Exercício físico engarrafado: a marca internacional Nestlé tem uma equipa de oito cientistas, num centro de investigação na Suíça, à procura de uma utopia para vender nas prateleiras dos supermercados, conta a Bloomberg, esta semana. O objetivo é simples: criar uma bebida que tenha o mesmo efeito no metabolismo humano que fazer exercício físico.

Quem não conhece os chocolates KitKat e as cápsulas de café Nespresso? A maior empresa alimentícia do mundo, revelou a Bloomberg na quarta-feira, diz ter identificado uma enzima que é responsável por regular o metabolismo e que pode ser estimulada por um composto chamado C13, de forma a imitar o efeito de queimar gordura da mesma forma que o exercício faz.

“A fronteira entre alimentos e a indústria farmacêutica vai diminuir nos próximos anos. As empresas com um portfólio diversificado de alimentos saudáveis vão emergir como vencedoras”, disse Jean-Philippe Bertschy, analista do Banco Vontobel AG, em declarações à Bloomberg. Esta descoberta foi publicada na revista cientifica Chemistry & Biology (Química & Biologia, em português), em julho.

Os oito cientistas do Instituto de Ciências da Saúde da Nestlé em Lausanne, na Suíça, estão à procura de substâncias naturais que possam agir como gatilhos para queimar gordura. De acordo com uma investigação da empresa Euromonitor International, a procura dos consumidores por alimentos que tragam benefícios para a saúde, como massas sem glúten, deve ultrapassar o consumo da comida empacotada tradicional em 2019.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A chave para desbloquear esta utopia pode estar numa enzima chamada AMPK, que age como um coordenador metabólico para facilitar o queimar da gordura e açúcar no corpo, perceberam os cientistas.

“A enzima pode ajudar as pessoas que não toleram ou não podem continuar a fazer exercício físico rigoroso”, explicou Kei Sakamoto, coordenador da investigação, em declarações à Bloomberg.

Os testes em animais não vão começar nos próximos anos, revelou Kei Sakamoto. O preço das ações da Nestlé subiu 0,3%  depois de a marca ter revelado esta descoberta.