A mais recente atualização do Skype vai permitir aos utilizadores falarem em espanhol e serem ouvidos em inglês do outro lado e vice-versa. Trata-se do Tradutor do Skype, uma nova funcionalidade do software de comunicação na internet que foi testado por mais de 50 mil voluntários nas últimas duas semanas, de acordo com o El País. Segundo a empresa, esta ferramenta poderá ficar disponível nos próximos oito meses e, numa primeira fase, apenas em computadores ou tablets com o Windows 8.1 da Microsoft, empresa que comprou o Skype.

Depois deste lançamento, a empresa quer permitir a tradução em tempo real das mensagens enviadas pelo chat do Skype. Essa funcionalidade poderá ficar disponível em 40 idiomas. Uma delas é o klingon, língua da série Star Trek, disse Gurdeep Pall, vice-presidente do Skype.

Pall destacou ao El País que este é um projeto inovador. “Nunca foi feito antes. Nas últimas duas décadas, os avanços no processamento de linguagem tornaram isto possível. Quanto mais for utilizado, melhor funcionará. O sistema aprende”.

O jornal espanhol experimentou a nova tecnologia e diz que a sensação é “um pouco estranha” e que houve algumas “confusões”. Por exemplo, quando a interlocutora de língua inglesa disse que estavam 50 graus Fahrenheit em Seattle, a tradução para espanhol acabou por resultar numa referência à década de 50 na mesma cidade norte-americana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR