771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Finanças Pessoais

Boa moeda, má moeda

Aberto o prazo para reclamar das deduções no IRS

Até ao dia 31 de Março estão disponíveis para consulta os valores das deduções à coleta do IRS apurados pela Autoridade Tributária e, se for caso disso, para reclamarem se deles discordarem.
Boa moeda, má moeda

Crédito bancário: 13% é pedido por estrangeiros

Cerca de 13% das pessoas que obtiveram novos créditos eram estrangeiras, maioritariamente de nacionalidade brasileira. Os dados do Banco de Portugal traçam o perfil dos pedidos de crédito.
Boa moeda, má moeda

Crédito bancário: 13% é pedido por estrangeiros

Cerca de 13% das pessoas que obtiveram novos créditos eram estrangeiras, maioritariamente de nacionalidade brasileira. Os dados do Banco de Portugal traçam o perfil dos pedidos de crédito.
Boa moeda, má moeda

Cuidado com a burla eletrónica a clientes da CGD

O alerta foi feito pelo Ministério Público: está em curso uma campanha de apropriação indevida dos dados de acesso de clientes da Caixa Geral de Depósitos.
Boa moeda, má moeda

Governo aumenta técnicos privados em 7,89%

O Governo fez aumentos salariais próximos de 8% a mais de 104 mil trabalhadores do setor privado não abrangidos por instrumentos de regulamentação coletiva.
Boa moeda, má moeda

Amortizar casa com PPR tem limitações

Até ao final deste ano é possível utilizar montantes colocados em PPR para amortizar o empréstimo da casa até cerca de 520 euros por mês. Mas só podem ser utilizadas as poupanças colocadas em PPR até Junho de 2023, diz a Autoridade Tribu...
Boa moeda, má moeda

Juros dos depósitos já estão em queda

A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares diminuiu em janeiro, passando de 3,08% em dezembro para 2,90%. Esta foi a primeira redução desde setembro de 2022.
Boa moeda, má moeda

Onde é investido o fundo da Segurança Social?

O Fundo de reserva para as pensões tem, de momento, 23 mil milhões de euros. As acções são quase 20% e a carteira inclui algumas das maiores empresas globais.
Boa moeda, má moeda

Pensões vão ser cada vez mais baixas

Valor das pensões no futuro vai ser cada vez mais baixo quando comparado com o último ordenado recebido na vida activa. A poupança ao longo da vida atenua a perda de rendimentos na altura da reforma.
PPR

PPR: resgate limitado a medidas em vigor

O regime que foi alvo de várias alterações, que entraram em vigor em momentos diferentes, vem agora ser esclarecido pela Autoridade Tributária. Pode beneficiar do regime até 27 de junho de 2023.
IRS

Termina prazo para validar faturas

O prazo acabava na segunda-feira mas foi prolongando por mais dois dias, depois de nesse dia a funcionalidade do e-fatura do Portal das Finanças ter registado constrangimentos e limitações no acesso.
Boa moeda, má moeda

Avaliação de casas cai nas zonas mais caras

O valor de avaliação bancária das casas caiu em janeiro em vários concelhos. De acordo com o INE, são 24 os municípios onde o valor atual é inferior ao registado há um ano.
IRS

Prazo para validar faturas acaba segunda-feira

O prazo para validar as faturas que servem de base ao cálculo das deduções no IRS termina esta segunda-feira. A data limite para a entrega da declaração do IRS é em 30 de junho.
Boa moeda, má moeda

Prémio salarial para jovens até Maio

Licenciados ou mestrados com idade até 35 anos já podem pedir o chamado prémio salarial, de 697 ou 1500 euros.
Boa moeda, má moeda

Certificados de aforro estão a perder brilho

O saldo líquido de poupança em Certificados de Aforro é negativo há cinco meses. Em Janeiro, a saída foi de 214 milhões de euros.
Boa moeda, má moeda

Desemprego sobe há sete meses

O número de desempregados registados no Instituto de Emprego e Formação Profissional subiu em Janeiro. O indicador sobe há sete meses consecutivos, uma série pouco comum.
Boa moeda, má moeda

Abono de família com comunicação automática

A Segurança Social passou a enviar proactivamente uma comunicação com o valor de abono de família atribuído a um bebé, após o nascimento. A atualização de dados na Segurança Social é fundamental.
Boa moeda, má moeda

Luz e fim do IVA zero aumentam inflação

Os dados detalhados sobre a evolução de preços em janeiro mostram que o aumento da eletricidade (14,8%) e dos produtos alimentares (2,7%) explicam uma boa parte da subida da inflação.
Boa moeda, má moeda

Pagar com dinheiro ou cartão?

Uma nova associação defende multas para quem não aceitar pagamentos em dinheiro. A tendência é eletrónica, mas em Portugal há muitos comerciantes que só aceitam pagamentos em dinheiro.
Finanças Pessoais

«Todos os estudos dizem que...»

