A medida enquadra-se no novo funcionamento daquele troço, que liga o Cais do Sodré ao Terreiro do Paço e que reabriu em setembro passado, mas apenas ao transporte individual, após o trânsito ter sido cortado em abril para finalizar as obras de requalificação daquela zona ribeirinha da cidade.

Na altura, foi anunciado que a avenida encerraria à circulação automóvel entre as 06:00 de sábado e as 06:00 de segunda-feira, aplicando-se o mesmo horário aos feriados e dias seguintes, se estes não coincidirem com uma sexta-feira.

A avenida também fecha durante as férias escolares, reabrindo durante o ano letivo. E por isso encerrará de 16 de dezembro a 5 de janeiro.

“Nestes períodos especiais de encerramento da Ribeira das Naus, os veículos de transporte individual poderão circular na Rua do Arsenal”, reservada habitualmente aos transportes públicos, esclareceu a Câmara de Lisboa através de comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A autarquia justificou que, “com esta gestão, a Ribeira das Naus fica assim dedicada especialmente à fruição pedonal neste período festivo” do Natal.

A segunda fase das obras na Ribeira das Naus começou em março do ano passado, quando a Câmara de Lisboa inaugurou a primeira fase das obras na frente ribeirinha daquela avenida que incluiu a requalificação de infraestruturas, a construção da nova avenida e o avanço da margem sobre o rio.

Nesta intervenção mais recente foi também criado um novo jardim.

As obras na Ribeira das Naus representam um investimento total de 10 milhões de euros, dos quais 6,5 milhões ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).