Norte

Ainda falta uma semana, mas Guimarães recebe já no domingo o “Grande Concerto de Ano Novo”, pela The Original Johann Strauss Orchestra. A orquestra composta por 30 músicos anda em digressão europeia a mostrar a essência da música de Strauss, com direito a ballet. O espetáculo está marcado para o C.A.E. São Mamede e os bilhetes custam entre 22 e 30 euros.

Ali bem perto, no Centro Cultural Vila Flor, vai estar a Companhia Nacional de Bailado com uma nova versão do famoso bailado “Quebra-Nozes”. Com coreografia de Fernando Duarte, dramaturgia e encenação de André e. Teodósio, adivinha-se uma tarde de domingo bem passada. A entrada custa 10 euros.

Cada vez mais a noite de Natal se afirma como noite de festa na pista de dança. Na discoteca Gare Porto, o DJ alemão Ben Klock vai carregar no tecno toda a noite. Quem estiver preparado para seis horas de eletrónica pode comprar um dos bilhetes, por 18 euros. Na Avenida do Brasil, junto ao mar, o Indústria Club vai estar bem frequentado, com Rui Vargas, Rui Trintaeum e Rompante em live act. A entrada custa 10 euros, consumíveis.

Para os mais novos, o espetáculo musical “A nova aventura do Pai Natal” é uma boa sugestão para a tarde de sábado e a manhã de domingo. Quem for ao Teatro Sá da Bandeira, no Porto, vai poder ver muito mais do que o famoso gordo de barbas brancas. Outros heróis mais recentes que povoam o imaginário infantil não faltaram à chamada, como Shrek e o burro, o Gato das Botas, o Capitão Gancho e o seu fiel ajudante Barrica, Peter Pan e a Sininho, a Bruxa Má, a Capuchinho Vermelho e o Lobo Mau. A entrada custa entre 7,50 e 10 euros.

mr-turner

“Mr. Turner” chega aos cinemas esta quinta-feira.

 

O Douro, o Tejo e o Guadiana vão juntar-se na Casa da Música, este sábado, às 18h00. Partindo da lenda dos Três Rios, Carlos Tavares (Douro), Manuel Rebelo (Tejo) e Vitorino Salomé (Guadiana) juntamente com a Banda Visconde de Salreu, dirigida pelo maestro Afonso Alves, e o Coral Senhora do Monte apresentam-se num concerto para três vozes, banda filarmónica e coro, com um reportório “onde abundam algumas das mais belas canções da música portuguesa”, prometem. Já há poucos bilhetes disponíveis na rede Ticketline, por isso o melhor é correr para agarrar um dos últimos.

Passou o ano todo sem ir a um museu? Ainda está a tempo de corrigir a ausência. O Museu de Serralves, por exemplo, está com várias exposições que terminam em janeiro, caso de “Novaya Zemlya” (Nova Terra em russo), o nome de um arquipélago de ilhas remotas localizado a norte do Círculo Polar Ártico que a União Soviética usou como local de testes nucleares durante a Guerra Fria. No domingo, entre as 12h00 e as 13h00, vai ser feita a última visita guiada à exposição. A entrada para o museu e para o parque custa 8,50 euros mas é gratuita aos domingos de manhã.

Centro

Música pimba, Manuela Azevedo dos Clã e Bruno Nogueira parecem ser três realidades muito díspares. Mas foi desta junção improvável que nasceu um dos espetáculos mais bem-sucedidos dos últimos tempos. “Deixem o pimba em paz” apresenta-se este sábado, às 21h30, no Cine Teatro de Estarreja e vale a pena pagar 12,50 euros para assistir de perto ao que vai acontecer em palco.

Deixem-Pimba

Bruno Nogueira, Manuela Azevedo e música pimba são uma junção improvável de sucesso.

