubo

Roubo de cabos deixa ponte Maputo-Katembe sem luz

A ponte Maputo-Katembe, entre as duas margens da baía da capital moçambicana, esteve sem luz várias horas, entre a noite de segunda-feira e madrugada desta terça-feira.
Ministério do Mar

Novo plano de ordenamento privilegia renováveis

Entre outras medidas, o novo plano de ordenamento marítimo prevê a aposta nas energias renováveis oceânicas e a proibição da exploração petrolífera, anunciou a ministra do Mar.
Energia Renovável

Renováveis. 5 pareceres contra devolução de apoios

A APREN, que junta produtores renováveis, está pronta para lutar contra devolução de duplos apoios públicos. Cinco pareceres jurídicos contestam legalidade da medida que pode custar até 300 milhões.
Orçamento do Estado

Bloco. Governo deu "mega-isenção" às renovaveis

Centrais eólicas que ganharam licença em concurso e contribuíram para fundo de inovação vão continuar isentas do pagamento da contribuição extraordinária sobre a energia.
Emmanuel Macron

Macron vai fechar 14 reatores nucleares até 2035

Além do fecho de reatores, também vai ser dado apoio ao desenvolvimento das energias renováveis, que vai passar dos cinco mil milhões atuais para "sete a oito mil milhões de euros por ano".
Energia Renovável

Renováveis podem ter de devolver até 300 milhões

137
Mais de 150 produtores do regime especial receberam 300 milhões de euros em apoios públicos que acumularam com tarifas acima do mercado e vão ter de devolver uma parte. Decisão está com João Galamba.
Energia Renovável

Cabo Verde quer reforçar energias renováveis

O ministro da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde disse que o plano é um "instrumento importante" para a implementação do programa nacional para a sustentabilidade energética.
Energia Renovável

Lucros da EDP Renováveis descem 30% até setembro

A EDP Renováveis registou lucros de 115,2 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2018, uma diminuição de 30% em relação ao período homólogo de 2017.
João Galamba

A energia "é o sonho de qualquer esquerdista"

297
Para o novo secretário de Estado, João Galamba, a energia "é o sonho de qualquer esquerdista". Na área orçamental, Europa era fonte de austeridade e limites. Na energia há desafios e oportunidades.
Energia Renovável

Iberdrola inaugura parque eólico no mar Báltico

A elétrica espanhola Iberdrola inaugura, no mar Báltico em Sassnitz, na Alemanha, um parque eólico no qual investiu cerca de 1,4 mil milhões de euros, sem planos para replicar o projeto em Portugal.
EDP

EDP vai vender oito centrais mini-hídricas

A empresa EDP anunciou ao mercado a venda de oito centrais mini-hídricas no estado do Espírito Santo, no Brasil, negócio com o qual espera arrecadar 591 milhões de reais (140 milhões de euros).
João Galamba

As heranças de João Galamba na energia /premium

Novos homens fortes da energia terão de validar cortes nas rendas da EDP e nas renováveis já anunciados, decidir furo de petróleo na costa algarvia e nomeação para a ERSE, que pode ser chumbada na AR.
Energia Renovável

O que juntou Mexia, Galamba e o "novo ministro"

157
Um projeto inovador para produzir energia eólica em águas profundas. O Windfloat trouxe à sede da EDP o novo secretário de Estado da energia e o ministro com uma viragem na discurso sobre o setor.
EDP

Primeiro ato público de João Galamba será na EDP

116
Recém-nomeados ministro e secretário com a transição energética, Matos Fernandes e João Galamba, vão esta sexta-feira à EDP para o lançamento de um projeto pioneiro na área das renováveis.
Energia Renovável

Vestas inaugura novas instalações em Matosinhos

140
A abertura no complexo empresarial da Lionesa, em Matosinhos, criou já duas centenas de postos de trabalho na região, a que deverão juntar-se mais 80 até final do ano.
Energia Solar

81 novos pedidos de construção de centrais solares

120
A direção-geral de Energia e Geologia (DGEG) recebeu 81 novos pedidos de construção de centrais solares, em regime de mercado, representando um total de 1.700 megawatts (MW) de capacidade.
EDP Renováveis

EDP Renováveis entra na energia solar brasileira

A EDP Renováveis fez contrato de longo prazo para produção e venda de energia solar no Brasil. Empresa vai construir e explorar uma central fotovoltaica com capacidade de 199 megawatts.
Comissão Europeia

Barragens. Bruxelas quer explicações este mês

"Podem as autoridades portuguesas apresentar elementos de justificação da decisão relativa à extensão de 27 contratos de concessões elétricas a favor da EDP?", questiona a Comissão Europeia.
Energia Renovável

Angola quer produzir 800 megawatts em renováveis

Angola irá, até 2025, produzir 800 megawatts de energia elétrica a partir de fontes renováveis, o que permitirá aumentar de 40% para 60% o total de população com acesso à eletricidade.
EDP Renováveis

EDP reforça produção de energia eólica no Brasil

A EDP Renováveis, S.A. assegurou Contratos de Aquisição de Energia (CAEs) a 20 anos para a venda de eletricidade no mercado regulado brasileiro.
Energia Renovável

