O aeroporto de Heathrow, em Londres, já não é o maior hub de viagens internacionais. O aeroporto de Dubai, com cerca de 68,9 milhões de passageiros, é agora o ponto de partidas e chegadas com maior tráfego a nível internacional. Os dados são do Airports Council International, entidade que representa os interesses dos aeroportos a nível global.

“O tráfego registado nos primeiros 11 meses do ano e os dias muito movimentados que registámos em dezembro, levam-nos a acreditar que vamos acabar o ano com mais de 70 milhões de passageiros, confirmando a nossa posição como o aeroporto mais movimentado do mundo”, adiantou Paul Griffiths, líder dos aeroportos de Dubai, citado pelo The National.

Entre setembro de 2013 e setembro de 2014, passaram pelo Aeroporto Internacional do Dubai mais 1,1 milhões de passageiros do que em Heathrow, diz o Quartz. O aeroporto de Hong Kong é o terceiro da lista, com 61,9 milhões de passageiros. No ranking dos 10 aeroportos com tráfego internacional mais movimentado do mundo não consta nenhum norte-americano.

O segundo país europeu representado no top 5 é França. Pelo aeroporto Paris Charles de Gaulle passaram 58,1 milhões de passageiros, menos 10,8 milhões de pessoas do que no de Dubai. Seguem-se os aeroportos de Amesterdão, na Holanda, Singapura, Frankfurt, na Alemanha, Incheon, na Coreia do Sul, e Banguecoque, na Tailândia. O décimo aeroporto mais movimentado do mundo é o de Istambul, na Turquia, com 36,9 milhões de passageiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não é de estranhar a curiosidade pelo Dubai. O país dos Emirados Árabes Unidos passou de um quase deserto para uma metrópole esculpida com arranha-céus e que é conhecida pelo estilo de vida luxuoso que ostenta. Quem visita o Dubai, encontra pistas para esquiar cobertas, o edifício mais alto do mundo ou o maior centro comercial alguma vez construído. Não é preciso muito para adivinhar porque foi a quinta cidade mais visitada em 2014, à frente de Nova Iorque. Por outro lado, a Emirates conseguiu em poucos anos fazer do Dubai o maior entreposto de circulação entre a Europa e a Ásia, contribuindo decisivamente para potenciar o tráfego internacional no aeroporto.

https://twitter.com/dubai4world/status/550016502682746880

No início do mês de dezembro, o Emirado anunciou que vai investir 32 mil milhões de dólares para expandir o segundo aeroporto do Dubai, o Al Maktoum, que vai ter capacidade para 120 milhões de passageiros. As estimativas apontam para que em 2022 seja este o aeroporto mais movimentado do mundo.