O ensino secundário oficial deve proporcionar literacia financeira a quem vai, mais cedo ou mais tarde, precisar de um crédito à habitação ou ao consumo, ou fazer uma aplicação financeira.
Boa moeda, má moeda

O labirinto do IVA - parte II

Não é fácil perceber o critério que leva o bolo rei a pagar 23% de IVA e os croissants a serem tributados a 6%. O imposto é um quebra cabeças para todos.
Boa moeda, má moeda

Alerta no preço de algumas matérias-primas

Os dados de janeiro mostram um aumento de preços em várias matérias-primas que ultrapassam os 15%. Batata, açúcar e urânio são alguns dos produtos que ficaram mais caros nos mercados internacionais.
Boa moeda, má moeda

Prestações da casa começam a baixar

É o momento da viragem, após dois anos de aumentos. A prestação dos contratos de crédito à habitação indexados às Euribor a três e seis meses deverão começar a cair com a revisão de Fevereiro.
Finanças Pessoais

Saúde financeira: o elefante na sala

Se queremos uma sociedade e uma economia mais competitivas, devemos entender que a falta de consideração sobre o tema e de comunicação sobre dinheiro é o primeiro grande entrave.
Boa moeda, má moeda

Salário mínimo: Portugal aumentou abaixo da média

Portugal está na metade dos países da UE onde o salário mínimo menos cresceu, em termos relativos, este ano. A análise é da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho.
Tendências

"Para muitos o dinheiro é sujo, os ricos são maus"

As autoras de "Escola de Finanças Pessoais", acreditam que a literacia financeira é para toda a gente. Com linguagem acessível, humanizam um tema que assusta os portugueses há várias gerações.
Boa moeda, má moeda

Cheque-livro de 20 euros está quase a chegar

O cheque-livro deverá estar disponível em março. Vai funcionar com uma plataforma eletrónica onde os jovens podem ter acesso à oferta de 20 euros para livros quando fizerem 18 anos.
Boa moeda, má moeda

Procura de crédito deve abrandar

A procura de crédito à habitação e crédito ao consumo deverá ser mais fraca no primeiro trimestre deste ano, dizem os bancos em resposta a um inquérito regular do Banco de Portugal.
Boa moeda, má moeda

Salários devem aumentar 4% este ano

Os salários dos trabalhadores do setor privado devem crescer, em média, 4% este ano. A previsão é de estudo da WTW e teve por base as respostas de 431 organizações em Portugal.
Boa moeda, má moeda

Custos do conflito no Médio Oriente estão a chegar

Ainda não estão quantificados nem identificados no tempo, mas é certo que o desvio do trânsito marítimo do Mar Vermelho vai trazer custos a uma série de produtos, a começar pelos combustíveis.
Boa moeda, má moeda

O labirinto do IVA dos alimentos

Os menus pré definidos de restaurante já não vão ter, afinal, IVA a 23%. Será cobrado o imposto de cada produto que integra o menu. Mais um exemplo do labirinto que é o IVA dos alimentos.
Boa moeda, má moeda

Banco de Portugal quer promover literacia

O Banco de Portugal lançou o programa “Economia para tod@s”. O objetivo é promover os conhecimentos básicos de economia e finanças dos cidadãos. O segmento alvo são os adolescentes.
Boa moeda, má moeda

As profissões e posições mais bem pagas

O cargo de diretor-geral dos setores da indústria e serviços é o que tem os salários médios mais elevados, 110 mil euros e 130 mil euros por ano, de acordo com o estudo da Manpower Group.
Boa moeda, má moeda

Energia decisiva para descida da inflação

O INE divulgou os dados finais da inflação de 2023. A queda, superior a 16%, do custo do gás e eletricidade foi determinante para a desaceleração dos preços no ano passado.
Startups

Lince Capital: 146 milhões para financiar startups

A Lince Capital tem um novo fundo para investir em startups com "um forte cariz de inovação". O objetivo é investir 146 milhões de euros "ao longo de cinco anos", diz ao Observador.
Boa moeda, má moeda

Cheque formação digital mais alargado

Foi lançado em Setembro e concede um apoio até 750 euros aos trabalhadores do setor privado que queiram fazer formação em áreas tecnológicas. Agora vai ser alargado aos funcionários públicos.
Boa moeda, má moeda

Fim do IVA zero: preços sobem menos de 6%

O cabaz de 41 produtos que deixaram de beneficiar de IVA zero no dia 4 de Janeiro subiu 5,3%, de acordo com a DECO. Alguns comerciantes estão a fazer promoções para mitigar o impacto nos preços.
Boa moeda, má moeda

Que informação damos à AT quando pedimos fatura?

“Quer fatura com contribuinte?” A pergunta é-nos feita todos os dias quando fazemos alguma compra ou vamos a um restaurante. Há quem tenha receio, mas o fisco fica a saber pouco sobre essa transação.
Boa moeda, má moeda

Tabelas de IRS aumentam pensão líquida

As novas tabelas de retenção na fonte de IRS vão permitir um aumento da pensão transferida. Mas o acerto de contas em 2025 pode levar a reembolsos menores.
Boa moeda, má moeda

Nova subida da inflação pode atrapalhar juros

A inflação voltou a subir na Alemanha e na França. A manter-se, este cenário pode atrasar o plano do BCE para a descida das taxas de juro.
Finanças Pessoais

Pai rico pai pobre. "Se falir, problema não é meu"

Robert Kiyosaki, autor do "bestseller" de finanças pessoais "Pai Rico, Pai Pobre", revela que tem dívidas totais equivalentes a mais de mil milhões de euros. Mas isso não o preocupa, garante.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos