A cidadã norte-americana Satcey Addison, em prisão preventiva em Díli desde o final de outubro por alegado tráfico de estupefacientes foi libertada da prisão, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte do escritório de advogados que a representa.

“Foi libertada ontem (quinta-feira)”, disse a mesma fonte, acrescentando que continua com o passaporte apreendido.

A norte-americana, uma veterinária que estava há cerca de um ano a fazer uma viagem pelo mundo, foi detida em Díli em meados de setembro quando a polícia mandou parar um táxi que partilhava com outros passageiros, um dos quais transportava droga.

Segundo o advogado, a droga apreendida não estava na posse da mulher.

O tribunal distrital de Díli decidiu apreender o passaporte à mulher como medida de coação enquanto a investigação prosseguia.

A cidadã norte-americana acabou por, a 29 de outubro, ser vista alterada a medida de coação para a prisão preventiva após o Tribunal de Recurso ter dado provimento a um recurso apresentado pelo Ministério Público.

Na página do Facebook de Stacey Addison, uma mensagem também anuncia que a mulher já saiu da prisão de Gleno, onde estava detida, e que se encontra na casa de visitas do antigo Presidente de Timor-Leste José Ramos-Horta, onde vai ser vista por um médico e ter “tempo para recuperar e descansar”.

A mesma mensagem informa que o passaporte ainda não foi entregue, mas que vai continuar a ser apoiada até ter o “passaporte na mão” para viajar para casa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR