“Ninguém nasce a odiar outra pessoa devido à cor da sua pele, ao seu passado ou religião. As pessoas aprendem a odiar, e, se o podem fazer, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o seu oposto”.

Com um discurso conciliador, pacifista e igualitário, Nelson Mandela tornou-se o mais importante líder da África do Sul, e um dos mais respeitados em todo o mundo, ao ajudar o país a lutar contra a segregação racial e a desigualdade social. Nesta sexta-feira, no aniversário de um ano da sua morte, o Observador lembra o líder através de uma fotogaleria, com alguns dos principais registos da sua vida.

Nascido Nelson Rolihlahla Dalibhunga Mandela a 18 de julho de 1918 numa pequena aldeia do interior, mudou-se para Joanesburgo aos 23 anos onde iniciou a vida política. Foi advogado e líder da resistência, acabou preso por traição. No dia 11 de fevereiro de 1990, foi libertado e em 1994 tornou-se o primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul.

A partir de então, a história de Mandela tornou-se um legado que inspirou todo o mundo na luta pelos direitos humanos, e que lhe rendeu mais de 250 prémios e condecorações, incluindo o Nobel da Paz em 1993.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR