900kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Finanças Pessoais

Boa moeda, má moeda

Idade da reforma sobe mais dois meses em 2026

A idade legal da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, mais dois meses do que em 2025. Os dados são do INE que actualiza também as penalizações por reforma antecipada.
Boa moeda, má moeda

Galp também reduz preço da eletricidade

A Galp vai reduzir as tarifas de eletricidade em 6%, em média. O corte entra em vigor já em Dezembro. Esta descida é semelhante à EDP Comercial, que deverá ocorrer no início do próximo ano.
Boa moeda, má moeda

EMEL revê preço de estacionamento para residentes

A Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa vai atualizar o preço das mensalidades que permitem aos residentes estacionar os carros em parques da cidade. O valor passa a ser de 46,30 euros.
Boa moeda, má moeda

Não se precipite na Black Friday

A Black Friday está aí, com promessas de reduções de preços em muitos produtos. Planear, comprar mais cedo e ter atenção a políticas de devolução são alguns conselhos dados pela DECO.
Boa moeda, má moeda

Maior fosso salarial entre Lisboa e resto do país

Está a aumentar a diferença entre os salários praticados em Lisboa e os oferecidos nas demais regiões do país. O fosso médio é agora de 8,6%.
Boa moeda, má moeda

Cada vez mais portugueses a fazem compras online

Quase metade dos portugueses fizeram compras online nos últimos meses. Em 2019, antes da pandemia, eram 28,2%, de acordo com dados do INE.
O Investidor Inteligente

Independência financeira das mulheres

Neste episódio, é feita uma reflexão sobre as barreiras culturais, financeiras e, acima de tudo, estruturais à liberdade e prosperidade financeira das mulheres.
Boa moeda, má moeda

Licenciatura vale cada vez menos prémio salarial

A diferença salarial média entre licenciados e não licenciados é cada vez menor. Esse prémio salarial passou de 47% em 2010 para 40% em 2021.
Guerra na Ucrânia

Rússia toma medidas contra "agentes estrangeiros"

Pessoas e organizações consideradas como "agentes estrangeiros" terão os seus rendimentos congelados até que deixem de ter esse estatuto. Há 493 pessoas que fazem parte da lista.
Boa moeda, má moeda

Salários sobem acima da inflação

Os salários brutos aumentaram 6% até Setembro em termos homólogos, de acordo com dados do INE. Descontada a inflação, o aumento real médio foi de 3,8%.
Boa moeda, má moeda

Vodafone responde à Digi com pacote mais barato

A Amigo - marca secundária da Vodafone - colocou no mercado um pacote com características semelhantes à oferta da Digi e com um período de fidelização de apenas três meses.
Boa moeda, má moeda

PPR: forte subida na subscrição este ano

A subscrição de Planos Poupança Reforma (PPR) aumentou 47% até Setembro deste ano. É o maior volume de subscrições dos últimos três anos.
Boa moeda, má moeda

Concorrência continua a responder à Digi

As operadoras tradicionais estão a usar as suas marcas secundárias para colocar no mercado pacotes de telemóvel, televisão e internet que responda à proposta da Digi.
Mercados Financeiros

BCE alerta para risco de quedas "súbitas" na bolsa

Banco central refere "avaliações elevadas" nas ações e alerta para risco de "ajustamentos súbitos". Ações de empresas de IA podem estar em "bolha". Dívida pública de alguns países também preocupa.
Boa moeda, má moeda

Atraso no reembolso de apoios ambientais

O alerta é da DECO. Os reembolsos do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis estão atrasados. Cerca de 90% das candidaturas ainda estão por pagar.
Boa moeda, má moeda

17 bancos aderem à garantia pública

A garantia pública para jovens na habitação teve a adesão de 17 instituições de crédito. A medida deverá estar disponível até ao fim do ano.
Boa moeda, má moeda

Bruxelas contra práticas ilegais da Temu

A Comissão Europeia abriu um procedimento contra a Temu por práticas comerciais que podem violar as regras de defesa dos consumidores. O gigante do comércio online chinês tem um mês para responder a Bruxelas.
Boa moeda, má moeda

Casa é mais de metade do património das famílias

Cada agregado familiar português tinha, em média, um património de 295 mil euros no início de 2024, mais 54% do que em 2014. O BCE indica que o imobiliário representa 55% desse património.
Boa moeda, má moeda

Carros eléctricos: carregar na rua é caro

Carregar veículos elétricos na rede pública pode ser duas vezes mais caro do que em casa, refere um estudo da Católica Lisbon School of Business & Economics. A baixa concorrência é uma das causas.
Boa moeda, má moeda

Concorrência nas telecomunicações já tem preços

A Digi já apresentou o seu catálogo de preços. Contratos com fidelização só na internet fixa e por três meses. Os preços começam nos quatro euros no móvel e 12 euros na televisão.
Boa moeda, má moeda

Prestação da casa volta a cair em novembro

A descida das taxas Euribor vai ditar um forte corte das prestações do crédito à habitação que vão ser revistas em novembro. A média da Euribor a 12 meses foi, em outubro, de 2,7%.
Fundos de Investimento

