Não faz muito tempo que o ator Burt Reynolds foi notícia por motivos menos felizes. Na tentativa de pagar a hipoteca da sua casa na Florida, a estrela viu-se forçada a vender objetos pessoais que contam uma vida e carreira preenchidas. Entre os 600 itens disponíveis, estão dois Globos de Ouro que vão ser leiloadas esta quinta e sexta-feira. Mas Reynolds não está sozinho no barco. De cantores a atores, a bancarrota já chegou para alguns nomes conhecidos do público em geral. Nem de propósito, o britânico Telegraph fez uma lista de famosos que, talvez não saiba, tiveram graves problemas financeiros em diferentes momentos da vida.

Ainda antes das finanças de Reynolds terem dado para o torto no início de 2014 —  o Bank of America alega que o artista não tem feito, desde 2010, quaisquer pagamentos para suprimir a hipoteca da sua casa avaliada em 700 mil libras (884 mil euros) –, já o ator tinha decretado falência em 1996. Mais, Reynolds chegou a perder qualquer coisa como 40 milhões de dólares (mais de 32 milhões de euros) quando se divorciou de Loni Anderson. As contas equilibraram-se com a vinda de papéis de sucesso, incluindo a participação no muito aclamado Boogie Nights.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lembra-se do single “Girls Just Want To Have Fun”? No início da carreira, a cantora Cyndi Lauper viu-se forçada a declarar falência, depois de a banda da qual era membro, Blue Angel, fracassar no universo musical. Estávamos em 1981. Durante algum tempo Lauper cantou num restaurante japonês, vestida de geisha, para angariar trocos. Tudo mudou quando o agente conseguiu-lhe um contrato com uma discográfica diferente e o sucesso marcou os álbuns “She’s So Unusual” e “True Colors”.

Embora a carreira do bóxer tenha aguentado cerca de duas décadas, com milhões de dólares angariados, Mike Tyson teria, em 2004, uma dívida avaliada em 23 milhões de dólares (cerca de 19 milhões de euros), conta o Business Insider. Tyson devia aos governos norte-americano e britânico um total de 17 milhões de dólares em impostos (13,7 milhões de euros), 750.000 dólares (mais de 600 mil euros) a diversas empresas de advogados e outros 300.000 (242.031 euros) a serviços de limusines. O Telegraph acrescenta, citando o New York Times, que o ex-campeão mundial de peso-pesados terá gasto a sua fortuna em joalharia, mansões, carros, festas e roupa. De entre as compras realizadas, destaca-se aquela na forma de um… tigre.

O nome MC Hammer está indiscutivelmente associado aos anos 1990, mas não só. Em 1991, o músico do single “U Can’t Touch This” teria uma fortuna no valor de 33 milhões de dólares (cerca de 27 milhões de euros), segundo a Forbes magazine, citada pelo site da apresentadora Oprah. Bastaram cinco anos para que o artista, nascido Stanely Burrell, somasse uma dívida de 13 milhões de dólares (10 milhões de euros) à conta de um estilo de vida luxuoso — incluindo uma mansão de 30 milhões de dólares (24 milhões de euros) e uma comitiva composta por 200 pessoas — que não acompanhava a venda de álbuns. MC Hammer decretou falência em 1996.

King, Larry King. O ex-apresentador viu-se envolvido numa batalha com a justiça quando foi acusado de roubar dinheiro ao seu parceiro de negócios, de nome Louis Wolfson — King chegou a ser preso em 1971. O Business Insider escreve que este quase perdeu a carreira no meio do escândalo e declarou falência em 1978. No entanto, o artista estaria “condenado” ao sucesso e a ser conhecido como o “Rei” (“King”, em inglês), com o programa televisivo Larry King Live a ter tempo de antena durante mais de duas décadas. Hoje em dia, Larry King tem nos bolsos a módica quantia de 150 milhões de dólares (mais de 120 milhões de euros).

Não seria de esperar que a palavra “falência” se colasse tão bem a um empresário como Donald Trump, mas a verdade é que o norte-americano conheceu a bancarrota por quatro vezes — em 1991, 1992, 2004 e 2009. Explica o Telegraph que as falências dizem respeito a empresas e não pertencem necessariamente à esfera pessoal. No entanto, as finanças pessoais sofreram uma machadada em 1991 quando Trump financiou a construção do Trump Taj Mahal — a dívida, diz a brasileira Exame, chegou à casa dos 900 milhões de dólares (quase 730 milhões de euros), pelo que o empresário teve de vender o luxuoso iate Trump Princess, a companhia aérea Trump Shuttle e a participação em vários outros negócios. A primeira falência custou-lhe ainda o casamento com a modelo Ivana Trump, união que conheceu o fim pela mesma altura.