Finanças Pessoais

EDP

As manobras agressivas do fundo que entrou na EDP /premium

O fundo de Paul Singer já foi acusado de mandar investigar a vida dos CEO e outras manobras radicais para forçar mexidas na gestão. Agora é a EDP que está na mira do "investidor mais temido do mundo".
Apollo

Fidelidade. Apollo com morada em paraísos fiscais

Os novos proprietários das casas do grupo Fidelidade detêm três fundos no paraíso fiscal das Ilhas Caimão, tendo ainda duas sociedades no Luxemburgo, outra porta de entrada pelos acordos fiscais.
Hackers

Não foram os emails. Doyen trama hacker português

974
Mandado de detenção europeu focava apenas queixa de fundo de investimentos Doyen Sports. Rui Pinto é presente a juiz de instrução esta sexta-feira, mas vai lutar contra extradição para Portugal.
Economia

Regras de ouro para saber tudo sobre a reforma

Neste explicador fique a saber as principais regras de ouro para planear com tempo a reforma.
Investimento

Dê um passeio mais tranquilo com a Diversificação

Apesar das boas intenções, nem o melhor dos conselhos substitui uma efetiva estratégia de investimento. Descubra a vantagem da diversificação
Economia

Fundos sustentáveis apostam na consciência social

A sustentabilidade é a nova tendência dos fundos de investimento. E Portugal não foge à regra.
Mota-Engil

Mota-Engil coloca 132 milhões em fundo mexicano

Este fundo conta com uma maturidade a 50 anos e permite "concretizar a execução de projetos de relevância na dimensão e geração de valor para as comunidades onde se insere", garante a Mota-Engil.
Economia

Fundos de Investimento

Os fundos de investimento estão ao seu alcance. Face ao novo enquadramento mundial investir em mercados de capitais significa tirar partido de uma ampla diversidade de alternativas. Saiba como.
PPR

Bancos vão ter de comunicar contas PPR ao fisco

Os bancos vão passar a ter de comunicar ao fisco as contas de clientes relativas a Planos de Poupança Reforma (PPR), segundo o diploma sexta-feira publicado em Diário da República.
Investimento

Fundos de Investimento: Sabe o que são?

Fique a conhecer o bê-à-bá dos fundos de investimento.
Fundos de Investimento

Fundos de baixo risco estão a perder dinheiro

Cerca de 90% dos fundos de investimento que envolvem pouco risco estão a registar perdas este ano. Em 56 produtos só sete apresentam rendibilidades acima de 0%. Resgates aumentam.
Investimento

10 inovações disruptivas que estão a mudar o mundo /premium

357
Terá sido achado um elixir da juventude? Está aí, finalmente, a tecnologia que vai desbloquear o progresso nos carros elétricos? Eis a nova edição de "Disruptive Innovations", elaborado pelo Citi.
Bolsa

Raize em bolsa. Não invista se confia em Buffett

Usámos os ensinamentos de Warren Buffett, o mais rico investidor do mundo, para avaliar a oferta pública de venda da Raize, a plataforma de financiamento colaborativo. Não compre ações.
Banca

Novas regras limitam concessão de crédito bancário

520
As regras do Banco de Portugal que estabelecem que as famílias apenas podem gastar metade do seu rendimento com empréstimos bancários, entram em vigor este domingo.
Entrevista

Paulo Monteiro: OPA da EDP está longe do justo

O diretor do Banco Invest acredita que as ações da EDP ajudarão o Alves Ribeiro PPR a continuar a ser o plano de poupança-reforma mais rentável. Os mercados emergentes são também uma opção do gestor.
Dinheiro

Multiplique o retorno do seu PPR

O ano de 2017 foi bom para os PPR: metade da oferta rendeu mais de 2%. Pelo terceiro ano, a nossa principal recomendação, o Alves Ribeiro PPR, voltou a bater toda a concorrência. Rendeu 5 vezes mais.
Investimento

Fundos. As escolhas mais económicas para investir

As sociedades gestoras devem deixar de cobrar comissões dentro de dois anos em alguns fundos cotados. Até lá, descubra as estratégias mais económicas (e os melhores fundos) para investir.
Dinheiro