Faber lança novo fundo de mais de 30 milhões

O fundo será maioritariamente aplicado a startups em fase inicial e da Península Ibérica e do sul da Europa. O objetivo da Faber é alcançar os 60 milhões de euros no primeiro semestre de 2025.
Boa moeda, má moeda

Vem aí mais concorrência nas telecomunicações

Chama-se Digi e é um grupo romeno de telecomunicações. Chega ao mercado português na próxima semana. Nos mercados onde opera, a Digi tem-se destacado pelos preços mais baixos.
Boa moeda, má moeda

Carros elétricos chineses ficam mesmo mais caros

Está decidido e entra hoje ou amanhã em vigor: os automóveis elétricos de fabrico chinês vão pagar mais 7,8% a 35,3% de tarifa aduaneira na entrada no mercado da União Europeia.
Boa moeda, má moeda

Electricidade abaixo da média da UE

O preço da electricidade para consumo doméstico em Portugal ficou, no primeiro semestre, 19% abaixo do valor médio praticado nos países da União Europeia.
Boa moeda, má moeda

Maioria do crédito à habitação foi para jovens

Os jovens até aos 35 anos representam 54% dos novos empréstimos à habitação concedidos em agosto, segundo o Banco de Portugal. No primeiro semestre, este segmento representou 41% dos novos contratos.
Boa moeda, má moeda

Dois ginásios multados por cláusulas abusivas

A Direção-Geral do Consumidor instaurou dois processos de contraordenação contra duas grandes cadeias de ginásios pelo uso de “cláusulas absolutamente proibidas” nos contratos de adesão com clientes.
Boa moeda, má moeda

Preço das casas não pára de subir

O aumento do preço das casas acelerou no segundo trimestre. De acordo com o INE, o valor mediano das casas vendidas em Portugal fixou-se em 1736 euros por metro quadrado, um aumento homólogo de 6,6%.
Boa moeda, má moeda

Garantia pública no crédito para casa atrai banca

A generalidade dos bancos vai aderir à disponibilização da garantia bancária do Estado no crédito à habitação para jovens até aos 35 anos. O mecanismo deve estar disponível no início do próximo ano.
Boa moeda, má moeda

Passe ferroviário verde: procura do CP+ triplicou

Já entrou em vigor o passe ferroviário de 20 euros que dá acesso aos comboios regionais,  inter-regionais, alguns urbanos e 2ª classe do Intercidades. Para o adquirir é necessário ter o cartão CP+.
Boa moeda, má moeda

Carrossel no preço dos combustíveis

Os preços indicativos da gasolina e do gasóleo caem esta semana, depois da subida das últimas semanas. No petróleo, as cotações oscilaram mais de 10% desde o início do mês.
Boa moeda, má moeda

Juros continuam a cair

O BCE fez o terceiro corte consecutivo das taxas de juro, que já somam 0,75 pontos percentuais. As taxas Euribor deverão continuar a acompanhar este movimento, baixando as prestações do crédito à habitação.
Boa moeda, má moeda

Salário mais baixo no Estado passa para 875 euros

As negociações salariais entre o Governo e os sindicatos da função pública continuam e a proposta de salário mínimo passou para 875 euros.
Boa moeda, má moeda

Crédito ao consumo bate recorde

Os particulares pediram mais de 5,5 mil milhões de euros de crédito ao consumo nos primeiros oito meses do ano, de acordo com o Banco de Portugal. É o valor mais elevado desde, pelo menos, 2013 (quando começa a série estatística. Os juro...
Boa moeda, má moeda

Salários: diferença de género está mais curta

Os salários médios das mulheres aumentaram mais do que os dos homens, contribuindo para estreitar o diferencial em 2023. Ainda assim, o salário médio das mulheres está 300 euros abaixo da remuneração
Boa moeda, má moeda

IRS em 2025: o que muda nos rendimentos

O Orçamento do Estado está apresentado. Se vier a ser aprovado sem alterações no IRS, terá um impacto nos rendimentos que já se pode quantificar.
Boa moeda, má moeda

Alimentação, casa e hotéis fazem subir a inflação

O aumento da inflação de 1,9% para 2,1% em Setembro ficou a dever-se, essencialmente, a três classes de produtos ou serviços. A queda dos preços da energia não chegou para compensar aqueles aumentos.
Orçamento do Estado

Governo prevê o dobro da procura por certificados

Ministério das Finanças já tinha antecipado um aumento da procura por certificados de aforro mas, na proposta de Orçamento do Estado para 2025, quantifica esse aumento da procura: será mais do dobro.
Boa moeda, má moeda

Função pública: salário mínimo alinha com privado

O salário mais baixo dos trabalhadores do Estado vai fixar-se em 870,50 euros, alinhado com o valor fixado para o sector privado. As negociações para as restantes tabelas remuneratórias continuam.
Boa moeda, má moeda

Baterias de carros elétricos mais baratas

Os preços médios das baterias para automóveis elétricos deverão cair para metade até 2026. A previsão é do banco Goldman Sachs.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.