 

No dia de Natal estreia no cinema um dos filmes mais esperados da temporada. Em “Mr. Turner”, o realizador Mike Leigh segue os últimos 15 anos da vida do pintor J.M.W. Turner, detalhando o seu quotidiano, examinando a sua personalidade, desvendando a sua vida íntima e recriando as circunstâncias da criação de alguns dos quadros mais importantes do pintor, sem nunca lhe diminuir o talento nem apoucar o génio. O ator Timothy Spall esteve dois anos a aprender a pintar e ganhou o Prémio de Melhor Ator no Festival de Cannes pela sua interpretação de um dos gigantes da pintura. Vale a pena ver.

O famoso Panda vai estar acompanhado pelos seus Caricas no Pavilhão Multiusos de Viseu, este sábado, às 11h00 e às 15h00. Com produção da Universal Music, em palco estarão jovens atores, bailarinos e cantores, em cenários multicoloridos animados por efeitos de luz, som e vídeo. Mas a estrela da companhia, claro, é o Panda. Os bilhetes custam entre 18 e 25 euros.

Se as crianças têm direito ao Panda, os adultos têm direito a dançar ao som de DJ Vibe. O DJ português vai estar no sábado, a partir da meia-noite, no NB Club Coimbra. As pulseiras em pré-venda custam 7,50 euros, com a segunda bebida de oferta.

Sul

Depois dos dias com a família, há quem não resista a sair até de madrugada. Talvez por isso a noite de dia 25 tenha cada vez mais oferta para quem se procura divertir. Na lisboeta Galeria Zé dos Bois, às 23h00, dá-se o regresso de Legendary Tigerman e do já clássico concerto “Fuck Christmas, I’ve got the blues“. A entrada custa 15 euros. Em alternativa ao concerto de Paulo Furtado, pode descer-se ao Cais do Sodré para ver no Musicbox, também às 23h00, os Pop Dell’Arte, em fecho de um ano em que cumpriram três décadas de formação. Bilhetes a 10 euros. Ali bem perto, o Station, que completou este mês um ano de vida, organiza uma festa de Natal a partir das 23h00, com os DJs Gipsy e Corto Maltese responsáveis pela música de dança.

A pensar nos excessos calóricos cometidos durante o Natal, várias associações desportivas de Cascais, em parceria com a Câmara Municipal, organizam diversas atividades desportivas de baixo custo ou mesmo gratuitas. No sábado, por exemplo, há fitness entre as 10h00 e as 13h00 no Complexo Desportivo Municipal da Abóboda. Quem quiser experientar um circuito de arborismo deve passar pelo Parque Palmela no domingo, entre as 10h30 e as 16h30. Algumas atividades requerem inscrição prévia.

bela-monstro

“A Bela e o Monstro” estão em cena em Lisboa.

 

Era uma vez um príncipe muito mau que vivia num palácio rodeado de rosas vermelhas. Depois de um feitiço que o transformou num monstro, só o amor o poderia salvar. Mas quem é que se apaixonaria por um monstro? “A Bela e o Monstro“, uma das histórias mais conhecidas do mundo, está em cena no Teatro Trindade, em Lisboa, e pode ser visto em família na sexta-feira às 16h00, sábado às 11h00 e às 16h00 e domingo às 11h00 e às 15h00. Bilhetes entre os oito e os 15 euros.

Ainda em Lisboa, a companhia Russian Classical Ballet leva “O Quebra-Nozes” ao Teatro Tivoli BBVA, sexta-feira, às 21h00. O bailado em dois atos é já um clássico no Natal e baseia-se no conto “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”, de E.T.A. Hoffmann, com música de Tchaikovsky. Os bilhetes custam entre 17 e 35 euros.

Se depois de tanta melodia natalícia o ouvido pedir música mais pesada, a solução passa por ir ao Musicbox na sexta-feira à noite para ouvir os barcelenses Black Bombaim. A entrada custa oito euros.

O presépio vivo de Odeleite, no Algarve, retrata o imaginário de Natal com 50 figurantes. Este é o segundo e último fim de semana em que o público pode visitar este Presépio Vivo e aproveitar também a mostra de artesanato, o mercado de produtos regionais, as tasquinhas e a muita animação preparada. A entrada custa um euro.