Qual o melhor depósito? Use este comparador

A plataforma ComparaJá lançou uma ferramenta gratuita que reúne informação de 121 depósitos a prazo. As taxas de juro são, em média, de 0,48%, mas é possível aumentá-las até 2,25%.
Dinheiro

Como ganhar mais de 1% com capital garantido

Os aforradores estão a ganhar 0,12% por ano nos seus novos depósitos a prazo. Descubra como conseguir multiplicar os juros por 10, mantendo sempre a garantia sobre o capital investido.
Startups

Portugal Ventures vende B-Guest e GuestU

A sociedade de capital de risco Portugal Ventures vendeu as participações que tinha nas startups B-Guest e na GuestU à portuguesa Nonius Hospitality Technology.
Angola

Fundo britânico financia Angola com 500 milhões

O acordo de financiamento celebrado entre o ministério das Finanças angolano com a Gemcorp é no valor global de 500 milhões de dólares "com possibilidade de incremento" para o dobro.
Investimento

Investimento europeu cria emprego e inovação

131
Produzir amêndoas ou vinho no Alentejo, criar um centro de tecnologia no interior do país ou desenvolver ideias inovadoras na saúde são exemplos de projetos made in Portugal com o apoio europeu.
Dinheiro

Bankinter devolve 5% do que gastar com o cartão

O banco espanhol estreia a linha bankintercard com um cartão de crédito que pode ser contratado por não clientes. A devolução é a mais alta do mercado, mas esgota-se ao fim de 12 meses.
Poupança

Quer investir em imobiliário? Evite os fundos

Não é apenas porque perderam 10% em 5 anos. Os fundos imobiliários são caros, estão endividados e têm um quarto do património sem rendimentos. Além disso, consegue esperar um ano e meio para resgatar?
Finanças

O chapéu da habilidade e o casaco de visão

Combater a debilidade da poupança exige visão de longo prazo. Não é uma batalha que produza resultados com visibilidade imediata ou dividendos políticos ao virar da esquina.
Dinheiro

8 fundos chegam para si. Ignore os outros 3.888

109
Elegemos os melhores produtos nas 64 categorias de fundos de investimento. Todavia, reduzimos as soluções mais acertadas para investir em 2018 a apenas oito fundos, das ações às obrigações.
Fundos de Investimento

Mais de 50% em 2017? Apenas um gestor conseguiu

O fundo de investimento mais rentável ganhou 61,84% a apostar em ações chinesas. Conheça este produto (que recomendámos há três anos) e os outros que mais dinheiro deram aos investidores portugueses.
Lesados do BES

Governo prepara empréstimo direto a fundo

Governo vai avançar com novo modelo para compensar clientes "lesados" do antigo BES: financia diretamente uma primeira tranche de 145 milhões, num bolo total de quase 300 milhões.
Mercados Financeiros

Gestora-robô. Lusos entre os principais clientes

Portugal é um dos cinco principais mercados da ETFmatic, a primeira gestora robótica de patrimónios a operar em território nacional. Foi uma surpresa para a firma, que tem clientes em 32 mercados.
BCP

BCP. Gestoras de fundos fora da emissão de dívida

Várias gestoras de fundos de investimento anunciaram que não vão participar na emissão de dívida do BCP. As empresas consideram que os riscos associados "são proibitivos".
Economia

Quando investir torna a sociedade melhor

Chegou a Portugal o primeiro fundo de investimento que promove o respeito pelos direitos humanos, a justiça social e a gestão ambiental - o Fundo Caixagest Investimento Socialmente Responsável.
Mercados Financeiros

Ações europeias podem dar 30% em três anos

Gestora Schroders diz que a normalização das taxas de juro em níveis baixos e a previsível melhoria das margens de lucro das empresas criam uma oportunidade para investir nas ações europeias.
Inteligência Artificial

Investir em IA. 5 motivos para não o fazer

A inteligência artificial traz vantagens económicas para muitos negócios e não apenas para um grupo de empresas. As comissões cobradas pelos gestores não justificam a aposta em fundos especializados.
Dinheiro

