Lisboa será a Capital Europeia do Voluntariado em 2015

Lisboa competia com Basileia e Nápoles mas o júri optou pela capital portuguesa, numa escolha que reflete o trabalho feito no setor, diz o vereador da área, João Afonso.

i

A cidade terá o estatuto durante todo o ano de 2015

Júlio Lobo Pimentel/ Global Imagens

A cidade terá o estatuto durante todo o ano de 2015

Júlio Lobo Pimentel/ Global Imagens

Lisboa foi escolhida esta quinta-feira como Capital Europeia do Voluntariado em 2015. O anúncio foi feito em Barcelona (Espanha), cidade que foi a escolhida durante o ano de 2014.

Momento em que o vereador dos direitos sociais lisboeta João Afonso recebe o testemunho das mãos do presidente da câmara de Barcelona, Xavier Trias

Havia três cidades candidatas a receber o estatuto. Além de Lisboa, candidataram-se igualmente Basileia, na Suíça, e Nápoles, em Itália. “Foram assim consideradas questões ligadas com a dinâmica global do voluntariado, as qualidades do trabalho desenvolvido no âmbito deste setor, a relevância do seu papel na comunidade e o reconhecimento conferido ao papel do voluntário”, afirma, em comunicado, o gabinete de João Afonso.

A decisão do júri surge na véspera do Dia Internacional do Voluntariado, que se assinala esta sexta-feira, 5 de dezembro.

“O estatuto de Capital Europeia do Voluntariado pretende promover o voluntariado a nível das políticas locais, dando ênfase às cidades que melhor desenvolvem e acolhem estratégias de participação e envolvimento de parceiros e organizações de voluntários nas suas estratégias de intervenção”, salienta o comunicado.

No fim da cerimónia houve ainda uma exibição natalícia na Plaça Sant Jaume, onde se situa a câmara de Barcelona

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.