Eólicas. Mais potência só se não fizer subir preço

Portaria diz que parques eólicos só podem aumentar a potência se isso não tiver impacto negativo no preço final da eletricidade. Regime do sobreequipamento podia custar até 332 milhões em 15 anos.
Energia Solar

81 milhões para centrais solares em Santarém

O Governo aprovou esta semana três novas centrais solares sem subsídios pagos pelos consumidores, que serão promovidas pela Escalabis Solar, num investimento de 81 milhões de euros.
Energia Solar

Energia solar produzida pode sextuplicar até 2025

141
Ministro da Economia disse que Portugal é um dos países mais competitivos na energia solar e está a ganhar novas centrais que permitirão multiplicar por seis a produção nacional até 2025.
Energia Solar

Central solar sem subsídios já produz em Ourique

203
A primeira grande central solar da Europa a produzir energia sem tarifas garantidas ou outros subsídios já está a funcionar no concelho de Ourique, após um investimento de 35 milhões de euros.
Energia Renovável

Que produtores de eletricidade ganham mais?

Estudo da ERSE confirma que eólicas mais antigas têm remuneração mais alta. Mas também há renováveis com rentabilidade inferior às centrais da EDP que beneficiam dos CMEC. 85% da produção tem apoios.
EDP

Extensão das barragens sem concurso foi ilegal

300
Ex-presidente da ERSE admite que decisão de Manuel Pinho de estender o prazo de exploração das barragens da EDP e da central de Sines para além do prazo inicial, sem concurso público, será ilegal.
EDP

Lei dos CMEC deixou regulador de pés e mãos atados

Ex-presidente da ERSE diz que lei que aprovou rendas às centrais da EDP em 2004 teve a "preocupação inequívoca" de retirar poder ao regulador. "Estávamos de pés e mãos atados", diz Vítor Santos.
Energia Renovável

Quando há concursos, como na éolica, não há rendas

Ex-secretário de Estado do Ambiente diz que não há rendas excessivas quando foram feitos concursos como na energia eólica. Carlos Pimenta defende renováveis face à opção nuclear que é uma "desgraça".
Água

Trinta e quatro albufeiras com mais de 80% de água

Trinta e quatro das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental tinham em junho reservas superiores a 80% do volume total e apenas duas estavam abaixo dos 40%.
Angola

Angola pede financiamento para reabilitar barragem

O Governo angolano prevê recorrer a um financiamento de Espanha para reabilitar a Central Hidroelétrica da Matala, construída em 1958 na província da Huíla, no sul.
Barragens

Barragens canceladas podiam abastecer o interior

140
Em 2016, o Governo cancelou a construção das barragens do Alvito e Girabolhos. Em conjunto, as duas infraestruturas podiam armazenar um total de 764 milhões de metros cúbicos de água.
Água

Albufeiras: 39 têm mais de 80% de água

Das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental, 39 tinham em maio reservas superiores a 80% do volume total e apenas duas estavam abaixo dos 40% do nível de água.
Moçambique

Hidroelétrica de Cahora Bassa sofreu prejuízo

Devido a um apagão provocado por uma intervenção técnica na central de produção elétrica da barragem de Cahora Bassa, e que durou cinco horas, a barragem sofreu um prejuízo de 811 mil euros.
Energia

Produção de eletricidade da EDP sobe 7% 

Produção eólica subiu 13% e produção hídrica cresceu 42%. Volume da eletricidade distribuída cresceu em todos os mercados, com destaque para Portugal, com um aumento de 4,5% no primeiro trimestre.
EDP

Produção da EDP Renováveis aumenta 14% até março

Empresa produziu 8,8 terawatt/hora (TWh) de energia renovável no primeiro trimestre deste ano, beneficiando do recurso eólico excecional face a um trimestre médio.
Brasil

Grupo espanhol constrói centrais fotovoltaicas

A brasileira Celeo Redes, pertencente ao grupo espanhol Elecnor, ganhou a adjudicação da construção, manutenção e exploração de seis centrais de energia solar fotovoltaicas no Brasil.
Energia Solar

Criado grupo de trabalho para energia solar

141
Foi criado um grupo de trabalho para simplificar os investimentos na produção de energia fotovoltaica. A ideia é reforçar o apoio aos investidores e a transparência da informação.
Autoridades Locais

Mêda com projeto de barragem que custa 10 milhões

121
Mêda, distrito da Guarda, vai candidatar-se a fundos comunitários com um projeto de uma barragem de regadio, "um projeto já antigo" que considera "muito importante" para o concelho.
Energia Renovável

Renováveis produziram mais que o consumo em março

881
Produção a partir de fontes renováveis ultrapassou todo o consumo de eletricidade em Portugal continental em março. Resultados são "inéditos" em pelo menos 40 anos. Energia verde chegou para 70 horas.
Energia

Consumo de energia elétrica sobe 9,7% em março

O consumo de energia elétrica em Portugal subiu 9,7% em março, face a igual período do ano anterior, para 4.650 Gigawatt hora. Em relação ao consumo de gás natural registou-se uma redução de 19%
Água