A inflação está a arrasar a poupança. Combata-a

Os maiores bancos pagam, em média, 0,08% num depósito a um ano. Há depósitos que remuneram 20 vezes mais. Mesmo assim, apenas duas aplicações rendem mais do que a inflação esperada para 2017 e 2018.
Banco Popular

Santander + Popular luta contra Millennium bcp

Ao absorver o Banco Popular, o Santander Totta ultrapassa — por pouco — o Millennium bcp em crédito concedido aos clientes nacionais. Todavia, fica aquém nos recursos de clientes.
Poupança

Só há dois PPR que merecem o seu dinheiro

799
Temos a lista completa de 92 PPR disponíveis aos aforradores, mas a maioria cobra muito ou rende pouco: ganharam, em média, 0,94% em 2016. Uma das nossas sugestões ganhou 10 vezes mais no ano passado.
Fundos de Investimento

Blockchain. Bancos portugueses avaliam protótipo

134
A associação portuguesa de fundos investiu 80 mil euros numa plataforma de “blockchain”. Agora quer que os bancos e as sociedades gestoras peguem no protótipo e o tornem realidade em 9 meses.
Futebol

"Jogadores não estão preparados para a poupança"

Os jogadores de futebol têm carreiras curtas, muitas vezes terminam abruptamente e não há formação que explique como investir ou poupar. Mas há um plano para mudar tudo isso.
Investimento

Já pensou em aplicar as suas poupanças em fundos?

133
As taxas de juro atingiram um valor tão baixo que por vezes não se sabe que destino dar às poupanças. Mas existem alternativas - como os fundos de investimento. Sabe o que são?
Fundos de Investimento

Gosta de fundos? Vai adorar os fundos cotados

125
Não tenha dúvidas: os fundos cotados são mais simples, mais baratos, mais transparentes e mais estáveis. Não sabe como começar? Siga o guia completo para saber como negociar os melhores na bolsa.
Fundos de Investimento

Só há 62 fundos que merecem o seu dinheiro

184
Há cada vez mais fundos disponíveis aos aforradores. Porém, em cada seis dezenas de fundos, apenas um vale a pena. O Observador avaliou 3.764 fundos para que não perca o norte aos seus investimentos.
Fundos de Investimento

Como um português ganhou 74% a investir no Brasil

300
João Caro Sousa, o líder do fundo BPI Brasil Valor, levou o aforro de 300 investidores a um dos maiores avanços de 2016. Apenas foi batido por um trio de gestores de ações russas que ganhou 78%.
Poupança

Subsídio de Natal. Quanto rende com baixo risco

O salário adicional é uma oportunidade para fazer um pé-de-meia. Saiba exatamente quantos euros e cêntimos pode ganhar com os melhores depósitos a prazo e com os Certificados do Tesouro Poupança Mais.
Finanças Pessoais

Estudo revela que há mais milionários em Portugal

471
Há mais de mil novos milionários desde o ano passado, segundo um estudo divulgado pelo banco Credit Suisse. Ao todo existem mais de 50 mil pessoas com um património acima de 1 milhão de dólares.
Dia Mundial da Poupança

31 ideias para maximizar a sua poupança

147
Neste dia 31 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Poupança. É um bom pretexto para rever as suas poupanças. Siga o nosso guia com 31 dicas sobre produtos e estratégias de aforro.
Finanças Pessoais

Gestor de conta? Prefira o robô que gere dinheiro

172
A ETFmatic é a primeira gestora robótica de ativos registada em Portugal. Luis Rivera, o espanhol que lidera a firma britânica, explica como consegue reduzir as comissões a 0,5% do património por ano.
Poupança

Corte calorias. Engorde a poupança com baixo custo

Siga estes 7 passos para fazer uma dieta às despesas da sua carteira de aforro de longo prazo. Descubra como pode cortar a tributação sobre os investimentos de 28% até zero. Sim, às vezes é possível.
Finanças Pessoais

Teste. Sabe mais de finanças do que a média?

