Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Joe Cocker morreu esta segunda-feira aos 70 anos, quase 40 álbuns, um Grammy e muitas canções que marcaram o universo musical depois. De todas, escolhemos cinco grandes hits de Joe Cocker – o artista de voz rouca e grave.

1. You can leave your hat on. A canção apareceu no filme “Nove semanas e meia”, de 1986. A cena sensual de striptease ficou ligada à canção que, ainda hoje, é usada como ícone da sensualidade.

 2. Unchain my heart. O nome da canção é também o nome do 11º álbum do cantor, lançado em 1987 e composto apenas por covers (versões) de canções. Neste caso, a canção “Unchain my heart” foi gravada em primeiro lugar por Ray Charles em 1961.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3. Summer in the city. Foi lançada em 1994 e faz parte do álbum Have a little faith (Tem um pouco de fé). A canção foi originalmente escrita por John Sebastian, Mark Sebastian e Steve Boone, e lançada pela banda americana The Lovin’ Spoonful.

 4. With a little help from my friends. A canção é um original dos The Beatles escrita pelos membros John Lennon e Paul McCartney e lançada em 1967 integrada no álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Joe Cocker lançou uma versão da canção em 1990, no álbum Joe Cocker Live.

5. You are so beautiful. A letra escrita por Billy Preston, Bruce Fisher e Dennis Wilson conheceu a voz rouca do britânico em 1975, depois de ter sido lançada por Billy Preston.