Água. 32 albufeiras com reservas acima dos 80%

No fim de março, 32 das 60 albufeiras monitorizadas tinham reservas de água superiores a 80%. No final do mês, só três tinham disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
Ministério do Ambiente

Albufeiras têm mais água, mas vai haver nova seca

210
As albufeiras têm hoje mais água do que tinham há um ano. O ministro do Ambiente diz que, ainda assim vai haver seca e que o Governo está a pensar aproveitar as chamadas "águas cinzentas".
Barragens

Bacias a sul têm "menos água do que é comum"

João Matos Fernandes afirmou que, apesar da recuperação que tiveram, as bacias hidrográficas "têm menos água do que é comum". A bacia hidrográfica do Sado por exemplo deveria estar nos 50%.
EDP

Sócrates diz que foi EDP que adjudicou Baixo Sabor

130
Advogados do ex-primeiro-ministro falam em "razões caluniosas" sobre eventuais subornos pagos à margem da construção da barragem do Baixo Sabor, cuja adjudicação aconteceu no Governo Sócrates.
Eletricidade

Consumo assegurado por renováveis durante 69 horas

O consumo de eletricidade em Portugal foi assegurado na íntegra por fontes renováveis, sobretudo energia eólica, durante 69 horas seguidas, anunciou a APREN.
Barragens

Barragens do sul enchem a ritmo "bastante lento"

155
A norte do Tejo há barragens próximas da sua capacidade máxima e algumas já a atingiram. Mesmo com as fortes chuvas, a sul as barragens enchem a um ritmo muito lento, alertou o ministro do ambiente.
Energia

Produção das barragens bateu recorde na quarta

1.512
A produção de eletricidade bateu o recorde esta quarta-feira, com as barragens a atingirem um novo máximo histórico devido à chuva dos últimos dias.
Energia Renovável

Sines. 25 milhões para central solar fotovoltaica

669
O Governo aprovou a atribuição da licença de produção à central solar fotovoltaica de Morgavel, em Sines, em regime de mercado, com uma potência de cerca de 45 megawatt (MW).
Água

Água desceu em nove albufeiras

A quantidade de água armazenada em fevereiro desceu em nove bacias hidrográficas de Portugal continental e desceu em três, em comparação com o mês de janeiro.
EDP

Imposto sobre carvão pode antecipar fecho de Sines

146
Imposto sobre o carvão, introduzido este ano, pode antecipar fecho da central de Sines, admite António Mexia. Presidente da EDP avisa que poderá pôr em perigo a segurança de abastecimento
Barragens

Obra na barragem de Fagilde vai arrancar

A obra nas ensecadeiras da barragem de Fagilde, em Viseu, vai arrancar na quinta-feira. O objetivo é garantir o aumento da capacidade armazenamento temporária durante a época de estiagem.
Manuel Caldeira Cabral

Portugal quer ser líder na indústria digital

O ministro da Economia afirmou que Portugal quer estar entre os líderes da indústria digital. Manuel Caldeira Cabral utilizou o setor da energia renovável como exemplo.
Moçambique

Barragem que abastece Maputo com pouca água

A barragem de Pequenos Libombos, que abastece Maputo, está com um baixo nível de água. O estado da albufeira reflete a escassez de precipitação que se vive naquela região.
PCP

PCP defende construção de pequenas barragens

333
Líder parlamentar do PCP defendeu linhas de apoio direto aos agricultores para a construção de pequenas barragens, considerando as medidas do Governo contra a seca "muito aquém das necessidades".
Barragens

Albufeiras. Governo investe 3,5 milhões de euros

Vão ser utilizados 3,5 milhões de euros para aumentar a capacidade de oito albufeiras. João Pedro Matos Fernandes quer garantir que "temos condições de chegar ao próximo verão".
Energia

Bruxelas recomenda alternativas às barragens

A Comissão Europeia recomenda que Portugal avalie as alternativas energéticas às barragens. A comissária europeia para a Política Regional está preocupada com a falta de preocupação.
Água

Ministro anuncia que barragens vão ser dragadas

O ministro do ambiente anuncia na próxima semana quais as barragens que vão ser dragadas. O objetivo "é aumentar a capacidade de reserva" dessas mesmas barragens para o verão.
Água

Até 10 barragens vão ser dragadas, sobretudo a sul

Até final de junho, "com impactes ambientais virtualmente nulos", irá proceder-se à dragagem de fundos de algumas barragens, sobretudo no sul do país, segundo João Matos Fernandes.
Energia Renovável

Fogos e seca fazem disparar emissões de CO2

182
Emissões de dióxido de carbono dispararam 20% no ano passado para um nível recorde na década. É o duplo efeito da seca que obrigou a usar centrais térmicas para substituir as renováveis e dos fogos.
Moçambique

Produção da Hidroelétrica de Cahora Bassa cai 

A produção de energia da Hidroelétrica de Cahora Bassa caiu em 2017, devido à situação de seca que "fez com que o ano se iniciasse com um nível de armazenamento historicamente baixo".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)