“Em Roma sê romano”, mas é caso para dizer que, isso, só se perceber italiano. E a aplicação Google Translate dá-lhe uma ajuda preciosa, sobretudo com as novas atualizações, que estarão disponíveis a partir desta quarta-feira tanto para o sistema Android como também para o IOS. A tradução em tempo real será muito mais rápida e mais eficiente. Poderá conseguir uma tradução escrevendo, fotografando ou gravando a palavra ou palavras na língua de origem.

Se costuma viajar para o estrangeiro, certamente que já lhe aconteceu não perceber algo que encontra escrito numa placa de sinalização na rua, numa ementa de restaurante, ou, por exemplo, num monumento. Com a atualização anunciada esta quarta-feira pela Google no seu blogue oficial, que estará disponível não só para Android mas agora também para IOS, poderá traduzir em tempo real uma qualquer palavra ou frase escrita, clicando no botão da câmara fotográfica da aplicação.

Para já, esta tradução automática apenas está possível de inglês para francês, alemão, italiano, português, russo e espanhol, ou vice-versa. Mas a ideia é estender a outras línguas.

Esta nova funcionalidade tornou-se possível depois de a Google ter adquirido, no ano passado, a startup responsável pela aplicação World Lens Translator, que já permitia este tipo de tradução automática através de imagem.

Mas há mais novidades. Embora o “modo” conversa em tempo real já fosse uma possibilidade com a aplicação Translate do Google para o sistema Android desde 2013, esta atualização torna a conversa, diz a Google, mais rápida e mais “natural”. Basta para isso clicar no microfone do smartphone, selecionar uma língua, e voltar a clicar no microfone. A aplicação reconhece automaticamente qual das duas línguas está a ser falada, permitindo uma conversa mais fluida.

Além destas atualizações, o Google Translate continua a permitir traduzir, também através da escrita, palavras e frases de forma rápida em 36 línguas diferentes, sem estar ligado à Internet.