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E o Grammy vai para... o Twitter

Este artigo tem mais de 5 anos

Esqueça a cerimónia com o anúncio dos nomeados ao Grammy. Neste ano, a Academia inovou ao convidar diversos artistas a divulgar os finalistas ao prémio através do Twitter.

A cantora Miley Cyrus concorre pela primeira vez ao Grammy com o álbum "Bangerz" na categoria Melhor Álbum Pop Vocal.
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A cantora Miley Cyrus concorre pela primeira vez ao Grammy com o álbum "Bangerz" na categoria Melhor Álbum Pop Vocal.

Alexander Tamargo

A cantora Miley Cyrus concorre pela primeira vez ao Grammy com o álbum "Bangerz" na categoria Melhor Álbum Pop Vocal.

Alexander Tamargo

Foram divulgados nesta sexta-feira os nomeados para a 57ª edição dos Grammy Awards, que serão entregues no dia 8 de fevereiro no Staples Centes, em Los Angeles. Neste ano, a National Academy of Recording Arts and Sciences dos Estados Unidos decidiu inovar na maneira como revelou os artistas que concorrem ao gramofone de ouro ao convidar outros artistas, personalidades e músicos para divulgar os nomeados através do Twitter. A cerimónia de nomeados deu lugar às redes sociais, com o objetivo de atrair a atenção do público jovem e gerar mais repercussão mediática.

Foram os casos de Alanis Morrissette, Jared Letto, Kylie Minogue, dos DJS Zedd e Diplo, dos grupos Weezer e Vampire Weekend e dos apresentadores de televisão Ryan Seacrest e Giuliana Rancic, que gravaram vídeos com o anúncio dos nomeados e usaram menções no tweet. Outras categorias foram reveladas durante o dia no programa The Morning Show e no especial televisivo “A Very Grammy Christmas”, ambos do canal CBS.

Em entrevista ao site Mashable, Andrew Adashek, diretor para televisão do Twitter, explicou a vantagem de utilizar a rede social para eventos musicais, como o Grammy. “Hoje, a Academia de Música inovou no Twitter, ao aproveitar-se da natureza em tempo real e amplamente distribuída da rede para dar aos fãs de música uma experiência exclusiva e partilhada”.

Para o diretor de marketing da Academia da Gravação, Evan Greene, o uso do Twitter ajudou a criar um sentido de comunidade na indústria musical. “No final, tivemos vencedores passados do Grammy e atores a apresentadores de televisão e rádio, inclusive criadores do Youtube, a participar. A nossa preocupação era encontrar uma maneira autêntica para tornar o momento mais memorável para os artistas”, avança.

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Esta estratégia parece ter funcionado bem para dar notoriedade ao evento. O gráfico interativo abaixo mostra a média do número de tweets por minuto com a hashtag #Grammys nos Estados Unidos, entre a meia-noite a as seis da tarde desta sexta-feira. Os três principais picos? Quando os cantores Ed Sheeran e Ariana Grande e a rapper Nicki Minaj escreveram nas suas contas pessoais sobre as suas nomeações.

Beyoncé, Sam Smith e Pharell Williams lideram as nomeações com seis indicações cada. Disputam à gravação do ano “Shake it Off”, de Taylor Swift, “All About That Bass”, de Meghan Trainor, “Fancy”, de Iggy Azalea e Charli XCX, “Chandelier”, de Sia, e “Stay with Me”, de Sam Smith. Para álbum do ano, os nomeados são Beck (com Morning Phase), Ed Sheeran (com X), Beyonce (com Beyonce), Sam Smith (com In the Lonely Hour ) e Pharrell Williams (com Girl).

A lista completa dos concorrentes nas mais 80 categorias pode ser vista aqui ou na conta oficial do Grammy no Twitter.

http://twitter.com/vampireweekend/status/540913181972258816

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