204
Um estudo determinou que os portugueses têm uma literacia financeira superior à média dos países do OCDE — mas isso não acontece com todos os parâmetros. Faça o teste para perceber de que lado está.
Fundos de Investimento

Blockchain chega a Portugal pela porta dos fundos

A tecnologia usada nas bitcoins está a entrar no sistema financeiro mundial. Em Portugal, a estreia deverá ser nas subscrições e nos resgates de fundos de investimento.
Dinheiro

Não é uma ilusão: como ganhar 2% com baixo risco

111
Os cinco maiores bancos pagam menos de 0,1% num depósito a um ano. Não se resigne: encontrámos aplicações de baixo risco que pagam até 2% por ano, já depois de descontar impostos e comissões.
Fundos de Investimento

Dívida da Alemanha? Prefira Nigéria ou Paquistão

270
Carim Habib, ex-Deutsche Bank, está a afinar uma estratégia de investimento em dívida pública para lançar um fundo de investimento a partir de Lisboa. A dívida alemã está muito cara, diz o consultor.
Bolsa

Gulbenkian está a minguar. A bolsa pode salvá-la?

240
Desde 1959 que a Gulbenkian não distribuía tão pouco dinheiro à sociedade. No seu 60.º ano, a administração conta com a bolsa para crescer, mas a volatilidade nos mercados é uma ameaça de curto prazo.
Bolsa

Brexit. Tem algum fundo exposto ao Reino Unido?

Os fundos de ações europeias podem ter até 30% do património aplicado na bolsa de Londres. A uma semana do referendo à permanência na União Europeia, descubra se está muito exposto ao Reino Unido.
Bolsa

Gomes da Silva. "As bolsas estão sobreaquecidas"

185
O diretor do Montepio acredita que as bolsas cairão até ao final do ano e, por isso, tem algum dinheiro à espera em depósitos a prazo. Quanto à corretora DeGiro, diz que a concorrência é desleal.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Gestor da Apollo ouvido à porta fechada

Gustavo Guimarães, representante do fundo Apollo, é ouvido à porta fechada na comissão de inquérito ao Banif depois de invocar aspetos confidenciais da proposta de compra do banco.
Pensões

Apenas 3 PPR merecem a sua poupança. Conheça-os

785
A maioria dos planos de poupança-reforma rende pouco ou cobra muito. Temos a lista completa dos 97 PPR disponíveis aos investidores, mas apenas destacamos um trio para aplicar o seu dinheiro.
Poupança

Depósitos mascarados de fundos. Resgate-os

Os fundos de curto prazo investem 75% da carteira em depósitos que rendem 0,32% por ano. No entanto, os custos dos fundos somam 0,53% do património. Vá diretamente aos melhores depósitos a prazo.
Fortunas

"Preservar capital significa retorno negativo"

É isto que defende o presidente da Golden Assets, a maior gestora independente de fortunas: com taxas negativas, quem quiser proteger ao máximo o seu dinheiro tem de aceitar um retorno negativo.
Bolsa

Comissões de bolsa zero? Já há em Portugal

A DeGiro anulou as comissões de negociação em 700 fundos cotados na bolsa para os investidores menos ativos. É uma nova tendência que aponta para comissões nulas no longo prazo.
Bolsa

"A revolução tem de vir de baixo"

Flavia Micilotta, que faz lóbi em Bruxelas pelos investimentos socialmente responsáveis, defende que, se o Governo português não atua, têm de ser os portugueses a avançar. Dá o exemplo de França.
Banca

Contra espanholização? Sim, se quiser pagar menos

Os bancos espanhóis são menos vantajosos para os clientes particulares nas contas à ordem, nos depósitos a prazo, nos créditos à habitação e nos cartões bancários. Mais caro, apenas o Deutsche Bank.
Banca

Custos de bolsa. Corte-os a 20 euros por ano

Os investidores mais inteligentes e mais rentáveis negoceiam menos na bolsa. Se apontar as suas compras trimestrais para o longo prazo, minimiza as comissões anuais a 20 euros no intermediário certo.
Dinheiro

Miguel Cadilhe desafia Governo a estimular aforro

O economista exemplifica com a criação dos PPR quando era ministro das Finanças do Governo de Cavaco Silva. "Os medonhos casos passados no sistema financeiro" são culpados pela baixa poupança.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)